Assinale a alternativa que representa aquilo que o filósofo de Genebra pretende defender na obra

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7/8 Questão 7 Correto Atingiu 1,00 de 1,00 Leia o fragmento a seguir, extraído do Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, de Rousseau: “É do homem que devo falar, e a questão que examino me indica que vou falar a homens, pois não se propõem questões semelhantes quando se teme honrar a verdade. Defenderei, pois, com confiança a causa da humanidade perante os sábios que a isso me convidam e não ficarei descontente comigo mesmo se me tornar digno de meu assunto e de meus juízes”. ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p.159. A partir da teoria contratualista de Rousseau, assinale a alternativa que representa aquilo que o filósofo de Genebra pretende defender na obra. a. Que a desigualdade social é autorizada pela lei natural, ou seja, que a natureza não se encontra submetida à lei. b. Que a desigualdade moral ou política é uma continuidade daquilo que já está presente no estado natural. c. Que a desigualdade social é permitida pela lei natural e, portanto, o Estado não é responsável pelo conflito social. d. Que no estado natural existe apenas o direito de propriedade. e. Que há, na espécie humana, duas espécies de desigualdade: a primeira, natural, e a segunda, moral ou política.  Sua resposta está correta. A resposta correta é: Que há, na espécie humana, duas espécies de desigualdade: a primeira, natural, e a segunda, moral ou política. 25/11/21, 20:40 V1: Revisão da tentativa https://ead.universo.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=1138051&cmid=323874 8/8 Questão 8 Correto Atingiu 1,00 de 1,00 Questão 9 Completo Atingiu 1,00 de 1,00 Sobre o conceito de Estado, segundo a teoria contratualista, é correto afirmar: a. É a estrutura organizacional e política, fruto de um contrato social ou de um pacto político, que garante legitimidade ao governo.  b. É uma organização civil para administrar dado território e a sua população. c. Consiste em uma estrutura organizacional e política, independente de um pacto político com autoridade ilimitada, podendo decidir sobre qualquer situação social. d. Refere-se à não existência da divisão territorial determinada pelos limites geográficos. e. Trata-se da eleição realizada pelo povo que garante a legitimidade para pessoas governarem. Sua resposta está correta. A resposta correta é: É a estrutura organizacional e política, fruto de um contrato social ou de um pacto político, que garante legitimidade ao governo. QUAL A IMPORTÂNCIA E QUAL A FINALIDADE DO ESTADO? A finalidade do Estado é visar atingir quando exerce o poder, este objetivo é invariável, é o bem público, são funções, ora realizada pelo Estado, ora pelos particulares, sempre objetivando o alcance do bem público, também o objetivo é a organização política, o Estado existe para servir, ofertar bens públicos, atender as demandas da população, intermediar. O Estado surgiu com a finalidade de garantir a liberdade dos indivíduos, de combater os conflitos sociais e estabelecer uma relação harmoniosa entre os indivíduos, mediando conflitos e regulando a vida em sociedade. Comentário: ok. resposta correta.  Atividade anterior ◄ EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO PRÉ-V1. Seguir para... Próxima atividade R1 ► https://ead.universo.edu.br/mod/quiz/view.php?id=319392&forceview=1 https://ead.universo.edu.br/mod/quiz/view.php?id=341119&forceview=1

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súdito. 38 Extensivo Terceirão 12.12. (PUCPR) – Na abertura do “Discurso sobre a Origem e os fundamentos da Desigualdade entre os Homens”, Rous- seau, dirigindo-se aos soberanos, senhores de Genebra, diz considerar-se um felizardo. Por quê? Assinale a alternativa CORRETA. a) Por haver nascido entre vós e poder meditar sobre a igualdade que a natureza instalou entre os homens e sobre a desigualdade de que eles instituíram. b) Por haver nascido na floresta e haver vivido como um animal selvagem. c) Por perceber que na República de Genebra reinava uma igualdade natural e política entre os homens. d) Por crer que Deus é o autor da desigualdade entre os homens. e) Por acreditar que só os animais irracionais conseguem viver plenamente a igualdade entre eles. 12.13. (PUCPR) – Leia o fragmento a seguir, extraído do Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, de Rousseau: “É do homem que devo falar, e a questão que examino me indica que vou falar a homens, pois não se pro- põem questões semelhantes quando se teme honrar a verdade. Defenderei, pois, com confiança a causa da humanidade perante os sábios que a isso me convi- dam e não ficarei descontente comigo mesmo se me tornar digno de meu assunto e de meus juízes”. ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigual- dade entre os homens. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p.159. A partir da teoria contratualista de Rousseau, assinale a alternativa que representa aquilo que o filósofo de Genebra pretende defender na obra. a) Que a desigualdade social é permitida pela lei natural e, portanto, o Estado não é responsável pelo conflito social. b) Que a desigualdade social é autorizada pela lei natural, ou seja, que a natureza não se encontra submetida à lei. c) Que no estado natural existe apenas o direito de pro- priedade. d) Que a desigualdade moral ou política é uma continuidade daquilo que já está presente no estado natural. e) Que há, na espécie humana, duas espécies de desigual- dade: a primeira, natural, e a segunda, moral ou política. 