O que acompanha risoto

Receita de risoto com sabor de churrasco para acompanhar carnes bovinas e suínas.

Esse risoto é sensacional. Sou viciada em risotos, temos aqui no blog a receita de risoto de camarão, mas a receita de hoje é um risoto com sabor e aroma de churrasco para acompanhar qualquer tipo de carne bovina ou suína. Ele é fácil de fazer e delicioso.

O que acompanha risoto


  • 500g de arroz arbóreo
  • 1/2 cebola ralada
  • 2 colheres (de sopa) de manteiga
  • 1/2 xícara de vinho tinto
  • 1 xícara de queijo parmesão fresco ralado

Caldo:

  • 1/2 cebola cortada em pedaços
  • 1L de água
  • 1/2 colher (de sopa) de Chilli
  • 4 colheres (de sopa) de Molho barbecue (se não tiver substitua por mais molho inglês)
  • 3 colheres (de sopa) de Molho inglês
  • 1 colher (de sopa) de Páprica doce
  • 10 grãos de pimenta do reino inteiros
  • 1 cubo de caldo de costela ou de carne

Modo de preparo:

  1. Caldo: Em uma panela refogue a cebola com um pouco de manteiga ou azeite, coloque a água e o restante dos ingredientes do caldo. Deixe ferver em fogo baixo por 5 minutos, coe o caldo e volte a panela para o fogo baixo. O caldo tem que estar sempre quente para não atrasar o cozimento do arroz, então deixe ele em fogo baixo ao lado e vá adicionando no risoto com uma concha.
  2. Risoto: Em uma frigideira grande e de laterais mais altas, doure a cebola ralada em 1 colher (de sopa) de manteiga.
  3. Adicione o arroz e mexa por 1 minuto.
  4. Baixe o fogo, coloque o vinho e mexa por mais 1 minuto até evaporar.
  5. Adicione o caldo quente até cobrir o arroz. Mexendo sempre.
  6. Verifique se o arroz está cozido, e vá adicionando caldo sempre que necessário até cozinhar, sem parar de mexer.
  7. Se o arroz ainda não estiver cozido e o caldo acabar, vá colocando somente água quente até o arroz cozinhar.
  8. O arroz deve ficar um pouco úmido, não deixe toda a água secar.
  9. Quando o arroz estiver cozido, retire do fogo, adicione o queijo ralado e o restante da manteiga.
  10. Mexa rapidamente, misturando bem. Prove e se achar necessário coloque mais sal.
  11. Se quiser você pode desfiar carne ou costela já prontas e adicionar no risoto.
  12. Sirva imediatamente, pois ele endurece quando esfria.

O que acompanha risoto


Informações
Tempo de Preparo: 20 minutos
Tempo de Cozimento: 10 minutos
Rendimento: 4 porções

Avaliação: 4.9 estrelas
Votos: 9


Atualizado em: 5/11/2020 | Categorias: 1receita almoço jantar Receita Testada

Postado por: Amando Cozinhar

Ele pode ser disposto com um bom vinho como prato principal ou como entrada. É uma comida de origem italiana que, segundo historiadores, teve seu inicio durante o século XI na Lombardia, ao norte da Itália, em que árabes e muçulmanos começaram a utilizar o grão de arroz para cozinhar.

A receita que hoje todos conhecem foi instituída durante uma festa de casamento em meados de 1574. Segundo os dados históricos, o inventor da receita foi Valério di Fiandra, também criador dos vitrais da então Catedral de Milão. No casamento de sua filha ele concedeu um jantar e ofereceu como prato principal o seu famoso Risoto, no qual deixou cair um pouco de açafrão. Diz à história que, por ciúmes, ele queria que esse tempero estragasse a comida, mas os convidados ficaram maravilhados com o prato e ali nascia o famoso Risotto ala milanese e suas futuras variações.

No Brasil, esse prato foi introduzido na culinária local devido à imigração dos italianos no século XIX, sofrendo algumas alterações e acréscimos de ingredientes. Cada região agregou seus condimentos típicos como carnes, queijos e temperos específicos. Na década de 80 esse prato era feito com as sobras de alimentos e arroz e com o passar dos anos ganhou seu espaço na alta culinária presente nos lares e nos restaurantes.

