O que é bastonetes no exame de sangue

No resultado do exame de sangue hemograma uma das alterações que podemos encontrar se localiza ao nível dos bastonetes, uma célula da linhagem dos neutrófilos, mas um pouco mais jovem que o segmentado, este mais maduro e largamente encontrado na corrente circulatória, fazem parte do nosso sistema de defesa. Vamos esclarecer mais sobre os bastonetes aumentados no resultado do exame hemograma e saber o que indica bastões altos na corrente sanguínea.

Neutrofilos são células brancas de defesa do organismo, são produzidos na medula óssea e depois de maduros (neutrófilos segmentados) são lançados na corrente sanguínea, se temos uma solicitação intensa, a medula passa a enviar, além destes, linhagens mais jovens, conhecidos como bastonetes, metamielócitos e assim por diante.

Células da série branca – Granulocítica, jovens e maduros

Para entendermos o aumento de bastonetes precisamos saber de onde ele vem e qual seu nível de maturação.

Mieloblasto: Esta é a célula mais imatura ou mais jovem. Mede por volta de 15 a 18μm, com dois ou mais nucléolos. Quando presente no resultado do hemograma sugere leucemia mielóide, síndrome mielodisplásica ou reação leucemóide.

Promielócitos: Geralmente um pouco maior que mieloblasto, citoplasma basófilo com muitos grânulos primários, núcleo com cromatina frouxa e nucléolo visível.

Mielócitos: Com citoplasma acidófilo, já não tem mais nucléolo e a cromatina é mais condensada, tem poucos grânulos.

Metamielócitos: Tem cromatina condensada e poucos grânulos primários, núcleo achatado, grânulos secundários.

Bastonetes: A nossa célula analisada tem citoplasma acidófilo, e seu núcleo alongado e curvo. Aumento na sua quantidade indica infecção.

Segmentados: Tem um citoplasma acidófilo, núcleo composto de segmentos, e conta com cromatina condensada, núcleo com dois a cinco lóbulos. Um aumento destes também indica infecção.

Desvio à esquerda: Presença na corrente sanguínea de quantidade maior de bastonetes e (ou) de células mais jovens da série granulocítica – metamielócitos, mielócitos, promielócitos e mieloblastos.

Veja também nosso texto sobre hemograma completo para obter mais detalhes sobre cada célula sanguínea.

Células de defesa do nosso organismo

Os neutrófilos são um tipo de glóbulo branco, sendo que, a maioria dos glóbulos brancos que conduzem a resposta do sistema imune são os neutrófilos.

Existem também na corrente sanguínea mais quatro tipos de glóbulos brancos, entretanto os neutrófilos são mais abundantes.

Os neutrófilos são 55 a 70% dos glóbulos brancos. Os glóbulos brancos, também são conhecidos como leucócitos, são uma parte fundamental do seu sistema imunológico.

O aparecimento de bastonetes na circulação acompanhando a leucocitose, indica resposta positiva do organismo a uma inflamação (desvio à esquerda regenerativo).

Causas de níveis elevados de neutrófilos

Ter uma contagem elevada de neutrófilos em seu sangue é chamado de neutrofilia. Este é um sinal de que seu corpo tem uma infecção.

Neutrofilia pode apontar para uma série de condições e fatores subjacentes, incluindo:

Infecção, muito provavelmente bacteriana.

Além de inflamação não infecciosa, processo cirúrgico, uso de esteróides, exercício excessivo, alto nível de estresse, fumantes, leucemia.

Netrófilo bastonete e segmentados

Normalmente quando temos um aumento dos bastonetes poderemos observar também níveis altos de neutrófilos maduros.

Como vimos acima, neutrófilo segmentado (células maduras), também estará aumentado.

Quando os bastonetes estiverem em número maior que os neutrófilos segmentados, indica que a medula óssea não está conseguindo amadurecer completamente a célula e está mandando imaturos.

Neste caso temos um forte indício de que esteja ocorrendo um processo infeccioso de maior gravidade.

Quando ocorre aumento dos neutrófilos bastonetes

Os neutrófilos em geral são células circulantes que agem combatendo infecções, podendo aumentar em várias situações.

Principalmente quando há presença de febre e pus em algum local, inflamações, tumores, sangramentos, uso de certas medicações, entre outras causas.

Contagem anormal de neutrófilos pode ser causada por uma infecção ou outra condição. Seu médico pode ajudá-lo a entender seus resultados.

Considerações finais

Nenhum resultado de exame deve ser considerado isoladamente, é necessário que a clínica do paciente seja compatível.

Outro ponto importante é que não considere pequenos aumentos dos bastonetes, discretos aumentos não são significativos.

O leucograma é uma parte do exame de sangue que consiste em avaliar os leucócitos, também chamados de glóbulos brancos, que são as células responsáveis pela defesa do organismo. Este exame indica o número de neutrófilos, bastões ou neutrófilos segmentados, linfócitos, monócitos, eosinófilos e basófilos presentes no sangue.

Os valores aumentados de leucócitos, conhecido como leucocitose, pode acontecer devido a infecções ou doenças do sangue como a leucemia, por exemplo. O contrário, conhecido como leucopenia, pode ser causado por medicamentos ou por quimioterapia. Tanto a leucopenia quando a leucocitose devem ser investigadas pelo médico para que seja estabelecido o melhor tratamento de acordo com a causa. Saiba mais sobre os leucócitos.

