A partir de qual acontecimento histórico a língua inglesa passou a ser a língua dos negócios

28 de janeiro de 2016, 10h40

A primeira vez que um documento diplomático internacional ganhou uma versão em inglês foi no final da Primeira Guerra Mundial, em 1919, quando o Tratado de Versalhes foi escrito nas línguas inglesa e francesa, que era dominante até então. Com o passar dos anos, o idioma passou a ser referência para entretenimento, turismo e negócios e estudos. Tornou-se universal.

Esse processo começou ainda no período de colonização, quando o Império Britânico se estendeu pelos quatro cantos do mundo. Entre os países que já fizeram parte da coroa inglesa, estão Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Irlanda, África do Sul e Índia. Em 1922, por exemplo, o Reino Unido controlava perto de 25% dos territórios e compreendia 20% da população existente na época.

Com essa abrangência, o inglês ganhou espaço em todos os continentes. O rápido desenvolvimento dos Estados Unidos, principalmente após as duas guerras mundiais, bem como o próprio fenômeno de globalização, também contribuíram para isso. Se, antes, uma carta levava semanas para chegar a seu destino, hoje, um acontecimento na China pode abalar instantaneamente a economia do planeta inteiro.

De acordo com a diretora pedagógica da Open Doors, Larissa Rabelo, a língua inglesa é responsável por conectar o mundo globalizado. “Pra quem domina inglês, é possível viajar para praticamente todos os países do mundo, estudar nas melhores universidades e aproveitar as ofertas de trabalho mais disputadas. Além disso, ainda tem fácil acesso a uma infinidade de filmes, músicas, séries e livros disponíveis”, diz.

Ao todo, perto de um bilhão de pessoas utilizam o idioma para se comunicar em algum nível, seja como língua nativa ou estrangeira. Na Internet, um terço de todo conteúdo disponível está em inglês, segundo a União Internacional de Telecomunicações (UIT).

Oportunidades acadêmicas

Para quem fala inglês, as oportunidades de estudo também se ampliam. Nove das dez melhores universidades do mundo, de acordo com a lista QS World University Rankings, estão nos Estados Unidos e Reino Unido. A única localizada em outro país é o Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (Suíça), onde também é possível cursar formações no idioma.

O Massachussetts Institute of Technology (MIT), instituição americana nomeada como a melhor do mundo por essa listagem, solicita que os candidatos estrangeiros tenham uma nota mínima de 577 no Test of English as a Foreign Language (Toefl), exame internacional de proficiência na língua inglesa. É uma forma de garantir que os estudantes tenham desempenho satisfatório, em termos de comunicação.

Larissa Rabelo, da Open Doors, explica que é comum alunos da escola alcançarem esse resultado já aos 15 anos, quando terminam o curso. “Quase todos conseguem pelo menos 500, que já é um nível aceito por algumas universidades, sem nem mesmo terem terminado o Ensino Médio”, conta.

É sabido que, nos dias de hoje, o idioma inglês (língua inglesa) é o mais conhecido e utilizado no mundo para a comunicação entre diferentes povos. Entretanto, nem sempre foi assim.

Para o idioma inglês atingir o papel que possui atualmente na sociedade, muitas transformações linguísticas ocorreram ao longo do tempo. Diversos povos influenciaram a língua inglesa e ajudaram o idioma a ter a representatividade que possui hoje.

Pensando nisso, nós, do time de inglês do Cambly, decidimos relatar a origem do inglês e contar um pouco sobre como foi a transformação do idioma desde o seu início até a idade contemporânea. Confira!

A partir de qual acontecimento histórico a língua inglesa passou a ser a língua dos negócios

A história da língua inglesa

A formação da língua inglesa teve influência de diversos povos que ocuparam a região da Bretanha há pelo menos 700 a.c. O arquipélago que chamamos hoje de ilhas britânicas foi ocupado por celtas, saxões, romanos e outros povos em diferentes períodos.

De acordo com a história, a língua inglesa teve origem no século V, quando os povos germanos ocupam a atual Inglaterra, com destaque para os Anglos e os Saxões.

O idioma que começou a nascer nas ilhas britânicas a partir de então recebe o nome de “Old English”, “Anglo-Saxão” ou ainda “Englisc” no original, significando “língua dos anglos”.