12.14. (UEL – PR) – Leia o texto a seguir. Por que só o homem é suscetível de tornar-se im- becil? [...] O verdadeiro fundador da sociedade ci- vil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer ‘isto é meu’ e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo. ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desi- gualdade entre os homens. Trad. Lourdes Santos Machado, 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. pp. 243; 259. Com base nos conhecimentos sobre sociedade civil, propriedade e natureza humana no pensamento de Rousseau, assinale a alternativa correta. a) A instauração da propriedade decorre de um ato legítimo da sociedade civil, na medida em que busca atender às necessidades do homem em estado de natureza. b) A instauração da propriedade e da sociedade civil cria uma ruptura radical do homem consigo mesmo e de distanciamento da natureza. c) A fundação da sociedade civil é legitimada pela racio- nalidade e pela universalidade do ato de instauração da propriedade privada. d) O sentimento mais primitivo do homem, que o leva a ins- tituir a propriedade, é o reconhecimento da necessidade da propriedade para garantir a subsistência. e) A sociedade civil e a propriedade são expressões da perfectibilidade humana, ou seja, da sua capacidade de aperfeiçoamento. 12.15. (PUCPR) – Segundo Rousseau, em seu hipotético “estado de na- tureza”, o homem é portador de duas faculdades na- turais: a primeira delas é a liberdade e a segunda é a perfectibilidade, uma faculdade que, “com o auxílio das circunstâncias, desenvolve sucessivamente todas as outras e se encontra, entre nós, tanto na espécie quanto no indivíduo” Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, Primeira parte. Sobre essa segunda faculdade, leia as assertivas que seguem: I. Trata-se da capacidade do homem se aperfeiçoar física e espiritualmente. II. No caso do aperfeiçoamento físico, o homem se aproximaria da realização de sua natureza; no caso do espiritual, ao contrário, ele se distanciaria cada vez mais do seu “estado natural”. III. Como desdobramento da perfectibilidade, o homem acabaria por entrar num estado de infelicidade. IV. Ao mesmo tempo em que a perfectibilidade ajuda o homem a vencer os obstáculos da natureza, empurra-o a uma situação de degradação. Está(ão) correta(s): a) Apenas as assertivas I e II. b) Apenas as assertivas I, II e III. c) Apenas a assertiva III. d) Apenas a assertiva IV. e) Todas as assertivas. 12.16. (UFSM – RS) – Para J. J. Rousseau, “A passagem do estado de nature- za para o estado civil determina no homem uma mu- dança muito notável, substituindo na sua conduta o instinto da justiça e dando às suas ações a moralidade que antes lhe faltava”. Do contrato social. São Paulo: Abril Cultural, 1973. p. 36. Coleção Os Pensadores. Aula 12 39Filosofia 3 Nessa passagem do estado de natureza para o estado civil, ocorre que o homem I. perde a liberdade natural e o direito ilimitado, mas ganha a liberdade civil e a propriedade de tudo o que possui. II. mantém a liberdade natural e o direito irrestrito e ainda ganha uma moralidade muito particular guiada pelo seu puro apetite. III. mantém a liberdade natural e o direito ilimitado, mas abdica da liberdade civil em favor da liberdade moral. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) a) I apenas. b) II apenas. c) III apenas. d) I e II apenas. e) I e III apenas. 12.17. (PUCPR) – Rousseau, no texto Sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens (1755), estabelece que: a) A invenção da propriedade privada, das sociedades e das leis foram acontecimentos que deram origem, diversifica- ram e aprofundaram as formas de desigualdade. b) A desigualdade natural entre os homens é a principal razão da desigualdade social e política. c) A desigualdade econômica se deve, sobretudo, à inteli- gência mais aguçada dos ricos. d) A invenção da sociedade e das leis nasceu para garantir os direitos naturais da vida e da propriedade. e) A invenção da política marcou o fim da desigualdade entre senhores e escravos. 12.18. (UEM – PR) – O filósofo Jean-Jacques Rousseau (1712- 1778) diz no Contrato Social: “A passagem do estado natural ao estado civil produz no homem uma mudança notável, substituindo em sua conduta o instinto pela justiça, e conferindo às suas ações a moralidade que anteriormente lhes falta- va. [...] O que o homem perde pelo contrato social é a liberdade natural e um direito ilimitado a tudo que o tenta e pode alcançar; o que ganha é a liberdade civil e a propriedade de tudo o que possui.” ROUSSEAU, Jean-Jacques. Contrato Social. In: Antologia de textos filosóficos. Curiti- ba: SEED-PR, 2009, p. 606-607. A partir desse trecho, que reproduz uma concepção clássica da filosofia política contratualista, é correto afirmar que: 01) A opção pelo contrato social ocorre porque não há ga- rantias jurídicas no estado natural. 02) O estado natural é pautado por condutas instintivas porque não há limitações cívicas ou legais. 04) O contrato social garante mais liberdade civil porque os homens agem moralmente. 08) A liberdade civil não é uma conquista para os homens porque eles perdem seu maior bem, a liberdade ins- tintiva. 16) O estado natural é inseguro e injusto porque não há homens moralmente corretos. Desafio 12.19. (UEM – PR) – “A passagem do estado de natureza para o estado civil determina no homem uma mudança muito notável, substituindo na sua conduta o instinto pela justiça e dando às suas ações a moralidade que antes lhe falta- va. É só então que, tomando a voz do dever o lugar do impulso físico, e o direito o lugar do apetite, o homem, até aí levando em consideração apenas sua pessoa, vê-se forçado a agir baseando-se em outros princípios e a consultar a razão antes de ouvir suas inclinações.