Como calcular amplitude térmica negativa e positiva

Amplitude térmica é uma expressão muito utilizada quando se apresentam as características de um tipo de clima. Esse termo expressa a variação diária, mensal ou anual entre a temperatura mínima e a temperatura máxima de um determinado local.

Exemplo:

Em Goiânia, no dia 13 de janeiro de 2017, a menor temperatura registrada foi de 20 °C e a maior temperatura desse mesmo dia foi de 31 °C.

Temperatura mínima: 20 °C

Temperatura máxima: 31 °C

Sabendo que a amplitude térmica é a diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima, podemos calculá-la da seguinte maneira:

AT = T - t

AT = Amplitude térmica

T = Temperatura máxima

t = Temperatura mínima

Tomemos novamente o exemplo de Goiânia, capital do estado de Goiás:

A maior temperatura mínima do dia 13 de janeiro de 2017 foi 20 °C, e a maior temperatura máxima desse mesmo dia foi de 31 °C.

AP = T – t

AP= 31 °C – 20 °C

AP = 11 °C

A amplitude térmica da cidade de Goiânia foi de 11 °C no dia 13 de janeiro de 2017.

  • Amplitude térmica mensal e anual

Lembremos que a amplitude térmica não é apenas um dado diário. Pode-se calcular, para diversas finalidades, a amplitude térmica mensal e anual, que são obtidas a partir do cálculo da diferença entre a média da temperatura máxima registrada no mês (ou ano) e a média da temperatura mínima desse mesmo mês (ou ano).

Há ainda cálculos mais amplos, que levam em conta informações de vários anos de análises dos registros de temperaturas. Essas coletas de informações e cálculos são fundamentais para a determinação de mudanças em um determinado clima e para a classificação de um novo tipo climático. Em geral, são utilizados dados de, no mínimo, 30 anos para esses fins.

Por Amarolina Ribeiro

Graduada em Geografia

A amplitude térmica é a diferença entre a máxima e a mínima temperatura de algum local e num determinado período de tempo. Quando essa diferença é grande dizemos que a amplitude térmica é alta.

Por outro lado, se a diferença entre a mínima e a máxima é pequena, dizemos que a amplitude térmica é baixa. Lembre-se que ela varia muito de região para região e até de cidade para cidade.

A amplitude térmica é calculada num determinado período de tempo. Ou seja, ela pode ser calculada durante o período de um ano (amplitude térmica anual), um mês (amplitude térmica mensal), ou mesmo durante um dia (amplitude térmica diária).

A amplitude térmica anual é calculada pela diferença entre a temperatura média do mês mais quente e a temperatura média do mês mais frio.

Da mesma maneira, a amplitude térmica mensal é calculada pela diferença entre a média do dia mais quente e a temperatura média do dia mais frio.

Sendo assim, para calcular a amplitude térmica basta calcular a diferença entre a máxima e a mínima temperatura, por exemplo:

Se durante um dia a temperatura máxima é de 30 °C e a mínima é de 10 °C, a diferença entre as temperaturas é de 20 °C. Nesse caso, dizemos que a amplitude térmica diária é alta.

AT = 30 °C - 10 °C = 20 °C

No entanto, se a temperatura máxima é de 30 °C e a mínima é de 25 °C, a diferença entre elas é de somente 5 °C. Portanto, a amplitude térmica é baixa.

AT = 30 °C - 25 °C = 5 °C

No Brasil, os estados do norte e nordeste geralmente apresentam uma amplitude térmica baixa. Isso porque os climas tropical e equatorial que atuam na região são caracterizados por altas temperaturas o ano todo.

Já os estados do sudeste, sul e centro-oeste em algumas estações do ano apresentam uma amplitude térmica alta, sobretudo no inverno.

Saiba mais sobre os Climas do Brasil.

A amplitude térmica diária nos desertos, por exemplo, é muito alta. Ou seja, durante o dia pode atingir altas temperaturas, perto dos 45 °C, e durante à noite a temperatura cai drasticamente, e em alguns locais pode chegar perto do 0 °C.

