Qual grupo de larvas representa o grupo de controle é qual é sua importância para o experimento

  1. 1. “Ciência resulta de uma interação entre fatos e ideias. Os fatos estão na natureza e as ideias, na cabeça dos homens.” Albert Einstein Quitéria Paravidino
  2. 2.  Observar fatos, coletar dados e levantar problemas.  Elaborar hipóteses.  Realizar experiências controladas para testar as hipóteses.  Avaliar os resultados das experiências e elaborar conclusões.  Defender a tese ou a teoria comprovada pelos resultados experimentais.
  3. 3.  Curiosidade observar fatos que ocorrem na natureza.  Fato científico observação que possa ser confirmada por várias pessoas.  Observação científica isenta de preconceitos e de ideias preconcebidas.  Habilidade adquirida com a experiência e com os equívocos.  Se houver erros na observação, todas as fases seguintes podem fracassar.
  4. 4.  Fazer perguntas a respeito da observação:  "Por que tal fenômeno ocorre?"  Qual a relação entre determinados fatos?“  Para essas perguntas ainda não há explicação ou as explicações existentes não são satisfatórias.  Um problema é uma pergunta a que não se consegue responder diretamente com o conhecimento vigente.  Na tentativa de solucionar um determinado problema, o cientista formula hipóteses.
  5. 5.  Conjunto de suposições e ideias, admitidas em caráter provisório, que podem ser a explicação de determinado problema.  Caráter provisório porque está sujeita a uma confirmação.  As proposições que constituem a hipótese devem não só tentar explicar o problema, como também prever a ocorrência de outros.
  6. 6.  Se (hipótese) ... os corais se desenvolveram sobre as bordas da cratera de um vulcão, então (predição da hipótese) ... cavando-se a rocha coralínea, depois de uma determinada profundidade, dever-se-ia encontrar rocha vulcânica.
  7. 7.  Para se confirmar ou não uma hipótese, é necessário coletar mais dados sobre o problema e realizar experiências científicas.  Próxima etapa da método.
  8. 8.  São realizadas para comprovar a veracidade de uma hipótese.  Para que os resultados das experiências sejam válidos e a hipótese ser considerada verdadeira é preciso repetir várias vezes a mesma experiência.  Obtendo os mesmos resultados, confirmará as deduções da hipótese.
  9. 9.  As hipóteses são testadas em experiências controladas.  São mais confiáveis.  Analisam uma só variável do problema de cada vez em grupos-teste.  Comparam os resultados dos grupos-teste com grupos-controle.  Os grupos-controle não são submetidos às variáveis, servem como referência dos resultados.
  10. 10. 1 3 2 4
  11. 11.  Se o resultado das experiências refutarem as deduções, mostrando que a hipótese está errada?  Deve-se reiniciar o estudo;  realizar novas observações;  corrigir ou abandonar a hipótese.
  12. 12.  Teoria ou tese é a hipótese já comprovada e confirmada pela experimentação.  Quando uma teoria é confirmada por diversas vezes, sem variações ou falhas, torna-se uma lei aceita por todos os cientistas daquele ramo.  Leis devidamente testadas por métodos científicos constituem a estrutura básica das ciências.
  13. 13. OBSERVAÇÃO PROBLEMA HIPÓTESE HIPÓTESE HIPÓTESE EXPERIÊNCIAS CONFIRMADA NÃO CONTROLADAS CONFIRMADA TEORIA ou TESE LEI CIENTÍFICA
  14. 14.  Qual parte da planta "percebe" de onde vem a luz?
  15. 15.  Há mais de 100 anos, Charles Darwin e seu filho Francis fizeram essa mesma pergunta e, a partir de observações prévias, formularam a seguinte hipótese: a luz é percebida pela ponta do caule das plantas.  Previsão: se é realmente a ponta do caule que percebe a luz, então plantas decapitadas, ou com as pontas dos caules cobertas, perderão a capacidade de se curvar e direção à fonte luminosa.