A tradicional receita do Risoto é feita com arroz arbóreo, que possui um alto teor de amido em sua composição. Esse tipo de arroz precisa de um maior tempo de preparo quando comparado com o ao branco comum para adquirir o ponto certo de cremosidade. A base é composta com temperos como o alho e a cebola dourados no azeite e/ou manteiga, em que é acrescentado um caldo especifico até que se chegue à consistência desejada.

O prato original chamado Risotto ala milanese (risoto a milanesa) é feito com uma base de pistilo, acrescido de caldo de carne e açafrão. Com o decorrer dos anos, aqui no Brasil, a base dessa receita sofreu muitas variações, entre as mais comuns estão o risotto bianco, risoto de camarão, risoto funghi e risoto de alho-poró.

Essa receita pode ser servida com diversos acompanhamentos, o mais comum e preferido pelos apreciadores do Risoto é a carne. Uma excelente opção é o peito de cordeiro grelhado com páprica defumada, esse acompanhamento garante um sabor incrível, além de sofisticação a receita, perfeito para ocasiões especiais e comemorativas. Outa opção bastante apreciada de carne vermelha é a costela defumada, que possui uma combinação perfeita de Risoto com proteína, um excelente prato para ser servido e apreciado por toda a família durante um feriado. O bife grelhado e frango assado também funcionam como ótimos acompanhamentos.

Para quem procura uma opção mais leve, o salmão assado é uma excelente escolha. Ele possui notas refrescantes e é muito apreciado no verão, mas nada impede que seja degustado em outras estações. Lagostas grelhadas também são bem-vindas – possuem uma combinação clássica de sabores e são ideais para servir com um Risoto mais simples.

Além das carnes, os temperos também garantem um sabor especial à refeição. O alho e a cebola são essenciais em qualquer prato e no Risoto não são diferente, eles garantem um sabor incrível, desde que sejam usados nas proporções corretas. Além deles o alecrim, a sálvia, o orégano e a casca de laranja, podem deixar a receita muito mais saborosa.

O Risoto é um prato típico da culinária italiana e aqui no Brasil recebeu diversas modificações com adição de temperos especiais e é um prato bastante apreciado, pode ser acompanhado por diversos tipos de carne, aumentando ainda mais a beleza e o sabor da refeição.

EJS Temperos

A EJS Temperos é uma marca que disponibiliza para os amantes da culinária uma grande variedade de temperos, utilizando uma matéria prima de excelente qualidade importada do Chile misturada ao melhor blend de temperos.

A empresa visa ser a melhor no ramo de sais e condimentos no país, oferecendo ao cliente inovação e sabor no preparo de carnes vermelhas, brancas e frutos do mar.

Clique aqui e conheça mais sobre a EJS Temperos.

Quem inventou carne e risoto deveria ganhar um prêmio, porque não há coisa melhor do que escolher as carnes para acompanhar risoto e criar sabores únicos.

Embora tenhamos diferentes opções de carnes vermelhas e brancas, o cuidado maior está em combinar os temperos e sabores da carne com a receita de risoto, pois do contrário você pode acabar com um prato desequilibrado e sem sentido.

Então, para que você passe longe de problemas, escolhi 5 opções incríveis de carnes que certamente vão casar perfeitamente com seu risoto, é só acompanhar!

Carnes para acompanhar risoto: 5 opções saborosas de restaurante

O que acompanha risoto

1. Bombom da alcatra selada na manteiga de alecrim

Vamos começar com o “pé na porta” já, porque a combinação que está prestes a conhecer é coisa fina, é prato que você só encontra em restaurante chique mesmo. Estou falando do bombom da alcatra, carne super macia e saborosa, anote aí:

  • 600g de bombom da alcatra em medalhão (ou da sua preferência)
  • Sal, alho, pimenta-do-reino e alecrim a gosto
  • Manteiga suficiente para selar a carne

A ideia é fazer pequenos medalhões, temperar, aquecer ao máximo a manteiga com um fio de óleo para não queimar e selar os lados da carne. O tempo médio para cortes altos é de 2 minutos no fogo alto para cada lado, regando sempre que virar.

“Certo, mas qual risoto é a melhor pedida para acompanhar essa carne maravilhosa?”.

