Assinale a alternativa que não corresponde a uma possível leitura do fragmento citado

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1 – (ITA) Leia as proposições acerca de O Cortiço.

I. Constantemente, as personagens sofrem zoomorfização, isto é, a animalização do comportamento humano, respeitando os preceitos da literatura naturalista. II. A visão patológica do comportamento sexual é trabalhada por meio do rebaixamento das relações, do adultério, do lesbianismo, da prostituição etc. III. O meio adquire enorme importância no enredo, uma vez que determina o comportamento de todas as personagens, anulando o livre-arbítrio.

IV. O estilo de Aluísio Azevedo, dentro de O Cortiço, confirma o que se percebe também no conjunto de sua obra: o talento para retratar agrupamentos humanos.

Está(ão) correta(s):

a) todas. b) apenas I. c) apenas I e II. d) apenas I, II e III. e) apenas III e IV.

2 – (UFV-MG) Leia o texto abaixo, retirado de O Cortiço, e faça o que se pede:

Eram cinco horas da manhã e o cortiço acordava, abrindo, não os olhos, mas a sua infinidade de portas e janelas alinhadas. Um acordar alegre e farto de quem dormiu de uma assentada, sete horas de chumbo. […].

O rumor crescia, condensando-se; o zunzum de todos os dias acentuava-se; já se não destacavam vozes dispersas, mas um só ruído compacto que enchia todo o cortiço. Começavam a fazer compras na venda; ensarilhavam-se discussões e rezingas; ouviam-se gargalhadas e pragas; já se não falava, gritava-se. Sentia-se naquela fermentação sangüínea, naquela gula viçosa de plantas rasteiras que mergulham os pés vigorosos na lama preta e nutriente da vida, o prazer animal de existir, a triunfante satisfação de respirar sobre a terra.

AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. 15. ed. São Paulo: Ática, 1984. p. 28-29.

Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma possível leitura do fragmento citado:

a) No texto, o narrador enfatiza a força do coletivo. Todo o cortiço é apresentado como um personagem que, aos poucos, acorda como uma colméia humana. b) O texto apresenta um dinamismo descritivo, ao enfatizar os elementos visuais, olfativos e auditivos. c) O discurso naturalista de Aluísio Azevedo enfatiza nos personagens de O Cortiço o aspecto animalesco, “rasteiro” do ser humano, mas também a sua vitalidade e energia naturais, oriundas do prazer de existir. d) Através da descrição do despertar do cortiço, o narrador apresenta os elementos introspectivos dos personagens, procurando criar correspondências entre o mundo físico e o metafísico.

e) Observa-se, no discurso de Aluísio Azevedo, pela constante utilização de metáforas e sinestesias, uma preocupação em apresentar elementos descritivos que comprovem a sua tese determinista.

RESPOSTAS:

1 – Alternativa ‘a

Comentário: Na obra “O Cortiço”, estão presentes as principais características naturalistas: a animalização das personagens e, consequentemente, suas ações baseadas em instintos naturais, tais como os sexuais e os de sobrevivência. Por esse motivo, a opção (I) está correta. A opção (II) também está correta, pois a sexualidade é abordada, principalmente, através do adultério (caso de Jerônimo e Rita Baiana), prostituição e lesbianismo (caso de Leonie e Pombinha, e banalização do relacionamento (João Romão se livrou de sua amante Bertoleza para consolidar um casamento por interesse). Mais um dos fundamentos do Naturalismo é a influência do meio sobre as personagens. Na obra, o espaço (cortiço) aparece como um personagem, ou seja, de maneira personificada, comprovando a sua influência. Por isso, a opção (III) também está correta. E, por fim, não podemos negar que O Cortiço é uma obra responsável por retratar o comportamento humano, destacando o caráter das personagens e etc. Portanto, a resposta certa é a A, pois todas as opções estão corretas.