A evolução dos três períodos

Estima-se que a língua inglesa possua uma história de mais de 1500 anos de vida. Durante esse tempo, três períodos ficaram destacados:

  • Old English – a primeira forma do idioma, entre os séculos V e XI;
  • Middle English – o desenvolvimento médio da língua, entre os séculos XI e XVI;
  • Modern English – o inglês contemporâneo, do século XVI até a atualidade.

Apesar de terem importante ligação, o old english e o modern english parecem idiomas completamente diferentes devido às transformações ocorridas ao longo do tempo, principalmente por conta da influência do latim e do francês no inglês contemporâneo.

A partir de qual acontecimento histórico a língua inglesa passou a ser a língua dos negócios

Consolidação da língua inglesa

A partir do século XI, a atual Inglaterra começou a possuir uma unidade nacional. Nesse período, os reinos anglo-saxões se consolidavam e exerciam forte influência na região.

Durante os séculos XI e XV, houve a invasão viking e também dos francos, o que transformou ainda mais a língua inglesa. Talvez tenha sido o período de maior transformação do idioma inglês até a chegada do latim.

Contudo, o grande impulso para a consolidação do inglês ocorreu na segunda metade do século XV, quando a língua passou a ser documentada. Nesse período, livros e documentos oficiais passaram a ser escritos com maior frequência na atual Inglaterra.

O Latim

A partir da idade moderna, quando a igreja católica passou a dominar a Europa, o Latim passou a ter forte influência nas línguas europeias. Com o inglês, não foi diferente.

Nesse período, o Latim era a língua oficial utilizada em documentos, missas, na literatura e na ciência. Por conta disso, houve uma miscigenação linguística e a língua inglesa passou por uma nova importante transformação.

Principais idiomas que deram origem à língua inglesa

Desde a ocupação celta na antiguidade até o domínio do Império Romano na Europa, diversos idiomas tiveram influência na língua inglesa. Os principais foram:

  • Celta britânico;
  • Anglo-frísio;
  • Saxão;
  • Franco-Normando;
  • Latim.

Os três períodos da língua inglesa

Como dito anteriormente, a língua inglesa teve três períodos ao longo do tempo. No século V, o inglês antigo; a partir do século XI, o inglês médio; e a partir do século XV, o inglês moderno, que perdura até os dias de hoje.

Confira, abaixo, um pouco mais sobre os três períodos do idioma inglês:

A partir de qual acontecimento histórico a língua inglesa passou a ser a língua dos negócios

Inglês antigo

O inglês antigo (old english), iniciado no século V, teve como principal influência os dialetos das tribos anglo-saxônicas que ocuparam a Grã-Bretanha nesse período.

Nessa época, o dialeto que teve maior relevância foi o Saxão Ocidental, tornando-se o grande expoente linguístico do período.

Um exemplo de clássico histórico escrito no inglês antigo é o poema Beowulf, cujo autor é desconhecido.

Inglês médio

O inglês médio (middle english), começou a ter influência na Grã-Bretanha a partir do século XI, após as invasões Vikings e Franco-Normandas.

Nesse período, as línguas nórdicas e o francês tiveram grande influência no idioma inglês.

O Canterbury Tales, de Geoffrey Chaucer, é a obra mais famosa escrita usando o Inglês Médio.

Inglês moderno

O inglês moderno (modern english) se consolidou a partir do século XV, período do renascimento, momento em que as línguas nacionais passaram a ter uma grande importância para a consolidação dos Estados europeus.

O desenvolvimento da literatura inglesa, com Shakespeare e outros escritores escrevendo em Inglês Moderno também foi um fator importante para a consolidação da língua. Nesse momento, já havia uma padronização do idioma como um todo.

O Inglês moderno se espalhou pelo mundo graças ao Império Colonial britânico. No século XIX, uma área equivalente a 25% dos territórios mundiais pertencia aos britânicos. A sucessão da Inglaterra pelos EUA como maior potência mundial deu continuidade à influência da língua Inglesa no mundo.

Faça inglês com o Cambly!

Agora que você já sabe qual é a origem da língua inglesa, que tal aprender inglês com o time do Cambly? Dessa forma, você poderá se comunicar fluentemente ao redor do mundo!  Clique aqui e conheça nossos professores nativos!

Quer conhecer a metodologia Cambly gratuitamente por 15 minutos? Entre em nosso portal e utilize o código blog15minutos!

Leia também: Inglês: A língua oficial da internet