São quantos dias de ovulação

A análise dos intervalos entre as menstruações é utilizada para estimar a janela fértil, que é definida como o intervalo de 6 dias que termina no dia da ovulação. Estudos sugerem que o momento da máxima fertilidade ocorre 1 a 2 dias antes do dia da ovulação. Em mulheres com ciclos regulares, a probabilidade de gestação pode ser otimizada com o aumento da frequência de relações sexuais após o término da menstruação até o dia da ovulação.

Quanto tempo dura a ovulação?

A ovulação dura 12 a 48 horas. A mulher é potencialmente fértil por até sete dias e talvez até 10 dias, de acordo com os estudos mais otimistas. Isso ocorre porque o espermatozoide pode sobreviver até cinco dias no trato reprodutivo feminino.

Ovulação é quando um óvulo é liberado de um ovário. Esse óvulo sobrevive por até 48 horas antes de não poder mais ser fertilizado pelos espermatozoides. Esse curto período pode ser considerado o período da ovulação. No entanto, o período fértil total é quanto tempo o óvulo é fértil e quanto tempo o esperma pode esperar pelo óvulo combinado. Isso é conhecido como janela fértil.

Enquanto a mulher é possivelmente fértil por sete dias fora do seu ciclo. As chances de conceber nos extremos desse período são pequenas.

A janela fértil: chances de engravidar antes e depois da ovulação

Existem muitos estudos sobre o melhor método de detecção da ovulação e sobre como a mulher é fértil antes e depois da ovulação.

Existem alguns problemas com estudos como estes. Por um lado, não existe um método completamente preciso para detectar o dia em que a mulher ovulou. Pelo menos, não em casa.

É possível que um kit de previsão de ovulação, um gráfico de temperatura basal do corpo e padrões de muco cervical indiquem um dia de ovulação ligeiramente diferente.

A ovulação pode ser detectada com ultrassom ou exames de sangue.  Supondo que a mulher saiba aproximadamente quando ovulou e quantos dias antes ou depois da ovulação fez sexo. Quais são as chances de engravidar?

A janela fértil pode durar até 10 dias, mas claramente, se a mulher deseja engravidar, precisa fazer sexo o mais próximo possível da ovulação.

Como saber se não está ovulando?

Períodos irregulares ou períodos completamente ausentes são o sinal número um de que a ovulação pode não estar ocorrendo ou pode ocorrer com pouca frequência.

É possível ter períodos regulares e não estar ovulando, mas isso é incomum.

Embora seja importante entender a ciência por trás da fertilidade. É preciso tentar não deixar as estatísticas arruinarem a diversão e criem uma pressão.

Se o sexo frequente e desprotegido não engravidar após um ano (ou seis meses, se a mulher tiver mais de 35 anos), é indicado consultar um médico para uma avaliação de fertilidade.

Obviamente, se a mulher tiver quaisquer sinais de um problema de fertilidade, não precisará esperar um ano antes de consultar seu médico.  O casal pode ser proativo marcar uma consulta o quanto antes.

Conheça o Projeto Girassol e saiba como podemos ajudar casais em seu planejamento familiar

O Projeto Girassol foi criado com o principal objetivo de aproximar a medicina reprodutiva a todas as pessoas. Conta com parcerias que minimizam custos. Facilitando o pagamento e oferecendo planos com medicação inclusa, viabilizando a fertilização a casais inférteis e para mulheres que querem engravidar.

O projeto possui estrutura própria, equipamentos de alta qualidade. Atualizações constantes que possibilitam a implementação de tratamentos atuais e corpo clínico capacitado. Desenvolvemos soluções inovadoras, tornando os tratamentos para preservação da fertilidade o mais viável possível.

Este artigo está disponível também em: English, español, Deutsch, français

*Tradução: Joana de Sousa

Coisas importantes a saber: 

  • Os seus óvulos vivem nos ovários dentro de sacos, chamados folículos 

  • Os folículos precisam das condições ideais para crescer e liberar o óvulo: o ambiente, a saúde e os comportamentos—todos eles desempenham um papel importante 

  • Para saber quando você ovula, pode acompanhar o seu ciclo monitorando o muco cervical, a temperatura basal e/ou fazer testes de ovulação 

  • A ovulação é por vezes associada a hemorragia ou a dor na ovulação.

O que é ovulação? 

A ovulação é a liberação de um óvulo de seu ovário para a trompa de Falópio. Normalmente, ocorre cerca de 13 a 15 dias antes do início de cada menstruação (1). E tal como a sua menstruação, o momento da ovulação pode variar de ciclo para ciclo, e pode acontecer de você não ovular. 

São quantos dias de ovulação

São quantos dias de ovulação
  • São quantos dias de ovulação
  • 4.8

    2M+ avaliações

    Compreender os conceitos básicos de como funciona a ovulação pode ser uma poderosa ajuda para a sua saúde.

    É comum que as pessoas sejam introduzidas a este tema somente depois de terem dificuldades para engravidar. Mas entender a ovulação pode te ajudar a saber sobre muito mais do que apenas fertilidade. Você entenderá melhor quais alterações em seu corpo são influenciadas pelos seus hormônios nessa parte do ciclo menstrual, e também aprenderá quais os fatores que podem afetar o ritmo de sua ovulação (como o estresse) e por que razão. 

