O que é bom para pulga

Se você encontrar pulgas no seu cão ou gato, como garantir que está lidando com o problema de forma completa? O segredo para isso é uma abordagem dupla: tratar não apenas o pet, mas também a casa.

Como se livrar de pulgas na sua casa

1. Trate seu pet e todos os outros animais.

Mesmo que você tenha visto pulgas apenas no seu pet, é bom partir do pressuposto que os outros pets também foram infestados. Mantenha um cronograma de tratamento regular e de longo prazo para cada pet para ajudar a evitar uma infestação antes que ela ocorra e reduzir o risco de uma nova infestação no futuro.

2. Lave a cama do seu pet com água quente

A água quente ajudará a matar quaisquer ovos ou larvas que tiverem ficado no tecido. Esse é um passo fundamental para eliminar todas as pulgas logo na primeira tentativa. Lave a cama e o cobertor pelo menos uma vez por semana por três a oito semanas. Coloque-as fora de casa para secar ao sol. Se seu pet gosta de dormir em outros lugares, como sua cama, certifique-se de lavar sua roupa de cama também.

3. Aspire todos os pisos, carpetes, tapetes e sofás de forma regular e minuciosa.

Lembre-se de esvaziar seu aspirador de pó e jogar fora cada saco após o uso para evitar que ovos eclodam dentro dele, o que pode levar a uma nova infestação no futuro. Continue aspirando a cada dois dias durante três a oito semanas.

DICA: Aplique Fleegard, um antipulga para ambiente, no saco do aspirador antes de aspirar sua casa. Isso vai ajudar a eliminar as pulgas que forem aspiradas.

4. Use um spray antipulgas aprovado pelo Médico Veterinário pela casa.

Certifique-se de seguir as instruções e tratar os locais em que seu pet fica. Leia as instruções no produto para evitar que seu pet possa entrar em contato com ingredientes perigosos quando você estiver tratando sua casa. O estágio de pupa da pulga (o estágio anterior ao da pulga adulta) é significativamente mais difícil de matar. Recomenda-se aspirar antes de usar quaisquer produtos químicos para estimular que as pupas eclodam, expondo as pulgas adultas aos produtos químicos e matando-as.

5. Não se esqueça de tratar os esconderijos mais comuns para as pulgas.

As pulgas adoram se esconder dentro de carros e atrás ou debaixo de móveis – mas as pessoas costumam esquecer desses locais. Lembre-se de aspirar quaisquer superfícies de tecido dentro do seu carro, e certifique-se de que seu pet sente em um cobertor que possa ser trocado e lavado regularmente. Trate as áreas atrás ou debaixo dos móveis usando o aspirador e depois finalizando com um spray antipulgas.

6. Lave todos os brinquedos de tecido dos seus cães ou gatos.

Mesmo o brinquedinho favorito do seu cão ou o ratinho de pelúcia do gato podem ser um esconderijo para os ovos e larvas da pulga. Se esses brinquedos não puderem ser lavados, talvez seja melhor simplesmente jogá-los fora.

Mantenha seus pets protegidos contra pulgas.

Definitivamente, a melhor maneira de evitar uma infestação por pulgas é manter seu pet protegido contra pulgas com um tratamento convencional antipulgas. Não deixe de  conhecer a linha toda de tratamento disponível que ajudam a proteger seu pet contra pulgas – afinal, manter um tratamento convencional é muito mais fácil do que tentar se livrar das pulgas depois.

Tempo de leitura: 4 minutos

Pulgas são parasitas que podem dar muita dor de cabeça para qualquer pai ou mãe de pet. Por isso, é preciso estar sempre atento para que elas não apareçam em casa e afetem a qualidade de vida dos nossos bichinhos. Mas como matar pulgas no ambiente para se livrar delas de uma vez por todas?

O que é bom para pulga
O que é bom para pulga

As infestações de pulgas são tão comuns que podem acontecer até mesmo em ambientes que não têm pets. Elas se espalham e se reproduzem rapidamente, incomodando todos da casa. E sim, esses insetos podem picar humanos também.

De onde as pulgas surgem?

