Unicamp como os organismos fotossintetizantes modificam a atmosfera

* The preview only show first 10 pages of manuals. Please download to view the full documents.

Loading preview... Please wait.

Download Lista Exerc Origem Da Vida_tantão PDF for free.

About Us

We believe everything in the web must be free. So this website was created for free download documents from the web. We are not related with any websites in any case.

Disclaimer

We are not liable for the documents. You are self-liable for your save offline.

This site utilizes cookies to guarantee you get the best experience on our site. You can learn how to disable cookie here.

Privacy Policy

We are committed to ensuring that your privacy is protected.

You can ask for link removal via contact us.

01. (COVEST) O presidente americano Barack Obama, premiado com o Nobel da Paz em 2009, assinou um tratado internacional de não proliferação de armas nucleares. Considerando o efeito de radiações nos organismos vivos, analise as afirmativas seguintes.

I  II

0  0 – A radiação ultravioleta emitida em câmaras de bronzeamento artificial pode determinar a formação de dímeros de timina na molécula de DNA, como mostrado na figura abaixo, e, no caso de exposição excessiva, pode causar câncer de pele.

Unicamp como os organismos fotossintetizantes modificam a atmosfera

1  1 – Os raios X podem provocar modificações moleculares das áreas irradiadas, como a produção de radicais livres nas células; daí o motivo por que devem ser evitadas exposições a esses raios em curtos intervalos de tempo.

2  2 – A radiação liberada nos testes nucleares realizados na Coreia do Norte não permanece no ambiente nem faz mal à saúde humana, pois são de baixa intensidade.

3  3 – Compostos radioativos, como o Cobalto-60, emitem raios gama, geralmente utilizados para impedir a multiplicação de microrganismos em alimentos empacotados.

4 4 – O vazamento da radiação emitida por aparelhos de micro-ondas, que fazem vibrar moléculas de água nos alimentos, aquecendo-os, pode provocar queimaduras, uma vez que o corpo humano é principalmente composto por água.

02. (UEL)                             LEIA O TEXTO A SEGUIR.

As competições de vela na olimpíada brasileira serão disputadas na poluída Baía de Guanabara. Lars alertou que o local não tem condições de receber as provas se não houver uma despoluição completa até 2016.

(CARDOSO, A. Lars Grael vê letargia na preparação da Rio-2016. Jornal de Londrina. Esportes. 23 maio 2010. p.16.)

Com base nos conhecimentos sobre a urbanização e suas relações com a poluição de sistemas costeiros, considere as afirmativas a seguir.

I. A presença de estágios avançados de eutrofização na Baía de Guanabara atrapalha a realização de provas olímpicas, tanto pela possibilidade da presença de algas na superfície, como pelo comprometimento da balneabilidade de suas águas.

II. Nas fases iniciais do processo de eutrofização, os níveis de concentração de compostos químicos ricos em fósforo e nitrogênio diminuem, causando a redução da quantidade de fitoplâncton pela falta desses nutrientes.

III. O despejo de esgotos não tratados de origem urbana é uma das causas da multiplicação de cianobactérias, que aparecem nos estágios mais avançados do processo de eutrofização das águas dos sistemas costeiros.

IV. A eutrofização da Baía de Guanabara é acentuada pelas dinâmicas climática e hidrográfica da região, que contribuem para esse processo por meio de chuvas torrenciais e do carreamento de substâncias eutrofizantes.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas II e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.

03. (UFPel) O lançamento de dejetos humanos nos rios, lagos e mares – principalmente nos grandes centros urbanos – é a forma mais comum de poluição da água.

Unicamp como os organismos fotossintetizantes modificam a atmosfera

http://www.usp.br/espacoaberto/arquivo/2002/espaco25nov/print/ptnotas.htm

Com base em seus conhecimentos e nos textos, é correto afirmar que ocorre um comprometimento da vida aquática quando os dejetos são lançados na água, pois estes promovem:

a) Um aumento da quantidade de nutrientes nesses ambientes (eutrofização), tendo como consequência a proliferação de microrganismos aeróbicos, que consomem o oxigênio dissolvido na água, comprometendo a vida aquática.

b) Uma diminuição da quantidade de nutrientes nesses ambientes (eutrofização), tendo como consequência a proliferação de microrganismos anaeróbicos, que consomem o oxigênio dissolvido na água, comprometendo a vida aquática.

c) Um aumento da quantidade de nutrientes nesses ambientes, tendo como consequência a proliferação inicial de microrganismos anaeróbicos, que consomem o oxigênio dissolvido na água, comprometendo a vida aquática.

d) Um aumento da quantidade de gás carbônico nesses ambientes, tendo como consequência a proliferação de microrganismos aeróbicos, que consomem os nutrientes dissolvidos na água, comprometendo a vida aquática.

e) Uma diminuição da quantidade de nutrientes nesses ambientes (eutrofização), tendo como consequência a redução da quantidade de microrganismos aeróbicos responsáveis pela oxigenação da água, comprometendo a vida aquática.

04. (UEPA) O ambiente de água doce no Brasil abriga a maior diversidade de peixes do planeta, e a lista oficial de espécies ameaçadas, em decorrência de interferências humanas, elenca 133 espécies de peixes sob risco de sumir do país. Contudo, o número verdadeiro pode ser entre quatro e seis vezes maior, como revela um novo levantamento.

Adaptado de Reinaldo José Lopes. Caderno Ciência, Folha de São Paulo. Julho/2010.

