O que significa boca amarga

Gosto amargo na boca pode ser sintoma de cáries ou inflamações na própria boca, alterações hormonais na gravidez, doenças, como a gripe, ou ainda ser causada pelo uso de medicamentos.

Dentre as possíveis causas de gosto amargo na boca estão:

Língua com placa bacteriana (saburra)

Uma das principais causas de gosto amargo na boca é a falta de higiene oral. Nesses casos, a origem do problema muitas vezes está na formação de uma placa branca na língua formada por bactérias (saburra lingual). Por isso a língua também deve ser escovada diariamente.

A cárie é constituída por bactérias que se alimentam de restos de alimentos acumulados na boca e nos dentes. Pode deixar a boca amarga, além de causar mau hálito e dor de dente.

Problemas nas gengivas

A gengivite é uma inflamação da gengiva que pode deixar um gosto amargo na boca. A explicação está sobretudo nos sangramentos, que ocorrem sobretudo ao escovar os dentes ou usar o fio dental.

Gravidez

Na gestação, as alterações hormonais podem deixar um gosto amargo na boca. Porém, as alterações no paladar não ocorrem em todas as gestantes.

Doença do refluxo gastroesofágico

A doença do refluxo gastroesofágico pode provocar sintomas de azia e retorno de alimentos no esôfago, além da sensação de boca amarga ou acidez na boca.

Doenças respiratórias e infecções na garganta

As bactérias causadoras de doenças respiratórias (gripe, resfriado, sinusite, rinite) e infecções na garganta podem ser uma causa de gosto amargo na boca. Por isso, algumas pessoas podem notar alteração do gosto dos alimentos ou sentir uma sensação de amargor na boca durante e após episódios de infecções respiratórias.

O tabaco ou o cigarro deixam resíduos nos dentes e na língua que podem causar a sensação de gosto amargo na boca.

Uso de medicamentos

Alguns medicamentos podem alterar o paladar, diminuindo a quantidade de saliva ou libertando substâncias que deixam a boca amarga. Dentre as medicações que podem causar essa sensação estão os:

  • Anti-hipertensivos
  • Antidepressivos
  • Remédios para gota
  • Anti-inflamatórios
  • Antibióticos
  • Antialérgicos
  • Anticonvulsivantes
  • Antiparasitários.

Transtornos de ansiedade e depressão

Transtornos como a ansiedade e a depressão podem causar um gosto amargo na boca por diversas razões, como pelo uso dos medicamentos usados no tratamento dessas doenças, ou ainda pela diminuição da produção de saliva.

Outras causas para gosto amargo na boca incluem:

  • Inflamações na boca, como abscessos dentários;
  • Boca seca, devido à diminuição da produção de saliva.

Gosto amargo na boca pode ser COVID?

A doença causada pelo vírus Sars-Cov 2 pode causar alterações no paladar, desde a sua diminuição, ausência ou mesmo a alteração do sabor dos alimentos. Embora, não seja um sintoma típico ou frequente, algumas pessoas com COVID podem ter a percepção de gosto amargo na boca, da mesma forma que em outras infecções virais.

Por isso, na suspeita de COVID é importante estar atento não apenas as alterações de paladar, mas também aos outros sintomas sugestivos da doença como: febre, tosse, diminuição do olfato, dor de cabeça e dor no corpo. Na dúvida, realize um teste diagnóstico e consulte o seu médico.

Gosto amargo na boca pode ser câncer?

Não é comum doenças oncológicas causarem gosto amargo na boca ou alterações do paladar por si só. Portanto, dificilmente o gosto amargo na boca irá sozinho ser sinal de câncer. Entretanto, é frequente estes sintomas ocorrerem devido à quimioterapia e a radioterapia utilizados no tratamento de diferentes tipos de câncer.

A quimioterapia apresenta como efeito colateral frequente alterações no sabor dos alimentos. Já a radioterapia quando aplicada na região da cabeça ou pescoço pode atingir as papilas gustativas interferindo no sabor dos alimentos.

O clínico geral ou médico de família poderá diagnosticar a causa da sensação de gosto amargo na boca e tratá-la ou indicar outro profissional da saúde para fazê-lo.

Pode lhe interessar também:

Remédio para boca amarga

Gosto de podre na boca o que pode ser?

Gosto metálico na boca, o que pode ser?

Quando o gosto amargo na boca é sinal de problema de fígado e o que fazer

Formas de eliminar o gosto amargo na boca

Referências bibliográficas

UK National Health Service: Metallic Taste. Indigestion.

Referências bibliográficas

1 de dezembro, 2021

A sensação de boca amarga, também chamada de disgeusia, é frequentemente associada ao mau hálito. A alteração do paladar que causa o gosto amargo pode resultar, ainda, em alterações psicológicas. Isso porque algumas pessoas, por exemplo, se retraem ao conversar, colocam a mão na boca e falam baixo, pois acreditam que estejam com o temido mau hálito.

Leia mais: Refluxo e problemas dentais são as principais causas de mau hálito

Causas da boca amarga

Primeiramente, é necessário descobrir a causa da boca amarga investigando a língua, local onde estão as papilas gustativas. Ao analisar as papilas do gosto amargo, é importante avaliar se o local está recebendo catarro causado por doenças respiratórias, e se há baixa salivação, além de falta de limpeza no local. Nesse caso, o ideal é procurar um dentista capacitado em halitose e alterações salivares.  

