A caravela-portuguesa é um exemplo de qual relação ecológica

As relações ecológicas harmônicas ocorrem quando pelo menos uma das espécies envolvidas é beneficiada com essa associação. Essas relações podem ocorrer entre espécies diferentes (interespecíficas) ou entre indivíduos de uma mesma espécie (intraespecíficas). Um exemplo de relação harmônica intraespecífica é a colônia. Essa relação muitas vezes é confundida com a sociedade, mas como veremos a seguir, ela possui algumas particularidades.

Assim como a sociedade, em algumas colônias, podemos observar organismos unidos com divisão de trabalho em prol do grupo. Um bom exemplo desse tipo de relação é a que ocorre com as caravelas-portuguesas (Physalia pelagica), cnidários que apresentam diversos indivíduos executando trabalhos diferentes. Alguns indivíduos dessa colônia relacionam-se com a alimentação, outros, com a defesa; outros, com a reprodução; e um é responsável pela flutuação. Como são observados indivíduos morfológica e fisiologicamente diferentes, dizemos que a relação que acontece nas caravelas caracteriza uma colônia heteromorfa.

A caravela-portuguesa é um exemplo de qual relação ecológica
A caravela-portuguesa é um exemplo de colônia heteromorfa

Além da caravela-portuguesa, podemos citar como exemplo de colônias as bactérias, as algas e os recifes de coral. Nessas relações, não ocorre divisão de trabalho como observado nas caravelas, mas todos os indivíduos apresentam morfologia e fisiologia semelhantes, além de desempenharem o mesmo papel. Colônias com essas características são chamadas de isomorfas.

Como na colônia e na sociedade existe divisão de trabalho, essa característica não pode ser usada como forma de diferenciar essas relações. A principal diferença está no fato de que, nas colônias, os organismos estão agrupados fisicamente. Dessa forma, ao analisar um organismo, pensamos que ele é um só.

Sendo assim, uma colônia pode ser definida como:

Relação ecológica em que indivíduos de uma mesma espécie estão agrupados fisicamente entre si, trabalhando em prol da sobrevivência do grupo com ou sem divisão de trabalho.”

Entenda o que são as relações ecológicas intraespecíficas e conheça mais sobre colônia, sociedade, competição e canibalismo.

A caravela-portuguesa é um exemplo de qual relação ecológica
As abelhas estabelecem uma relação ecológica conhecida como sociedade

Relações ecológicas são diferentes tipos de interações existentes entre os seres vivos. Essas relações podem ocorrer de diferentes formas e são observadas entre organismos de uma mesma espécie ou entre espécies diferentes, causando-lhes benefícios ou prejuízos.

→ O que são relações ecológicas intraespecíficas?

As relações ecológicas intraespecíficas são aquelas existentes entre indivíduos de uma mesma espécie. Essas relações podem beneficiar ou prejudicar um indivíduo e, por essa razão, são classificadas em:

  • Harmônicas: Denominamos uma relação de harmônica quando não causa nenhum prejuízo aos envolvidos. Nesse caso, os indivíduos podem ser beneficiados, ou apenas um é beneficiado, enquanto o outro não sofre prejuízos ou ganhos.

  • Desarmônicas: Denominamos de desarmônica aquela relação em que algum dos envolvidos sofre prejuízo com a interação.

→ Exemplos de relações ecológicas intraespecíficas

⇒ Harmônicas

A caravela-portuguesa é um exemplo de qual relação ecológica

Apesar de parecer apenas um indivíduo, a caravela-portuguesa é, na verdade, uma colônia

  • Colônia: As colônias são relações ecológicas que ocorrem entre organismos da mesma espécie, que se apresentam ligados anatomicamente. Todos os indivíduos trabalham juntos em função da sobrevivência do organismo como um todo. Os indivíduos são bastante dependentes uns dos outros, sendo incapazes de sobreviver isoladamente. Como exemplo, podemos citar os corais e a caravela-portuguesa (figura acima).
  • Sociedade: Na sociedade, organismos trabalham juntos em associações, porém não estão ligados anatomicamente. Normalmente, observa-se na sociedade uma divisão do trabalho. Esse é o caso de formigas, cupins e abelhas. Entre essas últimas, por exemplo, há uma sociedade bem organizada em três castas: as operárias, a rainha e os zangões. As operárias realizam o trabalho na colmeia, como a procura de néctar e pólen, produção de cera e limpeza do ambiente. A rainha, por sua vez, é a fêmea fértil, e os zangões são os machos responsáveis pela fertilização da rainha.