Com base no texto acima, julgue as alternativas abaixo.

I    II

0  0 – O fenômeno da eutroficação leva à diminuição do nível de oxigênio no meio aquático, acarretando a morte dessas espécies.

1  1 – Nesse ambiente, há organismos fotossintetizantes representados tanto por plantas, quanto por algas verdes, cianobactérias e diatomáceas.

2  2 – Os animais citados desempenham importante papel na cadeia alimentar como consumidores primários, secundários e terciários.

3  3 – Na região amazônica, muitas dessas espécies encontram-se envenenadas pelo mercúrio utilizado nos garimpos.

4  4 – Materiais contaminantes, presentes nesse meio, depositam-se nos sedimentos do fundo de rios e lagos e são ingeridos pelas espécies bentônicas.

05. (UEM) O lixo urbano vem sendo produzido em quantidade cada vez maior, devido à produção crescente de embalagens descartáveis e ao consumo de produtos industrializados. Considerando a poluição ambiental causada pelo lixo, assinale o que for correto.

I   II

0  0 – Pilhas e baterias de aparelhos eletrônicos, que contêm produtos tóxicos, podem ser descartadas junto com o lixo orgânico residencial somente se estiverem bem embaladas, para evitar o vazamento desses produtos.

1  1 – A coleta seletiva do lixo, realizada em várias cidades, contribui para a melhoria da qualidade de vida, porque emprega mais pessoas como mão de obra na separação dos itens recolhidos.

2  2 – O lixo residencial, quando separado, pelo menos em orgânico e reciclado, permite a produção de adubo, através da compostagem, e também o reaproveitamento do papel, do plástico, do vidro e do metal, que retornarão às indústrias como matéria-prima.

3  3 – Os lixões, formados pelo acúmulo indiscriminado do lixo a céu aberto, são responsáveis por intensa proliferação de moscas, baratas e ratos. Além disso, o solo será contaminado por metais e outros produtos tóxicos.

4  4 – Os aterros sanitários devem ser evitados, porque o gás metano, resultado da decomposição orgânica, não pode ser aproveitado como combustível natural em residências e indústrias.

06. (UNICAMP) O vazamento de petróleo no Golfo do México, em abril de 2010, foi considerado o pior da história dos EUA. O vazamento causou o aparecimento de uma extensa mancha de óleo na superfície do oceano, ameaçando a fauna e a flora da região. Estima-se que o vazamento foi da ordem de 800 milhões de litros de petróleo em cerca de 100 dias.

Os corais, espalhados por grande extensão de regiões tropicais dos oceanos e mares do globo terrestre, formam os recifes ou bancos de corais e vivem em simbiose com alguns tipos de algas. No caso do acidente no Golfo do México, o risco para os corais se deve:

a) Às substâncias presentes nesse vazamento, que matariam vários peixes que serviriam de alimento para os corais.

b) Ao branqueamento dos corais, causado pela quantidade de ácido clorídrico liberado juntamente com o óleo.

c) À redução na entrada de luz no oceano, que diminuiria a taxa de fotossíntese de algas, reduzindo a liberação de oxigênio e nutrientes que seriam usados pelos pólipos de corais.

d) À absorção de substância tóxica pelos pólipos dos cnidários, formados por colônias de protozoários que se alimentam de matéria orgânica proveniente das algas.

07. (UEL) Com as alterações ambientais provocadas pela espécie humana, tem-se verificado uma redução nas populações de diversos anfíbios anuros no mundo todo. Esse fato, aliado ao pouco conhecimento que se tem da história natural de muitas espécies, torna o problema ainda mais grave. Levando em conta as características biológicas e ecológicas dos anuros, considere as afirmativas a seguir.

I. Enquanto estão na forma larval, eles são afetados por águas poluídas porque respiram por meio de pulmões.

II. O epitélio pouco queratinizado torna os adultos mais suscetíveis à desidratação quando a cobertura vegetal é reduzida.

III. A poluição do ar prejudica os anuros porque eles possuem respiração cutânea mais desenvolvida que a pulmonar.

IV. Por serem sensíveis à poluição, os anuros são considerados indicadores biológicos da qualidade ambiental.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

08. (PUC-RIO) Um processo de reflorestamento pode contribuir diretamente para a diminuição do efeito estufa porque as plantas em crescimento:

a) Consomem gás carbônico durante sua respiração.

b) Fixam nitrogênio atmosférico em suas folhas.

c) Liberam oxigênio durante sua respiração.

d) Sequestram carbono durante a fotossíntese.

e) Absorvem metano durante a fotossíntese.

09. (UEL) O vazamento de petróleo causado pela explosão da plataforma oceânica no Golfo do México, em abril de 2010, provocou um desastre ambiental de grandes proporções. Com relação às possíveis consequências das manchas de petróleo na superfície do oceano, considere as afirmativas a seguir.