Isso acontece pelo tipo de relevo e vegetação do local. Além do clima e das massas de ar que atuam na região. No deserto, por exemplo, a vegetação é pouca e rasteira, o que faz com que as massas de ar não tenham uma “barreira” natural que as impeça.

Leia também sobre umidade do ar.

Fatores que Influenciam a Amplitude Térmica

Muitos fatores influenciam a amplitude térmica, a saber:

A amplitude térmica é uma expressão utilizada para indicar a diferença entre a temperatura máxima e mínima registradas em um mesmo lugar durante certo período. Ela pode ser diária, mensal ou anual. É um conceito frequentemente utilizado para comparar diferentes tipos de clima.

Cálculo da amplitude térmica

Como dissemos, amplitude térmica é a diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima de uma região em um determinado período de tempo, que pode ser um dia, um mês ou um ano. Sendo assim, temos que:

  • AT = amplitude térmica;

  • T = temperatura máxima;

  • t = temperatura mínima.

Tomemos como exemplo o climograma da cidade de Atenas na Grécia* para entender a diferença entre amplitude térmica anual, mensal e diária.

  • Amplitude térmica anual: é obtida a partir da diferença entre a maior temperatura máxima do ano e a menor temperatura mínima do ano.

No caso do climograma da cidade de Atenas, a maior temperatura mínima foi registrada em janeiro (5,2°C) e a maior temperatura máxima em julho (33,5°C).

AP = T – t

AP= 33,5 °C – 5,2 °C

AP = 28,3 °C

Portanto, a amplitude térmica anual da cidade de Atenas é de 28,3°C.

  • Amplitude térmica mensal: é obtida a partir do cálculo da diferença entre a média da temperatura máxima registrada no mês e a média da temperatura mínima desse mesmo mês.

No mês de julho, na cidade de Atenas, a temperatura máxima teve média de 33,5°C e a média da temperatura mínima nesse mesmo mês foi de 20,8°C. Portanto, a amplitude térmica mensal de agosto (AP = T - t) na cidade de Atenas é de 12,7°C, ou seja, a temperatura variou 10,6°C durante o mês de agosto.

  • Amplitude térmica diária: é calculada a partir da diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima registradas naquele dia.

Na cidade de Atenas, no dia 12 de janeiro de 2017, a temperatura máxima foi de 13°C e a temperatura mínima foi de 6°C. Portanto, a amplitude térmica diária (AP = T - t) da cidade do Atenas no dia 12 de janeiro de 2017 foi de 7°C.

Fatores que influenciam a amplitude térmica

A amplitude térmica varia de acordo com os diferentes tipos climáticos existentes no planeta. O clima mediterrâneo, por exemplo, que é o típico da cidade de Atenas, tem amplitude térmica anual acima de 30 °C, pois apresenta verões quentes e invernos frios. Já o clima equatorial possui temperaturas altas durante todo o ano, e sua variação é pequena, pois sua amplitude térmica não costuma ultrapassar os 5°C.

Existem muitos fatores, naturais e antrópicos, que podem influenciar a amplitude térmica de um determinado lugar. Vejamos:

* Fonte - IPMA

Por Amarolina Ribeiro

Graduada em Geografia

Assim sendo, para saber a amplitude térmica basta calcular a diferença entre a máxima e a mínima temperatura, por exemplo: Se no decorrer do dia a temperatura máxima é de 35 °C e a mínima é de 28 °C, a diferença entre as temperaturas é de 7 °C. Nesse caso, falamos que a amplitude térmica diária é baixa.

Como calcular temperatura negativa e positiva?

A escala da temperatura é outro modelo para exercitarmos a soma e a subtração de números positivos e negativos. Se em um determinado país temos a temperatura de – 5º C (lê-se menos cinco graus centígrados) e depois de dois dias ela aumenta em 6º C, então a nova temperatura será de +1 ºC, pois – 5 + 6= +1.

Como é feito o cálculo da amplitude térmica?

Amplitude térmica diária: é calculada a partir da diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima registradas naquele dia.