  16. 16. O resultado das experiências confirmou a previsão e a hipótese adquiriu validade.
  17. 17.  Diversas perguntas podem ter ocorrido durante o experimento dos Darwin, como, por exemplo:  "De que modo a planta percebe a luz?" ou : "Qual o mecanismo que faz a planta se curvar?".  Essas questões não precisam ser respondidas para validar a hipótese original.
  18. 18.  1- Em 1971, os pesquisadores Rock e Hodgson realizaram o seguinte experimento: alimentaram larvas de uma espécie de mosca com dietas que diferiam quanto à presença de aminoácidos, substâncias que fazem parte das proteínas. Um grupo de larvas foi alimentado com uma dieta completa, com todos os 20 tipos de aminoácidos que constituem as proteínas, além de água, sais, açúcares e vitaminas. Cinco outros grupos de larvas, semelhantes Ao primeiro, foram alimentados com dietas nas quais faltava um ou outro dos aminoácidos. Os resultados obtidos pelos cientistas estão representados no gráfico a seguir:
  19. 19.  A partir dessas informações, responda às seguintes questões:  A) Qual era a provável hipótese testada pelos cientistas?  B) Qual grupo de larvas representa o controle do experimento e qual é a sua importância para o mesmo?  C) Qual foi a variável testada nos grupos experimentais?  D) A que conclusões podemos chegar com base nos resultados experimentais?
  20. 20.  2-(UERJ) Com base neste conhecimento, Galileu, a ntes mesmo de realizar seu famoso experimento da torre de Pisa, afirmou que uma pedra leve e outra pesada, quando abandonadas livremente (A) Lei de uma mesma (B) Hipótese altura, deveriam levar o mesmo tempo para (C) Modelo chegar ao solo. (D) Teoria  Tal afirmação é um exemplo de:
  21. 21.  3- (UERJ) Até o século  “...para decidir a XVII, o papel dos questão, é importante espermatozóides na empregar um meio fertilização do óvulo não conveniente que permita era reconhecido. O separar o vapor da parte cientista italiano Lázaro figurada do sêmen e Spallanzani, em fazê-lo de tal modo que 1785, questionou se os embriões sejam mais seria o próprio ou menos envolvidos sêmen, ou simplesmente pelo vapor.” o vapor dele derivado, a  Dentre as etapas que causa do constituem o método desenvolvimento do científico, esse trecho do óvulo. relatório é um exemplo  Do relatório que escreveu de: a partir de seus estudos (A) Análise de dados sobre a fertilização, foi (B) Coleta de material retirado o seguinte (C) Planejamento do trecho: experimento (D) Elaboração de hipótese
  22. 22.  4-(FUVEST) Observando plantas de milho, com folhas amarelas, um estudante de agronomia considerou que essa aparência poderia ser devida à deficiência mineral do solo. Sabendo que a clorofila contém magnésio, ele formulou a seguinte hipótese: "As folhas amarelas aparecem quando há deficiência de sais de magnésio no solo". Qual das alternativas descreve um experimento correto para testar tal hipótese?
  23. 23. (A) Fornecimento de sais de magnésio ao solo em as plantas estão crescendo e observação dos resultados alguns dias depois. (B) Fornecimento de uma mistura de diversos sais de minerais, inclusive sais de magnésio, ao solo em que as plantas estão crescendo e observação dos resultados dias depois. (C) Cultivo de um novo lote de plantas, em solo suplementado com uma mistura completa de sais minerais, incluindo sais de magnésio. (D) Cultivo de um novo lote de plantas, fornecendo à metade deles mistura completa de sais minerais, inclusive sais de magnésio, e à outra metade, apenas sais de magnésio. (E) Cultivo de novos lotes de plantas, fornecendo à metade deles mistura completa de sais minerais, inclusive sais de magnésio, e à outra metade, uma mistura com menos sais, menos os sais de magnésio.

