Como estudar para a prova do encceja

Como estudar para a prova do encceja

Continuar os estudos é o caminho mais eficaz para garantir melhores oportunidades no mercado de trabalho. A finalização do ensino médio é uma conquista importante não só por representar um marco na vida educacional de qualquer pessoa, mas também por possibilitar o ingresso na Unopar — e sabemos que o diploma de nível superior tornou-se indispensável para o currículo, certo?

Você sabe o que é o ENCCEJA e como ele pode ser a solução de que precisa para concluir esse objetivo? Pois agora a intenção é auxiliar na missão de ser aprovado no exame e obter o certificado de conclusão dos estudos em mãos.

Confira as dicas de como estudar para o ENCCEJA e comece desde já a se preparar para o exame!

Prepare-se lendo as provas passadas

O primeiro passo para se sair bem em qualquer prova é conhecer bem a sua estrutura e ter uma noção exata dos conteúdos que serão cobrados. Isso não poderia ser diferente com o ENCCEJA. Portanto, comece dando uma olhada nas edições anteriores. A boa notícia é que o próprio site do exame disponibiliza as questões e gabaritos passados, e você pode aproveitá-los também para estudar e treinar os seus conhecimentos!

Treine a redação

A prova do ENCCEJA é composta por 120 questões de múltipla escolha, que abordam diferentes áreas do saber, e uma redação. Um equívoco bastante comum entre os candidatos é pensar que não é necessário estudar para essa última parte do exame, afinal, basta escrever sobre o tema proposto, certo? Bom, saiba que a verdade não é bem assim!

A redação tem um peso muito grande na nota final — e são vários os critérios utilizados pelos avaliadores no momento da correção, como uso da norma-padrão da língua, divisão em parágrafos, atenção quanto ao tema, entre outros. Ou seja, estar preparado e saber escrever um bom texto é fundamental. Para isso, você deve:

  • treinar bastante: afinal, a melhor forma de aprimorar a escrita é por meio da prática;
  • manter-se atualizado: lembre-se de que os assuntos que estão em alta são constantemente temas de redação. Por isso, tire sempre um tempo para acessar os portais de notícias e ler as principais manchetes.

Tenha um cronograma de estudos

Sabemos que voltar a estudar depois de algum tempo parado, embora muito vantajoso, não é uma tarefa tão simples assim. Em meio a rotinas cada vez mais atribuladas, é preciso encontrar tempo para equilibrar a preparação para o ENCCEJA com o trabalho, afazeres domésticos, cuidados com a família, entre demais atividades. Sendo assim, a melhor forma de se organizar é por meio de um cronograma de estudos.

Para isso, divida todo o conteúdo a ser estudado durante os dias da semana, reservando horários específicos para cada matéria. Isso não só o ajudará a gerir melhor o seu tempo, como também a criar um senso de disciplina indispensável para mandar bem na prova.

Aposte nos mapas mentais

Você já ouviu falar em mapas mentais? Eles se tratam de uma técnica de estudo que consiste na criação de diagramas, facilitando a organização da informação e a memorização do conteúdo.

Como estudar para a prova do encceja

Todo mapa mental começa a partir de um conceito central (ou palavra-chave), com ramificações que representam subtópicos relacionados ao tema. O que faz toda a diferença aqui é o uso de recursos gráficos e artísticos para melhorar a compreensão.

Em outras palavras, para tornar o seu diagrama mais atrativo e potencializar os resultados dessa técnica de estudo, você pode utilizar cores diferentes para cada ramificação, símbolos, desenhos, fontes distintas etc. Que tal tentar aplicar os mapas mentais em sua rotina de estudos para o ENCCEJA 2020?

Tire todas as suas dúvidas a tempo

Para ter bom resultado no ENCCEJA e evitar o nervosismo e a ansiedade na hora da prova, é indispensável tirar todas as suas dúvidas a tempo. Por isso, sempre que surgir algum questionamento durante os estudos, busque solucioná-lo naquele momento. Isso também o ajudará a seguir em frente em sua preparação sem acumular conteúdos!

Estude com pausas

Ao contrário do que muitos possam imaginar, ficar de cara com os livros por horas, extrapolando os horários determinados em seu cronograma, raramente será a melhor forma de assimilar os conteúdos. Além de cansativa, essa prática pode prejudicar o seu rendimento, já que leva o corpo e a mente à exaustão. Para evitar que isso aconteça, uma boa dica é fazer pausas regulares.

