Como estudar em uma escola militar

Como estudar em uma escola militar
Colégio Militar do Rio de Janeiro

Como estudar em uma escola militar

Como estudar em uma escola militar

Os colégios militares brasileiros são reconhecidos em todo o país por seu prestígio, tradição e ótima qualidade de ensino. Se ter uma formação excelente é seu objetivo, entrar em uma dessas instituições pode ser uma grande oportunidade.

O primeiro colégio militar do Brasil foi inaugurado em 1889, no Rio de Janeiro. O Colégio Militar do Rio de Janeiro é uma unidade acadêmica que incentiva os alunos a absorver a cultura, a tradição, o modo de fazer e de agir do Exército Brasileiro num ambiente hierarquizado e disciplinado, onde são valorizados o espírito patriótico e a participação cívica.

Inicialmente voltada só para os meninos, a instituição passou a admitir meninas quando completou 100 anos, em 1989, e hoje atende ambos os sexos.

Como estudar em uma escola militar
Alunos do Colégio Militar do Rio de Janeiro

Entretanto, ingressar no Colégio Militar do Rio exige muito estudo e dedicação, já que são poucas as vagas ofertadas. Mas nada é impossível quando se tem as informações certas e uma rotina de estudo bem planejada!

[sendpulse-form id=”3071″]

Por isso o Guia do Vestibulinho preparou este texto para você! Conheça as informações mais importante sobre como entrar no CMRJ!

Como ingressar no Colégio Militar no Rio de Janeiro?

Existem duas possibilidades de entrada no CMRJ. A primeira delas é sendo um dependente de um oficial ou ex-oficial das Forças Armadas ou Forças Auxilares (polícia militar, bombeiros, etc…).

Neste caso, a solicitação de vagas é feita anualmente (geralmente de setembro a outubro) por meio do preenchimento de uma Ficha de Solicitação de Vaga a qual os interessados e responsáveis pelos filhos e dependentes legais de policiais militares deverão se cadastrar.

Caso a demanda de vagas seja maior do que as vagas disponibilizadas para cada ano desejado, então a habilitação à vaga poderá ser decidida por meio de sorteio, em data a ser programada.

As vagas ofertadas vão do 6º ano do Ensino Fundamental, até o 3º ano do Ensino Médio, obedecendo as seguintes condições de candidatura:

  • 6º ano do Ensino Fundamental: ter menos de treze anos em 1º de janeiro ou completar dez anos até 31 de dezembro;
  • 7º ano do Ensino Fundamental: ter menos de quatorze anos em 1º de janeiro ou completar onze anos até 31 dezembro;
  • 8º ano do Ensino Fundamental: ter menos de quinze anos em 1º de janeiro ou completar doze anos até 31 de dezembro;
  • 9º ano do Ensino Fundamental: ter menos de dezesseis anos em 1º de janeiro ou completar treze anos até 31 de dezembro;
  • 1º ano do Ensino Médio: ter menos de dezoito anos em 1º de janeiro ou completar quatorze anos até 31 de dezembro;
  • 2º ano do Ensino Médio: ter menos de dezenove anos em 1º de janeiro ou completar quinze anos até 31 de dezembro;
  • 3º ano do Ensino Médio: ter menos de vinte anos em 1º de janeiro ou completar dezesseis anos até 31 de dezembro;
Como estudar em uma escola militar
CMRJ recebe alunos civis e dependentes de militares

Já para os candidatos civis, o ingresso ocorre por meio de concurso público. No edital de 2020 foram ofertadas 40 vagas para o 6º ano do Ensino Fundamental (sendo duas vagas reservadas para candidatos com deficiência,  e 10 vagas para o 1º ano do Ensino Médio (sendo uma vaga reservada para candidatos com deficiência).

Para concorrer é preciso atender aos seguintes requisitos:

  • ser brasileiro(a);
  • ter concluído ou estar cursando o 5º ano do Ensino Fundamental, para os candidatos ao ingresso no 6º ano do Ensino Fundamental; ou o 9º ano do Ensino Fundamental, para os candidatos ao ingresso no 1º ano do Ensino Médio;
  • para o 6 º ano do Ensino Fundamental: ter menos de 13 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 10 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula; para o 1 º ano do Ensino Médio: ter menos de 18 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 14 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula;
  • Não ter sido excluído disciplinarmente de qualquer Colégio Militar;
  • Ser portador de documento de identificação com foto recente e no máximo dois nos de expedição, além do CPF;

Como é o concurso do Colégio Militar do Rio de Janeiro?

