Como se disciplinar para estudar

Você pode organizar o seu ambiente, separar o material e até acordar motivado para estudar, mas se não tiver disciplina nos estudos, dificilmente vai aprender o que precisa. E sabemos que ter disciplina não é fácil – mas também não é impossível! 

Hoje vamos te mostrar como ter disciplina nos estudos, e em qualquer área que você quiser, por meio de uma técnica usada pelos psicólogos Eurekka: a lógica da marmita.

O que é lógica da marmita?

A lógica da marmita tem a ver com o princípio da repetição de hábitos. E, para isso, o jeito mais simples é deixar tudo pré-pronto. Dessa forma, a execução da tarefa se torna mais fácil e você não permite que a sua mente te sabote.

Vamos aos exemplos:

Sua rotina é agitada durante a semana, então, no final de semana, você prepara os alimentos principais das suas refeições (carnes, verduras, feijão) e os coloca em potes separados. Ou seja, você deixa tudo pronto para facilitar a sua alimentação e poupar tempo. Todos os dias, antes de dormir, você separa a porção que pretende comer, define os acompanhamentos e os deixa bem visíveis.

Afinal, você já sabe que, se não fizer isso, na hora do almoço e do jantar, você pedirá uma tele-entrega ou então improvisará um lanche em horários em que sua alimentação deve ser completa.


O que a lógica da marmita tem a ver com disciplina nos estudos?

Ninguém acorda todos os dias animado para estudar e a maioria das tarefas que cumprimos em nossa vida não está diretamente ligada ao prazer, mas ao hábito e à consciência de que estamos fazendo a coisa certa.

É nas horas de desânimo e cansaço que a nossa mente cria centenas de desculpas para não fazer o que precisa ser feito. Por isso, deixar tudo pronto e organizado (como na hora de montar uma marmita) pode te salvar da procrastinação.

5 motivos para usar a lógica da marmita nos estudos

Facilidade para realizar as tarefas

É consenso entre pais, jovens e professores que muitos estudantes desanimam na hora de estudar, porque o volume de tarefas é muito grande e geralmente não sabem por onde começar. 

A sugestão dos psicólogos da Eurekka é que você divida a sua rotina semanal e diária e deixe pré-prontos os passos que você terá que seguir para resolvê-las.

Para a semana, deixe alguns passos prontos relacionados a provas, entrega de trabalhos, compra de materiais e revisão para simulados. E, diariamente, antes de dormir, deixe as suas aulas da manhã seguinte engatilhadas (o resumo de História fica dentro do caderno da disciplina, a foto que o professor pediu fica em cima da sua mesa e a sua mesa fica organizada).

Diminuição da preocupação

Você pode até dizer que deita a cabeça no travesseiro e dorme tranquilo mesmo nem sabendo que matérias você tem no outro dia. Mas a isso damos o nome de desorganização e irresponsabilidade. Afinal, quando o pavor bater, você tentará achar culpados, não é mesmo?

Então, se você deixa a marmita dos estudos pré-pronta, a preocupação diminui e você aproveita muito mais os estudos.

Autocuidado

Quando se fala em autocuidado, não nos referimos apenas a cortar cabelo e escovar os dentes, mas, principalmente, à regulação do que nos rodeia: local do estudo, alimentação, materiais ao alcance da mão e segurança. Isso mesmo! Uma pessoa que divide as suas tarefas em micropassos e as deixa pré-prontas e visíveis, é, comprovadamente, muito mais tranquila, com níveis baixíssimos de ansiedade.

Compromisso

Mesmo nos piores dias, você se comprometerá com as tarefas da escola. Afinal, quando você deixa tudo mais ou menos pronto, a tarefa fica mais fácil. Imagine se você deita muito bem à noite, mas acorda indisposto e com dor de cabeça. Caso você tenha deixado sua vida escolar engatilhada para aquele dia, tudo ficará mais fácil. Você pode até faltar à aula, mas manda o tema de História pelo colega, seu vizinho.

Hábito e produtividade

Não há dúvidas de que esses dois elementos formam uma dupla imbatível e são a base da lógica da marmita. Isso porque é através da repetição que os passos necessários para você estudar virarão hábito. E se você se habitua a organizar a sua vida escolar, sua produtividade aumenta!

Disciplina nos estudos é um sistema de compromissos e micropassos

Você não precisa iniciar a sua marmita com todos os seus compromissos escolares. Por isso, escolha apenas alguns hábitos que você queira facilitar para aplicar a técnica – de preferência aqueles que realmente estão carentes de organização.

Quando você usa a lógica da marmita para potencializar a disciplina nos estudos, você cria um sistema em torno dos seus compromissos. Ou seja, a sua rotina de hábitos pela repetição se fortalece, você fica mais produtivo e, consequentemente, fica mais satisfeito e orgulhoso de si mesmo.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

A opção por estudar ou trabalhar em casa tem sido, há alguns anos, a preferida por muitas pessoas, já que oferece vantagens como economia de tempo e mais bem-estar ao exercerem essas atividades no conforto do lar. Porém, é preciso ter cuidado e atenção para garantir sucesso ao se decidir por um trabalho remoto ou por um curso a distância.

Para estudar sozinho e fazer as atividades práticas e revisões necessárias durante a graduação, você precisa ter responsabilidade e senso de organização — e, mesmo que esse não seja o seu perfil atual, é possível desenvolver essas atitudes durante o próprio ensino superior!