I. Interferem na passagem de luz, prejudicando a fotossíntese das algas.

II. Provocam a proliferação de dinoflagelados, causando o fenômeno da “maré vermelha”.

III. Modificam o pH da água do oceano, liberando gases que ocasionam o aumento do buraco na camada de ozônio.

IV. Afetam a difusão do oxigênio da atmosfera para a água do oceano.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

10. (UDESC) O monóxido de carbono e o dióxido de carbono, que resultam da queima dos combustíveis fósseis, podem causar alguns problemas à população urbana. Assinale a alternativa correta.

a) O dióxido de carbono eliminado na atmosfera pela combustão de combustíveis fósseis é totalmente absorvido pelos vegetais no processo da fotossíntese.

b) O monóxido de carbono afeta a hemoglobina do sangue, podendo, quando em níveis elevados, levar à morte as pessoas expostas a ele.

c) O monóxido de carbono é essencial no processo da fotossíntese e da respiração.

d) O dióxido de carbono eliminado por meio da queima dos combustíveis fósseis permite o equilíbrio desse gás na atmosfera, devido a sua retenção nos vegetais no processo da fotossíntese.

e) O monóxido de carbono tem em sua fórmula um átomo de carbono e dois de oxigênio.

11. (UEPA) A floresta Amazônica abrange uma área superior a 3 milhões de Km2. Entre desmatamentos “antigos” e “recentes”, estima-se que a ação das queimadas intencionais e das motosserras já desmatou uma área superior ao território da França, o que reflete uma capacidade grotesca de destruição da natureza.

Adaptado de Paulino, Biologia, volume único, 2002.

Quanto às palavras destacadas no texto acima, analise as afirmativas a seguir e assinale a(s) correta(s).

I   II

0  0 – O solo destituído da cobertura vegetal não consegue reter a água da chuva.

1  1 – Interferem nos processos naturais de sucessão ecológica.

2  2 – Nos desmatamentos, há o enriquecimento do solo, que leva à erosão do mesmo.

3  3 – Favorecem inundações porque os sedimentos de areia, cascalho e outros são arrastados pelas águas das chuvas e se acumulam nos leitos dos rios.

4  4 – Com as queimadas há liberação dos gases monóxido e dióxido de carbono, dióxido de nitrogênio, que contribuem para a destruição da camada de ozônio.

12. (UNICENTRO)                   LEIA O TEXTO ABAIXO:

“A 15ª Reunião das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP15) tinha uma missão difícil. Fazer com que representantes de 192 países e sessenta comitivas de chefes de estado chegassem a um acordo mundial para a redução de gases do efeito estufa na atmosfera era um desafio e tanto, mesmo na visão dos mais otimistas. [..] Copenhague, além de não ter avançado nas tarefas objetivas a que se propunha, pode ter atrapalhado a causa ambiental”.

Revista Veja, edição 2144, 23 de dezembro de 2009.

O texto se refere a um dos problemas ambientais globais mais discutidos na atualidade. Esse problema resulta da interferência humana sobre o ciclo biogeoquímico de um importante elemento. Assinale a alternativa que contenha o problema ambiental a que se refere o texto e o ciclo biogeoquímico envolvido.

a) Buraco na camada de ozônio e ciclo do oxigênio.

b) Aquecimento global e ciclo do carbono.

c) Chuva ácida e ciclo do enxofre.

d) Desmatamento e ciclo do nitrogênio.

e) Poluição sonora e ciclo da água.

13. (FATEC-SP) A poluição do ar pode ser causada pela introdução de partículas que ficam em suspensão no ar e pela introdução de gases poluentes, tais como, monóxido de carbono (CO), ozônio (O3), dióxido de nitrogênio (NO2), monóxido de nitrogênio (NO), hidrocarbonetos e dióxido de carbono (CO2). São feitas as seguintes afirmações com relação à poluição do ar.

I. O dióxido de carbono é um gás extremamente perigoso, inodoro, que se mistura ao ar e, se inspirado, passa para o sangue onde se associa com a hemoglobina.

II. O ozônio (O3) se forma pelas reações químicas entre alguns dos gases liberados pelos veículos, especialmente o NO2 e o gás oxigênio presente na atmosfera.

III. O metano (CH4), produzido pela combustão incompleta da gasolina, é um dos principais responsáveis pela chuva ácida nas grandes cidades.

Está correto o que se afirma em

a) I, apenas.

b) II, apenas.

c) I e III, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I, II e III.

14. (COVEST) A descoberta de uma grande jazida de petróleo em gás natural na camada pré-sal tem sido comemorada pelo governo brasileiro e pela Petrobras, que estima uma reserva de cerca de 100 bilhões de barris do óleo. Sobre este assunto, podemos afirmar que:

I  II

0  0 – O petróleo encontrado é derivado de organismos marinhos mortos que se depositaram ao longo de milhões de anos no fundo do oceano e se fossilizaram.

1  1 – Motores de automóveis que empregam gasolina, liberam na atmosfera gases do efeito estufa, como monóxido de carbono, dióxido de enxofre e clorofluocarbono.

2  2 – A produção de biodiesel, a partir de plantas como o girassol e a soja, fornece uma alternativa energética renovável, mas pouco viável no Brasil, uma vez que a maioria das espécies oleaginosas são consumidas na alimentação.

3  3 – A prospecção do gás natural, um bem renovável, permitirá a independência energética

do Brasil em relação à Bolívia, principal fornecedor brasileiro deste produto.

4  4 – A queima do óleo diesel libera dióxido de nitrogênio que, ao reagir com o vapor d’água atmosférico, produz ácido sulfúrico, que precipita nas chamadas chuvas ácidas.

15. (PUC-CAMPINAS)

PARA RESPONDER ESTA QUESTÃO CONSIDERE O TEXTO ABAIXO.

Em aquários estabilizados, ou seja, com equilíbrio biológico, a ocorrência de doenças e a morte prematura de peixes dificilmente ocorrerão.