Além desses fatores, outros também podem resultar na sensação de boca amarga:

  • Uso de medicamentos que reduzem a salivação
  • Diabetes, pois pode causar halitose
  • Alterações hormonais
  • Doenças hepáticas
  • Insuficiência renal
  • Deficiência de vitaminas e ou sais minerais
  • Hipotireoidismo
  • Alcoolismo
  • Tabagismo
  • Problemas dentários (como cáries, por exemplo)
  • Transtornos alimentares (bulimia, anorexia, entre outros)

Tratamento e prevenção

Antes de tudo, é importante saber se existe alguma outra causa para justificar a sensação de boca amarga. Caso seja baixa salivação, por exemplo, deve-se tratá-la para evitar danos na saúde bucal.

O tratamento, por sua vez, deve incluir uma correta higiene da língua que inclua limpadores com cerdas, além de evitar uso de enxaguantes bucais com álcool. Nesse sentido, para evitar o seu surgimento, é indispensável realizar a limpeza adequada diariamente e ingerir água para garantir uma boa salivação.

Por fim, diagnosticar a boca amarga às vezes pode ser difícil, exigindo a exclusão de todas as outras causas. Dessa forma, encontrar o tratamento certo pode ser um processo de tentativa e erro. Em alguns casos, o problema pode se resolver por conta própria ou exigir intervenção médica para controlar ou resolver a causa subjacente.

Fonte: Dr. Marcos Moura – Dentista de Maceió. Endodontista pela UNESP/Araraquara e membro da Associação Brasileira de Halitose (ABHA).

O que significa boca amarga
O que significa boca amarga

Além de extremamente desagradável e incômoda, a sensação de amargor na boca é normalmente acompanhada de mau hálito, gerando constrangimento.

É comum que a causa do problema esteja relacionada à saúde bucal, mas algumas condições e doenças de outras áreas do organismo também podem desencadear esse sintoma.

No nosso artigo de hoje, você conhecerá as principais causas da boca amarga, e também algumas dicas de como evitá-la. Boa leitura!

Quais são as causas da boca amarga?

Boca amarga tem causas variadas e pode indicar desde simples problemas de higiene até doenças relacionadas à saúde bucal e do sistema digestivo. Listamos abaixo as causas mais comuns.

Má higiene bucal

Na maioria das vezes, o amargor se deve a problemas de higiene oral: acúmulo de bactérias nos dentes, gengiva e placas bacterianas na língua (saburra lingual), sendo esa última a principal causa da mudança no paladar por má higiene.

Boca seca

A xerostomia ou boca seca também provoca amargor, devido à produção insuficiente de saliva, favorecendo a proliferação das bactérias e dificultando o equilíbrio do pH da boca.

Gengivite

A gengivite e as doenças periodontais também causam a sensação de boca amarga, devido ao processo inflamatório do tecido gengival.

Gravidez

A mudança hormonal deixa o paladar da gestante mais apurado, especialmente no primeiro trimestre da gravidez, sendo comum os relatos de sensação de gosto metálico na boca nessa fase da gestação.

Medicamentos

Alguns medicamentos podem provocar disgeusia — uma distorção do paladar que gera a sensação de boca amarga. Outros interferem na produção de saliva, deixando o gosto amargo; há ainda os que liberam resíduos na saliva, causando esse mesmo efeito.

Entre os remédios que causam boca amarga estão:

  • hipertensivos;
  • antidepressivos, como o lítio;
  • antibióticos, como a tetraciclina;
  • remédios para gota, como o alopurinol.

Suplementos vitamínicos

Suplementos vitamínicos com altas concentrações de metais — como zinco, ferro, cromo ou cobre — podem deixar um sabor metálico na boca, normalmente após o organismo absorvê-los completamente.

Disfunções gástricas

Pessoas com problemas gástricos que causam refluxo podem apresentar boca amarga e também halitose, devido ao retorno dos ácidos do estômago para o esôfago, que alteram o pH da saliva.

Hepatite e outras doenças do fígado

O fígado é o responsável por transformar amônia — uma substância tóxica — em ureia, que será eliminada na urina.

Quando esse órgão não está funcionando corretamente, há um acúmulo de amônia no organismo, o que altera o paladar, deixando na boca um gosto de cebola ou peixe.

Infecções do sistema respiratório

Sinusites, rinites e outras infecções do sistema respiratório superior podem deixar o paladar amargo. Isso se deve graças à ação das bactérias presentes nas secreções expelidas durante o processo infeccioso dessas doenças.

Como evitar ter boca amarga?

Se você tem a sensação de boca amarga com frequência, precisa fazer uma visita ao dentista para que ele verifique se as causas do problema estão relacionadas à sua saúde bucal.

Se a boca amarga tiver relação com problemas gástricos ou hepáticos, o dentista vai recomendar um check-up médico.

Algumas medidas simples de mudanças de hábitos podem evitar ou amenizar o problema na maioria das vezes. Veja quais são elas:

  • faça corretamente a higiene bucal, lembrando sempre de escovar os dentes e a língua ao menos duas vezes ao dia;
  • use um raspador de língua, sempre que necessário;
  • evite comidas pesadas e gordurosas, especialmente pouco antes de se deitar, para evitar o refluxo gástrico;
  • avalie com seu médico a possibilidade de substituir ou adequar a dose de medicamentos e suplementos vitamínicos que deixam a boca amarga;
  • beba ao menos dois litros de água por dia, para manter a boa salivação;
  • aumente a hidratação em casos de resfriados e outras doenças respiratórias para ajudar a eliminar as secreções dessas infecções;
  • beba limonada ou chupe um picolé de limão se estiver grávida e com a boca amarga — o sintoma tende a desaparecer em alguns dias, sem complicações.

Como dissemos, na maior parte dos casos, a boca amarga é causada pelo acúmulo de bactérias. Para saber como manter a língua bem limpa e evitar esse problema, leia também nosso artigo sobre como escolher e usar o raspador de língua.