Para os candidatos civis, as etapas de seleção para o ingresso no Colégio Militar do Rio de Janeiro consistem em:

a) Exame intelectual, de caráter eliminatório e classificatório, que inclui:

I – Prova de Matemática – composta de questões objetivas (itens de múltipla escolha), com duração máxima de 03 horas;

II – Língua Portuguesa – composta de questões objetivas (itens de múltipla escolha) e de uma produção textual (redação), com duração máxima de 03 horas, que será realizada somente pelos candidatos aprovados na prova de Matemática.

As provas não são aplicadas no mesmo dia. A de Matemática costuma acontecer em setembro enquanto a de Português ocorre em novembro.

Só serão convocados para as próximas etapas aqueles que tiverem um aproveitamento de, no mínimo, 50% de acertos no total das questões relativas a cada uma das provas, correspondendo à nota 5.

b) Revisão médica e odontológica, de caráter eliminatório;

c) Comprovação dos requisitos biográficos dos candidatos, de caráter eliminatório.

Os alunos do Ensino Médio que forem aprovados ainda podem escolher entre os setores disponíveis na escola: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Comunicações e Engenharia.

Como estudar em uma escola militar
Preparação para o CMRJ exige disciplina e dedicação

Como se preparar para a prova do Colégio Militar do Rio de Janeiro?

Para prestar um concurso tão concorrido como o do Colégio Militar do Rio de Janeiro é preciso se preparar bem!

Estude com materiais e apostilas específicas. Planeje uma rotina de estudos e depois de executá-la faça exercícios para fixar o conteúdo.

As provas anteriores, já aplicadas pela instituição em outros anos, também são um excelente termômetro para avaliar como está o seu desempenho. Por meio da realização delas você também vai poder perceber onde estão suas maiores dificuldades e trabalhá-las antes do dia da aplicação do exame.

Onde fica o Colégio Militar do Rio de Janeiro?

O Colégio Militar do Rio de Janeiro fica na Rua São Francisco Xavier, 267 – Maracanã, cidade do Rio de Janeiro.

Como estudar em uma escola militar

Você pode entrar em contato pelo telefone (21) 3600-5876 para dúvidas e informações sobre os processos seletivos.

Como estudar em uma escola militar

Como estudar em uma escola militar

Como estudar em uma escola militar

Como estudar em uma escola militar

Se você mora em Brasília ou região e está buscando uma formação de qualidade, chegou a hora de você conhecer o Colégio Militar de Brasília, uma das mais antigas e tradicionais escolas da capital.

O Colégio Militar de Brasília é para quem sonha em seguir carreira militar, mas também para aqueles alunos que simplesmente querem uma formação de qualidade para ter no seu currículo. A escola apresenta resultados excelentes em todas as avaliações nacionais devido à estrutura, professores preparados e formação disciplinada.

Como estudar em uma escola militar
Alunos no pátio do Colégio Militar de Brasília

Nesse post vamos falar um pouquinho sobre esse colégio tão famoso pelo Brasil e explicar passo a passo como se preparar para ser o próximo aluno dela.

[sendpulse-form id=”3071″]

O que é o Colégio Militar de Brasília?

O Colégio Militar de Brasília é uma escola de ensino médio administrada pelo Exército e que oferece vagas para filhos de militares das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e Forças Auxiliares (Polícia Militar, Bombeiros, etc.). Porém todos os anos muitas vagas são também abertas aos alunos da comunidade civil, escolas públicas tradicionais e particulares da região.

O colégio oferece vagas para meninos e meninas.

Ele faz parte do Sistema Colégio Militar do Brasil, que administra diversas outras escolas similares por todo o Brasil, oferecendo formação para os anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e ensino médio.

O colégio é diferente das escolas tradicionais justamente por ser administrado pelo Exército, o que garante uma formação disciplinada que segue os valores patrióticos, de mérito individual e de cidadania dessa instituição. Porém o conteúdo pedagógico é o mesmo que outras instituições de ensino do país.

Como estudar em uma escola militar
Alunos do Colégio Militar de Brasília

A estrutura do Colégio Militar de Brasília é excelente, com biblioteca, quadras, salas de aula e auditório, permitindo a realização de diversas atividades complementares ao ensino.