Alguns dos cuidados fundamentais com a qualidade da água estão relacionados ao ciclo do nitrogênio e sistema de filtragem, além de outros parâmetros que devem ser controlados, como a dureza total, a dureza em carbonatos, o oxigênio dissolvido e o pH.

(http://www.labcon.com.br/livreto/aquario/qualidadedaagua.htm)

A eutrofização resulta em morte de todas as formas de vida do aquário e liberação de gases mal cheirosos. Para combater esse problema no aquário, assinale a(s) sugestão(ões) adequada(s).

I   II

0  0 – Instalar uma bomba para dissolver gás oxigênio na água.

1  1 – Aumentar a população de algas microscópicas.

2  2 – Remover alguns animais do aquário.

3  3 – Aumentar o tempo de luminosidade do aquário.

4  4 – Aumentar a disponibilidade de alimento para os animais.

16. (IFMT)                       ANALISE A HISTÓRIA EM QUADRINHOS.

Unicamp como os organismos fotossintetizantes modificam a atmosfera

(Disponível em: <http://www.monica.com.br/comics/horacio/hor-013.htm&gt;. Acesso em: 24 mar. 2010.)

Partindo-se do pressuposto de que o lago teria realmente tudo o que foi mencionado e de que você tivesse que fornecer maiores informações ao Horácio, marque a alternativa que contém a informação incorreta.

a) A eutrofização, resultante do acúmulo de matéria orgânica e mineral em ecossistemas aquáticos, pode favorecer a proliferação de algas, especialmente clorófitas, num fenômeno descrito como floração das águas, originando a cor característica da água descrita no texto.

b) O lago é o ponto final do ciclo da água na biosfera, sendo apenas o depósito de toda água já precipitada e advinda dos rios.

c) Não há necessidade da existência de um “casal” de bactérias para colonizar determinado hábitat, uma vez que uma única bactéria pode se reproduzir assexuadamente por divisão binária.

d) A proliferação excessiva de algas pode desequilibrar o ecossistema aquático ao impedir a adequada oxigenação da água e a penetração de luz.

e) Algas dinoflageladas são as responsáveis pelo fenômeno de marés vermelhas que, ao se reproduzirem excessivamente, liberam toxinas que matam outros seres vivos.

17. (UNIMONTES) Os agrotóxicos podem alcançar os ambientes aquáticos através da aplicação intencional, deriva e escoamento superficial a partir de áreas onde ocorreram aplicações. A figura abaixo apresenta o movimento os agrotóxicos em ecossistemas aquáticos. Analise-a.

Unicamp como os organismos fotossintetizantes modificam a atmosfera

Considerando a figura e o assunto abordado, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta.

a) Um pássaro carnívoro apresentar maior concentração do resíduo do agrotóxico do que o peixe ingerido por ele.

b) Os indivíduos imaturos são menos suscetíveis aos agentes químicos do que os adultos, devido ao grau de desenvolvimento dos mecanismos de desintoxicação.

c) Os agentes químicos mais lipofílicos têm que ser ingeridos e absorvidos através do trato gastrintestinal dos animais aquáticos.

d) Algumas espécies de algas podem responder de forma positiva à contaminação por agrotóxicos, aumentando a sua proliferação.

18. (UNEMAT) Uma esperança de fonte renovável de energia para os próximos anos reside no biodiesel. Esse combustível é produzido a partir de óleos e outros compostos vegetais ou animais, e desempenha função semelhante à do diesel de origem fóssil. A respeito disso, assinale a alternativa correta.

a) O biodiesel de origem vegetal tem bastante energia por vir de organismos produtores, situados mais acima na pirâmide energética.

b) O uso de biodiesel contribui para o aquecimento global.

c) A substituição da vegetação nativa por outra espécie de planta, visando à produção de biodiesel, reduz a biodiversidade.

d) O CO2 fixado pela planta durante a fotossíntese retornará à atmosfera quando o biodiesel for queimado.

e) A queima do biodiesel não polui o meio ambiente.

19. (IFMT) Sobre a temática abordada na imagem abaixo, marque a alternativa correta.

Unicamp como os organismos fotossintetizantes modificam a atmosfera

a) Aquecimento global é um problema exclusivo de nações desenvolvidas como os EUA e os países do oeste europeu, já que são eles os grandes poluidores.

b) O único gás implicado no aquecimento global é o CO2, advindo da queima do carvão mineral e derivados de petróleo.

c) Reduzir a emissão de gases do efeito estufa, investir no sequestro de carbono, seja biológico (caso do aumento de área de florestas), seja geológico (armazenagem de gás carbônico no subsolo e nas profundezas dos oceanos), são medidas plausíveis na intenção de diminuir a progressão do aquecimento global.

d) Segundo cientistas, o aquecimento pelo qual o planeta está passando é um processo absolutamente natural que caracteriza o tempo entre duas eras glaciais, denominado período interglacial, nada tendo a ver com a ação do homem.

e) No Brasil, a preocupação com o ambiente tem levado o governo a investir grandes quantidades de recursos financeiros nas energias limpas, como painel solar, energia eólica, e biocombustíveis, como o etanol e o biodiesel.

20. (PUC-CAMPINAS) Para responder esta questão considere o texto abaixo.

BAIXE FILMES, SALVE O PLANETA

Existem muitas maneiras de diminuir o impacto humano ao planeta. Reciclar o lixo, plantar muda de espécies ameaçadas, ir ao trabalho de bicicleta, assistir a filmes em streaming em vez de ir ao cinema… Como? Isso mesmo. Usar computador e internet para fazer compras, alugar filmes e ler livros em vez de se deslocar para realizar essas atividades reduz a emissão de carbono.