O experimento de Redi foi um trabalho que permitiu que as pessoas compreendessem melhor o processo de geração dos seres vivos. Diante de uma sociedade que acreditava firmemente na teoria da abiogênese, o trabalho de Redi mostrou que a vida, para surgir, necessita de uma vida preexistente. Apesar do seu experimento não ter derrubado definitivamente a ideia da abiogênese, foi importante para abrir espaço para o aprofundamento sobre essa questão.

Leia mais: Experimentos de Pasteur

Resumo sobre experimento de Redi

  • O experimento de Redi foi um passo importante para a derrubada da ideia da geração espontânea.

  • Redi colocou carne em recipientes e deixou alguns abertos e outros cobertos.

  • Após algum tempo, surgiram larvas apenas na carne presente em recipientes abertos, os quais eram frequentemente visitados por moscas.

  • Redi então percebeu que as larvas não surgiam da carne e eram um estágio do desenvolvimento das moscas.

Abiogênese e biogênese

Atualmente, parece bastante claro para todos nós que um ser vivo precisa de outro para que seja originado. Um rato, por exemplo, só surge se nascer de outro. Entretanto, essa ideia não era bem compreendida na Antiguidade, uma vez que os processos reprodutivos não eram conhecidos e havia muitos erros nas observações sobre diferentes fenômenos observados na natureza.

Na Antiguidade e até meados do século XIX, uma ideia bastante difundida era a da abiogênese (do grego a, “negação”, bio, “vida” e gênesis, “origem”) ou teoria da geração espontânea. Defendida, por exemplo, por Aristóteles, essa teoria afirmava que um ser vivo era capaz de surgir da matéria sem vida. Um exemplo muito famoso dela dizia que os ratos poderiam ser criados, por exemplo, de um pouco de trigo e roupas sujas.

Essa ideia só foi derrubada depois da realização de diferentes experimentos que comprovaram que uma vida só se origina de outra preexistente (biogênese). Um desses experimentos foi realizado por Francesco Redi (1626-1697), um importante médico italiano.

Como salientado, por muito tempo, a ideia de que um ser vivo poderia surgir de matéria inanimada foi a mais aceita, porém Redi queria provar de forma científica se essa ideia era realmente correta. Para isso ele elaborou um experimento simples, porém muito eficiente para testar sua hipótese.

Redi separou diferentes frascos e colocou pedaços de carne em seus interiores. Alguns frascos foram cobertos com gaze fina, enquanto outros foram deixados abertos. O experimento então foi exposto ao ambiente externo.

Redi percebeu que os frascos abertos eram frequentemente visitados por moscas, as quais entravam em contato direto com os pedaços de carne. Esse contato não era possível, no entanto, nos recipientes fechados com a gaze.

Após algum tempo, larvas foram observadas na carne que estava nos frascos abertos, o que não foi observado nas carnes que estavam no interior dos frascos fechados. Se a teoria da abiogênese estivesse correta, a carne deveria ter originado larvas independentemente do frasco onde ela estava inserida.

Redi então observou que, provavelmente, as larvas eram um estágio do desenvolvimento de moscas, as quais visitaram a carne e colocaram ali seus ovos. Como as larvas não surgiram nos frascos tampados, elas não poderiam ter se originado da carne.

Qual grupo de larvas representa o grupo de controle é qual é sua importância para o experimento
Observe o esquema do experimento de Redi. Perceba que as moscas só são capazes de entrar em contato com a carne presente em recipientes abertos.

Apesar de o experimento de Redi provar que a vida não poderia surgir de matéria inanimada, algumas situações ainda eram consideradas inexplicáveis para as pessoas da época. O surgimento de micro-organismos e a presença de vermes intestinais, por exemplo, continuou a ser explicado pela ideia da geração espontânea, sendo Redi, inclusive, um dos pesquisadores que aceitavam essa ideia em determinadas situações.

O trabalho de Redi, apesar de não refutar definitivamente a teoria da geração espontânea, representou um importante passo no processo de consolidação da biogênese.

Videoaula sobre Francesco Redi