Existem muitas pessoas que acreditam que as pulgas aparecem nos pets por falta de higiene, o que não é verdade. As pulgas passam de hospedeiro para hospedeiro sem se importar com o nível de limpeza: elas procuram alimento, que, em sua fase adulta, é o sangue de outros animais.

E isso pode incluir os humanos! No entanto, esses insetos preferem os pets porque podem viver em seus pelos e se reproduzir lá mesmo. Nos humanos, normalmente, acontecem picadas esporádicas, mas que podem causar muita coceira e erupções cutâneas também.

Por isso, não é tão incomum que o tutor tenha tido contato com algum hospedeiro anterior das pulgas e, assim, tenha levado os parasitas para casa. A partir daí, elas podem se reproduzir em diversos lugares e começar a infestação, visto que em fase de pupa podem se alimentar de resíduos diversos.

Como expulsar as pulgas do ambiente?

Quando as pulgas entram na sua casa, tirá-las pode ser um desafio. Não basta eliminar as que vivem no seu pet, é necessário certificar-se de que todo o ambiente foi higienizado e está livre dos parasitas.

Isso porque, se o local em que os bichinhos vivem ainda estiver infestado, os parasitas podem voltar a viver neles, causando grande incômodo. Por isso, saber como matar pulgas de cães e gatos não é o suficiente: é preciso saber como matar pulgas no ambiente.

A boa notícia é que, hoje em dia, existem diversos produtos que ajudam nessa missão. Preparamos um passo a passo simples para você eliminar esses insetos e expulsá-los da sua casa!

1. Cuide dos pets

Quando percebemos que nossa casa está com pulgas, o primeiro passo é sempre checar os bichinhos para ver se elas já se hospedaram nos peludos (o que é muito provável). Se sim, verifique a quantidade de insetos e se há feridas graves na pele do animal.

Se você encontrar poucos parasitas, pode espremê-los com a unha para eliminá-los. No entanto, se há mais de um, existe uma grande chance de que eles já tenham se reproduzido. Por isso, dê um banho com um shampoo antipulgas no pet e aplique um antipulgas em sua pelagem.

Atualmente, existem diversos tipos de antipulgas que você pode escolher, sendo de uso interno ou externo. No entanto, se o seu pet está com feridas ou aparenta ter outras reações às pulgas, faça uma visita ao médico-veterinário para que o tratamento correto seja indicado.

O que é bom para pulga
O que é bom para pulga

2. Limpe e aspire todos os lugares

O aspirador de pó vai ser um grande aliado em como eliminar pulgas no ambiente. Aspire todos os cantos, especialmente os que acumulam mais poeira e os locais que têm maior passagem de pessoas e animais. Lembre-se de limpar o aspirador no final do processo.

Em seguida, higienize todo o local para certificar-se de que não há mais nenhuma parte da casa em que elas possam estar escondidas. Qualquer lugar em que elas possam estar hospedadas e/ou possam se alimentar deve ser bem limpo. Esse é um passo fundamental para matar pulgas no ambiente.

3. Utilize um produto antipulgas

Além disso, o que é bom para matar pulgas no ambiente é usar um produto próprio para esse fim. Hoje em dia, existem diversas soluções que podem ajudar na eliminação desses parasitas e proteger sua família.

No entanto, é preciso ter cuidado ao utilizar essas soluções e remédios para matar pulgas no ambiente, porque eles podem ser tóxicos para os pets. Por isso, deixe o produto fazendo efeito em um local ventilado, sem permitir o contato de nenhuma pessoa ou bichinho.

Formas de evitar a infestação de pulgas

Agora que você já sabe o que é bom para matar pulgas, existem alguns hábitos que você pode criar para evitar que elas apareçam na sua casa. Manter o local bem higienizado é uma delas, visto que resíduos como pó e pele morta servem como alimento para as pupas.

Além disso, você pode consultar o médico-veterinário do seu pet para que o profissional indique algumas soluções de uso tópico para evitar que as pulgas ataquem seu bichinho. Coleiras antipulgas também são uma boa opção de prevenção contra os parasitas.

O que é bom para pulga
O que é bom para pulga

Gostou das nossas dicas de como matar pulgas no ambiente? Aproveite e navegue pelos outros conteúdos que publicamos aqui, no blog da Petz! Prezamos sempre pelo bem-estar dos tutores e seus amigos de quatro patas!