(Revista Galileu, outubro 2009, p.17)

O texto faz algumas sugestões para diminuir o impacto humano ao planeta:

I. Plantar mudas de espécies ameaçadas.

II. Ir ao trabalho de bicicleta.

III. Assistir a filmes na Internet.

Reduz a liberação de carbono presentes nos combustíveis fósseis o que se afirma somente em:

a) I.

b) I e II.

c) I e III.

d) II.

e) II e III.

21. (UFAL) Teoricamente, a espécie humana poderia viver em harmonia com o meio ambiente. A natureza pode suportar a atividade exploradora do homem, desde que ela não ultrapasse certos limites. Muitos ainda não se deram conta da gravidade e da extensão dos danos causados à natureza. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa incorreta.

a) As matas têm sido derrubadas, o que prejudica o solo, e queimadas, o que causa poluição atmosférica.

b) Das espécies que o homem caça atualmente, muitas estão ameaçadas de extinção.

c) A extinção de espécies pode causar sérios distúrbios ao equilíbrio de um ecossistema.

d) Vários recursos naturais estão se esgotando, e os resíduos humanos acumulam-se no ambiente, degradando-o.

e) Diferentemente dos países desenvolvidos, nos países ditos em desenvolvimento, o consumo de energia e a produção de resíduos são muito mais elevados.

22. (FURG) Em sistemas aquáticos como rios, lagos e reservatórios que recebem grande quantidade de esgotos domésticos, podem ocorrer seguidas mortandades de peixes. Assinale a alternativa que melhor explica essas mortandades:

a) Aumento de bactérias aeróbicas e diminuição do fitoplâncton.

b) Aumento na quantidade de oxigênio dissolvido e diminuição de alimentos disponíveis.

c) Diminuição na qualidade de alimento para os peixes.

d) Diminuição da quantidade de oxigênio dissolvido, propiciando o desenvolvimento de bactérias anaeróbicas.

e) Aumento de produtos em decomposição por atividade dos organismos do zooplâncton.

23. (FATEC-SP) NOVO E MAIOR INIMIGO DO OZÔNIO.

O óxido nitroso (N2O) se tornou, entre todas as substâncias emitidas por atividades humanas, a que mais danos provoca à camada de ozônio, que é responsável pela proteção das plantas, animais e pessoas contra o excesso de radiação ultravioleta emitida pelo Sol. O óxido nitroso superou os clorofluorcarbonetos (CFCs), cuja emissão na atmosfera tem diminuído seguidamente por causa de acordos internacionais conduzidos com essa finalidade. Hoje, de acordo com pesquisas, as emissões de N2O já são duas vezes maiores do que as de CFCs. O óxido nitroso é emitido por fontes naturais (bactérias do solo e dos oceanos, por exemplo) e como um subproduto dos métodos de fertilização na agricultura; de combustão; de tratamento de esgoto e de diversos processos industriais. Atualmente, um terço da emissão do gás deriva de atividades humanas. Segundo os pesquisadores, como o óxido nitroso também é um gás de efeito estufa, a redução de suas emissões por atividades humanas seria uma boa medida tanto para a camada de ozônio como para o clima.

(Adaptado de Agência FAPESP, 28.08.2009)

Considere as afirmações feitas sobre o texto.

I. Atividades humanas, como a agricultura, e diversos processos industriais emitem a maior parte do óxido nitroso hoje presente na atmosfera.

II. Uma das principais medidas para a preservação da camada de ozônio é a redução da quantidade de bactérias do solo e dos oceanos.

III. A redução das emissões de CFCs e do óxido nitroso é importante para a preservação da camada de ozônio e para a diminuição do aquecimento global.

Está correto o contido em:

a) III, apenas.

b) I e II, apenas.

c) I e III, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I, II e III.

24. (IFSEP) O arraste de nitrogênio e fósforo utilizados em terras agricultáveis para as massas de água (rios e lagos) pode favorecer o desenvolvimento exagerado de algas que utilizam estes micronutrientes, criando uma cadeia onde o oxigênio é depletado e ocorre a morte de uma grande quantidade de peixes. Este desenvolvimento explosivo das algas indica uma:

a) Eutrofização.

b) Lixiviação.

c) Denitrificação.

d) Demanda bioquímica de nitrogênio.

e) Bioacumulação.

25. (UEM) Sobre a atmosfera e os impactos produzidos pela atividade humana no planeta, assinale o que for correto.

I   II

0  0 – As chuvas em áreas não poluídas são básicas. A combinação do CO2 presente na atmosfera com a água da chuva produz o ácido carbônico, que é um ácido fraco, sem chegar a alterar a acidez da chuva em condições naturais.

1  1 – A emissão de poluentes das indústrias, dos transportes e de outras fontes de combustão podem gerar na atmosfera concentrações de SO3 e NO2 que, ao reagirem com a água, produzem as chuvas ácidas.

2  2 –  O NO2 é produzido pela queima de combustíveis fósseis utilizados pelas indústrias. Este óxido lançado na atmosfera reage com a água da chuva produzindo o ácido nítrico (HNO3), que é um ácido fraco.

3  3 – O SO2, produzido e lançado na atmosfera em decorrência das atividades humanas, reage com a água formando H2SO3, podendo também reagir com o oxigênio e se transformar em SO3, um óxido ácido. Esse óxido reage com a água da chuva e produz o ácido sulfúrico (H2SO4).

