O que fazer quando a internet não funciona no celular

Meu Wi-Fi não funciona no celular. Já tentei de tudo: reconfigurei o roteador, reiniciei, mudei a senha, tirei a senha, mudei o DNS, esqueci a rede no celular, reiniciei o aparelho (um Moto G dual Android), desliguei e liguei o Wi-Fi, desmarquei a opção para impedir rede de baixa qualidade, modifiquei a rede colocando o IP em estático e colocando manualmente o endereço de IP, gateway, DNS 1 e 2 (4.2.2.2 e 4.2.2.1). O Wi-Fi conecta, mas não funciona no celular.

Aparece conectado, mas quando acesso, diz que o Wi-Fi está desligado ou que não há rede. Detalhe: o computador que estou usando é wireless também, e o celular conecta com o Wi-Fi do vizinho, do trabalho e da faculdade sem nenhum problema. 

Meu roteador é um Intelbras WRN 240. Quando tento conexão automática no celular, não chega nem a autenticar e já aparece "desconectado". Liguei no suporte da internet, mas a operadora disse que só pode ajudar se o problema for no roteador ou conexão, enfim, fizeram tudo que podiam pela internet, mas o problema persiste. 

P.s: nenhum celular conecta com a internet daqui, mas o Wi-Fi pega normalmente nos notebooks e PCs de mesa. Alguém me ajuda? Mais alguma ideia do que posso fazer? Mando o celular para garantia? 

P.s: a opção do proxy está desativada.

Automaticamente, o seu aparelho sempre seleciona a rede de dados mais rápida disponível no local em que você estiver.

Por conta disso, as conexões H e H+, geralmente, são utilizadas em grandes cidades, onde há mais torres de sinal.

Já em cidades mais afastadas ou com pouca recepção de sinal, as letras E e G devem aparecer com maior frequência.

Outro detalhe é que muitas pessoas acreditam que os padrões HSPA e HSPA+ são a mesma coisa que 3G.

No entanto, quando o 3G aparece ao lado do seu sinal de celular, ele representa a terceira geração da tecnlogia UMTS (Universal Mobile Telecommunications Service) que pode chegar apenas a 2 Mb/s (bem menos do que a letra H ou H+).

O 4G vem logo em seguida do 3G, sendo que a principal diferença é justamente a velocidade de conexão e de carregamento de dados.

Nesse caso, uma conexão 4G pode ser até 10 vezes mais rápida do que a terceira geração.

Além disso, recentemente no Brasil algumas operadoras estão testando a conexão 5G, que pode oferecer até 100 mpbs por pessoa.

Não conseguiu resolver seu problema? Confira nosso passo a passo para resolver rede móvel indisponível.

O smartphone não conecta ao Wi-Fi e não sabe o que fazer para voltar a funcionar? Essa é uma situação comum e alguns procedimentos simples podem corrigir o problema. Seja por erro de autenticação, conexão sem rede ou qualquer outra dificuldade.

Um dos sinais que indicam que algo pode estar dando errado é, de acordo com o Google, ter downloads não iniciados, que expiram ou permanecem em 0%. E, claro, não conseguir carregar sites no navegador.

O AppGeek reuniu dicas que podem ajudar quando o Wi-Fi não funciona no celular. As orientações, de modo geral, funcionam tanto para smartphones com sistema Android quanto iPhones. Confira!

1. Confirme se as configurações de Wi-Fi estão ligadas

Sim, parece uma dica boba, mas, acontece com frequência. É comum achar que a opção de Wi-Fi está ativada e, ao conferir, simplesmente não está. Nos iPhones, basta seguir o caminho Ajustes → Wi-Fi e ver se a chave relativa à opção está ligada.

Já nos aparelhos Android, de um modo geral, basta acessar a opção no menu de atalhos rápidos. Para isso, arraste o dedo do topo da tela para baixo e vá em Wi-Fi.

Caso não encontre, siga o caminho: Configurar → Rede e Internet ou Redes sem fio e outras ou Conexões (pode variar de acordo com o dispositivo). Então, ative a chave relativa ao item Wi-Fi.

2. Ative o Modo avião

O Modo avião é um recurso que desabilita de uma só vez todos os recursos de troca de dados, como o Wi-Fi, Bluetooth e GSM. O próprio Google sugere ativá-lo durante 10 segundos e, logo depois, desativar para tentar resolver problemas de conexão.

