Como estudar sociologia para o vestibular

Sociologia Enem: a ousada chegou! Tá na hora de perder o medo das ideias de Weber, Marx e Durkheim. A matéria é o calcanhar de Aquiles de alguns alunos por conta dos conceitos teóricos complexos. Mas fique calmo!  Este é o guia definitivo para você aprender Sociologia tão bem, que vai saber até saber citar “O Capital” de cor na Redação Enem. Duvida? Vem com a gente!

✨SAIBA COMO ESTUDAR TODAS AS MATÉRIAS PARA O ENEM 2018✨

Como estudar a Sociologia Enem

Só ler várias vezes o mesmo texto não vai fazer o conceito entrar na sua cabeça. Tudo bem que a leitura é o meio mais básico de estudar qualquer disciplina das Ciências Humanas. Mas existem formas mais efetivas de aprender Sociologia. 😉 Confira as dicas abaixo 👇

Otimismo, ó, lá em cima!

Se antes de estudar Sociologia, você é tomado pelo sentimento de “essa galera viaja muito, que coisa chata, isso não é para mim”, pare com esse pensamento agorinha mesmo. Você é capaz de aprender Sociologia, sim! Afinal, é uma matéria que é para todo mundo – os sociólogos vão estudar o comportamento humano! Então, tenha uma postura otimista e siga em frente.

Seja organizado

“Ah, todo mundo fala isso, nem é novidade”

Vamos com calma! Realmente, um ambiente de estudos organizado é ótimo para se concentrar em qualquer circunstância. Mas, no caso da Sociologia Enem, você precisa de foco total e absoluto. Como os primeiros teóricos  eram de uma época muito diferente da nossa, é normal que você se perca em alguns momentos. Por isso, é necessário um local adequado para você estudar. Assim, dá para minimizar ao máximo os momentos de distração.

Não confunda nomes e momentos históricos

O contexto histórico em que o autor está inserido reflete diretamente sobre as teorias que ele sustenta. Mas não é porque dois autores são contemporâneos que eles vão defender o mesmo argumento. Isso pode causar uma certa confusão na sua cabeça.

A melhor forma de evitar essa sobreposição de conceitos é fazendo uma linha do tempo. Em cada parte da sua cronologia, escreva um período histórico – como a Antiguidade -, ponha os teóricos desse tempo e o que cada um deles “defende”. Assim, fica melhor visualizar a matéria.

Perca o medo dos termos específicos

Como estudar sociologia para o vestibular
Prova de Ciências Humanas e Linguagens do Enem 2017. Fonte: Rádio Cidade de Vitória

Sabe quando você está estudando de boa e, do nada, aparece um “Práxis” no meio do parágrafo? Pois é. Isso é recorrente na Sociologia Enem porque muitos termos típicos da matéria são originários do grego, do alemão e do latim.

Às vezes, só de ver uma palavra dessas, você desiste da questão. Mas, na verdade, esse é um super trunfo do estudo. Cada termo é relacionado a uma matéria dentro da Sociologia. Logo, quando você entende o contexto daquela palavra, só de olhar para uma questão você mata que a matéria tratada ali é Platão, por exemplo. Por isso, estude-os com carinho!

Modo exercícios: ativar!

Aqui não tem mistério. Pode se soltar e fazer exercícios à vontade! Quanto mais questões você fizer, mais vai conseguir fixar o conteúdo. Deixe a preguiça de lado e mãos à obra!

Prepare-se mês a mês

O “como estudar” já está ok! “Mas o que eu devo estudar para Sociologia”?

Simples! Separamos um cronograma mensal de matérias para você programar direitinho o seu estudo. Saca só:

Primeiro semestre

Fevereiro:  

  • Surgimento da Sociologia
  • Processo de Socialização

Março:

  • Auguste Comte e o positivismo
  • Karl Marx
  • Émile Durkheim

Abril:

  • Estratificação social
  • Mobilidade social
  • Formação política

Maio:

  • Antropologia
  • Identidade e alteridade
  • Diversidade X Multiculturalismo
  • Patrimônio Cultural

Junho:  

  • Indústria Cultural: Adorno e Horkheimer
  • Benjamin e a reprodutibilidade  
  • Mídia e sociedade  
  • Cidadania
  • Direito dos indivíduos

Segundo semestre

Julho:

  • Estratificação social  
  • Mobilidade social
  • Formação política

Agosto:

  • Formação política
  • Identidade Política
  • Fenômenos Sociais
  • Émile Durkheim: Instituições sociais – Família e Educação

Setembro:

  • Émile Durkheim: Instituições sociais – Família e Educação  
  • Poder: Ideologia
  • Ideologia para Karl Max

Outubro:

  • Movimentos sociais relevantes
  • Sociologia no Brasil

Isso mesmo! Não tem nada previsto para novembro. Afinal, às vésperas da prova, estudar pode ser prejudicial. Ao invés de aprender algum conteúdo novo, ficar em cima dos livros acaba por te deixar ansioso.

Vá para a prova com o que você estudou nos últimos meses. Temos certeza que será o suficiente para conquistar sua vaga. A gente sabe que não é fácil, mas tente relaxar. O seu foco deve ser poupar energias para ter um ótimo desempenho nos domingos de aplicação. Confie na gente e vá abstrair!

Temas que mais caem na Sociologia Enem

E agora? Para desmistificar Sociologia bastava só isso? Calma, jovem gafanhoto! Sempre é possível fazer alguma coisa a mais para incrementar o seu aprendizado.  Neste caso, é saber criar uma boa estratégia.

No Enem, é importante saber quais matérias mais caem na prova. Assim, você consegue direcionar o seu estudo e intensificar seus esforços em conteúdos que serão cobrados na prova.

Chamamos reforços

Vamos fechar com chave de ouro? Trouxemos um episódio do Dose de Atualidades que explica as mudanças na Reforma Trabalhista. Esse programa no nosso canal do YouTube funciona como um informativo que destrincha os principais acontecimentos no Brasil e no Mundo para você ficar ligado em tudo! O assunto super poderia ser cobrado na prova de Ciências Humanas do Enem. Confira 👇

Tá vendo como Sociologia não é esse bicho de sete cabeças? Mantenha-se otimista! Temos certeza que você consegue tirar essa matéria de letra. Conte com a gente para o que precisar nessa jornada até a universidade! Vamos juntos? 💪

Como estudar sociologia para o vestibular

Estudar Sociologia para o Enem pode ser um desafio para muitos estudantes. Afinal, essa disciplina envolve a vida em sociedade — que, apesar de ter algumas leis imutáveis, sofre constantes alterações com os estímulos externos. Se você pensou nos avanços da tecnologia e nas disputas por poder, acertou em cheio!

Mas com as dicas deste post, você vai estudar com mais foco e aprender ainda mais o que cai no Enem no caderno de Sociologia. Acompanhe conosco e chegue ainda mais próximo de uma boa nota na prova de Sociologia no Enem!

Dê foco no contexto histórico

Assim como na História e na Literatura, o contexto histórico é muito importante para entender além das teorias. É por meio deles que os estudantes podem aprender sobre os eventos que originaram certos pensamentos, como:

  • as relações entre Poder e Estado;
  • a formação da democracia;
  • os entendimentos sobre contrastes sociais e as lutas de classe;
  • as influências da diversidade cultural.

Muitos estudantes acreditam que basta decorar uma série de datas e que isso será suficiente para se dar bem na prova de Sociologia no Enem e no vestibular. No entanto, nem sempre é produtivo — além da frustração causada quando não se consegue memorizá-las, essa prática não significa que você aprendeu o contexto.

Nessa jornada em busca da assimilação dos conteúdos, nada melhor que fazer resumos! Quando você lê e reformula o que entendeu com suas próprias palavras, tem mais chances de guardar aquela informação com maior facilidade. Se a sua memória visual for boa, vai lembrar até mesmo em que posição da folha as escreveu!

Vá a fundo nas biografias das personalidades citadas

Além do contexto histórico, há algumas personalidades que aparecem bastante nos materiais da área. Direcione o seu foco para os sociólogos mais famosos:

  • Karl Marx;
  • Max Weber;
  • Émile Durkheim.

Esses três nomes são considerados os pilares da Sociologia, pois criaram teorias que ajudaram bastante na compreensão de como funciona a sociedade — tanto em termos de educação e de trabalho quanto de condutas impulsionadas pelos relacionamentos interpessoais.