4  4 – As chuvas ácidas ocorrem com mais intensidade no hemisfério sul, onde estão concentradas muitas indústrias. A região Nordeste da Índia e a Sudoeste da China são as mais afetadas pelo fenômeno das chuvas ácidas.

26. (UNICENTRO) Uma alternativa energética nos dias atuais é o biogás. O esquema a seguir representa, de forma simplificada, um biodigestor. Nele, a partir da queima da matéria orgânica como o esterco ou bagaço de cana, obtém-se o biogás. Todas as alternativas referem-se aos produtos desse processo, exceto:

Unicamp como os organismos fotossintetizantes modificam a atmosfera

a) Metano.

b) Gás carbônico.

c) Ácido sulfúrico.

d) Oxigênio.

e) Vapor d’água.

27. (UFPB) Sobre a interferência humana em ecossistemas naturais, é correto afirmar:

a) O lançamento, no ambiente, de substâncias que podem afetar a saúde humana e a de outros organismos é chamado de eutroficação.

b) O fenômeno responsável pelo aquecimento da superfície terrestre em decorrência da retenção de calor por gases atmosféricos é chamado inversão térmica.

c) O dióxido de carbono (CO2) é um dos poluentes atmosféricos mais comuns nas grandes metrópoles e tem os automóveis como principal fonte emissora.

d) Uma das atividades humanas que mais contribui para o efeito estufa é a queima dos combustíveis fósseis.

e) Uma das consequências diretas do desmatamento é a ocorrência das chuvas ácidas.

28. (PUC-CAMPINAS) Para responder esta questão considere o texto abaixo.

POLUIÇÃO

A poluição atmosférica tem se mostrado nociva para os seres humanos e animais. Por um lado, pode reduzir o peso dos bebês quando as gestantes são expostas a níveis elevados de monóxido de carbono e partículas inaláveis no primeiro trimestre de gestação. Por outro lado, os anfíbios também têm sofrido os efeitos desses poluentes: a chuva ácida é uma ameaça para embriões e larvas. Outra ameaça são os clorofluorcarbonos, que permitem o aumento das radiações UV-B, retardando as taxas de crescimento e causando problemas em seu sistema imunológico.

Além disso, nas áreas agrícolas que usam extensivamente fertilizantes e inseticidas, tem-se observado um aumento de deformidades em rãs, sapos e salamandras.

Adaptado de Evangelina A. Vormittag. Diversidade de Impactos na Saúde Pública. Scientific American Brasil, ano 6, n. 74, julho/2008. p. 78 e de Carlos Roberto Fonseca et alli. Metamorfose Ambulante. Scientific American Brasil, ano 6, n. 72, maio/2008. p. 88.

Considere as afirmações abaixo.

I. É benéfica para a agricultura porque enriquece o solo com enxofre.

II. É capaz de reduzir a diversidade vegetal de uma região.

III. Muda o pH de rios e lagos atuando negativamente sobre a fauna local.

Referência a efeitos da chuva ácida somente é feita em:

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e II.

e) II e III.

29. (UFPel) PORTO VELHO, quarta-feira, 15/10/2008 – Bebês sem cérebro começam a nascer em Porto Velho, confirmando o que já havia sido registrado no jornal local “O Estadão do Norte”: a Síndrome de Minamata, ou as doenças e malformações congênitas decorrentes da poluição por mercúrio no garimpo do rio Madeira chegou a Rondônia. Desde 1990 que matérias publicadas pelo jornal “O Estado de São Paulo” e distribuídas pela Agência Estado para jornais de todo o Brasil e vários do Exterior, vem escrevendo sobre a poluição do rio Madeira e a contaminação de peixes (como o tambaqui e o dourado) e das matas ciliares (na beira do rio) pelo mercúrio e prevendo que em menos de 20 anos poderiam começar a aparecer os primeiros efeitos da poluição. Médicos ouvidos sobre o nascimento de bebês sem cérebro continuam dizendo que a causa mais provável continua sendo a contaminação do pai, ou da mãe, ou ambos, por mercúrio usado no garimpo.

Nelson Townes/Noticia RO-http://www.educandario.com.br/BLOGPROFESSORES/Blog/Patricia/Arquivos/ Reportagens/6ano/EFEITOPOLUICAORIO_6ANOREP ORTAGEM.pdf

Com base no texto, é correto afirmar que:

a) O mercúrio tende a se concentrar mais nos níveis tróficos inferiores da cadeia alimentar, assim, o peixe acumula uma maior quantidade de mercúrio do que o homem, entretanto, a quantidade no organismo humano já é suficiente para causar o problema relatado.

b) O mercúrio tende a aumentar sua concentração nos níveis tróficos superiores da cadeia alimentar, assim, o organismo humano acumula uma maior quantidade de mercúrio do que o peixe consumido, o que pode acarretar problemas como o noticiado.

c) A concentração de mercúrio é a mesma independente do nível trófico da cadeia alimentar, pois é um metal pesado lipossolúvel, que não é biodegradável, sem alteração, portanto, da sua composição molecular.

d) O homem contaminou-se com mercúrio ao ingerir o peixe contaminado; esse metal pesado passa por um processo de alteração molecular no peixe, o que o torna menos tóxico, entretanto a sua bioacumulação no nível trófico inferior (homem), leva ao problema relatado.

e) O mercúrio é um metal encontrado na natureza, portanto, é biodegradável, diminuindo a sua concentração conforme aumenta o nível trófico da cadeia alimentar, entretanto, o processo de biodegradação é muito lento, o que permite a ocorrência de problemas como o exposto.

