Quantos dias são necessários para conhecer a ilha da madeira

Ilha da Madeira, mas poderia ser chamada de Ilha da Beleza ou Ilha da Natureza. Isso porque esse pequeno paraíso de Portugal encanta qualquer pessoa – até mesmo quem já conhece boa parte do mundo como eu. Minha chegada ao destino gerou duas sensações opostas: a felicidade de estar em um lugar tão bonito, charmoso e com uma energia única e a indignação de ter demorado uma eternidade para conhecer a ilha. Antes da viagem, pensei muito sobre o tempo ideal para ficar na ilha, e vou te ajudar a decidir a quantidade de dias para ser inesquecível. Recomendo, claro, que o seu roteiro por Portugal englobe também outras cidades, como Lisboa.

Em Lisboa, você pode fazer bate e volta para:

– Cascais; Estoril; Sintra; Fátima; Nazaré; Óbidos.

Está com tempo sobrando?

7 noites – 8 dias. Inicialmente, eu achei que seria exagero, mas não é. Afinal, você tem muito o que ver e fazer em todas as partes da ilha – alguns deslocamentos são demorados. Portanto, ficando uma semana você poderá aproveitar o hotel – recomendo os hotéis da rede Savoy Signature -, além das diversas atrações. Aliás, dou a dica de dividir a hospedagem entre dois hotéis, para ter diferentes experiências.

Se você viaja com crianças – eu viajei com o meu filho de 8 anos – o tempo maior fará com que a viagem não seja tão cansativa. E você passará por pontos turísticos tão lindos que não desejará ir embora rapidamente. Além disso, ainda tem o fuso horário, que afeta a disposição nos primeiros dias.

Vale lembrar que o dia da chegada e o dia da saída são praticamente mortos, então não dá para fazer muita coisa. Por isso, ter pelo menos 6 dias inteiros vai deixar seu roteiro muito mais completo e funcional.

Outra vantagem de ficar mais tempo é que os hotéis são mais baratos do que em Lisboa. Então, não pesa no orçamento as diárias. Portugal, de uma maneira geral, é um destino mais barato do que França, Itália, Espanha e Inglaterra, por exemplo.

Está com tempo curto?

Eu viajei várias vezes para Portugal antes de ir conhecer a Ilha da Madeira. E sempre deixava para a próxima viagem por causa do tempo curto. Depois de conhecer, entendi que mesmo que o tempo seja curto a viagem vale muito a pena.

Se você tem 5 dias, vá; com 4 dias, vá também; se são apenas 3 dias, vai ser corrido, mas vai ser bom mesmo assim. Eu tenho certeza que a viagem será incrível, mesmo sendo curta, e no avião você já estará fazendo planos para um breve retorno.

Quantos dias são necessários para conhecer a ilha da madeira
Quantos dias são necessários para conhecer a ilha da madeira

Mar em Ilha da Madeira (foto: Gabriel Dias)

Onde se hospedar na Ilha da Madeira

Eu fiquei em três hotéis incríveis:

Savoy Saccharum Resort & Spa;

NEXT Hotel.

Savoy Palace.

O Savoy Saccharum Resort & Spa é um 5 estrelas e está localizado na Calheta, zona oeste da Ilha da Madeira. É um local mais tranquilo e o resort é feito para você aproveitar várias experiências deliciosas. A varanda é quase debruçada no mar e o pôr do sol é maravilhoso. São várias piscinas, restaurantes e um Spa para aquela massagem que renova as energias.

O NEXT Hotel está localizado no Funchal, onde tudo acontece na ilha. Ele é um 4 estrelas moderno e arrojado, que agrada em cheio aos jovens. Alguns quarto têm cozinha completa, então é um boa pedida para longas estadas. A piscina e o bar do rooftop são apenas para adultos, mas para as famílias há um piscina no térreo com vista para o mar.

O Savoy Palace é um dos melhores – senão o melhor – hotel da ilha. É simplesmente incrível e está na melhor localização de Funchal, com uma vista de tirar o fôlego. Os quartos são modernos e o serviço é impecável. No rooftop, tem piscina e jacuzzi. No térreo, outra piscina deliciosa. Os restaurantes também são sensacionais.

