Quando um fármaco destrói a membrana plasmática de uma bactéria, esse microrganismo morre por que

Quando um fármaco destrói a membrana plasmática de uma bactéria, esse microrganismo morre por quê?

Resposta:

tbm quero essa resposta



Faça seu TCC EM POUCOS DIAS e do jeito certo, mesmo que você ainda não saiba por onde começar.

Ver mais

Aprenda a Fazer Seu TCC com escrita á prova de plágio sem se preocupar com NORMAS ABNT

Ver mais

Lições abrangentes que levam a resultados concretos em um curto período de tempo.

Ver mais

Estude pelo Celular ou Computador, Supletivo 100% online, Reconhecido pelo MEC etc...

Ver mais

Ouça este artigo:

Os principais pontos de ação dos antibióticos são a inibição da síntese do peptideoglicano da parece celular bacteriana, lesão da membrana citoplasmática e interferência na síntese de ácido nucléico e proteínas.

Os antibióticos podem ser bactericidas (matam) ou bacteriostáticos (impedem o crescimento).

A essência da quimioterapia antimicrobiana é a toxicidade seletiva: matar ou inibir o microorganismo sem afetar o hospedeiro. Esta toxicidade se baseia nas diferenças entre a estrutura e a composição química das células procarióticas e eucarióticas.

A parede celular da bactéria é formada por peptideoglicano. A penicilina e outros antibióticos impedem a síntese completa dele, consequentemente enfraquece a parede celular e a célula sofre lise. Como as células humanas não possuem peptideoglicano, a penicilina possui baixa toxicidade para a célula do hospedeiro.

A síntese dos componentes do peptideoglicano é afetada por antibióticos β-lactâmicos (penicilinas e cefalosporinas).

Inibição da síntese protéica

A biossíntese de DNA, RNA e proteínas envolve um número de reações bioquímicas complexas. Como a síntese protéica é uma característica comum a todas as células, tanto as procariontes quanto as eucariontes, não é um alvo para a toxicidade seletiva. Porém esta síntese é diferente entre as bactérias e as células do hospedeiro, pois existem diferenças entre seus ribossomos, os coeficientes de sedimentação são, respectivamente, 70S e 80S, o que permite ação seletiva dos aminoglicosídeos.

Vários antibióticos realizam suas ações inibitórias interferindo com as diversas etapas de síntese protéica, como a estreptomicina, tetraciclinas, cloranfenicol e rifamicina, por exemplo.

Danos à membrana plasmática

Vários antibióticos, especialmente os polipeptídicos, promovem alterações na permeabilidade da membrana plasmática. As polimixinas rompem os fosfolipídios, destruindo a característica normal de permeabilidade da membrana, deixando escapar substâncias essenciais das células, causando morte celular.

Os antibióticos que agem na membrana plasmática possuem grupamentos básicos (NH3+) e uma cadeia lateral de ácidos graxos. O ácido graxo, quando alcança a membrana plasmática, mergulha na sua parte lipídica e a porção básica permanece na superfície. Essa intercalação de moléculas provoca sua desorganização, resultando na saída dos componentes celulares e morte da bactéria.

Leia também:

  • Mecanismos de ação dos Antibióticos

Fontes: Luiz Rachid Trabulsi e Flavio Alterthum. Microbiologia, São Paulo: Atheneu, 2008. Chan, E. C. S. Krieg, Noel R. Pelczar Jr. Microbiologia. São Paulo: Pearson, 1997.

Tortora, Gerard J. Funke, Berdell R. Case, Christine L. Microbiologia. São Paulo: Artmed, 2007.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.

  • Eloah Alves
  • 13/04/2022
  • Enem
  • 394

Quando um fármaco destrói a membrana plasmática de uma bactéria, esse microrganismo morre por quê?


Veja a resposta detalhada em vídeo:

alguem sabe a resposta dessa pergunta?, Quando um fármaco destrói a membrana plasmática de uma bactéria, esse microrganismo morre por quê?

  • Eloah Alves
  • 13/04/2022
  • Enem
  • 396

Quando um fármaco destrói a membrana plasmática de uma bactéria, esse microrganismo morre por quê?


Responder!