Assinale a opção que não contém características do conceito de paisagem

Paisagem é uma categoria de análise da Geografia que nos auxilia no estudo e compreensão do espaço a partir de um recorte específico. Ela é definida como tudo aquilo que nós podemos identificar e interpretar por meio dos nossos sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar) em um determinado lugar. As paisagens são alteradas de tempos e tempos, e nelas podem coexistir elementos materiais de diferentes épocas.

A partir dos seus diversos componentes, as paisagens podem ser classificadas como naturais, que tiveram pouca ou nenhuma interferência humana, e culturais ou antrópicas, resultantes da transformação da atividade humana.

Leia também: Espaço geográfico — conceito-chave do estudo da Geografia

Tópicos deste artigo

O que é paisagem?

A análise e compreensão do espaço geográfico, objeto de estudo da Geografia, são feitas a partir de um conjunto de categorias que nos permite apreender os fenômenos que ocorrem a partir de diferentes abordagens. Essas categorias são: região, território, lugar e paisagem.

Em um primeiro momento, a palavra paisagem pode ser associada a tudo aquilo que nos é aprazível aos olhos. No entanto, quando adicionamos o viés geográfico, esse termo também contempla a percepção por meio dos sentidos, mas adquire um significado bem mais abrangente.

A paisagem geográfica, assim, pode ser definida como todos os elementos do espaço que os nossos sentidos conseguem captar ou perceber e interpretar.

Assinale a opção que não contém características do conceito de paisagem
A paisagem representa todos os componentes do espaço que os nossos sentidos conseguem perceber. Na imagem acima, tem-se uma paisagem do centro histórico da cidade de São Paulo.

Algumas definições apresentam a paisagem como sendo o conjunto de elementos que são visíveis no espaço, isto é, tudo aquilo que nossos olhos conseguem enxergar em um determinado local. Entretanto, a configuração desses lugares é feita a partir não somente de pessoas e objetos físicos, como edificações, carros, postes, árvores, rios, etc., mas também por meio da interação entre esses diversos componentes, o que gera sensações (como sons e cheiros), que são identificadas a partir dos nossos outros sentidos (olfato, tato, audição e paladar).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Embora para aqueles que a observam a paisagem represente o momento presente, ela se transforma no tempo e carrega em si a materialização dessa passagem temporal. A maneira como a sociedade interage com os elementos a sua volta, as diversas formas de trabalho e as técnicas que representam um determinado período: todos esses aspectos se encontram expressos nas paisagens, nas quais presente e passado podem coexistir.

Um exemplo são os centros das grandes cidades, que na maioria das vezes preservam estruturas de épocas anteriores (prédios antigos, por exemplo, muitas vezes com funções diferentes da pensada originalmente) junto de elementos atuais, representantes do período técnico recente.

Levando em consideração uma escala temporal menor, a paisagem que é observada nos centros urbanos pela manhã não é a mesma vista ao final da tarde, sofrendo alterações ao longo do dia. As modificações na paisagem podem ser observadas, portanto, em diversas escalas de tempo.

Diretamente associada aos sentidos, a paisagem não é idêntica para todos, uma vez que a percepção dos lugares varia de acordo com o observador. Sendo assim, duas pessoas em um mesmo local podem descrever a paisagem que estão vendo e sentindo de formas distintas.

Leia também: Categorias da Geografia — paisagem, território, região e lugar

Tipos de paisagem

As paisagens podem ser classificadas em duas categorias: paisagem natural e paisagem cultural ou antrópica.

  • Paisagem natural: é aquela que dispõe predominantemente de elementos naturais, sendo esses pouco ou nada modificados pelas atividades antrópicas. Sua transformação fica por conta dos próprios agentes naturais.

  • Paisagem cultural: aquela formada a partir da ação transformadora das atividades humanas e também por elementos da natureza que sofreram modificações pelos mesmos agentes ou foram posteriormente incorporados.

Para saber mais sobre o assunto, leia nosso texto específico: Paisagem cultural e paisagem natural.