A técnica Pomodoro pode ser uma grande aliada nesse sentido. Com o objetivo de auxiliar trabalhadores e estudantes a otimizarem seus resultados, ela consiste na divisão do trabalho (nesse caso, dos estudos) em blocos de 25 minutos. Abaixo, aprenda como colocar a metodologia em prática:

  • monte uma lista de tarefas com tudo aquilo que pretende fazer durante a sua sessão de estudos (por exemplo,”terminar a lista de exercícios”, “ler sobre determinado assunto” e assim por diante);
  • programe um cronômetro ou despertador para 25 minutos;
  • escolha uma tarefa da lista e execute-a, mantendo o foco e a concentração;
  • assim que o cronômetro ou despertador tocar, pare tudo e faça uma pausa de 5 minutos;​
  • quando finalizar a tarefa em questão, risque-a da lista e comece a próxima;
  • a cada quatro blocos de 25 minutos, a pausa passa a ser de 30 minutos.

Não se esqueça da sua saúde

Sabemos que, quando o assunto é estudar para o ENCCEJA, é comum que o estudante mantenha o foco total na preparação para a prova. Isso não significa, no entanto, que você deva abdicar de uma rotina saudável e equilibrada. Pelo contrário! Saiba que seu rendimento no exame está diretamente relacionado ao bem-estar físico e mental, especialmente nos dias que antecedem o exame.

Por isso mesmo, não deixe de cuidar dessa questão. Alimente-se bem, preze por boas noites de sono, tente praticar atividade física sempre que possível e separe um tempo para os momentos de lazer. Isso o ajudará a manter a saúde em dia e evitará que condições como o estresse e até mesmo a ansiedade atrapalhem o seu desempenho.

Agora você já sabe como estudar para o ENCCEJA e tem as dicas necessárias para tirar uma ótima nota na prova. Lembre-se de que, com uma boa gestão de horários e objetivos definidos, é possível chegar muito longe. Logo mais, poderá ingressar em uma boa faculdade para dar início a uma carreira de sucesso. Quando chegar o momento, conte com a Unopar e suas vantagens, a exemplo do Canal Conecta.

Gostou do post? Então, aproveite para compartilhá-lo agora mesmo em suas redes sociais e, assim, ajudar outras pessoas que querem concluir seus estudos.

Como estudar para a prova do encceja

Como estudar para a prova do encceja

Veja algumas dicas para desvendar os segredos do Encceja e realizar a prova com estratégia e eficiência.

Se você não conseguiu terminar os estudos na forma tradicional, por questões pessoais ou qualquer outro motivo, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é perfeito para você.

Criado pelo Ministério da Educação (MEC), o Encceja é uma prova gratuita, voluntária, realizada uma vez por ano, com o intuito de fornecer certificação de conclusão do ensino médio ou do ensino fundamental para jovens e adultos que não conseguiram cursar o período escolar na idade indicada.

Neste artigo vamos te dar dicas para se preparar e alcançar bons resultados no Encceja. Fique atento!

Como funciona a prova do Encceja

As provas do Encceja acontecem em único dia, dividida em dois turnos, manhã e tarde. Ela é composta por 30 questões de múltipla escolha, onde cada pergunta possui 4 alternativas, sendo apenas uma a correta.

O que muda entre o exame do ensino fundamental e do ensino médio é a divisão das disciplinas, o conteúdo abordado e o que precisa ser estudado. Veja a seguir como as matérias são distribuídas em cada avaliação:

Prova para certificação do ensino fundamental

  • Língua Portuguesa
  • Língua Estrangeira Moderna
  • Artes
  • Educação Física
  • Ciências Naturais
  • História
  • Geografia

Prova para certificação do ensino médio

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias
  • Ciências Humanas e suas tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias
  • Matemática

O Ministério da Educação determinou que estas áreas de conhecimento sejam cobradas no Encceja de acordo com o currículo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Prova de Redação do Encceja

Além disso, em ambos os níveis de escolaridade, é exigido do participante uma prova de Redação na qual ele deverá escrever um texto de prosa dissertativo-argumentativo com pelos menos 25 e no máximo 30 linhas, segundo o tema proposto e demonstrando o domínio da norma culta da língua escrita.

Para obter um resultado positivo na redação, procure criar uma boa estrutura de texto. Organize os parágrafos com introdução, desenvolvimento e conclusão. Fique atento com as novas regras de ortografia e não use gírias. Nunca coloque informações das quais você não tem certeza, lembre-se: ?menos é mais?. Faça um texto limpo e claro!