SUGESTÃO DE RISOTO: prepare um inesquecível risoto de parmesão fresco com um toque de vinho branco, é simplesmente a combinação dos deuses, receita abaixo:

2. Medalhão de filé mignon ao molho madeira

Impossível falar de risoto e carne e não mencionar o medalhão de filé mignon ao molho madeira. Você encontra facilmente o medalhão cortado no tamanho certo, o que facilita no preparo. Como tempero para a carne, prefira:

  • Sal
  • Pimenta-do-reino
  • Ervas finas
  • Bacon em pedacinhos

O bacon pode ser frito juntamente ao selar a carne, tenho que dizer, ele traz um sabor maravilhoso, deixando o prato com um ar profissional.

A recomendação é combinar com um risoto bem cremoso, mas de sabor mais suavizado. Sendo assim, recomendo o risoto de queijo Gruyère ou até mesmo o Emmenthal, que tem uma acentuação menor.

Na hora de finalizar é só colocar uma pequena porção de risoto, dois medalhões de filé mignon e espalhar o molho madeira com pedacinhos de bacon por cima.

3. Coxa e sobrecoxa de frango suculenta na marinada

É muito comum as pessoas deixarem a coxa e sobrecoxa de fora desse cardápio, acreditando que não combina. Pelo contrário, esse corte tem muita suculência e a possibilidade de fazer casquinha com a pele traz ainda mais textura à refeição.

Porém, para deixar a carne saborosa de verdade, o ideal é preparar uma marinada bem cítrica, com bastante tempero natural e azeite, veja uma sugestão:

  • 1 tomate cortado
  • Folhas de louro
  • 2 cebolas médias cortadas
  • Salsinha e cebolinha a gosto
  • 2 + ½ colheres (sopa) de sal
  • 10 azeitonas sem caroço
  • 1 colher (sopa) de pimenta calabresa
  • 1 colher (sopa) de tomilho
  • 150ml de vinagre de maçã
  • 150ml de água

Bata todos estes ingredientes no liquidificador até formar uma mistura cremosa, adicione na carne e deixe marinar por 2 horas. Em seguida, é só assar.

SUGESTÃO DE RISOTO: experimente preparar um risoto de alho-poró com pedacinhos de palmito, fica simplesmente incrível!

4. Steak ao ponto selado na manteiga com molho especial

O que acompanha risoto

Agora, se você é do tipo “minimalista” e gosta apenas do risoto com uma carne mais simples, a alternativa é preparar um belo steak ao ponto, como picanha na frigideira, que entrega suculência e um sabor como nenhuma outra carne. Como molho escolha entre:

  • Molho cremoso de mostarda.
  • Molho de chimichurri.
  • Refinado molho de funghi que combina até com o risoto.
  • Sugestão de molho de gorgonzola.
  • Sugestão de molho com redução de vinho e cogumelos.

O risoto aqui pode ser mais leve para contrastar bem com a carne, como o risoto de palmito ou risoto de legumes, mas pode caprichar nos temperos secos e no caldo usado para engrossar o arroz para deixar o sabor no ponto!

5. Fraldinha assada no molho incrementado

Fraldinha é uma carne de fibras longas, especialmente indicada como uma das melhores carnes para churrasco, quando assada resulta em uma carne realmente macia e saborosa.

Por conta disso, casa muito bem com diferentes risotos, uma vez que não possui sabor tão forte com outras carnes.

O interessante, no entanto, é deixar a carne em contato direto com o tempero, que pode conter: sal, pimenta-do-reino, açafrão, tomilho, alecrim, manjericão fresco, mostarda, cerveja preta ou clara, azeite, limão, enfim, tudo que quiser para marinar.

Depois de temperada, leve ao forno com papel-alumínio por cerca de 1 hora fechado, mais alguns minutos aberto para dar cor e dourar a carne.

Para o risoto, ouse fazer um maravilhoso risoto de bacon com presunto Parma e um toque de queijo Gruyère, pois será o complemento perfeito para a carne!

Minha intenção hoje foi trazer opções variadas, com receitas mais simples como a coxa e sobrecoxa ou com essa última, em que o risoto tem um preparo diferenciado, mas todas bem fáceis de fazer, qual você gostou mais?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Então, aproveite e compartilhe com amigos e familiares para surpreender todo mundo. Até a próxima!