Qual o grupo que contém a menor variedade de organismo

Você está em Só Ciências > Características Gerais dos Seres Vivos

Espécie é a unidade de classificação dos seres vivos. Voce já viu a palavra "espécie" diversas vezes, mas o que ela realmente significa?

Pense, por exemplo, no cavalo e na égua. Eles podem acasalar-se e dar origem a um descendente fértil, isto é, que também pode gerar seus próprios descendentes. Dizemos, por isso, que cavalos e éguas são animais que pertencem a uma mesma espécie.

Podemos, então, definir: espécie é um conjunto de organismos semehantes entre si, capazes de se cruzar e gerar descendentes férteis.

Espécies mais aparentadas entre si do que com quaisquer outras formam um gênero. O gato-do-mato, encontrado em todas as florestas do Brasil, pertence à espécie Leopardus wiedii; a nossa jaguatirica, o maior entre os pequenos felinos silvestres brasileiros, pertence à espécie Leopardus pardalis; e o gato-do-mato-pequeno, o menor dos pequenos felinos silvestres brasileiros, pertence à espécie Leopardus tigrinus.

Todos esse animais são de espécies diferentes, porque NÃO são capazes de cruzar-se entre si gerando descendentes férteis. Mas como estas espécies são mais aparentadas entre si do que com quaisquer outras, elas formam um gênero chamado Leopardus.

Além do gênero, existem outros graus de classificação:

Espécie - Gênero - Família - Ordem - Classe - Filo - Reino

  • Gêneros semelhantes formam um grupo maior: a família.
  • As famílias formam a ordem.
  • As ordens formam a classe.
  • As classes formam o filo
  • Os filos, finalmente, formam o reino.

Qual o grupo que contém a menor variedade de organismo

Para entendermos melhor as categorias taxonômicas, vamos utilizar como exemplo o reino Animal tendo como referência o cão.

Qual o grupo que contém a menor variedade de organismo

Do filo dos cordados fazem parte, entre outros, os animais que têm coluna vertebral, conhecidos como vertebrados (em oposição aos não cordados, chamados de invertebrados). Dentre os cordados temos os anfíbios, os peixes, os répteis, as aves e os mamíferos.

O conjunto de filos de animais cordados e não-cordados forma o reino dos animais - reino Animalia.

Reinos

É o grupo mais abrangente da classificação dos seres vivos. Grande parte dos pesquisadores aceitam, atualmente, cinco reinos:

Monera - Seres unicelulares (formados por uma única célula), procariontes (células sem núcleo organizado, o tipo mais simples de célula existente). São as bactérias e as algas cianofíceas ou cianobactérias (algas azuis), antes consideradas vegetais primitivos.

Protista - Seres unicelulares eucariontes (que possuem núcleo individualizado). Apresentam características de vegetal e animal. Representados por protozoários, como a ameba, o tripanossomo (causador do mal de Chagas), o plasmódio (agente da malária), a euglena.

Fungi - Seres eucariontes uni e pluricelulares. Já foram classificados como vegetais, mas sua membrana possui quitina, molécula típica dos insetos e que não se encontra entre as plantas. São heterótrofos (não produzem seu próprio alimento), por não possuírem clorofila. Têm como representantes as leveduras, o mofo e os cogumelos.

Plantae ou Metafita - São os vegetais, desde as algas verdes até as plantas superiores. Caracterizam-se por ter as células revestidas por uma membrana de celulose e por serem autótrofas (sintetizam seu próprio alimento pela fotossíntese). Existem cerca de 400 mil espécies de vegetais classificados.

Animalia ou Metazoa - São organismos multicelulares e heterótrofos (não produzem seu próprio alimento), pois são aclorofilados. Englobam desde as esponjas marinhas até o ser humano.

Uma observação deve ser feita: os VÍRUS são seres que são classificados à parte, sendo considerados como seres sem reino. Isto acontece devido às características únicas que eles apresentam, como a ausência de organização celular, ausência de metabolismo próprio para obter energia, reproduz-se somente em organismo hospedeiro, entre outras. Mas eles possuem a faculdade de sofrer mutação, a fim de adaptar-se ao meio onde se encontram.

Qual o grupo que contém a menor variedade de organismo
Qual o grupo que contém a menor variedade de organismo

Como referenciar: "Espécie dos Seres Vivos" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2022. Consultado em 09/06/2022 às 11:15. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/classifiseresvivos2.php

Um hábito comum dos humanos é a sua necessidade constante de classificar tudo em sua volta. Com os seres vivos não seria diferente e, por isso, desde a Antiguidade há uma constante tentativa de agrupar os organismos mais semelhantes a fim de facilitar o seu estudo.

A primeira pessoa a tentar classificar os seres vivos foi o filósofo grego Aristóteles (348-323 a.C.). Primeiramente ele dividiu os seres em dois grupos: aqueles que possuíam sangue e aqueles que não possuíam. Dentro desses grupos, usou outras características para agrupá-los, como a presença ou não de ovo. Percebe-se que, apesar da tentativa de classificação, Aristóteles utilizou características compartilhadas por vários seres.

Após Aristóteles, a ideia de classificação biológica foi retomada apenas pelo botânico Karl von Linné em 1735. Esse pesquisador acreditava que a classificação deveria ser feita por meio de critérios anatômicos. Segundo o pesquisador, utilizar critérios como habitat, por exemplo, poderia fazer com que organismos bastante diferentes fossem colocados no mesmo grupo.

