Por que filhote de cachorro chora tanto

Por que filhote de cachorro chora tanto

As primeiras noites de um cão filhote em uma nova casa podem ser bem complicadas para seus donos. Isso porque os cãezinhos costumam chorar muito quando estão sozinhos e muitas vezes não sabemos qual é o motivo disso.

Assim como os bebês, os cães também usam o choro para chamar a atenção da mãe quando eles estão se sentindo sozinhos, com medo, fome ou frio. Ao estar em um novo ambiente, diferente daquele no qual ele estava acostumado, é normal que o seu filhote fique inseguro e com medo, principalmente durante a noite onde ele geralmente fica sozinho em um quartinho.

Ao chorar, ele espera que a mãe venha ampará-lo. Como está com medo, a presença de qualquer pessoa já é reconfortante, pois isso que é muito comum que ele pare de chorar com a chegada do dono e volte com os barulhos assim que ficar sozinho novamente.

Isso faz com que seu proprietário não consiga dormir durante toda a noite, por ter que levantar várias vezes para acalmá-lo. Muitas pessoas ficam, ainda, com medo de acordar os vizinhos durante a madrugada ou receber alguma reclamação do condomínio.

Então, o que fazer?

Você pode levá-lo para dormir com você. Para as primeiras noites, essa é a melhor opção. Após dois ou três dias, seu filhote estará mais familiarizado com a nova casa, com os barulhos e cheiros, assim fica mais fácil a adaptação para o cantinho onde ele dormirá sempre, então ele poderá passar a noite sozinho a partir de então.

Outra opção é preparar um quartinho bem confortável para seu cãozinho. Pode ser um cantinho ou uma casinha com uma manta bem aconchegante. Se for possível, deixar o cheiro de mãe na manta pode ajudar muito (você pode fazer isso antes de leva-lo para casa, passando a manta ou um pequeno pano sobre a pelagem da mãe).

Já ouviu o seu cachorro chorando muito e se perguntou o que ele quer dizer? Além do latido, os cachorros têm outras formas de se comunicar, sendo uma delas o choro. Entender o que o choro do seu peludo realmente quer dizer parece um pouco difícil, mas se torna uma tarefa bem mais fácil a partir do momento em que você conhece a personalidade, o temperamento e a rotina dele.

Uma particularidade em relação ao choro de cachorro é que ele é bem diferente do nosso. Isso porque, quando um cachorro chora, ele não produz lágrimas, mas apenas um som agudo e repetitivo.

Quando os olhos dos peludos estão mais lacrimejados, não é choro e sim uma defesa do organismo que está produzindo secreção para expelir algum objeto estranho.

As explicações para o chorinho de cachorro podem ser várias e, antes de agir para resolver o problema, você precisa conhecer a causa.

Filhote de cachorro chorando: saiba como resolver o problema

Adotou um filhote de cachorro há pouco tempo ou está pensando em adotar um? Então saiba que as primeiras noites com o seu novo amigo podem ter chorinhos e gemidos.

Por se tratar de um “bebê” novinho e indefeso, o choro dele pode ser preocupante, mas na verdade é um cenário bem comum. Isso acontece porque eles acabaram de chegar em um ambiente completamente novo e não estão habituados com a nova casa, os móveis, os espaços, o cheiro, o barulho, enfim, com o novo lar.

Além disso, o cãozinho acabou de ser separado da sua mãe e de seus irmãozinhos, então pode ser que ele se sinta inseguro e sozinho no começo. Mas não se preocupe, é algo bem natural.

Esse estado emocional inquieto e ansioso reflete em longas noites de choro, gemidos e latidos, que vão tirar o seu sono, afinal, os filhotes são como nossos filhos recém-nascidos.

O seu filhote deve passar por um processo de adaptação, geralmente ele vai precisar de mais ou menos uma semana para se acostumar com a nova casa e ter noites de sono mais tranquilas.

Para ajudá-lo nesse processo, é importante criar um espaço para o cão filhote dentro do seu quarto, com uma caminha e mantas, para que ele não se sinta sozinho e chore menos.

O segredo é que se mesmo assim ele começar a chorar, você deve ignorar e esperar um momento de silêncio para dar atenção a ele. Assim, ele vai entender que não precisa chorar para ganhar carinho. Pode parecer difícil no começo, mas você vai conseguir!

Tanto os filhotes quanto os cachorros adultos podem chorar à noite por outros motivos. Neste caso, é importante saber a causa para poder resolver o que está inquietando o seu amigo, afinal, não é nada legal ver o cachorro chorando a noite inteira, né?

