O que é conhecimento empírico assinale a resposta correta

Você, na qualidade de pesquisador(a), deve estar se perguntando acerca da relevância do assunto que ora nos propomos a discutir: conhecimento empírico ou senso comum,  em se tratando de um espaço no qual parece haver lugar somente para posicionamentos relacionados à área científica, cujo “território” se caracteriza pelas Normas da ABNT, ou seja, as normas da Associação Brasileira de Normas e Técnicas. Eis que, partindo desse pressuposto intencionalmente elencado, conseguimos encontrar razões de sobra para dar vazão à frutífera conversa e à troca de experiências que, porventura, irão se demarcar daqui em diante.

Acreditamos, pois, que a expressão “senso comum” não representa nada de extraordinário, nada de excepcional para ninguém, haja vista que o próprio termo traz consigo uma carga semântica de base significativa. Dessa forma, cabível é afirmar que se trata daquele conhecimento passado de geração a geração desprovido de qualquer constatação que dispõe do aval do universo científico propriamente dito.

Para sermos mais claros, sobretudo, tentando exemplificar por meio de circunstâncias cotidianas, pensemos em algumas afirmações que, de tanto se manifestarem e se posicionarem como verdadeiras, originam uma consciência coletiva que vai se formando ao longo do tempo, e que, de forma sequencial, vai sendo repassada, pois, sem nenhum critério científico, a pessoa acredita que as razões estão apenas em suas crenças, ou seja, o fenômeno constatado se encontra isento de quaisquer relações de ordem científica, de caráter comprovado. Como exemplo, podemos citar algumas expressões, tais como: “Mulher ao volante há risco de perigo constante”/ “Quem dá aos pobres empresta a Deus”/ “O que não tem remédio remediado está”, entre muitas outras.

Assim, oque de fato ocorre é que as constatações obtidas por meio de tais posicionamentos são fruto apenas da ordem aparente da realidade, da prática cotidiana de uma forma geral. Assim, priorizando os aspectos de que demanda o texto científico, constatamos que banalizados se tornam os aspectos antes mencionados, justamente pelo fato de que em se tratando de tal modalidade, faz-se evidente a necessidade da comprovação, ou seja, uma constatação que ultrapasse as barreiras da realidade aparente e que, acima de tudo, apresente-se submetida a testes mais rigorosos de comprovação, passados, evidentemente, pelo filtro da comunidade científica, devidamente reconhecida.

Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

A diferença entre o conhecimento empírico, o científico, o filosófico e o teológico está em como o adquirimos.

  • O conhecimento empírico diz respeito ao conhecimento popular. É o que aprendemos a partir da nossa interação e observação do mundo;
  • O conhecimento científico compreende as informações e fatos que são comprovados por meio da ciência;
  • O conhecimento filosófico nasce a partir do pensamento crítico e das reflexões que o ser humano é capaz de fazer;
  • O conhecimento teológico, ou religioso, é o baseado na fé religiosa, acreditando que ela detém a verdade absoluta.

Empírico Científico Filosófico Teológico
O que é Esse tipo de conhecimento surge a partir da interação do ser humano com o ambiente que o rodeia. Engloba informações e fatos que foram comprovados, tendo como base análises e testes científicos. É o conhecimento lógico-racional orientado pela construção de conceitos. Acredita que a fé religiosa possui a verdade absoluta e apresenta todas as explicações para justificar esta crença.
Valor Valorativo, apoiando-se nas experiências pessoais. Factual, lida com fatos e ocorrências. Valorativo, pois lida com hipóteses e teorias que podem ou não ser comprovadas. Valorativo, apoiando-se nas doutrinas sagradas.
Verificação É verificável. É verificável. Pode ou não ser verificável. Não é verificável.
Exatidão Falível e inexato. Falível e aproximadamente exato. Falível e aproximadamente exato. Infalível e exato.
Sistema Assistemático, pois é organizado com bases nas experiências de um sujeito, e não em um estudo para observar o fenômeno. Sistemático, pois é um saber ordenado logicamente. É sistemático, pois é um saber lógico-racional, mesmo que não haja comprovação. Conhecimento sistemático do mundo.

O que é conhecimento empírico?

É o chamado conhecimento popular. Ou seja, aquele adquirido através da observação e da interação do ser humano com o ambiente ao redor. É resultante do senso comum e pode ser baseado em experiências, sem a necessidade de uma comprovação científica.