Linné, também chamado em português de Lineu, foi o responsável pela criação dos chamados táxons, que são grupos de seres vivos que apresentam determinada característica em comum. No sistema proposto por ele, existe um táxon mais abrangente (Reino) que vai se desmembrando em outros táxons de menor abrangência (Espécie).

A espécie é considerada o táxon básico da classificação, uma vez que nesse grupo estão organismos únicos e com características não encontradas em nenhum outro ser. Hoje a espécie pode ser definida como um grupo de organismos semelhantes que conseguem se reproduzir em condições naturais e produzir descendentes férteis.

Acima da espécie, encontramos o gênero, que é um grupo que possui espécies semelhantes. Após o gênero, temos a família, que agrupa um conjunto de gêneros semelhantes. Na sequência, encontramos a ordem, que nada mais é do que um grupo de famílias com características próximas. Acima desse táxon está a classe, que pode ser definida como um grupo com ordens bastante similares. O filo aparece logo em seguida agrupando classes semelhantes. Por fim, temos o reino, que é um conjunto de filos e o grupo mais abrangente de todos.

Qual o grupo que contém a menor variedade de organismo
Observe as principais categorias taxonômicas existentes

É importante destacar que no sistema proposto originalmente por Lineu não existiam os táxons família e filo, que foram acrescentados posteriormente. Outros táxons intermediários também são usados hoje em dia, como subfilo, infraclasse, superclasse, superfamília, subfamília e subgênero.

Exemplo de classificação – Gato doméstico (Felis catus)

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Ordem: Carnivora

Família: Felidae

Gênero: Felis

Espécie: Felis catus

Qual o grupo que contém a menor variedade de organismo

compreendem 6 gêneros e 6 espécies; (B) compreendem 4 gêneros e 6 espécies; (C) compreendem 4 famílias e 6 gêneros; (D) compreendem 6 gêneros e 6 subespécies; (E) compreendem 6 famílias e 6 espécies. BIOLOGIA PROF EDUARDO MATOS 8 6 Na classificação dos seres vivos, a nomenclatura binária ou binominal (difundida por Lineu) é empregada quando se quer escrever o nome de: a) uma espécie. b) um gênero. c) uma família. d) uma ordem. e) uma classe. 7 As categorias taxonômicas obedecem a uma hierarquia; assim, dois animais que fazem parte da mesma classe certamente pertencerão: a) ao mesmo gênero. b) ao mesmo filo. c) à mesma família. d) à mesma espécie. e) à mesma ordem. 8 Têm maior grau de semelhança entre si dois organismos que estão colocados dentro de uma das seguintes categorias taxonômicas: a) classe. b) divisão. c) família d) gênero. e) ordem. 9 A frase: ''Conjunto de organismos possuindo caracteres idênticos ou pouco diferentes e reproduzindo-se exclusivamente entre si'' servirá para definir: a) gênero. b) subfamília. c) subgênero. d) espécie. e) ordem. 10. Qual dos seguintes grupos contém a menor variedade de organismos ? a) Mamíferos. b) Carnívoros. c) Felídeos. d) Panthera. e) Panthera leo. 11 (FUVEST-2007) Considerando os grandes grupos de organismos vivos no planeta - bactérias, protistas, fungos, animais e plantas -, em quantos deles existem seres clorofilados e fotossintetizantes? a) um. b) dois. c) três. d) quatro. e) cinco. 12 Com relação à estrutura e à forma de nutrição, as cianobactérias e as células vegetais classificam-se, respectivamente, como: a) procarionte e eucarionte - autotróficas (ambas) b) eucarionte e procarionte - autotrófica e heterotrófica c) procarionte e eucarionte - heterotrófica e autotrófica d) eucarionte e procarionte - heterotróficas (ambas) 13 (UFLA/2009) As bactérias apresentam os mecanismos de transferência de genes, transformação, transdução e conjugação, que aumentam a diversidade genética. Com relação a esses processos, assinale a afirmativa CORRETA. a) A transdução consiste na transferência de fragmentos de DNA diretamente de uma bactéria doadora para uma receptora. b) A conjugação ocorre pela transferência de fragmentos de DNA de uma bactéria para outra por meio de vírus (bacteriófagos). c) A transformação bacteriana se dá pela absorção de fragmentos de DNA que estão dispersos no ambiente, provenientes de bactérias mortas e decompostas. d) A transdução é um processo em que o material genético é transferido através de um canal que conecta duas bactérias denominado “pêlo sexual” ou “pili”. 14 A parede celular é uma estrutura bastante característica das células vegetais, depositada externamente à membrana plasmática. Entre as funções apresentadas a seguir, marque aquela que não pode ser atribuída à parede: a) Responsável pela rigidez e forma da célula. b) Protege a célula contra micro-organismos. c) Participa da manutenção do pH da célula. d) Impede que a célula se rompa quando ocorre a entrada de água para seu interior. e) Protege a célula contra agressões físicas e químicas. BIOLOGIA PROF EDUARDO MATOS 9 Ver Resposta http://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-biologia/exercicios-sobre-parede-celular.htm#questao-1

Qual o grupo que contém a menor variedade de organismo
Qual o grupo que contém a menor variedade de organismo
Qual o grupo que contém a menor variedade de organismo