As melhores faculdades buscam otimizar o processo de ensino-aprendizagem com recursos que possibilitam ao estudante obter o maior aproveitamento possível.

Mesmo estudando sozinho, o aluno está acompanhado de tutores e de professores, além de ter um canal para dialogar com colegas. Mesmo assim, se ele não se preparar para assumir suas responsabilidades em casa, o estudo fica prejudicado.

Quer saber como ter disciplina para estudar em casa? Continue a leitura e veja dicas de como se concentrar nos estudos para ajudar a melhorar seu rendimento e seus resultados!

Escolha um curso com uma temática de que você goste

Sabemos que estudar e conquistar objetivos na carreira não é um caminho dos mais fáceis. É preciso perseverança e determinação para não deixar ir tudo por água abaixo. Porém, esse trajeto se torna muito mais proveitoso quando fazemos algo de que realmente gostamos.

De pouco adianta ir em busca de um diploma em um curso que está em alta, como Enfermagem, se você gosta mesmo é de História, mas tem medo de encarar a Licenciatura. Depois de formado, é você quem não vai se satisfazer naquela profissão, sabia?

Escolha a área (Exatas, Humanas, Saúde etc.) com a qual tenha mais afinidade e, a partir daí, pesquise sobre os cursos ofertados, certo? Assim, seu percurso rumo a uma carreira de sucesso fica bem mais tranquilo.

Ninguém merece estudar no fim de semana e nos feriados, sem tempo para descanso ou lazer, concorda? Essa situação pode ser evitada se você estabelecer metas de estudo para cumprir a cada semana.

Verifique as matérias que devem ser vistas mais a fundo, as atividades a serem entregues, a proximidade de uma prova importante… Enfim, organize um plano semanal de estudos e, dessa forma, você verá que estudantes podem ter vida social sim!

Vai sobrar tempo para o merecido cineminha, o almoço com a família no domingo e o que mais você desejar. Mas lembre-se de que é preciso deixar alguns espaços em branco no seu cronograma. Assim, caso haja algum imprevisto, será possível remanejar o horário de estudo.

Relembre os objetivos profissionais

Tem gente que sofre ao ter que estudar e trabalhar ao mesmo tempo, mas não se dá conta de que essa é só uma fase em busca de melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Ao ter em mente esse objetivo, você não corre o risco de se perder no processo nem de deixar de fazer bem as duas coisas.

Aqueles que estão se preparando para entrar em um curso mais concorrido, como Medicina, devem se dedicar integralmente aos estudos e ter sempre claro na cabeça a meta que desejam alcançar. Caso contrário, só restarão desânimo e frustração.

Escolha um local adequado para estudar

Esta dica é bem conhecida dos estudantes, mas nem todos a levam a sério. Acredite, o espaço físico onde você estuda é importante para seu sucesso porque interfere no aprendizado.

Um ambiente bagunçado, sujo ou barulhento pode impedir que os conteúdos sejam apreendidos de forma adequada. A desorganização externa pode levar a uma desorganização na sua mente, deixando-a dispersa por ter tantos objetos espalhados.

Procure um lugar limpo, organizado e tranquilo na hora de estudar. Se tiver mais pessoas em casa, deixe avisado que, enquanto você estiver estudando, não deve ser incomodado, ok?

Utilize métodos como o GTD

Aprender e utilizar técnicas de estudo pode auxiliar no aumento da concentração e na absorção da matéria. Cientificamente comprovados, os métodos podem ser adotados de forma isolada ou em conjunto.

Conheça alguns:

  • GTD (Getting Things Done) — trata-se de uma metodologia de 5 passos para fazer o tempo render mais: coletar, processar, organizar, revisar e fazer;
  • Pomodoro — é uma forma de picotar o tempo destinado às atividades e render mais. Você se concentra durante 25 minutos, depois descansa 5. A cada dois blocos de estudo, faça uma pausa de 10 minutos;
  • autoexplicação — essa é uma técnica que consiste em se colocar no papel de professor e explicar a matéria para você mesmo, de modo a verificar o nível da aprendizagem e o que precisa ser revisto.

Quanto mais organizado, menores as chances de ser vencido pela procrastinação!

Use ferramentas online a seu favor

Ferramentas online fazem parte da nossa vida em vários setores: compras, lazer, informações e, por que não, na educação também. Se você ainda não ouviu falar dos apps para estudar, saiba que existem vários e são muito úteis.

Além de aplicativos, há também sites, que oferecem simulados para quem está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio e vestibulares. Isso sem falar de canais no YouTube e de podcasts com conteúdos de várias matérias.

A internet não é feita só de redes sociais, viu? É possível estudar online e construir conhecimento de variadas formas.

Seja em um curso de graduação semipresencial, no modelo Blended Learning ou na rotina de estudos 100% online, estudar a distância exige muita disciplina para estudar sozinho. Se você se esforçar e conseguir bons resultados, pode até estudar com bolsa, não é ótimo?

Conte com a Anhanguera para estudar em casa!

E sabe onde você pode conseguir ensino de qualidade, mensalidade que cabe no bolso e ampla oferta de cursos presenciais e EAD? Na Faculdade Anhanguera! Aqui, você conta com professores experientes e preparados para lidar com o ambiente virtual de aprendizagem, além de material didático exclusivo e métodos inovadores de avaliação continuada.

Aproveite que está aqui e faça sua inscrição na Anhanguera! Estamos de portas e sites abertos esperando por você!