30. (UNINOEST) Entre os impactos ambientais causados nos ecossistemas pelo homem, podemos citar:

I. Destruição da biodiversidade.

II. Erosão e empobrecimento dos solos.

III. Enchentes e assoreamento dos rios.

IV. Desertificação.

V. Proliferação de pragas e doenças.

A alternativa que melhor represente os impactos consequentes do desmatamento:

a) apenas I está correta.

b) apenas V está correta.

c) apenas III, IV e V estão corretas.

d) apenas I, II, III e V estão corretas.

e) I, II, III, IV e V estão corretas.

31. (UNIMONTES) A tirinha a seguir faz uma espécie de sátira ao possível futuro da humanidade. Analise-a.

Unicamp como os organismos fotossintetizantes modificam a atmosfera

A partir de uma associação entre a mensagem implícita na tirinha e o conteúdo contemplado, analise as alternativas abaixo e assinale a que não representa uma relação direta com o diálogo apresentado.

a) Uso desordenado das riquezas naturais.

b) Aumento da biodiversidade.

c) Expansão urbana e industrial.

d) Inversão térmica.

32. (CEFET-SP)

UTILIZE AS INFORMAÇÕES A SEGUIR PARA RESPONDER ESTA QUESTÃO.

Para classificar o ar da cidade de São Paulo, a CETESB considera as quantidades de SO2, as de partículas sólidas (MP) e o produto de ambos, existentes em determinado volume de ar, em determinado momento. Para a determinação da qualidade do ar, dos três valores apresentados na tabela a seguir, escolhe-se aquele que confere ao ar a pior qualidade.

QUALIDADE DO AR SO2 ( μG/M3) MP ( μG/M3) SO2 X MP ( μG/M3)
Sem poluição Até 5 Até 30
Ótima De 5 a 60 De 30 a 60
Boa De 60 a 80 De 60 a 80
Aceitável De 80 a 365 De 80 a 240
Inadequada De 365 a 800 De 240 a 375
De 800 a 1 600 De 375 a 625 Entre 65 000 e 261 000
Péssima De 1 600 a 2 100 De 625 a 875 Entre 261 000 e 393 000
Crítica Acima de 2 100 Acima de 875 Acima de 393 000

Em uma determinada estação medidora da cidade de São Paulo, foram encontrados os seguintes valores:

SO2 ( μg/m3) MP ( μg/m3)
600 450

A qualidade do ar nesse local deve ser considerada:

a) Aceitável.

b) Inadequada.

c) Má.

d) Péssima.

e) Crítica.

33. (UFRR) Em determinadas regiões do país ocorre o fenômeno denominado Maré Vermelha, produzindo coloração avermelhada na água e responsável pela morte de um grande número de organismos marinhos. Esse fenômeno é causado por:

a) Toxinas eliminadas por uma espécie de crustáceo.

b) Toxinas produzidas pela proliferação de algas Vermelhas.

c) Toxinas eliminadas pela proliferação maciça de algas pelágicas, geralmente dinoflagelados.

d) Derramamento de petróleo no mar.

e) Toxinas produzidas pela proliferação de algas azuis.

34. (UEPA) A história da emissão de gases para a atmosfera é antiga e existem estudos demonstrando que as atividades antropogênicas, decorrentes do próprio desenvolvimento tecnológico e da procura por melhor qualidade de vida, aumentaram significativamente a emissão de dióxido de carbono (CO2) e de metano (CH4) para atmosfera. Esses gases contribuem para a retenção das radiações refletidas pela superfície terrestre e, consequentemente, para o aumento da temperatura global do planeta.

Extraído de: VASTIMAN, Enilce Pereira; VASTIMAN, Delmo Santiago. Química e Meio Ambiente Ensino Contextualizado. Rio de Janeiro: Interciência, 2006

O impacto ambiental provocado pelas atividades antropogênicas decorrentes do próprio desenvolvimento tecnológico descrito no texto acima se refere:

a) À chuva ácida.

b) Ao buraco na camada de ozônio.

c) Ao efeito estufa.

d) Ao smog fotoquímico.

e) À inversão térmica.

35. (UEPA) Há muito tempo o ser humano vem desmatando áreas verdes de forma bastante agressiva. Com os avanços tecnológicos e o alto consumismo proposto às populações, a agressão ao meio ambiente ao invés de diminuir, aumenta em progressão geométrica.

(disponível em http://dantasonline. blogspot.com/ 2009/01/ questoes- ambientais- homem-xamazonia. html, acesso em 23/09/2009)

Analise as assertivas da primeira coluna da tabela a seguir, que versam sobre a questão em destaque no trecho acima, e escreva um termo correto para a coluna correspondente.

ASSERTIVA TERMO
1. Capaz de impedir a passagem dos raios ultravioletas que, em excesso, podem ser prejudiciais à saúde.
2. Favorece a proliferação anormal de dinoflagelados, causando o aumento de bactérias aeróbicas decompositoras, ocasionando a morte de peixes.
3. Interfere na composição química do solo, prejudicando estruturas metálicas. Ambientes aquáticos podem ficar alterados, causando sérios problemas de saúde humana.

