Quem faz aniversário dia 29 de fevereiro como comemora

Já imaginou fazer aniversário de quatro em quatro anos? Pois essa é a realidade das pessoas que nasceram no dia 29 de fevereiro. De acordo com a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), a chance de nascer nessa data é de uma em 1461.

Isso acontece por causa do ano bissexto que foi criado pelos romanos na época do imperador Júlio César para adequar o nosso calendário ao tempo que o planeta Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol. Como uma translação é feita em 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 36 segundos, esse tempo que “sobra” é arredondado para seis horas e, após quatro anos, somam-se 24 horas, ou seja, o dia 29 de fevereiro.

Uma das pessoas que faz aniversário neste sábado, 29, é a professora Suélen Gonçalves. "Tenho nove anos contando os dias 29, ainda que a genética insista em dizer que tenho 36", brinca ela.

Quem faz aniversário dia 29 de fevereiro como comemora
Quem faz aniversário dia 29 de fevereiro como comemora

Suélen se sente especial por fazer aniversário dia 29 de fevereiro | Foto: Reprodução | Arquivo Pessoal

"Eu adoro fazer aniversário dia 29 de fevereiro. Sinto-me única e especial! Normalmente todos lembram. Às vezes, encontro alguns colegas de escola e meu aniversário ainda é lembrado. Os familiares e amigos acabam ficando confusos. Então, acabo comemorando dia 28 de fevereiro e 1º de março", acrescentou Suélen.

Mas essa não é a realidade de todos os nascidos neste dia, Luis Henrique Neres, de 32 anos, conta que durante a infância sofreu bullying. "No início é estranho, porque na infância tudo vira bullying. Era muita chacota, meus colegas diziam que eu não fazia aniversário, que não ganharia presente. Foi difícil me acostumar", contou o administrador.

Quem faz aniversário dia 29 de fevereiro como comemora
Quem faz aniversário dia 29 de fevereiro como comemora

Luís Henrique conta que na infância colegas faziam chacota | Foto: Reprodução | Arquivo Pessoal

"Talvez o fato de eu adorar minha data de aniversário nunca deu espaço para que os colegas usassem isso como brincadeira ofensiva", contrapõe Suélen. "Eu sempre gostei de comemorar no dia 28 para não sair do mês de fevereiro, minha mãe, minha vó e minhas tias, em geral, também, porém meu pai só me dá os parabéns mesmo no dia 1 de março", concluiu Luis Henrique. Os dois costumam comemorar no dia anterior e posterior a real data, quando não é ano bissexto.

No Brasil, em 2016, último ano bissexto, foram registrados 12.522 nascimentos, quase o dobro do número de 2012, quando 6.621 pessoas nasceram no mesmo dia e mês. O estado que registrou maior número de nascidos nessa data no ano de 2016 foi São Paulo, com 3609, seguido de Minas Gerais, 1.680, e Rio de Janeiro, 1.005. Em último lugar do ranking aparece Roraima, com apenas um registro, segundo dados da Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional).

Imagem: Reprodução/Huffington Post

Colaboração para o UOL

29/02/2020 15h06

Hoje, dia 29 de fevereiro, é um dia esporádico. A data só acontece a cada quatro anos, e melhor que comemorar uma data especial neste dia só os memes que a web tem produzido com o período que representa o ano bissexto.E quem faz aniversário neste dia exótico tem sido o principal alvo das brincadeiras. Nesse aspecto o foco das zoeiras está na jovialidade das pessoas que comemoram mais um ano de vida, já que oficialmente só é soprada uma velinha a cada quatro anos. Ou seja, "esses seres só fazem aniversário de quatro em quatro anos?", é o que a internet tem indagado.

Mas, claro, os memes nesta empresa chamada internet não param por aí. Confira abaixo o que de melhor tem bombado na web com a menção do dia 29 de fevereiro:

Na teoria, é isso!

Ué...

Coitado dos aniversariantes do dia

Acho que nem todos tem a paciência de Jó pras piadinhas

Prefiro acreditar que as pessoas comemoram por dois dias seguidos

Entendeu agora porque o Super-Homem nunca envelhece?

Eu vi que você correu pra apagar seu post

Se você não manja dos esquemas, não venha 'desesquematizar' os esquematizadores

A chance de uma pessoa nascer no dia 29 de fevereiro é de 1 em 1.461. Isso porque essa é uma data que só se repete de quatro em quatro anos. Apesar da menor frequência da data, muitas pessoas no Brasil nascem nesse dia, e é importante que seus Registros Civis sejam realizados de forma que conste a data correta na certidão de nascimento.

Segundo Elizabete Vedovatto, ocial de registro civil do município de Colombo e presidente do Instituto De Registro Civil De Pessoas Naturais do Paraná (Irpen-PR), não é possível, nem que os pais queiram, alterar a data de nascimento da criança ao registrá-la. “Os registradores devem cumprir a informação que vem na DNV, documento preenchido pelo profissional de saúde no ato do nascimento de um bebê”, explica Elizabete.

Conforme a Lei nº 12.662, de 2012, a DNV deve conter nome e prenome do indivíduo, sexo, data, horário e município de nascimento, além dos dados da mãe. “A data de nascimento constante na certidão será sempre a data correta, neste caso 29 de fevereiro”, reforça a oficial.

Mas as pessoas nascidas nessa data terão sempre essa peculiaridade na hora de comemorar seus aniversários. Há aqueles que comemoram no dia 28/02 ou 1º/03, mas também os que brincam dizendo que só envelhecem a cada quatro anos.

