Qual das alternativas abaixo não corresponde a uma propriedade dos compostos moleculares

Questões de vestibulares e do Enem sobre os diversos tipos de ligações químicas.
Ler artigo Ligações Químicas.

Os compostos moleculares são substâncias formadas a partir de uma associação entre um ametal e um hidrogênio ou ametal, resultando na chamada ligação covalente. Como não há presença de um elemento metálico, os átomos envolvidos nesse tipo de ligação realizam um compartilhamento de elétrons para atingir a teoria do octeto.

As propriedades que os compostos moleculares geralmente apresentam são:

  • Baixos ponto de fusão e ebulição quando comparados aos compostos iônicos;
  • Apresentam baixa dureza;
  • Apresentam alta tenacidade quando comparados a um composto iônico;
  • Apresentam baixa capacidade de condução de corrente elétrica e de calor;
  • Em temperatura ambiente, os compostos covalentes podem ser encontrados nos estados físicos sólido, líquido e gasoso.

A características expostas acima foram propostas apenas para nos dar uma noção geral sobre as propriedades dos compostos moleculares, pois a realidade desses materiais é diferente e cheia de particularidades, já que regularidade em relação às suas características não é absolutamente o forte deles.

De acordo com o exposto, podemos observar que os compostos moleculares apresentam propriedades contrárias às dos compostos iônicos, porém não tão padronizadas como as dos iônicos são.

A forma como os átomos interagem na formação dos compostos moleculares, a organização e a atração existente entre suas moléculas têm grande influência em seus estados físicos e nos pontos de fusão e ebulição.

Os compostos moleculares podem ser encontrados em todos os três estados físicos da matéria em temperatura ambiente. Além desse fato, esses compostos apresentam uma grande variedade de pontos de fusão e de ebulição.

Com relação à condutividade elétrica e térmica, são muito utilizados como isolantes na produção de materiais diversos, já que apresentam baixa condutividade. Um detalhe interessante é que existe um composto covalente que foge a essa regra, que é a grafite, já que ela apresenta uma boa condutividade elétrica, característica relacionada com a organização dos seus átomos.

Qual das alternativas abaixo não corresponde a uma propriedade dos compostos moleculares
A grafite, presente no interior do lápis, é um material com boa condutividade elétrica

Em relação à dureza, os compostos moleculares, de uma forma geral, não se destacam. Todavia, em compensação, um de seus representantes apresenta simplesmente a maior dureza de todos os materiais presentes em nosso planeta, que é o diamante. Essa característica do diamente deve-se à organização dos átomos de carbono em sua formação.

Qual das alternativas abaixo não corresponde a uma propriedade dos compostos moleculares
O diamante é o material mais duro que se tem conhecimento

A tenacidade (resistência mecânica que um material apresenta quando submetido a uma força externa) também merece atenção porque não podemos simplesmente dizer que todos os compostos moleculares são tenazes. Quando comparados aos compostos iônicos, sim, mas existem compostos moleculares que apresentam baixa tenacidade, como a própria grafite.

Sendo assim, abordar as propriedades dos compostos moleculares exige cautela em razão da complexidade. É sempre interessante ter conhecimento mais profundo sobre o material covalente com o qual se está lidando para aí sim avaliar como ele se comporta frente a cada uma dessas propriedades.

A análise das propriedades físicas e químicas dos compostos que realizam ligações covalentes (por compartilhamento de elétrons) nos mostra que existem grandes diferenças entre esses materiais. Mas, antes de vermos essas características em si, vejamos qual é a diferença entre substâncias moleculares e covalentes.

As substâncias moleculares são aquelas que se formam quando átomos se ligam por meio de ligações covalentes, originando moléculas de número determinado.

Entretanto, a ligação covalente pode originar também compostos em uma estrutura de rede com um número muito grande e indeterminado de átomos, que são macromoléculas. Tais substâncias são denominadas de compostos covalentes ou sólidos de rede covalente. Alguns exemplos desses compostos são: diamante (C), grafita (C), dióxido de silício (SiO2) e Carbeto de silício (SiC).

Agora, vejamos as suas principais propriedades:

  • Estado Físico em temperatura ambiente: Nas condições ambientes, os compostos moleculares e covalentes são encontrados nos três estados físicos (sólido, líquido e gasoso).

         Exemplos:

o   Sólido: açúcar (sacarose), sílica (areia), diamante, grafita;

o   Líquido: água, acetona, etanol;

o   Gasoso: Sulfeto de hidrogênio, gás cloro, gás bromo, gás hidrogênio.