Como ir para a Ilha da Madeira

Eu viajei com a TAP Air Portugal, mas recomendo sempre que você faça uma pesquisa para ver qual é a melhor opção. Você pode comparar a passagem aérea em dinheiro ou usar as milhas aéreas na emissão. Um dos diferenciais da TAP é a operação em vários aeroportos brasileiros ao invés de apenas São Paulo (GRU) e Rio de Janeiro (GIG). Isso torna a viagem mais rápida e menos cansativa.

As saídas da TAP são de:

– Belém; Belo Horizonte; Brasília; Fortaleza; Natal; Recife; Maceió; Salvador; Rio de Janeiro; São Paulo; Porto Alegre.

O aeroporto da ilha tem o nome de um ídolo local: Cristiano Ronaldo. Você também poderá visitar o museu em sua homenagem – que fica no mesmo local do hotel que leva seu nome, o Pestana CR7.

Como viajar para a Ilha da Madeira

Apenas vá…

A Ilha da Madeira foi considerada por seis anos seguidos o melhor destino insular do mundo pelo World Travel Awards. Outro diferencial, que não citei acima, é o clima. Você pode viajar em qualquer época do ano, inclusive no inverno, pois a temperatura é agradável. Sabe o Rio de Janeiro no inverno? A Ilha da Madeira é assim – dá para curtir as praias e piscinas naturais. Muitos europeus fogem dos destinos gelados para aproveitar o clima ameno de lá.

Essa viagem deixará você conectado com a natureza durante 100% do tempo. É energizante! Para qualquer época do ano! E para qualquer idade!

Boa viagem!

Conteúdo exclusivo, produzido por especialistas e que viajam o mundo. Confira nosso app com preços mega especiais. É conteúdo sério por um preço incrível. Clique e saiba mais!

Leia também:

Como ir para a Ilha da Madeira, em Portugal

Ilha da Madeira: um paraíso natural em Portugal

O que fazer no Porto, Portugal

Açores: arquipélago rústico em Portugal

Que tal transformar o seu cartão de crédito em uma verdadeira fábrica de milhas? Se você gasta pelo menos R$ 3.000,00 por mês no cartão de crédito e não consegue emitir um bilhete por ano para os EUA com as suas milhas acumuladas, acredite, você não sabe usar o cartão de crédito a seu favor. Quero te convidar a se tornar especialista no assunto. Aprenda a viajar de graça, entrar em salas vips ao redor do mundo sem pagar nada e fabricar milhas com o nosso time de especialistas. Chegou a hora de você virar o jogo e parar de dar dinheiro aos bancos.

Saiba como viajar de graça e sem enrolação!

Recentemente passámos 7 dias na Madeira. Com base na nossa viagem e experiência pessoal, neste artigo partilhámos as nossas sugestões para visitar a Madeira em 3, 5 ou 7 dias.

Conteúdos do artigo:

Mapa dos lugares a visitar na Madeira

Quantos dias são necessários para conhecer a ilha da madeira

O que visitar na Madeira (roteiro de 3 dias)

DIA 1 – Funchal, Curral das Freiras e Câmara de Lobos

De manhã

Passeie a pé pelo Funchal, a capital do arquipélago da Madeira, visitando a Baixa e a Zona Velha da cidade.

Dica: para saber o que lhe interessa visitar, veja o nosso Guia Rápido para Visitar o Funchal.

Quantos dias são necessários para conhecer a ilha da madeira
Curral das Freiras visto a partir do Miradouro da Eira do Serrado

À tarde

Visite o miradouro da Eira do Serrado (a cerca de 30 minutos de carro do Funchal). Daí poderá admirar o Curral das Freiras, uma pequena povoação situada num vale profundo onde, no séc. XVI, as freiras do Convento de Santa Clara se terão refugiado dos piratas franceses e que constitui uma das paisagens mais impressionantes da ilha.

Dicas:

  • Antes de visitar o miradouro da Eira do Serrado, informe-se sobre as condições climatéricas, porque a visibilidade fica bastante reduzida se houver nevoeiro;
  • A página Net Madeira ajuda a planear a viagem de acordo com o estado do tempo, através de webcams em tempo real.

