Por que o sbt saiu do ar

Não foi possível carregar anúncio

O diretor de Planejamento Artístico e Criação do SBT, Fernando Pelégio, disse, no início da tarde desta quinta-feira (7), que a emissora de Silvio Santos não vai ter um segundo canal. A informação corrige outra dada por ele sobre a criação de mais uma emissora para a rede. Em uma rede social, ele admitiu a falha.

Por que o sbt saiu do ar
Fernando Pelégio (Divulgação/ SBT)

“Não vai haver segundo canal do SBT. Confirmei ao Leo Dias que havia um estudo. Falha minha não ter completado a pergunta dele. Esse estudo aconteceu e se mostrou inviável. Quero pedir desculpas ao Leo e aos leitores por essa falta de complemento”, escreveu no Twitter.

Continua depois da publicidade

Não foi possível carregar anúncio

Após conversa com Pelégio, o jornalista garantiu que a ordem para a criação do novo canal saiu do próprio dono da emissora, Silvio Santos, já com estudos em andamento para viabilizar o projeto que seria apresentado na sexta-feira. O departamento de comunicação do SBT também havia confirmado o novo canal.

O UOL ainda disse que o SBT abortou a ideia do canal, justamente por conta da inviabilidade. Agora, o projeto será para a internet. A emissora terá programação com conteúdos infantis e educacionais.

A gerente de comunicação do SBT, Maisa Alves, também garantiu à publicação que existiu um estudo sobre um canal em sistema aberto, mas o projeto se mostrou inviável, sendo agora voltado para as “plataformas digitais”.

Não foi possível carregar anúncio

O SBT Notícias foi cancelado pela emissora 45 dias após sua primeira edição, em 10 de janeiro. A ordem foi de Silvio Santos, que perdeu a paciência com os baixos números da atração na Grande São Paulo. A partir da próxima segunda-feira (28), os desenhos voltam para a hora do almoço. Já Darlisson Dutra continua como apresentador do jornalismo do SBT. 

A informação foi publicada inicialmente pelo jornalista Flávio Ricco e confirmada pelo Notícias da TV com o SBT. Segundo apurou a coluna, a partir da semana que vem, o Primeiro Impacto passa a ganhar mais uma hora na grade --das 4h às 10h30. As seis horas e meia de duração serão divididas por Dudu Camargo (4h-6h30), Marcão do Povo (6h30-9h) e Darlisson Dutra (9h-10h30), como era até o fim de 2021. 

O Bom Dia & Cia passa a ir ao ar às 10h30. Silvia Abravanel apresenta desenhos e brincadeiras até 14h15, e volta a bater de frente com Renata Fan e Neto na Band. O Casos de Família com Christina Rocha segue no início da tarde e com uma hora e quinze de duração. A partir das 15h30, a programação segue normal. 

O fim do jornal, segundo apuração da reportagem, foi uma ordem direta de Silvio Santos. Com apenas 45 dias no ar, o noticiário não marcou bons números desde sua estreia. A média era sempre na casa dos 2 pontos de ibope na Grande São Paulo e quarto lugar no ranking de emissoras --bem atrás de Globo e Record e derrotado pela Band e seus programas esportivos. 

Silvio Santos tentou emplacar o jornal de muitas formas. Inicialmente, apenas Darlisson Dutra comandava-o. Uma semana depois, Dudu Camargo e Marcão foram escalados. Na terceira semana, Dutra voltou e ficou até o final. Não houve nenhuma alteração relevante nos números, que seguiram todo o tempo bem baixos. 

Outro fato feito pelo acionista máximo do SBT foi emular a TV americana. Silvio Santos não queria um conteúdo policial no telejornal e, sim, algo mais voltado para prestação de serviço. Sem a cultura de ter jornalismo no horário, o SBT sofreu muito e desistiu da empreitada. 

08 JAN 2015

SBT pode ficar fora do ar nos próximos dias

Para dar continuidade à implantação dos canais digitais no município, está sendo realizado um procedimento de troca de canais.

A frequência do SBT, que hoje é transmitido no canal 48, passará para o canal 36. Por este motivo, a emissora poderá ficar fora do ar nos próximos dias.