  • Ponto de Fusão e Ebulição: Em geral, os pontos de fusão e ebulição dessas substâncias são menores que os das substâncias iônicas.

As substâncias covalentes apresentam as temperaturas de ebulição mais elevadas que as moleculares, sempre superiores a 1000ºC. Isso ocorre porque como suas moléculas estão unidas mais intensamente, formando as redes cristalinas, é preciso fornecer mais energia para fazê-las mudar de estado.

Dois fatores interferem nos pontos de ebulição e fusão dos compostos covalentes e moleculares: a massa molar e a força intermolecular.

Quanto maior a massa molar, maior a inércia da molécula e, consequentemente, maior será o ponto de ebulição e de fusão. Se as massas molares forem aproximadas, olhamos as forças intermoleculares. A força intermolecular de maior intensidade é a da ligação de hidrogênio, levando a um maior ponto de ebulição e fusão. A intermediária é a dipolo permanente e a mais fraca, que leva a um menor ponto de ebulição e fusão, é a dipolo induzido. 

  • Corrente elétrica: Em suas formas puras, tanto líquidos como sólidos não conduzem corrente elétrica.

Uma exceção é a grafita, que conduz corrente elétrica na forma sólida, porque seus elétrons das ligações duplas fazem ressonância e, por isso, possuem certa mobilidade.

  • Solubilidade: Polares se dissolvem em polares e apolares se dissolvem em apolares.
  • Tenacidade: A resistência das substâncias covalentes ao impacto ou choque mecânico é baixa. Em geral, são sólidos quebradiços, como mostra o caso do vidro, que é formado por silicatos de sódio e de cálcio.
  • Dureza: Em geral, possuem elevada dureza. Com exceção da grafita, porque seus átomos de carbono encontram-se ligados a outros três átomos de carbono, formando placas hexagonais com certa mobilidade, fazendo com que ela seja macia. Devido a isso, ela é até mesmo usada como lubrificante.

A dureza dessas substâncias varia de acordo com o tipo de cristal, conforme mostrado na tabela a seguir:

Por Jennifer Fogaça

Graduada em Química

Resposta. Explicação: Os compostos moleculares, ao contrário dos compostos iônicos, não conduzem corrente elétrica em nenhum estado físico.

Qual composto não é ionico?

Tanto o C (carbono) como o O ( oxigenio) são um não metal. Quando temos uma molécula formada por dois ou mais elementos não metais, eles não são ligados por ligação ionica e sim covalente ou molecular pois eles precisam comartilhar elétrons para alcançar 8 em sua camada de valencia.

Por que quando no estado de agregação sólido os compostos iônicos não são condutores de eletricidade?

Os compostos iônico são formados por íons, porém por mais que estes sejam formados por íons no estado sólido seus íons não estão livres, por este motivo não conduzem corrente elétrica. ... Neste caso os íons passam a ser livres para se movimentarem e conduzirem corrente elétrica.

Quando sólidos os compostos iônicos são isolantes elétricos?

Propriedades dos compostos iônicos São isolantes elétricos no estado sólido e condutores nos estados líquido e gasoso. Soluções de compostos iônicos conduzem corrente elétrica (soluções eletrolíticas).

Porque os compostos Ionicos em condições ambientes são sempre sólidos?

São sempre sólidos. Devido à atração eletrostática que mantém os cátions e os ânios fortemente unidos, a energia necessária para quebrar as ligações iônicas tem que ser muito mais alta do que a temperatura ambiente. Logo, os compostos iônicos, na temperatura ambiente, encontram-se no estado sólido.

Por que as substâncias moleculares não conduzem corrente elétrica?

As substâncias moleculares não são capazes de conduzir corrente elétrica, pelo motivo de serem eletricamente neutras e por sua vez não possuindo cargas livres.

Quais são as substâncias que conduzem corrente elétrica?

Dessa forma, podemos dizer que: ·Substâncias iônicas, quando em solução ou quando fundidas (líquidas), liberam íons, portanto conduzem corrente elétrica. ·Substâncias moleculares, quando em solução, se sofrerem ionização, liberam íons e conduzem corrente elétrica. Se não sofrerem ionização não conduzem corrente.

O que é uma substância eletrolítica?

Substancias eletrolíticas são as que conduzem corrente eletrica, e fazem com que as soluções sofram alterações químicas.

Quais as principais características das soluções eletrolíticas?

Solução eletrolítica É a solução que contém os íons livres derivados do eletrólito. ... Devido a existência de íons livres, a solução eletrolítica tem a capacidade de conduzir a corrente elétrica. Solução eletrolítica aquosa é aquela cujos íons foram solvatados pela água.