    Atualmente, no Ocidente, ovulamos cerca de 400 vezes durante toda a nossa vida (2). Este número é influenciado pelo uso de contraceptivos (muitos dos quais bloqueiam a ovulação), pelo tempo de gestação e amamentação ou por quaisquer comportamentos ou condição de saúde que afetem os hormônios reprodutivos (por exemplo: os transtornos alimentares, síndrome de ovários policísticos (SOP). Em tempos pré-históricos, as mulheres teriam ovulado menos de metade dessas vezes (3). 

    Muita coisa acontece em cada a ovulação. E se as condições não estiverem reunidas, ela não acontece. 

    O desenvolvimento e a liberação de um óvulo em cada ciclo são a resposta aos complicados altos e baixos de seus hormônios reprodutivos. A ovulação (assim como todo o ciclo menstrual) é afetada por fatores energéticos, nutricionais, emocionais e socioeconómicos. 

    Fatores de curto prazo, como o jet lag, as mudanças de estação, o estresse ou o tabagismo podem ter impacto, bem como fatores a longo prazo como o SOP e ou transtornos da tiróide (4-8). 

    São quantos dias de ovulação

    Um gráfico que mostra as mudanças dos níveis de hormônio em um ciclo médio ao longo do tempo

    A sua ovulação não é um relógio 

    Quaisquer fatores que influenciam a pulsação hormonal em seu cérebro poderão influenciar a sua ovulação. Fatores ambientais ou internos como o estresse, a dieta ou mudanças nos exercícios físicos podem levar a sua ovulação a acontecer um pouco mais cedo ou mais tarde, ou mesmo a não acontecer. Sua menstruação poderá vir mais cedo ou mais tarde, e ser mais leve ou mais intensa. 

    Sua fase folicular é considerada “plástica” (flexível) quando comparada à sua fase lútea. 

    Isso significa que a duração da fase folicular pode mudar, de ciclo para ciclo. Se você sabe a duração típica da sua fase lútea (na maioria das vezes de 13 a 15 dias), pode contar para trás para ter uma ideia de quando ovulou. Alterações na duração do seu ciclo são geralmente identificadas na fase folicular (o tempo que leva um folículo para atingir o ponto de ovulação). 

    É normal não ovular regularmente quando você começa a menstruar. E é também comum ter a ovulação irregular após a gravidez, durante a amamentação e nos anos que antecedem a menopausa. 

    Por que isso é importante 

    Não ovular de vez em quando não é necessariamente causa de preocupação, mas se acontecer regularmente, ou se você parar de ovular completamente (e não estiver tomando hormônios para não ovular), isso poderá dar origem a sérios problemas de saúde. 

    Todo o processo da ovulação fornece ao seu corpo os necessários níveis de estrogênio e progesterona - hormônios que desempenham um papel muito importante que vai muito além da fertilidade. Eles afetam a sua densidade óssea, a saúde do seu coração, o metabolismo, a qualidade do sono, a saúde mental e muito mais. É muito importante ter os níveis suficientes destes hormônios. 

    A anovulação (ausência de ovulação) nos anos férteis está associada à osteoporose, a doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer em idade mais avançada (22-25). Por exemplo, os atletas com disfunções menstruais são significativamente mais propensos a sofrer de fraturas de esforço (26). 

    Como sei se estou ovulando? 

    Quando na vida adulta, provavelmente, você estará ovulando na maior parte do tempo se seu ciclo estiver dentro de um intervalo médio (isto é, de 24 a 38 dias para pessoas adultas, com uma variância inferior a 7-9 dias de ciclo para ciclo e uma menstruação que dura de 2 a 7 dias) (27). Os ciclos que estão constantemente fora desses intervalos (sejam longos, curtos ou muito irregulares) podem ser um indicador de anovulação e um motivo sério para conversar com um(a) médico(a). 

    Para saber se você está ovulando (e quando isso acontece no seu ciclo), você pode tentar: 

    • Acompanhar a duração e a regularidade do seu ciclo no Clue

    • Usar testes de ovulação (de urina), comprados na sua farmácia

    • Rastrear os seus sinais físicos de fertilidade (por alguns ciclos), incluindo a sua temperatura basal e o muco cervical

    • Pedir que seu(ua) médico(a) verifique o seu perfil hormonal, testando uma amostra de seu sangue retirada no meio de sua fase lútea

    Quando fazer um teste de ovulação? 

    Você pode testar a qualquer hora do dia, mas é melhor fazê-lo sempre na mesma hora todos os dias. 

    Os kits de teste de ovulação recomendam escolher uma ocasião em que você não tenha urinado por 4 horas, ou não tenha ingerido uma grande quantidade de líquidos. Os níveis de Hormônio Luteinizante (LH) sobem geralmente de manhã, entre as 4 e as 8 da manhã (29). Se você testar antes de ele subir pela primeira vez, poderá acontecer de obter um resultado negativo naquele dia, mas ainda assim, deverá obter um resultado positivo no dia seguinte. Se você estiver tentando detectar o primeiro pico de LH ou se estiver com dificuldades para obter um resultado positivo, teste em diferentes momentos ao longo do dia e veja o que funciona melhor para o seu corpo. 

    Artigo publicado originalmente em 23 de novembro de 2017.