Jantar

Pastelaria Santo António, no Estreito de Câmara de Lobos. Especialidade: Espetada em pau de louro.

No fim do jantar, dê uma volta por Câmara de Lobos, uma vila piscatória às portas do Funchal, obrigatória pela sua baía e barcos coloridos.

Dormida no Funchal

Já ficámos nestes 3 alojamentos e recomendamos:

Está à procura de outros alojamentos para a sua viagem? Pesquise aqui.

Quantos dias são necessários para conhecer a ilha da madeira
Porto de Câmara de Lobos

DIA 2 – Cabo Girão e Costa Oeste

De manhã

Visite o miradouro do Cabo Girão. Famoso por se situar no cabo mais alto da Europa e pela sua plataforma suspensa em vidro, o miradouro do Cabo Girão oferece vistas vertiginosas sobre as fajãs no sopé da falésia, avistando-se ainda Câmara de Lobos e o Funchal.

A seguir, vá de carro até à Ribeira Brava e daí até São Vicente, atravessando o túnel da Encumeada, que liga a costa sul à costa norte da ilha.

Em São Vicente, poderá visitar as vinhas da Quinta do Barbusano, as Grutas e o Centro do Vulcanismo ou simplesmente passear pelas ruelas da localidade.

Depois siga em direção ao Seixal e Porto Moniz, onde é possível mergulhar em piscinas naturais formadas por lava vulcânica, onde o mar entra naturalmente.

Almoço

Restaurante Solmar, no Seixal. Especialidade: filetes de peixe-espada ou de bodião (um peixe muito típico da Madeira) com arroz de lapas.

Quantos dias são necessários para conhecer a ilha da madeira
São Vicente

À tarde

A partir do Porto Moniz, suba em direção ao Paúl da Serra, o maior planalto da Madeira. Nesta área, existem alguns percursos pedestres inesquecíveis pelas levadas (antigos canais que levavam a água do norte para o sul da ilha), em especial na zona do Rabaçal, nomeadamente:

  • Levadas do Risco e das 25 Fontes
  • Levada do Alecrim e Lagoa do Vento
Quantos dias são necessários para conhecer a ilha da madeira
Levada e Cascata do Risco

Depois de fazer uma dessas caminhadas, regresse novamente à Ribeira Brava e siga em direção à Ponta do Sol, a vila de que mais gostámos na costa sul da Madeira.

Dicas:

  • Pelo caminho, poderá parar na Taberna da Poncha, na Serra d’Agua, para provar a que muitos consideram a melhor poncha da Madeira, uma bebida tradicional feita com aguardente de cana-de-açúcar, sumo de limão e açúcar ou mel;
  • Vale a pena subir à Estalagem da Ponta do Sol para tomar uma bebida enquanto aprecia a vista. Durante o verão, não perca os intimistas “Concertos L” no jardim da estalagem.

A seguir, vá até à Calheta e visite o Mudas (Museu de Arte Contemporânea) ou relaxe na praia de areia artificial, mesmo ao lado da marina.

Se tiver tempo, visite ainda as pitorescas vilas do Jardim do Mar ou do Paúl do Mar.

Jantar

Restaurante do Hotel da Vila, na Ponta do Sol.

Dormida na Ponta do Sol, na Calheta ou no Funchal

Já ficámos nestes 5 alojamentos e recomendamos. Está à procura de outras opções para a sua viagem? Pesquise aqui.

Quantos dias são necessários para conhecer a ilha da madeira
Poncha da Madeira

DIA 3 – Costa Este

De manhã

Dirija-se ao Miradouro do Pico do Areeiro, o segundo pico mais alto da ilha da Madeira. Situado a 1818 metros de altitude, oferece não só uma fantástica vista sobre o maciço central da Madeira, mas também a sensação de estarmos acima de um mar de nuvens.

Caminhe, durante cerca de 15 minutos, até ao Miradouro do Ninho da Manta (integrado no PR 1- Vereda do Areeiro) e observe as paisagens maravilhosas que este tem para lhe oferecer.

