O que se explica a concentração populacional do brasil

Há muita gente no Brasil! Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE –, a população do Brasil está estimada, para 2014, em mais de 202 milhões de pessoas. Mas como o nosso país possui uma área territorial de 8,5 milhões de km², significa que nós temos uma média de mais ou menos 27 pessoas para cada quilômetro quadrado, ou seja, tem espaço para todo mundo!

O grande problema é que a população brasileira distribui-se irregularmente pelo nosso território. E o que isso quer dizer? Isso significa que algumas regiões concentram mais pessoas, enquanto em outras há mais espaço sobrando, até porque precisamos de lugares em que a natureza esteja mais preservada, livre de cidades, grandes fazendas e outras atividades humanas.

Se observarmos o mapa a seguir, podemos notar como ocorre a distribuição da população brasileira:

O que se explica a concentração populacional do brasil

Mapa da distribuição da população brasileira pelo território ¹

Como podemos ver, a distribuição da população brasileira é muito limitada às zonas litorâneas do país. Isso se deve a motivos históricos e geográficos, que vêm desde os tempos de colonização até os períodos posteriores. Por exemplo: a grande concentração econômica e política do Brasil no Sudeste brasileiro, sobretudo nos séculos XVIII e XIX, fez com que a maior parte dos habitantes do país se concentrasse nessa região.

Em números gerais, a distribuição da população brasileira efetua-se da seguinte forma, de acordo com os dados do Censo Demográfico de 2010:

Sudeste: como já dissemos, é a região mais populosa do Brasil, com mais de 80 milhões de habitantes, com 42% da população brasileira e 87 habitantes para cada quilômetro quadrado. É muita gente no mesmo lugar! Para se ter uma ideia, se consideramos a cidade de São Paulo e a sua região metropolitana, temos mais habitantes (19 milhões) do que o Centro-Oeste inteiro!

Nordeste: é a segunda região mais populosa, com quase 54 milhões de pessoas e 27,7% da população do nosso país. Ao todo, são mais de 34 pessoas para cada quilômetro quadrado.

Sul: a terceira região mais populosa do Brasil, com 27 milhões de habitantes. Como a sua área é menor entre as regiões brasileiras, a sua densidade populacional (habitantes por quilômetro quadrado) é de 47,8 hab/km².

Norte: é a quarta mais populosa, ganhando somente do Centro-Oeste brasileiro. Sua população é de 16 milhões de pessoas, mas podemos dizer que essa é a região mais “vazia” do país, pois é a maior e apresenta muito espaço sobrando... Ao todo, sua densidade demográfica é de quatro habitantes para cada quilômetro!

Centro-Oeste: é a última colocada e possui 14,5 milhões de pessoas, com uma densidade demográfica de 8,6 hab/km². Mesmo assim, temos grandes cidades nessa região, sendo Brasília e Goiânia as maiores delas.

_______________________

¹ Fonte do mapa: Archella & Thréry, 2008 / Wikimedia Commons

Por Rodolfo Alves Pena

Graduado em Geografia

Você está em Geografia humana > População

As áreas de grande concentração populacional são ditas ecúmenas. São áreas de atração, seja por um fator físico (calor, solo rico) ou econômico (área urbana industrializada e com setor terciário desenvolvido).

As áreas consideradas anecúmenas são aquelas pouco ocupadas, de difícil sobrevivência, onde predomina o fator físico (frio demasiado, regiões desérticas, florestas, montanhas, entre outras). São também conhecidas como vazios demográficos.

O que se explica a concentração populacional do brasil

Nova York - exemplo de área ecúmena

O que se explica a concentração populacional do brasil

Deserto do Saara - exemplo de área anecúmena

O planeta Terra não é bem distribuído em termos de população. O litoral dos países são regiões de grande concentração populacional, salvo alguma exceção. A região mais populosa do mundo é o sudeste asiático, com mais de um terço da população total do planeta.

O que se explica a concentração populacional do brasil

Praia chinesa - evidência de superpopulação

No entanto, é na Europa Ocidental que estão as grandes densidades demográficas.

População absoluta

Países mais populosos

Países menos populosos

CHINA: 1,357 bilhão (2013)

KUWAIT:  3,369 milhão (2013)

ÍNDIA: 1,252 bilhão (2013)

ESTÔNIA: 1,325 milhão (2013)

EUA: 318,9 milhão (2014)

ILHAS MAURÍCIO: 1,296 milhão (2013)

INDONESIA: 249,9 milhão (2013)

BELIZE: 331.900 (2013)

BRASIL: 200,4 milhão (2013)

POLINÉSIA:  276.831 (2013)

78% da população mundial vive em países subdesenvolvidos; 22% da população mundial vive em países ricos.