Além de conhecer as principais linhas de pensamento dessas personalidades, aproveite para estudar sobre o momento histórico em que viveram, quais fatores influenciaram suas ideologias e como deram seus primeiros passos em busca do conhecimento. Novamente, decorar datas nem sempre é produtivo, mas tenha, pelo menos, uma noção do período estudado.

Estude movimentos contemporâneos

Os movimentos sociais são uma base importante da Sociologia. Os principais pensadores dedicaram seus estudos a essas manifestações de caráter cultural e político, pois entenderam que elas estiveram presente na vida dos seres humanos desde os primeiros registros de civilização.

Muitas dessas manifestações clássicas geraram transformações profundas na forma de viver em sociedade — inclusive, ainda podem ser vistas nos movimentos contemporâneos, cujo início se dá a partir da década de 1960. Os direitos dos cidadãos e a diversidades cultural passaram a pautar discussões.

Como estudar sociologia para o vestibular

É importante considerar as características dos movimentos sociais, como a necessidade de um opositor, a existência de uma identidade, a mobilização como forma de manifestação e assim por diante.

Faça a ponte entre a Sociologia e a Filosofia

Se tem um exame que cobra bastante a interdisciplinaridade em suas questões, esse exame é o Enem. A linha entre um conteúdo e outro é bastante tênue e, por isso, estudar Sociologia e Filosofia junto pode colocar você em vantagem competitiva. Isso porque são matérias complementares e dialogam entre si em muitos pontos.

Então, já sabe: nos seus planos de estudo para o Enem, separe algumas horas da semana para compreender as Ciências Humanas e suas Tecnologias como um todo. Além dessas duas disciplinas, veja também como a História e a Geografia influenciam a sociedade e os movimentos sociais e como mexem com o posicionamento das pessoas.

Aprimore sua capacidade de interpretar textos

O Enem é reconhecido pelas questões cheias dos textos e cadernos a perder de vista. Muitas vezes, a resposta está nas entrelinhas e basta ler com atenção para entender. A interpretação é o segredo de sucesso para conquistar boas notas, como você pode ter percebido.

A melhor forma de treinar essa habilidade é por meio da leitura. Adquira o hábito de ler materiais das disciplinas, livros para seu entretenimento e, principalmente, reportagens e outros conteúdos jornalísticos. Assim, além de aprimorar sua escrita, consegue passar longe dos preconceitos linguísticos e identificar questões sociológicas na vida real.

As charges e tirinhas também costumam aparecer bastante nas provas de Sociologia dos vestibulares. Afinal, elas têm o poder de esconder mensagens por meio das falas e dos posicionamentos de seus personagens. Ou seja, interpretação pura! Se, em um primeiro momento, entendê-las parecer difícil, busque explicações. Mais tarde, e com estudos aprofundados, terá maior repertório para decifrá-las nos exames.

Pratique o aprendizado com exercícios

Investir na leitura dos conteúdos é, de fato, uma maneira eficaz de adquirir conhecimento. Porém, quando você entende como tudo funciona na prática, consegue assimilar ainda mais o que aquilo significa. Esse benefício não vale apenas para os problemas da Matemática ou da Geometria. Com a Sociologia, você pode sim fazer e refazer exercícios — sejam eles de escolher uma alternativa, sejam de discorrer sobre o assunto.

Para isso, experimente pegar os cadernos e os gabaritos de edições anteriores do Enem e, até mesmo, de outros vestibulares. Com esse hábito, você ainda consegue ter uma noção maior de quais são os tópicos mais cobrados e a forma como eles caem na prova.

Você sabia que dá para estudar online para o Enem? Para Sociologia e todas as outras disciplinas, inclusive. Várias dessas questões estão disponíveis na internet — é só encontrar uma plataforma de confiança. Nesse sentido, o Trilha do Enem é ideal: você consegue praticar com simulados e ainda monta seu próprio roteiro de forma gratuita e por qualquer dispositivo!

Agora que você já sabe como estudar para Sociologia no Enem, coloque as dicas deste post em seu cronograma! Aproveite a interdisciplinaridade do exame para aprender as matérias com uma visão ampla e analítica. Dessa forma, mesmo se algum tema for cobrado na redação, você terá mais chances de obter sucesso.

Gostou do conteúdo? Então, continue no blog e entenda como será o cronograma do Enem em 2020!

Como estudar sociologia para o vestibular