Cachorro chorando: 5 formas de ajudar o seu amigo

Conhecer o motivo que deixa o seu cachorro chorando muito à noite (às vezes, sem parar) é muito importante! Antes de mais nada, você deve saber interpretar para identificar se foi algo casual — ou seja, se foi algo momentâneo que despertou o choro no seu peludo —, ou se o seu pet aprendeu a te manipular por meio dos sons emitidos por ele. Saiba como agir em cada situação:

Sabe quando a gente não consegue dormir direito em noites muito quentes ou quando acordamos com frio procurando um cobertor? Com os cães acontece o mesmo, mas, no caso deles, vão precisar de alguém para ajudá-los, se não vão chorar enquanto não conseguirem dormir.

Por isso você precisa verificar se a caminha está em condições favoráveis para uma boa noite de sono. O excesso ou a falta de cobertores pode ser a causa do choro noturno.

Além disso, é preciso conferir se o local não possui muita incidência do sol, chuva, vento etc. O ideal é colocar a caminha num lugar calmo, fresquinho, seco e agradável.

Se você perceber que o seu peludo está chorando só pra chamar a atenção, está na hora de melhorar a educação dele. Utilizar técnicas de adestramento para ensinar ao seu amigo que ele não pode ter tudo toda vez que pedir é uma boa saída.

Os petiscos para cachorro em forma de recompensa podem te ajudar no processo de adestramento de uma maneira saborosa e divertida, é claro!

Uma das causas mais preocupantes do choro de cachorro são os problemas psicológicos, que podem estar ligados com o fato do pet ficar muito tempo sozinho em casa. Além disso, o choro pode incomodar os vizinhos, causando ainda mais problemas para você.

Leve o seu peludo com você! Dê preferência a lugares que aceitam cachorros, com certeza ele vai adorar o passeio.

Se o seu amigo fica aceso durante a noite, chorando na porta do seu quarto querendo brincar ou sair pra passear é porque ele está com energia acumulada e precisa gastá-la. O ideal é fazer passeios com o cachorro durante o dia, levar o seu peludo na praça e brincar bastante.

Ah, não se esqueça dos petiscos para cachorro, assim a brincadeira fica ainda mais divertida! Quando chegar a noite, ele vai dormir como um verdadeiro anjinho.

Já se o seu cachorro estiver chorando por dor, machucados ou qualquer tipo de incômodo, é sinal de problemas com a saúde. Nesse caso, leve-o ao médico-veterinário o quanto antes.

Por que filhote de cachorro chora tanto

Por que filhote de cachorro chora tanto

Sem conexão

Se você é daqueles que vive grudado em seu cachorro, atendê-lo quando chora não deixa de ser uma forma de estreitar os laços com seu bichinhoEva / stock.adobe.com

Embarcou na aventura de levar um filhote de cachorro para a casa e não tem a mínima ideia de como ajudar o bichinho ajudar a parar de chorar durante a madrugada? 

Há várias dicas que podem ajudar você nesta missão - mas preste atenção qual delas se adapta melhor ao seu caso. O tipo de relacionamento que você pretende ter com seu mascote é um dos critérios usados para nortear sua escolha.

Se você é doido por cães e pretende passar a vida colado no seu mascote

Se você é como eu, daqueles que se rasga de pena quando o cachorrinho uiva de solidão, saiba que correr para o abraço, embora não seja o recurso recomendado pelos especialistas, resolve a curto prazo o problema da choradeira noturna. Mas é um custo bastante elevado para a personalidade do seu mascote. Por quê?  Porque ele fica dependente de você e se condiciona a chamá-lo sempre para o abraço. 

Por conta disso, se você é daqueles que vive – e pensa em viver – grudado no seu cachorro, atendê-lo quando chora não deixa de ser uma forma de estreitar os laços com seu bichinho, uma vez que você acaba por fazer o papel da mãe dele. E mãe de cachorro não consegue ver um cachorro chorando. Deixar um filhotinho solitário chorando no meio da noite dá o maior dó, né? Mas tenha em mente o tamanho da responsabilidade se optar por esta modalidade.

Se você deseja criar seu mascote mais independente

Você não é chegado a mimos constantes para seus bichinhos? Então não pode correr no primeiro choro. 

Seu cãozinho recém-chegado tem mais ou menos de 60 dias? Acredite, isso faz diferença. Animais mais velhos se adaptam melhor às primeiras noites sozinhos se comparados àqueles com 45 dias de vida. 