O que se explica a concentração populacional do brasil

Crescimento da população mundial

Concentração populacional no Brasil e no mundo

No mundo

1º  Extremo oriente – sudeste asiático 2ª  Europa centro-ocidental

3º  Leste dos EUA

Na América

  • No continente americano, os mais populosos são: EUA, Brasil, México.
  • Na América Latina, os mais populosos são: Brasil, México, Argentina.
  • Na América do Sul, os mais populosos são: Brasil, Argentina, Colômbia

A população brasileira está distribuída de maneira irregular pelo território. O Brasil é um país populoso, pouco povoado, cuja população concentra-se numa faixa que vai do litoral (leste) a 700 km em direção oeste (interior). Isto se deve a questões históricas de colonização europeia.

Estados mais populosos: SP e MG Estados menos populosos: RR e AP Estados mais povoados: RJ e SP

Estados menos povoados: RR e TO

A população de um país pode crescer de duas maneiras: através do crescimento vegetativo e através do fluxo migratório.

  • Crescimento vegetativo ou natural é a diferença entre taxa de natalidade e taxa de mortalidade.

O que se explica a concentração populacional do brasil

Exemplo crescimento vegetativo no Brasil

  • Fluxo migratório é uma referência genérica ao movimento de entrada (imigração) e saída de pessoas (emigração).

O que se explica a concentração populacional do brasil

Mapa de fluxo migratório no Brasil a partir de 1950

O que se explica a concentração populacional do brasil
  
O que se explica a concentração populacional do brasil

Como referenciar: "Concentração populacional" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2022. Consultado em 08/05/2022 às 19:24. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaHumana/Populacao/populacao1.php

O que se explica a concentração populacional do brasil

Resposta: A população brasileira está irregularmente distribuída no território, pois há regiões densamente povoadas e outras com baixa densidade demográfica. ... As regiões menos povoadas são: a Região Norte, com 15.864.454, e o Centro-Oeste, com pouco mais de 14 milhões de habitantes.

Quais os motivos que levam a maior concentração da população brasileira na faixa litorânea?

No Brasil a concentração populacional tem sua maior ocorrência em áreas litorâneas ou próximas ao litoral. Temos como fatores contribuintes as faixas de planície, clima tropical, sem contar a colonização como administração efetiva, ter início no século XVI e capitais administrativas em Salvador e Rio de Janeiro.

O que leva a população brasileira ser distribuída de maneira desigual?

Um dos fatores que estão presentes na alta densidade demográfica é seu tamanho ser menor e sua população ser elevada por conta de uma qualidade de vida mais elevada na região, o que auxilia na migração interna no país também em direção a ela.

Porque existe a maior concentração?

O fato da maior parte da população brasileira estar concentrada no litoral tem a ver, antes de tudo, com o processo de colonização dos portugueses. Quando chegaram em nosso país os portugueses fundaram fortes e cidades ao longo do litoral, pois isso facilitava a proteção do território contra invasões.

O que justifica a concentração da população brasileira no litoral?

A concentração na área litorânea brasileira, especialmente na região do Vale do Paraíba que abrange territórios de São Paulo e Rio de Janeiro, tem causa principal a colonização e industrialização do país. ... Portanto, a justificativa principal é devido ao processo histórico de colonização e de industrialização.

O que existe maior concentração populacional?

O continente com maior concentração populacional é a Ásia, correspondendo cerca de 65% da população mundial. A África é o segundo continente mais populoso, tal fato se deve ao alto índice de crescimento populacional dos países que a integram (2,1% ao ano).

Como a população brasileira está distribuída no espaço explique?

Resposta: A população brasileira está irregularmente distribuída no território, isso fica evidente quando se compara algumas regiões ou estados, o Sudeste do país, por exemplo, apresenta uma densidade demográfica de 87 hab/km2, as regiões Nordeste, Sudeste e Sul reúnem juntas 88% da população.

Quais as consequências do crescimento populacional?

  • Consequências do crescimento populacional Elevação do índice populacional está levando a aquecimento global e extinção em massa. Contracepção e educação são melhores formas de reduzir população.

Qual o papel do crescimento populacional na mudança climática?

  • Apesar do papel do crescimento populacional – combinado com crescente consumo – em agravar as mudanças climáticas, Mora afirma que o mundo recentemente está fazendo vista grossa para o problema.

Como desacelerar o crescimento populacional?

  • Para tornar a questão mais complicada, muitos economistas argumentam que desacelerar o crescimento populacional é uma sentença de morte para a economia, argumentando que menos trabalhadores jovens entrando na economia torna mais difícil financiar programas sociais e governamentais.

Qual a relação entre a taxa e a densidade populacional humana?

  • Na verdade, um estudo de McKee e seus colegas do ano passado em Ecologia Humana ligava diretamente a taxa e o crescimento de densidade populacional humana nacional a um aumento em espécies ameaçadas, como representado pelos mamíferos e aves na Lista Vermelha da IUCN.