Como estudar em uma escola militar
Auditório Presidente Castelo Branco no Colégio Militar de Brasília

Os alunos podem se engajar em atividades culturais, científicas e acadêmicas conforme seus gostos, como clubes de astronomia, meio ambiente, olimpíadas de conhecimento, esportes diversos, entre outras.

Como entrar no Colégio Militar de Brasília?

Os Colégios Militares do Brasil são voltados para filhos de militares do Exército e de outras Forças Armadas, ou seja, a grande maioria das vagas é voltada para os dependentes dos servidores de carreira.

Porém, já há muito tempo os colégios militares de todo o país aceitam civis e pessoas da comunidade em geral para um certo número de vagas reservadas anualmente. Nesse caso, os candidatos devem fazer o concurso do Colégio Militar de Brasília e concorrer com outros alunos pelas melhores colocações nas provas.

Como estudar em uma escola militar
Alunos se preparando para a prova do Colégio Militar de Brasília

A seguir vamos falar com mais detalhes como você pode entrar no Colégio Militar de Brasília em cada caso.

Admissão para dependentes de militares

Se você é filho de um membro ativo ou da reserva do Exército Brasileiro ou de alguma força armada, seus pais precisam aplicar para uma vaga no colégio. Nesse caso não há processo seletivo ou concurso a ser feito, porém um cadastro deve ser feito para concorrer à uma vaga na escola.

O processo em si é simples, mas tem várias etapas que você precisa prestar atenção para garantir que seus dados estão completos e não haja problemas no momento da seleção.

As etapas são as seguintes:

  1. reserva de vaga;
  2. apresentação do requerimento e documentação para a matrícula e preenchimento do pré-cadastramento on-line;
  3. revisão médica e odontológica;
  4. pagamento da quota de implantação (QI); e
  5. realização da avaliação diagnóstica (não tem caráter eliminatório ou classificatório).

É importante acrescentar que o processo é diferente para membros de diferentes forças armadas, ou seja, se o aluno é dependente de membro do Exército a matrícula será outra do que para um membro da Marinha, por exemplo.

Admissão para a comunidade em geral

Se você não é filho de militar, ou não se enquadra para o processo anterior, você também pode estudar no Colégio Militar de Brasília. Nesse caso você deverá participar do concurso de admissão e concorrer com vários outros alunos que sonham em estudar lá.

A prova não é fácil e a concorrência é grande, pois a quantidade de vagas ofertadas é pequena.

Apesar disso não é impossível, caindo conteúdos que os alunos já viram no ensino fundamental. Ainda assim, é importante estudar bastante, revisar os conteúdos e resolver as provas anteriores para estar preparado nos dias das avaliações.

Como é a prova do Colégio Militar de Brasília?

Primeiramente é importante dizer que são dois processos diferentes: um para quem quer entrar no 6º ano do ensino fundamental, e outro para o ensino médio. Porém as etapas são similares.

Como estudar em uma escola militar
Alunos do Colégio Militar de Brasília

A prova de admissão do Colégio Militar de Brasília acontece anualmente e divide-se em algumas etapas:

  1. Prova de matemática;
  2. Prova de português (interpretação e redação);
  3. Exames médicos e odontológicos;
  4. Confirmação da documentação apresentada.

É importante notar que a prova de matemática acontece normalmente em setembro e a de português, normalmente em novembro. Ambas são eliminatórias, ou seja, se você não passar em qualquer uma delas, não poderá continuar para a etapa seguinte.

Como estudar em uma escola militar

As provas são compostas de 20 questões de matemática, 20 questões de português e uma redação de tema dissertativo-argumentativo, ou seja, que você precisa apresentar uma solução e argumentar.

Por fim, as avaliações médicas e documentais são mais simples, apenas para atestar que o aluno está apto para estudar e praticar as atividades físicas exigidas pelo colégio.

Como entrar em contato com o Colégio Militar de Brasília?

Caso queira saber mais sobre o colégio e conhecer tudo sobre a instituição, você pode entrar em contato através do telefone (61) 3424-1128 ou pelo e-mail .

O colégio localiza-se no endereço SGAN 902/904 na Asa Norte em Brasília/DF, próximo ao Estádio Mané Garrincha.

Como estudar em uma escola militar