Números

Em 2016, último ano bissexto ocorrido, foram registrados 12.522 nascimentos no dia 29 de fevereiro no Brasil — quase o dobro do número de 2012, quando 6.621 pessoas nasceram no mesmo dia e mês. Paraná foi o 4º estado a registrar maior número de nascidos nessa data em 2016, com 972 ocorrências, atrás apenas de São Paulo (3.609), Minas Gerais (1.680) e Rio de Janeiro (1.005).

Na capital do paraná, Curitiba, 174 pessoas tiveram o dia 29/02/2016 inserido em suas Certidões de Nascimento. Entre as demais cidades do estado, se destacam: Londrina (38), Foz do Iguaçu (38), São José dos Pinhais (34), Maringá (32), Ponta Grossa (30) e Cascavel (30). Todos os dados são da Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (ArpenBrasil).

Explicação

O ano bissexto foi criado pelos romanos na época do imperador Júlio César para adequar o nosso calendário ao tempo que o planeta Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol. Como uma translação (volta ao redor do Sol) é feita em 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 36 segundos, esse tempo que “sobra” é arredondado para seis horas e, após quatro anos, somam-se 24 horas — ou seja, um dia a mais no ano (29 de fevereiro). Essa é a 504ª ocorrência do ano bissexto na Era Comum.

Fonte: H2Foz

Foto: Arquivo

Quem faz aniversário dia 29 de fevereiro como comemora
Quem faz aniversário dia 29 de fevereiro como comemora
Quem faz aniversário dia 29 de fevereiro como comemora
Quem faz aniversário dia 29 de fevereiro como comemora

Muitos aniversários são comemorados durante os 365 dias do ano. Mas este sábado é especial para um pequeno grupo de pessoas: os nascidos no dia 29 de fevereiro, em anos bissextos. Isso porque a data só aparece no calendário a cada quatro anos.

As chances de uma pessoa nascer neste dia é de uma em 1.461. De 2000 a 2016, por exemplo, Campinas registrou 205 nascimentos nos dias 29 de fevereiro. Bem pouco perto do universo total de nascimentos no município no mesmo período.

No entanto, a baixa probabilidade não impediu a diretora Luana Guerreiro de vir ao mundo. Aos 32 anos, ela comemorou o aniversário apenas oito vezes na data certa.

Por serem considerados casos raros, os aniversariantes estão sujeitos a algumas complicações no dia a dia. "Já aconteceu de pedirem para eu fazer cadastro em algum lugar e no sistema não ter a opção do dia 29. Coisas simples como o Facebook, quando o ano não é bissexto não aparece meu aniversário", conta Luana.

Nos anos regulares ela comemora o aniversário em 1º de março, já que a mãe faz questão de lembrar que em 28 de fevereiro ela nem tinha nascido. Neste ano a festa acontece no dia certo, ao lado dos amigos, familiares e de um bom churrasco. Outro detalhe é que neste ano a data caiu num sábado, o que facilita a realização da festa.  

Quem faz aniversário dia 29 de fevereiro como comemora
Aline não gostou de ter sido registrada em 1º de março (Foto: Reprodução/Facebook) REGISTRO EM DIA DIFERENTE A também moradora de Campinas, a publicitária Aline Bighetti Bisogni também nasceu em 29 de fevereiro. Mas na certidão dela, diferente de Luana, consta o nascimento no dia seguinte, pois o pai temia por problemas com o documento. A decisão não a agradou muito. "Eu gostaria de ter sido registrada no dia certo, pois nasci em fevereiro e não março", pestaneja. Contrariando a própria certidão, Aline vai comemorar os 36 anos neste sábado (29). Inclusive já faz planos para 2024, quando fará uma festa de "10 anos" uma referência à quantidade de vezes em que celebrou o aniversário no dia 29. Já a jornalista Ana Cristina Andrade não vê sentido em comemorar em março, por isso optou pelo dia 28. Ela conta que a escolha incomoda muita gente, que não entende a ideia de celebrar um dia antes do nascimento.
O diferencial faz com que Ana se sinta especial no mundo. "Eu já passei por tanta coisa nessa vida e me considero uma pessoa abençoada e privilegiada. Neste ano faço 52 anos de carcaça e 13 de nascimento", brinca.  
Quem faz aniversário dia 29 de fevereiro como comemora
Neste ano, Ana Cristina vai celebrar seu 13º aniversário na data correta (Foto: Reprodução/Facebook) O QUE DIZ A LEI? Apesar da menor frequência da data, muitas pessoas no Brasil nascem nesse dia, e é importante que seus registros civis sejam realizados de forma que conste a data correta na certidão de nascimento. Segundo Andreia Gagliardi, oficial do Cartório de Registro Civil da Vila Madalena, em São Paulo, é proibido mudar a data de nascimento da criança ao registrá-la. "A certidão de nascimento é feita a partir da Declaração de Nascido Vivo (DNV), documento expedido pelo hospital onde a criança nasceu ou pelo profissional que acompanhou o parto", explica Andreia. Conforme a Lei nº 12.662, de 2012, a DNV deve conter nome e prenome do indivíduo, sexo, data, horário e município de nascimento, além dos dados da mãe.
ANO BISSEXTO O ano bissexto foi criado pelos romanos na época do imperador Júlio César para adequar o nosso calendário ao tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol. Como uma translação (volta ao redor do Sol) é feita em 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 36 segundos, esse tempo que "sobra" é arredondado para seis horas e, após quatro anos, somam-se 24 horas - ou seja, um dia a mais no ano (29 de fevereiro). Essa é a 504ª ocorrência do ano bissexto desde o ano 1 d.C. (Sob a supervisão da jornalista Luciana Félix)