Nos aparelhos Android, basta acessar a opção no menu de atalhos rápidos, ao arrastar o dedo do topo da tela para baixo e ir em Modo Avião.

Caso não encontre, siga o caminho: Configurar → Rede e Internet ou Redes sem fio e outras ou Conexões (pode variar de acordo com o dispositivo) → Avançado. Em seguida, ative a chave relativa ao Modo avião. Mantenha ativado por 10 segundos e, logo em seguida, desative.

Já no iPhone, vá na Central de controle e toque sobre o ícone de um avião para ativar. Também é possível fazer o processo através do caminho Ajustes → ativar a chave relativa ao Modo Avião. Deixe ativado por 10 segundos e desative novamente.

3. Veja se o Bluetooth está ligado

Não é comum, mas pode acontecer, principalmente em aparelhos Android, de o Bluetooth ativado criar conflitos com o Wi-Fi. Ou seja, o Bluetooth, quando ligado, pode desativar o Wi-Fi. Por isso, desligue a função para ver se consegue recuperar a conexão com a internet.

No Android, siga o caminho: Configurar → Dispositivos Conectados → Preferências de conexão → Bluetooth → Desativar a chave relativa à opção. Já no iOS, vá em Definições → Bluetooth → Desative a chave relativa à opção Bluetooth.

“Pode parecer simples, mas às vezes isso basta para corrigir problemas em uma conexão”, explica o Google. Portanto, quando nada funciona, não custa recorrer a essa opção para resolver a situação e conseguir conectar seu celular ao Wi-Fi.

5. Redefina os ajustes de rede

Se nenhuma das opções acima resolveu o problema, tente, então, redefinir os ajustes de rede do aparelho. Desse modo, todas as configurações relativas a conexões de dados são restauradas ao padrão de fábrica. Isso engloba não apenas o Wi-Fi, mas também de dados móveis (3G e 4G) e Bluetooth.

Como configurar um repetidor de sinal Wi-Fi pelo PC, celular ou WPS

Vale ressaltar que o procedimento apaga todas as redes Wi-Fi salvas no smartphone. Isso significa perder as senhas guardadas no aparelho. Por isso, se necessário, anote as mais importantes antes.

No Android, siga o caminho: Configurar → Sistema → Avançado → Redefinir opções → Redefinir Wi-Fi, rede móvel e Bluetooth → Redefinir Configurações. Já no iPhone, vá em Ajustes → Geral → Redefinir → Redefinir Ajustes de Rede.


Saiba como descobrir a senha do Wi-Fi salva no seu PC ou celular.

6. Confira se o sistema está atualizado

O sistema operacional dos smartphones costuma ser atualizado constantemente. Muitas vezes, esses updates trazem melhorias de segurança e algumas novidades para os usuários.

Quando desatualizado, pode haver problemas de funcionamento, devido a algum erro de software. Por isso, confira se o seu Android ou iOS está em dia.

No Android, siga o caminho: Configurar → Sistema → Avançado → Atualização do sistema. Se estiver em dia, visualizará a informação Seu sistema está atualizado.

No iOS, vá em Definições → Geral → Atualização de software. Se não houver qualquer notificação, é sinal de que está atualizado.

7. Veja se o roteador/modem está ligado

Mais uma regra simples, porém funcional. Se não estiver usando uma rede pública (ou se tiver como perguntar à administração do local), confira se o modem está ligado ou funcionando corretamente.

Veja também se o seu smartphone está dentro da área de alcance do sinal e se, por acaso, está usando a senha errada. Se possível, verifique se outros aparelhos conseguem se conectar à rede Wi-Fi. Tente também ligar o celular a outras redes, uma vez que o problema pode ser com aquela em questão e não com o aparelho.

8. Reinicie o modem (se puder, claro)

É a primeira orientação dada ao ligar para uma operadora de internet quando a conexão não funciona. No entanto, esse passo só pode ser seguido caso não esteja tentando usar uma rede Wi-Fi púbica.

Primeiramente, veja se todos os cabos estão conectados corretamente. Depois, desligue o modem, aguarde cerca de 10 segundos, e o ligue novamente. Espere todas as luzes estabilizarem e tente conectar o aparelho mais uma vez.

9. Reveja os apps instalados recentemente

Alguns aplicativos baixados podem apresentar erros que causam conflitos com as configurações de Wi-Fi. Portanto, reveja os apps que baixou recentemente, desde que começou a ter dificuldades de conexão.

