Dos nomes apresentados abaixo, qual deles não é representante do pensamento e prática anarquista

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histórico, que compreende as sociedades humanas a partir de ideias universais independentes da realidade histórica e social.  b) materialismo histórico, que concebe a história a partir da luta de classes e da determinação das formas ideológicas pelas relações de produção.  c) socialismo utópico, que propõe a destruição do capitalismo por meio de uma revolução e a implantação de uma ditadura do proletariado.  d) socialismo utópico, que defende a reforma do capitalismo, com o fim da exploração econômica e a abolição do Estado por meio da ação direta.  04- (Ufg 2010) Leia o texto a seguir. Viva o Esporte Proletário! A necessidade de esporte para a juventude é um fato incontestável.A burguesia se aproveita desse fato para canalizar todos os jovens das fábricas para seus clubes. Que fazem os jovens nos clubes burgueses? Defendem as cores desses clubes. Se o clube é de uma fábrica, é o nome e a cor da fábrica que defendem; a burguesia cultiva neles a paixão e a luta contra a juventude de outras empresas […] Todo operário footballer deve ingressar nos clubes proletários. O trabalhador gráfico. 25 jun. 1928. Apud DECCA, Maria Auxiliadora Guzzo de. Indústria, trabalho e cotidiano. Brasil – 1889 a 1930. São Paulo: Atual, 1991. p. 71. (Adaptado). O fragmento do jornal conclama a uma prática organizativa própria do movimento anarquista brasileiro, segundo a qual a) o exercício físico seria o meio para o fortalecimento do espírito dos militantes. b) a militância política deveria ser exercida em todas as dimensões da vida do trabalhador. c) a participação dos cidadãos nos clubes de futebol das fábricas reforçaria a harmonia social. d) a aliança proletário-burguesa deveria ser buscada por intermédio das práticas desportivas. e) os militantes deveriam conscientizar os operários de que o futebol é um esporte alienante. 05- (UFC-CE) A respeito do anarquismo, é correto afirmar que: a) como doutrina, defendia a necessidade de eliminar qualquer forma de intervenção estatal. b) seus teóricos defendiam a intervenção do Estado na economia com o apoio do operariado. c) condenava a violência como meio de ação, angariando, assim, o apoio da Igreja católica. d) a sua difusão representou a primeira ruptura surgida no Partido Comunista da Rússia. e) o movimento restringiu-se aos países da América do Sul. 06-(IJA) O termo anarquismo tem origem grega, e não consiste em um sinônimo de desordem ou baderna. Sua significação mais simples é “sem governo” e, na verdade, resume a oposição política a qualquer forma de poder que limite as liberdades individuais. Os indivíduos na sociedade anarquista devem adotar formas de cooperação voluntária e autodisciplina, capazes de estabelecer um equilíbrio ideal entre a ordem social e as liberdades do indivíduo.” Rainer Sousa, Portal Mundo Educação. Apesar de partilhar de algumas premissas comuns, o anarquismo é composto por diversas correntes de pensamento, que inclusive diverge em pontos importantes. Dos nomes apresentados abaixo, qual deles não é representante do pensamento e prática anarquista. a) Enrico Malatesta. b) Mikhail Bakunin. c) Pierre-Joseph Proudhon. d) Friedrich Engels. a) Piotr Kropotkin. 07- (IJA)"Os sofrimentos dos combatentes e da retaguarda levaram-nos a associar espontaneamente o regime capitalista e a guerra, a considerar que esta guerra não era a 'sua guerra'; o prestígio das classes dirigentes, que não souberam evitar o conflito, nem abreviá-lo ou poupar as vidas humanas, debilitou-se tanto mais quanto o enriquecimento rápido e espetacular de toda uma parte dessas classes contrastava com o luto e a aflição das massas. Por um momento submergidos, no início das hostilidades, pela vaga nacionalista, os conflitos de classe reaparecem, mais vigorosos e exacerbados por quatro anos de miséria. As classes dirigentes têm consciência do fato, e o medo do contágio revolucionário cria em seu meio um intenso terror que se manifesta na vontade de destruir este novo Estado, onde, pela primeira vez, o socialismo transporta-se do terreno da teoria para o das realidades. A união do mundo branco está rompida; doravante não haverá mais neutros; conscientemente ou não, é em relação à Revolução Russa - objeto de receios e repulsa para uns, de esperança para outros - que se classificarão governos, partidos e simples particulares." CROUZET, M.