Exemplos de paisagem

Áreas de clima extremo e inóspitas do planeta são exemplos de paisagens naturais. Outros exemplos desse tipo de paisagem são as montanhas e cadeias montanhosas, florestas e reservas naturais.

Assinale a opção que não contém características do conceito de paisagem
As paisagens naturais são compostas de elementos da natureza que não foram alterados pela ação humana.

As cidades, os grandes aglomerados urbanos e até mesmo as plantações agrícolas nas zonas rurais podem ser apontadas como exemplos de paisagens culturais, uma vez que sofreram intervenção humana.

Assinale a opção que não contém características do conceito de paisagem
Exemplo de uma paisagem cultural ou antrópica.

1) (Enem) Portadora de memória, a paisagem ajuda a construir os sentimentos de pertencimento; ela cria uma atmosfera que convém aos momentos fortes da vida, às festas, às comemorações.

CLAVAL, P. Terra dos homens: a geografia. São Paulo: Contexto, 2010 (adaptado).

No texto, é apresentada uma forma de integração da paisagem geográfica com a vida social. Nesse sentido, a paisagem, além de existir como forma concreta, apresenta uma dimensão:

a) política de apropriação efetiva do espaço. b) econômica de uso de recursos do espaço. c) privada de limitação sobre a utilização do espaço. d) natural de composição por elementos físicos do espaço.

e) simbólica de relação subjetiva do indivíduo com o espaço.

Resolução: Alternativa E. A apreensão da paisagem é feita pelos indivíduos por meio dos seus sentidos. Isso confere à paisagem um aspecto bastante subjetivo, uma vez que a maneira como o observador se insere e se relaciona com aquele determinado espaço varia de pessoa para pessoa.

2) (UEPB) “A paisagem existe, através de suas formas, criadas em momentos históricos diferentes, porém coexistindo no momento atual”.

(SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: técnica e tempo: razão e emoção. 2ª ed. São Paulo: Hucitec, 1997, p. 84)

A partir da afirmativa do autor acima citado, é correto afirmar que:

a) espaço e paisagem se diferenciam porque o espaço é uma produção social, enquanto que na paisagem predominam os elementos da dinâmica natural. b) na paisagem podemos observar elementos naturais e culturais, bem como formas novas e antigas, que nos revelam sucessivos passados. c) a paisagem é forma estática, por isso jamais pode revelar as relações sociais do passado que produziram as formas geográficas do presente. d) a paisagem tem significado apenas panorâmico, pois é destituída de conteúdo social, o que nos permite contemplar as formas, mas jamais analisar a sua essência.

e) a paisagem assim como o território são delimitados pelo alcance visual de quem os observa; são, portanto, espaços delimitados pelas relações de poder, cuja escala varia conforme a posição do observador.

Resolução: Alternativa B. A paisagem pode apresentar formas e elementos naturais e construídos pelo trabalho humano. Estes representam a materialização das relações entre a sociedade e o espaço em diferentes períodos temporais.

Clique aqui e teste seus conhecimentos resolvendo estes exercícios sobre as categorias e conceitos da Geografia.

Questão 1

(ENEM 2012)

Portadora de memória, a paisagem ajuda a construir os sentimentos de pertencimento; ela cria uma atmosfera que convém aos momentos fortes da vida, às festas, às comemorações.

CLAVAL, P. Terra dos homens: a geografia. São Paulo: Contexto, 2010 (adaptado).

No texto, é apresentada uma forma de integração da paisagem geográfica com a vida social. Nesse sentido, a paisagem, além de existir como forma concreta, apresenta uma dimensão:

a) política de apropriação efetiva do espaço.

b) econômica de uso de recursos do espaço.

c) privada de limitação sobre a utilização do espaço.

d) natural de composição por elementos físicos do espaço.

e) simbólica de relação subjetiva do indivíduo com o espaço.

Questão 2

A respeito do conceito de região, avalie as proposições a seguir:

I) Uma região pode ser criada com a finalidade de realizar estudos sobre as características gerais de um território, assim como para entender determinados aspectos do espaço.

II) A região resulta de uma elaboração racional e intencional do ser humano. Tem a finalidade de facilitar a análise, a gestão e a compreensão de uma determinada área e dos elementos que a compõem.

