O que a mãe pode comer para soltar o intestino do bebê de 2 meses

O que a mãe pode comer para soltar o intestino do bebê de 2 meses

Seu bebê está com o intestino preso e você não sabe o que fazer? Será que leva na pediatra, faz um remédio caseiro, muda a alimentação? Continue lendo esse post!

E quando a criança começa a fazer força para fazer cocô e não sai nada, começa a sentir dores, desconfortos abdominais, chorar quando quer fazer cocô, ou ficar vermelhinha fazendo força e depois começar a chorar?

Todos esses são indícios que seu bebê está sofrendo de constipação intestinal ou como é conhecido popularmente: intestino preso!

É muito comum as crianças terem esse tipo de desconforto quando estão iniciando as papinhas ou as fórmulas infantis, ou ainda quando começam o processo de desfralde aonde elas tendem a reter as fezes.

E porque acontece do bebê ter prisão de ventre?

Na grande maioria dos casos, é por questões alimentares e de hábitos, como a ingestão de poucas fibras e água que são os dois itens principais para se ter um intestino funcionando adequadamente.

Existem casos que podem ser por questões genéticas ou ainda por questões emocionais, neste caso quando a criança esta passando por alguma situação muito estressante, ela pode interiorizar o problema e acabar por conta disso ocasionando a constipação intestinal.

E o que fazer quando o bebê está com o intestino “preso”?

Algumas medidas podem ser tomadas para minimizar esse desconforto e auxiliar para que a criança possa se “ver livre” desse problema.

Exercícios e massagens na barriga: fazer exercícios como a “bicicletinha” ajudam a criança a fazer cocô, e a soltar puns que também causam bastante desconforto. Já a massagem é direcionada na barriguinha, pressionando dois ou três dedos abaixo do umbigo por aproximadamente uns três minutos.

Alimentos que ajudam a soltar o intestino do bebê:

Oferecer mais alimentos com fibras e aumentar a oferta de água para que o intestino possa voltar a funcionar melhor. Alguns alimentos que são ricos em fibras e ajudam a soltar o intestino de bebê recém nascido:

  • Ameixa-preta;
  • Laranja;
  • Manga
  • Banana-nanica;
  • Mamão;
  • Abacate;
  • Milho verde;
  • Brócolis;
  • Couve e folhas verdes escuras no geral;
  • Lentilha;
  • Linhaça;
  • Gergelim e outros grãos;
  • Aveia e outros cereais naturais sem açúcar;

Confira também: Quando começar a dar água para bebê

É Recomendado o Uso de Supositório ou Laxante em Bebês?

Apesar de ser uma dúvida recorrente entre as mães de crianças pequenas com prisão de ventre, esse questionamento tem que ser respondido pelo pediatra, que é a pessoa mais confiável para oferecer um diagnóstico preciso para cada criança especificamente.

Quando você deve deixar de considerar a situação como normal e pedir ajuda? Até o terceiro dia de constipação pode ser normal, passando disso procure a ajuda de um especialista, se uma criança chega a ficar até sete dias sem evacuar já é considerado um caso grave de prisão de ventre, por isso muita atenção.

Em relação aos supositórios, o estimulo do ânus nos casos de prisão de ventre é muito delicado, são medidas que precisam de orientação médica, pois pode machucar gravemente um bebê. Os supositórios a base de glicerina são os mais indicados, pois são os menos agressivos ao organismo infantil. Mas a recomendação segue que se deve procurar um médico para fazer a orientação e prescrição adequada.

Também temos a questão dos laxantes, geralmente eles apresentam compostos muito fortes em sua formulação, por isso devem ser evitados e em lugar optar pelos laxantes naturais. Mas os melhores laxantes como já mencionado são as fibras e a ingestão de água.

Fonte: https://www.soumae.org/alimentos-que-ajudam-a-soltar-o-intestino-do-bebe-e-mais/

O que a mãe pode comer para soltar o intestino do bebê de 2 meses

Durante a fase de introdução alimentar é muito comum o bebê apresentar alterações no funcionamento intestinal. A constipação intestinal e aumento dos gases são as alterações mais comuns. Isso ocorre porque o bebê está aprendendo a digerir novos alimentos e o funcionamento intestinal passa por uma fase de adaptação.

Então, o seu bebê está com o intestino preso, você precisa tomar alguns cuidados com a alimentação. A seguir, falaremos várias dicas para manter o controle da constipação, além de uma lista com vários alimentos constipantes, laxantes e flatulentos. Confira a seguir!

Dicas que ajudam no controle da constipação

A constipação é gerada por vários motivos. No início da introdução alimentar, o principal motivo é a adaptação do sistema digestivo do bebê em relação aos novos alimentos que estão sendo apresentados.

Com a oferta de novos alimentos, o sistema digestivo precisa se adaptar às texturas e aos nutrientes que chegam ao bebê. Essa adaptação exige um pouco de tempo e paciência. Você também precisa avaliar os alimentos que estão sendo oferecidos ao bebê. O ideal é que sejam intercalados entre laxantes e constipantes. Assim você consegue manter o funcionamento intestinal do bebê à pleno vapor.

Veja algumas dicas gerais para o controle da constipação e diminuição de gases:

1. Aumente a oferta de frutas e hortaliças mais laxantes

Se o bebê já está com intestino preso, o ideal é que você ofereça alimentos com o poder de acalmar e relaxar essa região. Diversas frutas, hortaliças e vegetais possuem a propriedade de estimular o relaxamento intestinal a ponto de serem consideradas laxantes.