-HISTÓRIA GERAL DAS CIVILIZAÇÕES. ÉPOCA CONTEMPORÂNEA A partir da descrição do autor, é correto afirmar que: a) o socialismo seria a única solução para evitar uma luta de classes. b) o medo do socialismo levaria o empresariado a apoiar ações contrárias, e isso provocou, mais tarde, o estabelecimento do fascismo e do nazismo. c) a passagem das idéias do socialismo à prática levou toda a Europa a se conscientizar do perigo comum. d) a união do mundo branco rompeu-se e, após a Revolução Russa, provocou reflexos imediatos na libertação dos povos coloniais. e) a Europa saiu da guerra mais nivelada politicamente, pois a guerra acabou com as grandes fortunas, dando chances para uma estabilização sócio-econômica. 08-(IJA) "A queda da burguesia e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis (...). Os proletários nada têm a perder com ela, a não ser as próprias cadeias. E têm um mundo a ganhar. Proletários de todos os países, univos". Esse trecho, extraído do Manifesto Comunista de Marx e Engels, foi escrito no contexto histórico marcado a) pelo acirramento das contradições políticas, econômicas e sociais decorrentes do processo conhecido como Revolução Industrial. b) pelos conflitos entre trabalhadores e patrões que começaram a pontuar os países capitalistas a partir da ocorrência da Revolução Russa. c) pela afirmação dos Estados Unidos como potência imperialista com interesses econômicos e políticos em várias regiões do planeta. d) pelo confronto entre vassalos e suseranos, no momento de ápice da crise do modo de produção feudal e de enfraquecimento da autoridade religiosa. e) pelo incremento das contestações populares às diretrizes políticas implantadas pelos regimes autoritários que floresceram na Europa, na primeira metade do século XX. Aula 16: Exercícios de Revisão: 2 bimestre. 01-(IJA-2015) Em termos filosóficos, Nicolau Maquiavel (1469-1527) é apresentado como o descobridor da política como categoria independente da moral teológica. A ruptura de Maquiavel com a moralidade do cristianismo significa que: A) a virtude (virtù) política está associada à maldade e ao uso indiscriminado da força bruta. B) a ética ou a moral da política moderna deve ser a do mundo pagão, que se destina à realização do bem público, antes de tudo. C) a ação política deve estar pautada nos preceitos da razão humana, que determinam a priori o que é bom ou mal, justo ou injusto. D) as virtudes cristãs – a humildade, a misericórdia, a fé em Deus, o amor ao próximo são, em si mesmas, ruins e sem importância. E) o elemento decisório da política não é Deus, mas sim a força incontrolável do acaso, a eventualidade da “fortuna”. 02-(UFF 2010) De acordo com o filósofo inglês Thomas Hobbes (1588-1679), em seu estado natural, os seres humanos são livres, competem e lutam entre si. Mas como têm em geral a mesma força, o conflito se perpetua através das gerações, criando um ambiente de tensão e medo permanentes. Para Hobbes, criar uma sociedade submetida à lei e na qual os seres humanos vivam em paz e deixem de guerrear entre si, pressupõe que todos os homens renunciem a sua liberdade original e deleguem a um só deles (o soberano) o poder completo e inquestionável. Assinale a modalidade de governo que desempenhou importante papel na Filosofia Política Moderna e que é associada à teoria política de Hobbes. A) Monarquia censitária B) Monarquia absoluta C) Sistema parlamentar D) Despotismo esclarecido E) Sistema republicano 03- (IJA-2016) Thomas Hobbes e John Locke fazem parte da mesma escola

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