2 – Alternativa ‘d

Comentário: No trecho, o narrador descreve o meio (cortiço) e os personagens como um todo. Como se fossem intrínsecos, ou seja, tanto o cortiço faz parte dos personagens, quanto os personagens pertencem ao cortiço. Por isso, a afirmação (A) é verdadeira. O autor descreve minuciosamente algumas ações dos moradores do cortiço, mostrando, através de figuras de linguagem, como aquelas ações básicas do dia-a-dia são responsáveis por expor como é a vida desses personagens, e despertando no leitor sensações olfativas e auditivas. Dessa forma, comprovamos as afirmações contidas nas letras (B), (C) e (E). Em momento algum, no trecho, os personagens são tratados como particulares, ou tem suas essências exploradas. Pelo contrário, o cortiço é tratado como um todo. Por isso, a afirmação contida na opção (D) é falsa.

Assinale a alternativa que não corresponde a uma possível leitura do fragmento citado

Assinale a alternativa que não corresponde a uma possível leitura do fragmento citado

Assinale a alternativa que não corresponde a uma possível leitura do fragmento citado

o que se pede: sua infinidade de portas e janelas alinhadas. Um acordar alegre e farto de quem dormiu de uma assentada, sete horas de chumbo. O rumor crescia, condensando-se; o zunzum de todos os dias acentuava-se; já se não destacavam vozes dispersas, mas um só ruído compacto que enchia todo o cortiço. Começavam a fazer compras na venda; ensarilhavam-se discussões e rezingas; ouviam-se gargalhadas e pragas; já se não falava, gritava-se. Sentia-se naquela fermentação sanguínea, naquela gula viçosa de plantas rasteiras que mergulham os pés vigorosos na lama preta e nutriente da vida, o prazer animal de existir, a triunfante satisfação de respirar sobre a terra. (AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. 15. ed. São Paulo: Ática, 1984. p. 28-29.) L it . Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma possível leitura do fragmento citado: a) No texto, o narrador enfatiza a força do coletivo. Todo o cortiço é apresentado como um personagem que, aos poucos, acorda como uma colmeia humana. b) O texto apresenta um dinamismo descritivo, ao enfatizar os elementos visuais, olfativos e auditivos. c) O discurso naturalista de Aluísio Azevedo enfatiza nos personagens de O Cortiço o aspecto prazer de existir. d) Através da descrição do despertar do cortiço, o narrador apresenta os elementos introspectivos dos personagens, procurando criar correspondências entre o mundo físico e o metafísico. e) Observa-se, no discurso de Aluísio Azevedo, pela constante utilização de metáforas e sinestesias, uma preocupação em apresentar elementos descritivos que comprovem a sua tese determinista. 9. Assinale a alternativa correta a respeito do Parnasianismo: a) A inspiração é mais importante que a técnica. b) Culto da forma: rigor quanto às regras de versificação, ao ritmo, às rimas ricas ou raras. c) O nome do movimento vem de um poema de Raimundo Correia. d) Sua poesia é marcada pelo sentimentalismo. e) No Brasil, o Parnasianismo conviveu com o Barroco. 10. No Manifesto da Poesia Pau-Brasil, Oswald de Andrade faz o seguinte comentário sobre os poetas - O que o poeta modernista está criticando nos parnasianos é: a) a demasiada liberdade no ato da criação, que os torna máquinas poéticas. b) o abandono da Arte pela arte, com a criação objetiva e anticonvencional. c) a preocupação com a perfeição formal e com o subjetivismo. d) o formalismo e a impessoalidade comuns em seus textos. e) o exagero na expressão das emoções, apesar da criação poética mecânica. QUESTÃO CONTEXTO Leia: Na imagem, temos uma confusão causada por um perfil feito em uma rede social. Explique por que é atribuído a José de Alencar a característica Indianista e por que para Alvares de Azevedo a característica é a de fatalista. L it . GABARITO Exercícios 1. b O Romantismo foi uma corrente literária que prezava a subjetividade. Logo, não pode ser descrita como crítica e analista dos fenômenos sociais brasileiros. 2. d Toda a descrição da cena e do personagem se baseia em uma comparação entre ele e os elementos da natureza, onde Iracema ocupa patamar superior. 