2. Intercale entre alimentos constipantes e laxantes

Para bebês que não estão constipados, é indicado oferecer todo tipo de alimento, inclusive aqueles que promovem a constipação. Nesse caso, é importante que a alimentação seja intercalada entre alimentos laxantes e constipantes para que o intestino funcione corretamente.

Uma ótima forma de oferecer frutas constipantes é cozinhando-as. Assim elas são facilmente absorvidas pelo intestino do bebê, o que auxilia no bom funcionamento intestinal.

3. Ofereça água com mais frequência

A ingestão de água auxilia no funcionamento intestinal. Então, se o bebê está constipado, essa é uma ótima forma de auxiliar o funcionamento do intestino. Lembre-se de manter um equilíbrio, água demais também não é legal.

4. Use azeite na comida para controlar a constipação

Acrescentar 1 colher (sopa) de azeite na comida após o preparo também estimula o bom funcionamento do intestino. Essa dica é ideal para quando o bebê já está com o intestino preso.

5. Ofereça chá de erva doce ou funcho

A erva doce, que também é chamada de funcho, é excelente para o funcionamento do sistema digestivo. Nesse caso, é recomendado que você não ultrapasse a quantidade máxima de 100ml de chá por dia.

6. Faça a água de ameixa para constipação

Todo mundo que sofre com prisão de ventre já ouviu falar na água de ameixa. Considerada laxante, a ameixa é uma fruta poderosa que estimula o funcionamento intestinal. Para aproveitar ainda mais seus benefícios, você pode oferecer a água de ameixa para o bebê constipado.

Nesse caso, ofereça de 1 a 2 vezes ao dia até que o intestino volte a funcionar perfeitamente.

O que a mãe pode comer para soltar o intestino do bebê de 2 meses

Alimentos para aliviar a constipação

Alguns alimentos auxiliam na prevenção da constipação, enquanto outros tendem a gerar prisão de ventre. Isso acontece porque é importante manter um equilíbrio entre os alimentos, variando o cardápio com opções laxantes e constipantes. Mas caso a constipação ocorra com frequência, você deve ficar atento aos seguintes alimentos:

Alimentos laxantes (que soltam o intestino)

  • Frutas: mamão, manga, abacate, ameixa, laranja, morango, caqui, melão, melancia, pitaya, kiwi, uva, mexerica;
  • Tubérculos: cará, inhame;
  • Hortaliças coloridas: abóbora, beterraba, repolho roxo;
  • Hortaliças verdes: quiabo, vagem, brócolis, folhosos;
  • Outros: milho, arroz integral, leguminosas (feijão, ervilha, grão de bico, etc), aveia, quinoa, azeite.

Alimentos constipantes (que prendem o intestino)

  • Frutas: banana, maçã, pera, goiaba, pêssego;
  • Tubérculos: mandioca, batata, batata baroa;
  • Hortaliças coloridas: cenoura;
  • Hortaliças verdes: chuchu, abobrinha;
  • Outros: arroz branco, polvilho, tapioca, biscoito de polvilho.

Alimentos flatulentos (que provocam gases)

  • Alho, cebola, aipo, batata doce, brócolis, couve, couve-flor, repolho, melão, melancia, milho, ovo, leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, etc).

Receitas para constipação usando ameixa

A água de ameixa é a receita caseira mais comum quando o assunto é prisão de ventre. Isso porque a ameixa possui propriedades que contribuem para o funcionamento correto do intestino. É indicado comer ameixa ou fazer receitas com a fruta para auxiliar na constipação intestinal. A seguir, veja dois exemplos de receitas que auxiliam nesse problema:

Água de ameixa

Coloque 3 ameixas secas com caroço em um pequeno recipiente com tampa. Cubra com 100mL de água e deixe na geladeira de um dia para o outro. Ofereça a água para a criança de 1 a 2 vezes por dia até que o intestino volte a funcionar corretamente. Para bebês com o intestino mais constipado pode oferecer também a polpa da ameixa.

Você também pode fazer essa receita para prevenir a constipação intestinal, caso o bebê apresente frequentemente esse problema. Nesse caso, ofereça a água com ameixa como forma preventiva.

Ameixa cozida

Cozinhe 3 ameixas secas em pouca água. Corte a ameixa ao meio e ofereça a polpa da ameixa para a criança. Você também pode amassar a ameixa e oferecer com outra fruta, caso o bebê goste do sabor da ameixa cozida.

Essa receita é ótima para ajudar no funcionamento intestinal quando já existe um quadro de constipação. Porém, você também pode fazer a receita como prevenção intercalando com alimentos constipantes.

Lembrando que é importante oferecer todos os tipos de alimentos, mesmo os constipantes e flatulentos. Para não causar nenhuma disfunção intestinal, é importante variar o cardápio intercalando entre os tipos de alimentos para não prender e nem soltar demais o intestino da criança.

Se o bebê não reagir às receitas indicadas e apresentar outros sintomas como irritação ou dor abdominal, consulte um pediatra para avaliar o quadro de constipação. Só um médico poderá prescrever o melhor tratamento para cada caso, por isso, não hesite em procurar ajuda médica caso você tenha dúvidas.