Dica: mais uma vez, informe-se antecipadamente sobre as condições climatéricas (webcams), dado que a visibilidade fica bastante reduzida se houver nevoeiro.

Quantos dias são necessários para conhecer a ilha da madeira
Miradouro do Ninho da Manta

Em seguida, siga para o Ribeiro Frio e admire as vistas do Miradouro dos Balcões. Este miradouro é acessível através de uma curta caminhada (cerca de 1h30m, ida e volta, fácil) ao longo da PR 11 Vereda dos Balcões. Em dias de boa visibilidade, deparar-se-á com um cenário esplêndido, coberto pelos vales verdejantes da Floresta Laurissilva.

Almoço

Restaurante Ribeiro Frio, mesmo no centro do Ribeiro Frio. A nossa recomedação: prego no bolo do caco (o melhor que comemos na Madeira).

Quantos dias são necessários para conhecer a ilha da madeira
Vereda dos Balcões

À tarde

Desça até ao centro de Santana e visite o Núcleo de Casas Típicas de Santana.

No Parque Florestal das Queimadas, encontra-se a Casa de Abrigo das Queimadas, uma Casa de Santana em tamanho gigante, com o seu típico telhado coberto de colmo. A partir daí, poderá fazer várias caminhadas a pé, incluindo o belíssimo “Um Caminho para Todos” (cerca de 1h30m, ida e volta, fácil), um trilho acessível a todas as pessoas e a todas as idades, que o levará até ao Pico das Pedras.

Dica: se gosta de passear a pé e tiver mais dias disponíveis, aconselhámo-lo a fazer a magnífica Levada do Furado, com partida de Ribeiro Frio (11 km, só ida) ou a concorrida Levada do Caldeirão Verde (13 km, ida e volta), com partida da Casa de Abrigo das Queimadas.

Quantos dias são necessários para conhecer a ilha da madeira
Casa de Abrigo das Queimadas
Quantos dias são necessários para conhecer a ilha da madeira
Levada do Furado

Siga para Machico em direção à Ponta de São Lourenço, o ponto mais oriental da ilha da Madeira.

No caminho, se quiser ir a uma praia de areia natural, a Prainha no Caniçal é uma boa opção. No entanto, terá de andar alguns minutos a pé, para lá chegar.

Na Ponta de São Lourenço, admire a recortada orla costeira de tons vulcâncicos a partir do Miradouro da Baía de Abra e do Miradouro da Ponta do Rosto, situado um pouco mais a norte.

Dica: se quiser fazer mais uma caminhada, poderá fazer o trilho PR8 – Vereda de São Lourenço (ida e volta: 8 km, 5h).

Jantar

Restaurante Bar Amarelo, no Caniçal. Especialidades: lapas e castanhetas fritas (peixinhos).

Dormida na Ponta de São Lourenço ou no Funchal

Está à procura de outros alojamentos para a sua viagem? Pesquise aqui.

Quantos dias são necessários para conhecer a ilha da madeira
Ponta de São Lourenço

O que visitar na Madeira (roteiro de 5 dias)

DIAS 1, 2 e 3 – Faça o roteiro de 3 dias descrito acima

DIA 4 – Rabaçal e Fanal

De manhã, volte ao Rabaçal para fazer a caminhada que lhe ficou por fazer no segundo dia, nomeadamente as Levadas do Risco e das 25 Fontes ou a Levada do Alecrim e Lagoa do Vento.

Almoço

Restaurante Jungle Rain, o único existente na zona do Paul da Serra.

À tarde

Visite a zona do Fanal, uma pequena caldeira vulcânica que o Parque Natural da Madeira classificou de “Reserva de Silêncio”. Passeie pelo seu bosque de Tis, umas árvores centenárias, ainda mais invulgares no meio do (frequente) nevoeiro.

Ao final da tarde, relaxe no Funchal e visite aquilo que não teve tempo de ver no primeiro dia.

Dormida no Funchal

Está à procura de outros alojamentos para a sua viagem? Pesquise aqui.