Nele, não há uma preocupação em refletir criticamente sobre o objeto em observação, limitando-se apenas à dedução.

Como é adquirido através de simples deduções e sem provas concretas, é um conhecimento falível e inexato. Porém, pode ser verificado, pois se trata de coisas ligadas ao dia a dia.

Exemplo: Um agricultor que, mesmo sem nenhum estudo, sabe exatamente quando plantar e colher cada vegetal. Isto apenas por observar e aprender com os resultados de colheitas anteriores.

O que é conhecimento científico?

O conhecimento científico está relacionado com a lógica e o pensamento crítico e analítico. É o conhecimento que temos sobre fatos analisados e comprovados cientificamente, de modo que sua veracidade ou falsidade podem ser comprovadas.

É um conhecimento factual e está baseado em experiências comprovadas. Por isso, também é falível e aproximadamente exato, pois novas ideias podem modificar teorias antes aceitas. Também é verificável, pois surge através de resultados científicos.

Exemplo: A descoberta de outros planetas, por meio da observação com telescópios super desenvolvidos.

O conhecimento filosófico é baseado na reflexão e construção de conceitos e ideias, a partir do uso do raciocínio em busca do saber.

O conhecimento filosófico surgiu a partir da capacidade do ser humano de refletir, principalmente sobre questões subjetivas, imateriais, conceitos e ideias.

As teorias filosóficas não possuem a necessidade de teste ou verificação através da observação. É falível caso apresente falhas lógicas.

Exemplo: O pensamento sobre a existência de outros planetas, ainda que não houvesse ferramentas para essa verificação.

O que é conhecimento teológico?

O conhecimento teológico, ou religioso, é baseado na fé religiosa. Assim, acredita-se que a religião é a verdade absoluta e possui todas as explicações para os mistérios que rondam a mente humana.

Não há a necessidade de verificação científica para que determinada "verdade" seja aceita sob a ótica do conhecimento religioso. Desse modo, o conhecimento teológico é infalível e exato, pois se trata de uma verdade sobrenatural.

Exemplo: O mundo e os homens foram criados por Deus.

Veja a diferença entre:

O que é conhecimento empírico assinale a resposta correta
O que é conhecimento empírico assinale a resposta correta

Pedro Menezes

Professor de Filosofia, Mestre em Ciências da Educação

O significado de conhecimento empírico está relacionado com o conhecimento popular, é um saber baseado na experiência cotidiana e nas observações sobre o dia a dia. Nele, uma experiência particular é tomada como regra e assumida como verdade.

O termo "empírico" tem como origem a palavra grega empeiria, que significa experiência, vivência. Por basear-se nessa experiência do cotidiano, o saber empírico está associado ao senso comum e compreendido como algo vulgar ou um conhecimento menor em relação a outras formas de conhecimento.

O conhecimento empírico pode ou não estar em conformidade com outras formas de conhecimento, pode ou não representar um fato. A ciência parte muitas vezes do senso comum para verificar sua validade ou decretar sua falsidade.

Exemplos de conhecimentos empíricos:

  • Saberes práticos (cultivo da terra, uso de plantas medicinais, cuidados de higiene, etc.);
  • Superstições (pular ondas no réveillon para trazer boa sorte, bater na madeira para evitar que algo aconteça, não passar embaixo de escadas, etc.).

Características do conhecimento empírico

A característica principal do saber empírico é a generalização de experiências particulares, que são compreendidas como verdadeiras desde que um grupo relativo de pessoas concorde, não necessitando de provas ou um questionamento mais apurado.

Outras características do conhecimento empírico:

  • Saber prático;
  • Superficial;
  • Popular;
  • Baseado na tradição e no hábito;
  • Transmitido oralmente ou de maneira informal.

Diferenças entre o conhecimento empírico e outros tipos de conhecimento

Todo conhecimento é baseado na ideia de representar a verdade sobre determinado aspecto. Entretanto, a validação de cada forma de conhecer é distinta das outras.

Outros tipos de conhecimento são:

  • Conhecimento científico - fundamentado num método, em provas e demonstrações;
  • Conhecimento filosófico - baseado na reflexão lógica e racional orientada pelo senso crítico;
  • Conhecimento teológico - baseado na fé e nos dogmas religiosos.

Veja também: