Por que peneirar a farinha

Por que peneirar a farinha
Por que peneirar a farinha

Crédito: Freepik

A farinha de trigo está presente em boa parte das receitas de bolos e doces com massa. Ela é um ingrediente mais compacto, que cria grumos com facilidade. Então, uma das dicas de quem faz bolos bem leves e fofos é peneirar a farinha antes de colocar na mistura.

Por que se deve peneirar a farinha?

A farinha de trigo costuma ser embalada em pacotes bem compactos, e isso faz com que ela fique apertada lá dentro. Então, os grânulos vão ficar bem juntinhos e mais pesados. Quando você passa o trigo pela peneira, faz a separação desses grânulos, deixando a farinha mais leve e solta.

Às vezes, o problema é a umidade. Dependendo do local em que o saco ou frasco de farinha estiver guardado, mesmo estando bem fechado, pode entrar um pouco de umidade, e assim os grânulos também vão ficar grudados, criando grumos. Esse é mais um motivo para soltar a sua farinha de trigo antes de colocar na massa.

Como peneirar a farinha de trigo?

A forma mais simples de peneirar o trigo é usando uma peneira. Antes de colocar a farinha na tigela, passe por uma peneira a quantidade que for utilizar. Pode fazer isso quando estiver medindo os ingredientes ou só na hora de misturar na massa mesmo.

Se você não tiver uma peneira, pode tentar usar um escorredor de macarrão que tenha os cortes ou furos bem finos. Já vai ser uma boa ajuda.

E além disso, é importante misturar a farinha na massa usando um batedor (fouet), pois esse utensílio também ajuda a soltar os grumos de farinha e deixá-la mais aerada, leve e soltinha. Sua massa vai ficar bem melhor, e a colher ou espátula não fazem esse serviço.

Essa dica de peneirar a farinha também serve para o cacau em pó, chocolate em pó e fermento. Eles podem ficar com bolinhas cruas na massa caso não sejam peneirados.

Se a sua receita pedir que peneire todos esses ingredientes juntos, o motivo é que, assim, eles vão se misturar ainda melhor do que apenas mexendo com um fouet. Siga esse passo, se estiver na receita ou não. Vai deixar a sua massa mais homogênea.

Veja também: receitas de bolo de banana rápido para o lanche

Existem itens que são indispensáveis na hora de preparar algumas receitas, principalmente bolos, biscoitos, sobremesas e muitos outros pratos. A peneira é um deles, uma vez que ela contribui para deixar a massa de suas receitas mais leve. Veja abaixo um pouco mais sobre esse acessório e quando usá-la.

Para que serve?

Essa é a dúvida mais comuns entre as pessoas, afinal, o que muda ao preparar uma massa peneirando ou não peneirando a farinha? A farinha normalmente é vendida em pacotes compactos, onde ela perde um pouco do ar quando é embalada.

Quando ela é peneirada, o ar é incorporado, resultando em uma mistura muito mais leve do que seria caso não fosse peneirada. Além disso, a umidade do ar forma pequenos grumos que precisam ser desfeitos, caso contrário sua receita vai ficar com aquelas bolinhas de farinha crua.

E quais ingredientes eu devo peneirar?

Geralmente esse acessório é mais usado no preparo de receitas com farinha de trigo (seja para tortas, bolos, pizzas ou salgados), uma vez que ela tende a ser mais densa e ninguém gosta daquela sensação de estar comendo uma massa pesada.

O fermento é outro ingrediente que também deve ser peneirado, pois isso facilita muito com que ele se incorpore melhor na receita e a massa fique homogênea. Você também pode fazer isso para retirar a umidade do fubá, do açúcar e do chocolate em pó, deixando eles mais refinados.

Além disso, é muito comum que os ovos também sejam peneirados, evitando que a receita fique com aquele cheiro forte do ovo.

Tipos de peneira

O tamanho das peneiras pode ir de circunferências de 7 cm até modelos maiores com circunferência de 20 cm. A maioria das peneiras de cozinha disponíveis no mercado, podem ser encontradas em plástico ou inox. A malha também pode mudar, sendo que quanto mais fina ela for, mais os ingredientes serão peneirados.

E você, tem uma peneira na sua cozinha? Uma coisa é certa, contar com esse utensílio vai facilitar sua vida na hora de preparar suas receitas favoritas!

Veja nossos modelos de peneiras!

Referências: Além das Panelas e Trigo Te Alimenta

É comum se deparar com receitas que pedem para peneirar os ingredientes secos, com a farinha. Mas você sabe porque é importante fazer isso? 

A farinha por exemplo, sempre deve ser peneirada, já que o saco do produto que compramos lá no mercado, foi empilhado, jogado, amassado, e o ingrediente acaba ficando todo prensado e duro. Ela também absorve umidade externa, podendo criar vários grumos, que devem ser eliminados. Caso contrário, na hora que entrarem em contato com os líquidos, ficarão encapsulados e nada poderá dissolve-los. 

O resultado você vê na hora de servir o bolo – aquelas pelotas de farinha, nada atraentes, então é preciso peneirar para soltar todas as particular e devolver a leveza do ingrediente para que não fique tudo empelotado na receita. 

Por que peneirar a farinha

O mesmo acontece com frequência com o cacau em pó, com o chocolate em pó e com o açúcar de confeiteiro, que absorvem facilmente a umidade ficam todos empelotados.

1. Na hora de peneirar, não passe colher nem espátula na peneira, e sim bata a peneira na sua mão, fazendo com que os ingredientes caiam de maneira suave na tigela ou papel manteiga.

2. Não há necessidade de peneirar o açúcar comum, pois este irá dissolver naturalmente durante o preparo. Mas é fundamental peneirar o açúcar impalpável e de confeiteiro.

3. Com este e outros cuidados, você vai aprimorando cada vez mais seus bolos e pães.

Posted on 16 de setembro de 2016

Por que peneirar a farinha

Peneirar a farinha de trigo é um processo que incorpora mais ar à mistura da receita, fazendo assim com que a massa fique menos densa, portanto, mais leve e macia. Mas dá uma preguiça de fazer o processo não é mesmo? Para te ajudar resolvemos dar uma dica amiga e te ensinar um jeito mais fácil e rápido de resolver isso!

Sabe o fouet? (Clique para ver o produto). Aquele velho amigo de todas as horas na cozinha te ajudará! Para dar certo, é necessário fazer antes de misturar a farinha com qualquer outro ingrediente. Como o fouet é cheio de aros, a farinha passa entre eles e aí conseguimos exatamente o mesmo o efeito de aeração. Pronto. Simples assim. Está “peneirada”!

Observação:

Faça o processo com todos os ingredientes secos, como por exemplo: achocolatado, açúcar, fermento, fubá…

Gostou da dica? Teste e nos conte o que achou! Tem alguma dúvida e/ou sugestão? Deixe aqui nos comentários ou em nossas redes sociais:

www.facebook.com/FormasECia/

www.instagram.com/formas_e_cia/               

Comentários

comentário