Quantos dias são necessários para conhecer a ilha da madeira
Cascata Dona Beja

DIA 5 – Pico Ruivo e Costa Norte

De manhã, faça a caminhada entre o Pico do Areeiro e o Pico Ruivo (PR1 – Vereda do Areeiro), um dos percursos pedestres mais espetaculares da ilha (só ida: 7 km; 3h30; dificuldade média). Depois, continue a pé até à Achada do Teixeira (2,8 km), de onde poderá chamar um táxi para regressar ao Pico do Areeiro.

Dica: se não quiser andar tanto, poderá chegar ao Pico Ruivo, o ponto mais alto da Madeira, através da Achada do Teixeira. O trilho para lá chegar chama-se “Vereda do Pico Ruivo” (só ida: 2,8 km; 1h30, dificuldade média).

Almoço

Restaurante A Pipa, em Porto da Cruz, ou restaurante Casa de Palha, em São Jorge. Especialidades deste último: carne da noite e outros pratos típicos de São Jorge.

À tarde

Percorra a serpenteante estrada entre Porto da Cruz e São Vicente, na parte norte da ilha. A estrada é quase sempre pela costa e passa por povoações como Faial, São Jorge, Arco de São Jorge e Ponta Delgada, por vários miradouros e por algumas das paisagens mais bonitas da ilha.

Ao final do dia, relaxe em São Vicente ou no Funchal.

Dormida em São Vicente ou no Funchal

Está à procura de outros alojamentos para a sua viagem? Pesquise aqui.

Quantos dias são necessários para conhecer a ilha da madeira
Bosque de Tis no Fanal

O que visitar na Madeira (roteiro de 7 dias)

DIAS 1 a 5 – Faça os roteiros descritos acima

DIAS 6 e 7 – Porto Santo

Poderá visitar Porto Santo de barco ou de avião. De barco, a viagem demora cerca de 2h15m, partindo de manhã cedo e regressando ao entardecer. A viagem de avião dura cerca de 25 minutos, existindo várias ligações diárias, operadas pela BinterCanarias.

Quantos dias são necessários para conhecer a ilha da madeira
Trilho entre o Pico do Areeiro e o Pico Ruivo

Guia prático para visitar a Madeira

Quando ir 

Qualquer época do ano é boa para visitar a Madeira, porque o seu clima subtropical faz com que a temperatura média se altere pouco ao longo do ano, variando entre os 22°C no verão e os 16°C no inverno, sendo os meses de outubro a março os mais chuvosos. 

Principais festividades:

  • Festa da Flor (Maio)
  • Passagem de Ano do Funchal

Como ir

  • Voos diretos
    • De Lisboa: Easyjet, Ryanair e TAP
    • Do Porto: Easyjet, Ryanair e Transavia
    • De Ponta Delgada: SATA
  • Do aeroporto para o Funchal 
    • Autocarro (Aerobus): 35 – 50 minutos até ao Funchal (tempo exato depende da paragem escolhida); 5€ (1 viagem) e 8€ (ida e volta)
    • Carro alugado (antes da viagem ou no aeroporto)

Como se deslocar na Madeira

A melhor forma de se deslocar na Madeira é alugando carro, porque só assim se consegue aceder a muitos dos melhores locais da ilha, especialmente às atrações naturais, como as levadas.

Onde ficar na Madeira

O ideal é montar base no Funchal (capital), porque é onde há maior oferta turística e tem bons acessos para o resto da ilha.

Procurar alojamento no Funchal

O que provar na Madeira

  • Prego em bolo do caco
  • Espetada em pau de loureiro
  • Lapas 
  • Peixe-espada com banana frita
  • Castanhetas 
  • Milho frito
  • Fruta tropical
  • Bolo de mel
  • Poncha
  • Vinho da Madeira
  • Brisa maracujá
  • Cerveja Coral
Quantos dias são necessários para conhecer a ilha da madeira
Contemplando as vistas na Achada do Teixeira

Outros artigos da Madeira

Se gostou deste artigo, pode deixar um comentário em baixo e seguir-nos pelo Instagram e Facebook. A si não custa nada e a nós motivar-nos-á a partilhar mais experiências de viagem. Boas viagens à solta!