A alternativa que contém a sequência correta é:

a) 1– eutrofização; 2– camada de ozônio; 3– chuva ácida.

b) 1– eutrofização; 2– chuva ácida; 3– camada de ozônio.

c) 1– chuva ácida; 2– camada de ozônio; 3– eutrofização.

d) 1– camada de ozônio; 2– chuva ácida; 3– eutrofização.

e) 1– camada de ozônio; 2– eutrofização; 3– chuva ácida.

36. (UESPI) O Governo do Brasil comemorou recentemente a descoberta de uma grande jazida de petróleo na camada Pré-Sal entre os Estados de Santa Catarina e Espírito Santo. Sobre esta fonte energética, é correto afirmar:

a) O monóxido de carbono derivado da queima de motores a combustão dos automóveis se liga irreversivelmente à hemoglobina, impedindo o transporte de oxigênio no sangue.

b) O acúmulo na atmosfera de dióxido de nitrogênio, proveniente da queima do óleo diesel, leva à produção de ácido sulfúrico que precipita nas chamadas chuvas ácidas.

c) A inversão térmica ocorre quando a camada inferior de ar atmosférico contendo poluentes se torna mais quente que aquela imediatamente superior a ela.

d) O aumento de gás carbônico atmosférico resultante da queima de derivados de petróleo, auxilia a manter a temperatura do planeta equilibrada.

e) Considerando que o petróleo possui múltiplas aplicações como, por exemplo, produção de parafina, solventes, óleos combustíveis e lubrificantes, tal fonte energética é considerada um bem renovável.

37. (UFC) O aquecimento global está ameaçando os vinhos franceses. Segundo relatório do Greenpeace, uma das consequências do efeito estufa é o aumento na concentração de açúcar nas uvas, o que acaba deixando os vinhos com gosto e textura diferentes de sua “personalidade original”. Os altos níveis de açúcar mencionados no relatório estão relacionados:

a) Ao aumento da concentração de gás metano (CH4), proveniente do acúmulo de lixo orgânico.

b) Ao aumento da concentração de dióxido de nitrogênio (NO2) no solo das áreas dos vinhedos.

c) À diminuição da taxa de respiração celular das plantas em função da elevação da temperatura.

d) À diminuição do teor de umidade nas regiões temperadas, que concentra a sacarose nos frutos.

e) Ao aumento da taxa de fotossíntese devido à elevação do teor do dióxido de carbono (CO2) atmosférico.

38. (COVEST) Os conhecimentos de ecologia são fundamentais para a formação de cidadãos cada vez mais conscientes. Detendo o conhecimento, eles se capacitam a reconhecer atividades humanas que se traduzem em malefício para o meio ambiente, como, por exemplo:

1. Liberação de gás carbônico para a atmosfera pela queima de combustíveis fósseis.

2. Decomposição de animais e plantas, nas diversas comunidades naturais, com a consequente liberação de gás carbônico para a atmosfera.

3. Liberação de gases, como dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio, em indústrias e usinas termelétricas, pela queima de derivados de petróleo.

4. Emprego do mercúrio em diversas indústrias e em garimpos.

5. Cultivo de plantas que apresentam, em suas raízes, nódulos de bactérias fixadoras de nitrogênio ou associação com certos fungos (micorrizas).

Estão corretas:

a) 1, 3 e 4, apenas.

b) 3 e 5, apenas.

c) 1 e 2, apenas.

d) 2 e 3, apenas.

e) 1, 2, 3, 4 e 5.

39. (FUVEST)       CONSIDERE OS MAPAS E AS AFIRMAÇÕES ABAIXO.

Unicamp como os organismos fotossintetizantes modificam a atmosfera

I. Atualmente, observam-se significativos graus de degradação de ecossistemas marinhos e costeiros, sendo o mangue um dos mais afetados, especialmente, em decorrência de sua posição próxima às principais fontes de poluição.

II. Dentre as mais graves ameaças às regiões coralíferas do planeta, estão os efluentes lançados por acidentes com embarcações, o aquecimento global, a exploração predatória e a poluição em zonas costeiras.

III. Os mangues constituem-se em ecossistemas resistentes e adaptáveis a mudanças físicas, o que se comprova por sua distribuição independente de zonas térmicas.

IV. As regiões coralíferas, embora permanentemente ameaçadas de degradação, estão entre os ecossistemas mais resistentes do planeta, tal como ocorre com os mangues.

Está correto apenas o que se afirma em:

a) I.

b) II.

c) I e II.

d) II e III.

e) I, III e IV.

40. (UFSM) Segundo dados da ONU, nas primeiras décadas do século XXI, aproximadamente 2,4 bilhões de habitantes dependerão da biomassa, especialmente da madeira, como principal fonte energética. Mesmo que você não seja um desses habitantes, pense nas consequências ambientais que decorrem do uso dessa fonte e assinale verdadeira (V) ou falsa (F) nas afirmativas abaixo.

O grande problema dessa situação está no(s):

(   ) Aumento do processo de erosão.

(   ) Diminuição, em alguns casos, da umidade da atmosfera

(   ) Aumento da biodiversidade

(   ) Desertificação ecológica

A sequência correta é:

a) F VVF.

b) FVFF.

c) VVFV.

d) V FFV.

e) FFVV.

GABARITO

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10
VVFVV E A VVVVV FFVVF C E D B B
11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
VVFVF B B VFFFF VFVFF B B D C E
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
E D A A FVFVF D D E B E
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40
B D C C E A E A C C