Veja a seguir alguns temas que apareceram com frequência nas edições anteriores:

  • Sustentabilidade
  • Sistema político brasileiro
  • Crescimento populacional
  • Tecnologia
  • Questões religiosas e de intolerância
  • Inclusão social
  • Crise da água
  • Violência urbana
  • Preconceitos
  • Situação internacional

Dessa forma, é muito importante se manter ligado no que acontece no Brasil e no mundo, se informar através da leitura de jornais, revistas e sites.

O que estudar para a prova do Encceja

Para ajudar os candidatos do Encceja, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão que aplica a prova, disponibiliza no seu site um conteúdo exclusivo para os candidatos se prepararem.

Há materiais tanto para aqueles que desejam o certificado para o ensino médio quanto para o fundamental. Nele constam os conteúdos cobrados de acordo com as disciplinas. Veja a seguir quais são eles:

Prova para certificação do ensino fundamental

CIÊNCIAS NATURAIS

  • Ciência e tecnologia: benefícios e riscos
  • Compreender a natureza e preservar a vida
  • A saúde é um direito do cidadão
  • Conhecendo e respeitando o próprio corpo
  • Conhecimento científico: importante aliado da população
  • Planeta e Universo
  • Recursos da natureza

HISTÓRIA E GEOGRAFIA

  • Confrontos sociais e território nacional
  • Mudanças no espaço geográfico do Brasil
  • O valor da memória
  • Cidadania e democracia
  • Movimentos políticos pelos direitos dos índios
  • A cidade e o campo no Brasil contemporâneo
  • As sociedades e os ambientes
  • Organizações econômicas das sociedades na atualidade
  • Estado e democracia no Brasil

MATEMÁTICA

  • Os números: seus usos e seus significados
  • Geometria: leitura e representação da realidade
  • As medidas e compreensão da realidade
  • Proporcionalidade: uma ideia fundamental
  • A Álgebra: suas funções e seus usos
  • A Estatística e sua importância no mundo da informação
  • Explorando situações numéricas

LÍNGUA PORTUGUESA, LÍNGUA ESTRANGEIRA, EDUCAÇÃO ARTÍSTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Interligando as linguagens
  • Compreendendo as línguas estrangeiras
  • Corpo e sociedade
  • Arte: olhos para a vida
  • Ler e viver o texto literário
  • Gêneros de texto: temas, formas, recursos e suportes
  • Você sabe com quem está falando?
  • Os tons e mil tons do português do Brasil
  • Na boca do povo

Prova para certificação do ensino médio

CIÊNCIAS NATURAIS

  • A ciência como construção humana
  • O papel das tecnologias no mundo contemporâneo
  • A tecnologia em nosso dia a dia
  • Condições de saúde no Brasil
  • Conhecimentos físicos e a vida atual
  • Química, natureza e tecnologia
  • Biodiversidade e meio ambiente

CIÊNCIAS HUMANAS

  • Cultura, memória e identidade
  • A construção do território
  • Estado e Direito
  • Cidadania
  • Impactos ambientais
  • O mundo urbano e industrial
  • O trabalhador, as tecnologias e a globalização
  • Os homens, o tempo e o espaço

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

  • Publicidade, entretenimento e outros sistemas
  • As línguas estrangeiras modernas em nossa sociedade
  • A arte no cotidiano do homem
  • A vida em uma sociedade letrada
  • Defendendo ideias e pontos de vista
  • Das palavras ao contexto
  • Tecnologias de informação e comunicação

MATEMÁTICA

  • Lógica e argumentação: da prática à Matemática
  • Medidas e seus usos
  • As grandezas no dia a dia
  • Gráficos e tabelas

Conheça algumas universidades reconhecidos pelo MEC com diversas opções de bolsas de estudo

Comprometidas com a qualidade de ensino, estas universidades são reconhecidas pelo MEC. Nelas, é possível ingressar com diversos tipos de bolsas de estudos, nas modalidades presencial ou a distância, em diversas cidades do Brasil:

Veja também:

Confira quais são os cursos menos concorridos no vestibular

Melhores faculdades EAD

E então? Gostou das nossas dicas? Tem alguma informação interessante sobre o Encceja que gostaria de compartilhar conosco? Deixe seu comentário aqui e participe da conversa!