⇒ Desarmônicas

A caravela-portuguesa é um exemplo de qual relação ecológica

A fêmea do louva-a-deus realiza o canibalismo conhecido como sexual

  • Canibalismo: O canibalismo é uma relação ecológica que ocorre quando um organismo mata e alimenta-se de outro da mesma espécie, ou seja, é uma predação entre indivíduos de uma mesma espécie. Como exemplo, podemos citar o louva-a-deus, uma espécie cuja fêmea tem o comportamento de devorar o macho durante a cópula.
  • Competição intraespecífica: A competição intraespecífica é uma relação ecológica em que organismos de uma mesma espécie competem por um determinado recurso. Nesse caso, é comum a sua ocorrência com o propósito de conseguir território, alimento e parceiro sexual.


Aproveite para conferir as nossas videoaulas sobre o assunto:

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Versão completa

Você pode se interessar também

Tríplice Aliança

Tríplice Aliança foi um acordo militar assinado, em maio de 1882, por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, que procuravam se proteger de França e Rússia principalmente.

Raposa

Aranha-armadeira

Aranha-armadeira pode ser encontrada em todo território brasileiro. Recebe essa denominação devido à posição que assume quando se sente ameaçada.

As colônias são um exemplo de relação ecológica que ocorre entre indivíduos da mesma espécie. Nessa relação, todos são beneficiados, sendo considerada, portanto, uma relação harmônica.

Nas colônias, todos os indivíduos unem-se fisicamente e trabalham juntos para garantir a sua sobrevivência. É encontrada inclusive certa divisão de trabalho, uma característica que acaba gerando confusão entre essa relação ecológica e as sociedades. Nas sociedades, entretanto, os indivíduos encontram-se independentes fisicamente.

As colônias podem ser chamadas de isomorfas ou heteromorfas. Nas colônias isomorfas, os indivíduos são semelhantes morfologicamente e desempenham uma mesma função. Como exemplo, podemos citar as bactérias do gênero Streptococcus, que são responsáveis por doenças como pneumonia e infeções na garganta. Essas colônias são relativamente simples quando comparada às heteromórficas.

A caravela-portuguesa é um exemplo de qual relação ecológica

O coral é um exemplo de colônia isomorfa

Outro exemplo de colônias isomórficas são os corais, que são formados por vários cnidários em forma de pólipos que constroem um esqueleto de carbonato de cálcio à sua volta. Eles são responsáveis pela formação de vários recifes existentes no mundo, locais que abrigam uma grande quantidade de seres vivos. O maior coral do mundo, conhecido como a Grande Barreira de Corais, tem dois mil quilômetros de extensão e localiza-se na costa de Queensland, na Austrália.

Quando temos uma colônia com indivíduos diferentes morfologicamente e que possuem funções diferentes, temos uma colônia heteromorfa. O exemplo clássico desse tipo de colônia é a caravela-portuguesa, que é formada por uma variedade de indivíduos com diversas funções. É possível verificar um indivíduo responsável por manter a flutuação da caravela, indivíduos responsáveis pela alimentação, outros relacionados com a captura do alimento e defesa e aqueles responsáveis pela reprodução.

Percebe-se, assim, que essa relação ecológica é baseada na cooperação, em que cada indivíduo tem papel crucial para a colônia. O desenvolvimento desse comportamento, sem dúvida, foi fundamental para a sobrevivência dessas espécies no planeta.


Por Ma. Vanessa dos Santos