3. a A crítica se dá à característica romântica de idealização exagerada do amor, da dor, da vida, da morte, de tudo. 4. b No poema, a própria terra fornece tudo que o homem precisa independente de ações governamentais. A terra retribui àqueles que nela nasceram, nela trabalham e nela acreditam. 5. e Ainda que buscasse as raízes brasileiras no índio, os autores dessa época configuravam aos seus personagens características europeizadas. 6. e Característica comum aos românticos, a idealização feminina acontece no trecho da questão de forma a comparar as mulheres às flores, a formosura, a rainhas. 7. d A idealização do personagem acontece quando este tem característica sobre-humanas. 8. d A descrição do Cortiço acordando reforça os aspectos naturalistas da obra, já que o local é descrito como uma grande colmeia. 9. b A alternativa se justifica. 10. d A feitura de poemas pelos parnasianos que prezavam muito mais a forma ao conteúdo subjetivo e/ou engajado. Questão Contexto Alvares de Azevedo é poeta da segunda geração romântica, logo o fatalismo é marcante em sua poesia ultrarromântica, recheada de idealizações, sentimento de morte, solidão, tristeza e melancolia. José de Alencar é autor da primeira fase romântica, escreveu obras como Iracema e O Guarani, exemplares da fase indianista. L it . Lit. Professor: Diogo Mendes Monitor: Caroline Tostes Maria Carolina L it . Pré-Modernismo 27/29 jun RESUMO O PRÉ-MODERNISMO O pré-modernismo pode ser considerado um período de transição entre os movimentos literários situados ao final do século XIX e início do século XX. Tal fato ocorre porque muitos autores daquele período passaram, aos poucos, a se aproximarem de uma inovação temática, formal e linguística (características essas que só se consolidarão na 1ª fase do Modernismo). No entanto, ao mesmo tempo, os autores ainda se sentiam presos a valores conservadores que marcaram o século XIX (como exemplo, a valorização da linguagem culta), por isso, a noção de transição. É muito importante observar como as obras pré-modernista começaram a inserir, nos textos em prosa, uma preocupação com a identidade nacional. CONTEXTO HISTÓRICO O contexto histórico liga-se diretamente à produção literária, pois os ideais daquela época contribuíram para a criação de textos com maior engajamento social. Além disso, tal período de transição começou próximo ao início do século XX e terminou em 1922, ano da Semana de Arte Moderna. Entre os acontecimentos históricos que motivaram uma maior preocupação social no âmbito literário, podemos destacar: A Revolta de Canudos (1896-97), A Revolta da Vacina (1904), a Greve dos Operários (1917) e o período da República Café Com Leite (1894- 1930). (Imagem da Guerra de Canudos) http://www.grupoescolar.com/a/b/915D6.jpg CARACTERÍSTICAS DO PRÉ-MODERNISMO Conheça os principais aspectos que marcaram o pré-modernismo: a) Preocupação e denúncia social; b) Uso de dialetos regionais nas prosas; c) Linguagem coloquial; d) Foco na classe marginalizada; e) Foco na região Nordeste; f) Sincretismo literário; g) Romances com engajamento sociopolíticos; h) Interesse na realidade brasileira; i) Tendências deterministas (provindas do movimento Realista-Naturalista). L it . Além disso, não podemos esquecer dos autores que mais se destacaram neste momento: na prosa, temos João do Rio, Euclides da Cunha, Lima Barreto, Graça Aranha e Monteiro Lobato. Já no âmbito da poesia, o decomposição orgânica e seu tom de intensa melancolia e pessimismo. TEXTOS DE APOIO Texto I [...] A entrada dos prisioneiros foi comovedora. [...] Os combatentes contemplavam-nos entristecidos. Surpreendiam-se, comoviam-se. O arraial, in extremis, punha-lhes adiante, naquele armistício, uma legião desarmada, mutilada, faminta e claudicante, num assalto mais duro que os das trincheiras em fogo. Custava-lhes admitir que toda aquela gente inútil e frágil saísse tão numerosa ainda dos casebres bombardeados durante três meses. Contemplando-lhes

Assinale a alternativa que não corresponde a uma possível leitura do fragmento citado
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