Como calcular a amplitude térmica de um Climograma?

A amplitude térmica anual é calculada pela diferença entre a temperatura média do mês mais quente e a temperatura média do mês mais frio. Da mesma maneira, a amplitude térmica mensal é calculada pela diferença entre a média do dia mais quente e a temperatura média do dia mais frio.

Como se calcula a amplitude?

A amplitude de um conjunto, em Estatística, é a diferença entre o maior elemento desse conjunto e o menor. Em outras palavras, para encontrar a amplitude de uma lista de números, basta subtrair o menor elemento do maior.

Como calcular negativo com positivo?

Ao se somar um número positivo com um número negativo, basta pegar o maior número, em módulo, e dele subtrair o módulo do menor número. Caso o maior número, em módulo, seja negativo, deve-se colocar um sinal negativo no resultado. Se o maior número for positivo, o resultado será positivo.

Qual é a fórmula para calcular a temperatura?

Vamos supor que as temperaturas encontradas foram 28°, 32° e 25°C nos referidos dias. Desse modo, soma-se a temperatura dos três dias 28° + 32° + 25° = 85°, logo após divide o resultado pela quantidade de dias analisados (3), 85°: 3 = 27,1°C.

Como se calcula a variação de temperatura?

Dizemos que a variação de temperatura sofrida pelo corpo foi de 50°C, e isso pode ser determinado matematicamente por meio da diferença entre o valor final e o valor inicial de temperatura (60 – 10 = 50).

Onde a amplitude térmica é maior?

A maior amplitude térmica anual registrada no mundo (100º de variação na temperatura) ocorre em algumas cidades russas, localizadas na região da Sibéria, sendo elas as cidades de: Oymyakon, Verkhoyansk e Yakutsk.

Qual a maior amplitude térmica do Brasil?

Caracteriza-se por temperaturas elevadas (entre 18 °C e 28 °C), com significativa amplitude térmica de (5 °C e 7 °C), e estações bem definidas – um verão quente e chuvoso e inverno ameno e seco. Apresenta alto índice pluviométrico, em torno de 1,500 mm/ano.

Como a continentalidade determina a variação da amplitude térmica?

Quanto maior a continentalidade, menor é a umidade e maior é a amplitude térmica. Quanto maior a maritimidade, maior é a umidade e menor é a amplitude térmica. Isso significa que as áreas localizadas no interior dos continentes (continentalidade) variam mais as suas temperaturas.

Como calcular a média de temperatura?

A média diária é obtida somando-se as temperaturas registradas no termômetro a cada hora do dia e dividindo-se por 24 (horas). A média mensal é o resultado da soma e da sua divisão pelo números dos dias do mês. A média térmica anual é obtida somando-se as médias mensais e o resultado dividido por 12 (meses).

Como se calcula a amplitude no Excel?

Amplitude no Excel – Para essa informação não temos uma fórmula, na verdade vamos utilizar o resultado das duas últimas fórmulas, ou seja, vamos pegar o maior valor e subtrair do menor valor, assim chegamos ao resultado da amplitude.

Qual é a amplitude dessa amostra?

A amplitude de uma amostra é a diferença entre o valor máximo e o valor mínimo observados na amostra.

O que é amplitude na estatística?

Em um conjunto de informações numéricas, a primeira medida de tendência central é chamada amplitude e é obtida a partir da diferença entre a maior informação da lista e a menor.

Postos Recomendados

what is the electronic geometry of sbr4 check it out what is the molecular geometry for sbr4
daimlerchrysler financial services lien release check it out how do i get a lien release from a daimler chrysler
w item ff7 check it out here where is the w item materia in ff7
link to the past medallions check it out here how do i get the medallions in link to the past
diarrhea after eating pizza check it out here why do i poop so much after eating pizza
what does 2 ounces of pasta look like check it out here how do i measure 2 oz of pasta
1 litre petrol how many kilometers check it out here how far can i go with 1 litre petrol
how to unsubscribe from akibento check it out is akibento legit