III) Em geral, a região pode ser entendida como uma área que foi dividida obedecendo-se a um critério específico.

IV) Algumas regiões surgem de forma natural e são estabelecidas sem que seja necessária a especificação de um critério que as defina ou classifique. Elas são chamadas de regiões naturais.

Estão corretas as alternativas:

a) II e III.

b) II, III e IV.

c) I, II e III.

d) Todas as alternativas.

e) Apenas a alternativa IV.

Questão 3

“Esta categoria pode ser definida como o espaço percebido, ou seja, uma determinada área ou ponto do espaço da forma como são entendidos pela razão humana. Seu conceito também se liga ao espaço afetivo, aquele local em que uma determinada pessoa possui certa familiaridade ou intimidade, como uma rua, uma praça ou a própria casa.”

PENA, Rodolfo F. Alves. "Categorias da Geografia"; Brasil Escola.

A que categoria geográfica refere-se o fragmento acima?

a) região

b) território

c) paisagem cultural

d) lugar

e) espaço geográfico

Questão 4

Categoria amplamente utilizada no âmbito da política, esse conceito é comumente entendido como uma área delimitada por fronteiras e está relacionado com uma configuração de poder. É, portanto, uma área apropriada, uma porção do espaço geográfico onde uma relação hierárquica estabelece-se.

A que categoria geográfica refere-se a definição acima?

a) paisagem

b) lugar

c) espaço geográfico

d) região

e) território

Questão 5

(UFOP) - Leia o texto a seguir:

[...] Fechado ao sul pelo morro, descendo escancelado de gargantas até o rio, fechavam-no, a oeste, uma muralha e um vale. De fato, infletindo naquele rumo, o Vaza-Barris, comprimido entre as últimas casas e as escarpas a pique dos morros sobranceiros, torcia para o norte feito um cañon fundo. A sua curva forte rodeava, circunvalando-a, depressão em que se erigia o povoado, que se trancava a leste pelas colinas, a oeste e norte pelas ladeiras das terras mais altas, que dali se intumescem até aos contrafortes extremos do Cambaio e do Caipá; e ao sul pela montanha. [...]

CUNHA, Euclides da. Os Sertões. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000091.pdf. Acesso em: 4 abr. 2007.

O texto acima descreve um(a):

a) Paisagem.

b) Território.

c) Região.

d) Lugar.

Resposta - Questão 1

Letra E

Do fragmento do texto pode-se apreender que cada cidadão constrói sua interpretação subjetiva do espaço e, por conseguinte, da paisagem. Essa dimensão permeada pela subjetividade e elementos culturais é construída a partir do que é visto, sentido e interpretado pelo indivíduo, que estabelece a sua dimensão simbólica do espaço.

Resposta - Questão 2

Letra C

A alternativa IV está incorreta porque a região é criada com base em um critério específico. Trata-se de uma criação intelectual e intencional do homem. As regiões naturais são aquelas que foram estabelecidas de acordo com critérios como vegetação, clima e relevo.

Resposta - Questão 3

Letra D

O conceito de lugar articula-se a partir da relação ou compreensão do ser diante do espaço geográfico, ou seja, o lugar é o espaço apropriado ou percebido pelas relações humanas. A subjetividade envolvida na construção desse conceito carrega características de afetividade e pertencimento.

Resposta - Questão 4

Letra E

O termo território comumente designa uma determinada porção do espaço delimitada por uma relação de posse, soberania ou poder. É estabelecido por meio de fronteiras, que nem sempre são visíveis ou muito bem definidas, pois a conformação de um território obedece a uma relação hierárquica de poder.

Resposta - Questão 5

Letra A

No fragmento, o conceito que define a descrição detalhada do espaço é a paisagem. Essa categoria refere-se aos aspectos perceptíveis do espaço geográfico, isto é, à forma como compreendemos o mundo a partir de nossos sentidos.

Categorias ou conceitos da Geografia

Versão desktop

Copyright © 2022 Rede Omnia - Todos os direitos reservados Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)