Se seu pet tem menos de dois meses,  realmente pode estar muito assustado sem sua mãe e seus irmãos. Se junto não veio uma cobertinha com o cheiro da família dele para facilitar o sono, ele é forte candidato a acordar de madrugada e abrir aquela gritaria. Sendo assim, segue agora outra sequência de dicas:

Antes de dormir

  • Dê o maior cansaço no seu pet antes de dormir.
  • Ofereça a janta uma ou duas horas antes de colocá-lo para dormir.
  • Uma claridade indireta, como o tipo usado em quartos de bebês, pode diminuir a escuridão total que amedronta alguns cães.
  • Procure encerrar as atividades e colocá-lo para dormir sempre no mesmo horário.
  • Estabeleça uma rotina assim que o bichinho chegar a sua casa.
  • Deixe-o confortável em um ambiente tranquilo, com pote de água, cobertor e algum brinquedinho.

Primeira chamada da noite

O problema de atender ao chamado da madrugada é que isso pode condicionar seu pet a abrir o maior berreiro para ter sua atenção horas mais tarde. Uma forma de tranquilizar o bichinho – sem incentivar a prática – é atender ao primeiro chamado, mas sem afago e sem usar a voz com palavras doces e reconfortantes. A finalidade é ele ver que você está em casa, porém em outro cômodo. E volte para seu quarto.

Às vezes, atender ao primeiro chamado pode ser interessante, pois seu mascote pode estar sem coberta, com os jornais molhados ou sem água, o que faz ele chorar.

Não dê colo. Fique alguns instantes, verifique se ele tem conforto e vá embora.

Segunda e terceira chamadas da noite

Aqui você tem duas escolhas. Uma é ser categórico e não atender ao chamado do seu mascote até ele parar de chorar. Pode funcionar e condicioná-lo rapidamente a dormir sozinho. Contudo, tutores de coração mais mole podem preferir se deslocar pela segunda vez ao quarto do mascote – mas evite afagos e dengos.

Se você pretende atender ao segundo chamamento, demore um pouco mais para fazê-lo se comparado ao primeiro. Deixe-o chorar alguns minutos. Às vezes, a inquietação dura pouco e ele desiste de reclamar. Porém, se continuar a gritaria – e você correr o risco de se incomodar com os vizinhos – , vá até onde ele está e olhe. Não use a voz nem faça carinhos. Coloque o dedo em seus lábios e peça silêncio, mostre que não gostou dessa atitude de forma firme, porém não em tom ameaçador.

Essa técnica - deixá-lo chorar - às vezes funciona, outras, não. Vai de cada cão porque alguns se mostram mais inseguros e fiasquentos durante a noite. Outros, porém, se tranquilizam assim que percebem que o tutor está por perto, embora não esteja dormindo no mesmo aposento. E não incomodam mais.

Agora, se você não está em risco de receber advertência do condomínio e se a choradeira se limitar a um lamento triste, recomenda-se não atender às segundas e terceiras chamadas.

Problemas à vista

O problema de deixar o mascote abrir aquele berreiro são os vizinhos. Em função disso, alguns tutores cedem com maior frequência aos apelos noturnos do animal recém-chegado. Já vi alguns terem de levar um pet para o quarto para dar por encerrada a choradeira. 

Mas saiba que isso pode não ser a solução. Isso porque seu animal pode sentir solidão durante sua ausência diurna e assumir o mesmo comportamento chorão. E quem vai pegá-lo no colo se você está no trabalho? Por conta disso, atender aos chamados do seu mascote pode complicar sua vida. Talvez seja mais prudente acostumá-lo a ficar sozinho – e isso vale desde seus primeiros sonos em sua casa.

Por que não é bom dormir no mesmo quarto com seu cachorro

Dividir o dormitório com nossos mascotes pode ser uma maravilha. Mas atenção: você pode ter um grande problema mais tarde. Animais que dormem no mesmo quarto de seus donos tendem a ficar mais inseguros longe deles. E se você precisar se ausentar, ele vai sentir. Logo, acostumar seu pet a dormir sozinho pode ser, a longo prazo, um bom investimento. 

 Daisy Vivian é diplomada pela UFRGS em Medicina Veterinária e Jornalismo. É autora dos livros "Cães e Gatos Sabem Ajudar Seus Donos" e "Olhe-me nos Olhos e Saiba Quem Você É - histórias reais sobre pessoas e seus animais de estimação". Escreve semanalmente em revistadonna.com.