O que é bastonetes no exame de sangue

Valores normais do leucograma

Os valores de referência do hemograma variam de acordo com a idade da pessoa e com o laboratório, sendo os valores normais:

 Leucócitos totaisNeutrófilosLinfócitos
1º dia de vida9.000 a 30.000/mm³6.000 a 26.000/mm³2.000 a 11.000/mm³
Entre 6 meses e 2 anos de idade6.000 a 17. 500/mm³1.500 a 8.500/mm³3.000 a 9.500/mm³
Entre 2 e 3 anos de idade5.500 a 15.500/mm³1.500 a 8.500/mm³2.000 a 8.000/mm³
Entre 3 e 6 anos de idade5.000 a 14.500/mm³1.500 a 8.000/mm³1.500 a 7.000/mm³
Entre 6 e 13 anos de idade5.000 a 13.000/mm³1.800 a 8000/mm³1.200 a 6.000/mm³
Adultos4.500 a 11.000/mm³1.800 a 7.700/mm³1.000 a 3.900/mm³

A leucopenia ocorre quando os leucócitos são inferiores a 4.500 /mm³ nos adultos e a leucocitose, ocorre quando leucócitos são superiores a 11.000 /mm³, estando o seu valor mais alto do que o valor de referência.

Caso tenha feita um leucograma recentemente e queira saber a possível causa do aumento ou diminuição da quantidade de leucócitos, coloque os seus dados a seguir:

Para que serve o leucograma

O leucograma é solicitado para avaliar o sistema de defesa do organismo e, assim, verificar se há alguma inflamação ou infecção acontecendo. Esse exame faz parte do hemograma e é feito a partir da coleta de sangue em laboratório. Não é necessário jejum para realizar o exame, somente quando solicitado juntamente com outros exames, como a dosagem de glicose e colesterol, por exemplo. Entenda para que serve e como é feito o hemograma.

As células de defesa do organismo são os neutrófilos, linfócitos, monócitos, eosinófilos e basófilos, sendo responsáveis por funções diferentes no organismo, como:

  • Neutrófilos: São as células sanguíneas mais abundantes do sistema de defesa, sendo responsável pelo combate a infecções, podendo ser indicativo de infecção por bactérias quando os valores encontram-se aumentados. Os bastões ou bastonetes são os neutrófilos jovens e que normalmente são encontrados no sangue quando há infecções em fase aguda. Os neutrófilos segmentados são os neutrófilos maduros e mais encontrados no sangue;
  • Linfócitos: Os linfócitos são responsáveis pelo combate a vírus e tumores e produção anticorpos. Quando aumentados, podem indicar uma infecção viral, HIV, leucemia ou rejeição de um órgão transplantado, por exemplo;
  • Monócitos: São as células de defesa responsáveis for fagocitar microrganismos invasores, sendo também chamados de macrófagos. Atuam contra vírus e bactérias sem distinção;
  • Eosinófilos: São as células de defesa ativadas em caso de alergia ou em infecções por parasitas;
  • Basófilos: São as células de defesa ativadas em caso de inflamação crônica ou alergia prolongada e, em condições normais, só é encontrado até 1%.

A partir do resultado do leucograma e de outros exames laboratoriais, o médico pode correlacionar com a história clínica da pessoa e estabelecer o diagnóstico e tratamento, caso seja necessário.

Meu exame de sangue deu bastonetes tudo zerado o que pode ser?

É um resultado normal.Bastonetes podem ser encontrados até 2% no sangue periférico,o seja, de zero a 2%. Resultados acima desse valor pode indicar um processo infeccioso agudo.

  • A creatinina do meu esposo deu 1,17 ele pesa em torno de 84 kg devo me preocupar?
  • Minha creatina esta 1,71 e minha uréia 0,84 Oq eu faço pra poder abaixar
  • minha hemoglobina deu 11,1 hematocrito 34 rdw 18,7 hemoglobina clicada 5,6 é normal?
  • Oi Meu RDW deu 20,1% o quer dizer corro algum perigo?
  • Estou suplementando a b12, quando dias devo ter de pausa pra realizar um exame de sangue? Fiz uma coleta sem pausa e o nível ficou muito acima (1637pg/ml)
  • Oi o exame do meu filho deu monócitos alto 1818 ele só tem 4 anos oq pode ser ? Devo me preocupar ? As plaquetas dele estão normal dentro do valor de referência
  • Estou gestante de 35 semanas e no meu hemograma completo deu que o Hemoglobina tá 11,5g/dL , no caso anemia mais quero saber se estar bom ou ruim ?
  • Minha taxa de eosinofilos deu 940 mm3 o que pode ser ? É preocupante ?
  • Olá Bom diaa !!! Meu Filho tem 1 ano e Dois meses plaquetas deu 327.000 VPM 8,1 é Normal ??? Sendo que a Referência da VPM é 9,2 a 12,16
  • Boa tarde,meu hemograma deu: Leucócitos 11.930 Segmentados 69,5/8.291 mm V.P.M.10,0FL R.D.W 14,00% ESTÁ NORMAL????

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.