Se identificar algum programa suspeito, exclua imediatamente e reinicie o celular.

Veja como desinstalar vários apps de uma vez no Android.

10. Restaure o celular às configurações de fábrica

Se, infelizmente, nenhuma das opções acima adiantou para corrigir o erro, a última alternativa será restaurar as configurações de fábrica do aparelho. Isso significa fazer com que todas as suas preferências, fotos, apps baixados, entre outros, sejam excluídos.

Como o próprio nome sugere, deixa o sistema como se tivesse acabado de ser comprado. Se não quiser perder informações importantes, faça antes o backup desses conteúdos.

AppGeek recomenda:

Está com problemas nos dados móveis do seu celular? Conferiu seus créditos e mesmo assim o problema persiste? O problema pode estar na conexão 3G/4G!

Mas mantenha a calma, selecionamos as melhores dicas exclusivamente para você. Isso vai ajudar você a entender o que fazer para funcionar os dados móveis do seu celular.

1. Configure a internet do celular

Se seu celular é novo ou se você precisou formatar seu celular e restaurá-lo aos padrões de fábrica, pode ser que isto seja a causa dos seus dados móveis não estarem funcionando.

Já está usando um chip de uma operadora em seu smartphone? Então veja abaixo os passos para configurar seu aparelho de forma manual:

  1. Acesse às “Configurações” do seu aparelho (ou “Ajustes para iOS);
  2. Encontre a opção equivalente à “configuração de conexão de dados”;
  3. Se o celular tem slot para 2 chips, escolha aquele que esteja com o pacote de dados contratado (só 1 pode se conectar ao 3G ou 4G);
  4. Verifique se o chip está ativo e o nome da sua operadora aparecendo. Se tiver desconectado acidentalmente, reconecte, e provavelmente isso deve resolver. Se não for o caso, siga os passos seguintes;
  5. Volte em “Configurações” ou “Ajustes”;
  6. Procure a opção “Redes Móveis”;
  7. Selecione a opção “Operadoras de Rede”;
  8. Aqui você pode selecionar entre “buscar manualmente” ou “escolher automaticamente”;
  9. Escolha “Buscar Manualmente” e procure a sua operadora;
  10. Verifique se um símbolo de rede móvel (3G ou 4G) aparece no canto superior de seu aparelho.

Se o símbolo não aparecer, significa que o problema ainda não foi resolvido. Vale a pena verificar se seu chip não está registrado na rede.

2. Intensidade de sinal de rede

Verifique como está a sua conexão de rede, aquelas barrinhas que mostram a intensidade do sinal no seu aparelho.

Se você estiver em um lugar distante e sem nenhuma torre de sinal por perto, o motivo para seus dados móveis não funcionarem pode ser por falta de sinal. Se este for o caso, veja nossas dicas de como conseguir acessar internet de graça, inclusive quando está sem sinal no seu aparelho.

3. Ativação e desativação modo avião (reboot)

Às vezes, os dados móveis não funcionam por conta de erros no sistema do celular. Nesses casos, uma forma mais rápida de tentar dar um reboot é reiniciando o aparelho.

Se não quiser desligar o aparelho, você pode tentar colocá-lo em Modo Avião, aguardar um tempo e desligar o Modo Avião. Pode ser que você esteja com um problema mesmo na conexão, e isso ajuda a "forçar" o aparelho a se reconectar.

4. Confira as condições do chip

A razão dos dados móveis não funcionarem pode também ser por um problema no seu chip.

Abra seu aparelho, tire o chip e verifique se há poeira no contato ou se o chip está com qualquer defeito ou sinal de ter sido danificado. Se este for o caso, entre em contato com sua operadora e compre um novo chip.

Fique tranquilo, você não precisará mudar o número — eles podem emitir um novo chip com o mesmo telefone para você.

5. Veja o limite dos dados disponíveis no seu plano

Seguiu todos os passos ainda e os dados móveis ainda não está funcionando? Uma hipótese é que você já tenha atingido o limite de dados disponível do seu plano. Por exemplo: se o seu aparelho é pré-pago e os seus créditos acabaram, o acesso à internet será suspenso.

Do mesmo modo, se o seu plano atingiu o limite de dados disponíveis do mês, o acesso à internet será automaticamente desabilitada no seu celular. Para que o acesso retorne, você precisa fazer a renovação do plano ou, em alguns casos, você pode adquirir pacotes adicionais de dados para conseguir utilizar mais a internet.