Governo do estado do ceará cnh popular

Governo do estado do ceará cnh popular
O Detran do Estado do Ceará (Detran/CE) anunciou a retomada do seu programa de CNH Social ou CNH Popular CE. Assim sendo, serão cerca de 20 mil vagas para custeio da carteira nacional de habilitação para pessoas de baixa renda do estado. Com efeito, a abertura de inscrições previstas ainda para esse mês de março.

Assim como foi anunciado pelo governador do estado Camilo Santana (PT), a expectativa é que cerca de vinte mil pessoas de baixa renda sejam beneficiadas. Elas contarão com o custeio pelo governo estadual de habilitação nas categorias A e B, de moto e carro, respectivamente. Além disso, poderão ser beneficiadas as pessoas que quiserem adicionar uma categoria.

Criado em 2009, a CNH Social já contemplou 139 mil desde então. No programa do Ceará, as pessoas habilitadas na  categoria A no âmbito do programa receberão um capacete. Isso é garantido através da Lei nº 15.931 de dezembro de 2015, e que atende às exigências legais.

O Detran/CE ainda anunciou que as inscrições ainda estarão abertas e que é necessário que as pessoas interessadas tenham atenção quanto a tentativas de golpe. Isso porque muitos golpistas tem enviado links falsos de inscrições para o programa, a fim de roubarem dados de pessoas que clicarem. Contudo, é importante desde já ter atenção com os critérios de acesso ao programa.

Veja o vídeo sobre este assuntos e outros no Canal deste site Programas Sociais BR:

Governo do estado do ceará cnh popular

Critérios para obter a CNH Social no Ceará

O Detran/CE divulgou os critérios para o acesso à CNH Social no estado. Para ter acesso ao benefício, é preciso ter mais de 18 anos, não ter infrações de trânsito, além de estar em alguma das situações listadas abaixo:

  • possuir renda de até dois salários mínimos;
  • estar desempregado a mais de um ano;
  • ser ou ter sido aluno do ensino público e com bom histórico escolar;
  • não possuir registro na carteira de trabalho;
  • ser agricultor;
  • receber Bolsa Família.

A lista de documentos que será necessária para as inscrições já foi divulgada. A lista inclui o comprovante de inscrição feito no site, juntamente com documentos comprobatórios de acordo com a situação alegada quanto aos critérios de acesso ao programa. São eles:

  • declaração da escola
  • declaração do CRAS, comprovando inscrição ativa no CadÚnico e com o Número de Inscrição Social (NIS);
  • declaração Secretaria de Segurança Pública se necessário;
  • atestado médico se necessário.

Além disso, os interessados devem apresentar original e cópia dos seguintes documentos:

  • CPF;
  • Documento oficial com foto, como o RG
  • comprovante de endereço atualizado.

Para mais informações e fazer inscrição ou cadastro pelo do Detran/CE: www.detran.ce.gov.br/ (o ruim é  que a página de inscrição na parte da manhã de 22/03/2022 não está abrindo, está fora do ar) o site do Detran CE ou veja a notícia: veja a notícia do Governo: www.ceara.gov.br/2022/02/15/cnh-popular-detran-ce-divulga-calendario-dos-proximos-atendimentos/.

CGE - Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado

© 2019 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.

Carta de serviços

Imagem ilustrativa/Créditos: G1

Os candidatos que fizeram recentemente a inscrição e foram selecionados para o Programa CNH Popular do governo estadual no município de Milagres, são convocados por uma comissão do Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN, para mais uma fase que acontecerá na próxima sexta-feira, 26 de novembro na E.E.P Irmã Ana Zélia da Fonseca, a partir das 07h00. É importante destacar que os candidatos inscritos no programa CNH Popular devem conferir o STATUS da sua inscrição no site oficial do Detran-CE, no seguinte endereço eletrônico: www.detran.ce.gov.br O programa possibilita o acesso das pessoas de baixo poder aquisitivo, gratuitamente, à obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A (moto) ou B (automóvel). É necessário comparecer com a documentação solicitada pelo DETRAN. - Identidade (RG);- CPF;- Comprovante de endereço ou declaração de residência;- Declaração do CRAS de beneficiário do programa Bolsa Família;- Laudo médico com código CID - para deficientes físicos;- Declaração da Secretaria de Segurança Pública de egresso do sistema prisional.

Os candidatos que fizeram recentemente a inscrição e foram selecionados para o Programa CNH Popular do governo estadual no município de Milagres, são convocados por uma comissão do Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN, para mais uma fase que acontecerá na próxima sexta-feira, 26 de novembro na E.E.P Irmã Ana Zélia da Fonseca, a partir das 07h00.

É importante destacar que os candidatos inscritos no programa CNH Popular devem conferir o STATUS da sua inscrição no site oficial do Detran-CE, no seguinte endereço eletrônico: www.detran.ce.gov.br

O programa possibilita o acesso das pessoas de baixo poder aquisitivo, gratuitamente, à obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A (moto) ou B (automóvel).

É necessário comparecer com a documentação solicitada pelo DETRAN.

- Identidade (RG);- CPF;- Comprovante de endereço ou declaração de residência;- Declaração do CRAS de beneficiário do programa Bolsa Família;- Laudo médico com código CID - para deficientes físicos;

- Declaração da Secretaria de Segurança Pública de egresso do sistema prisional.

O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-CE) inicia, a partir desta quinta-feira (7), o atendimento aos inscritos no Programa CNH Popular em 12 municípios. A programação segue até o próximo dia 12.

O atendimento acontece amanhã no município de General Sampaio. Na sexta (8), as equipes estarão em Apuiarés, Jaguaretama e Catarina.

No sábado (9), serão atendidos os municípios de Jaguaribara e Saboeiro, no domingo (10) é a vez dos beneficiados em Jati, Penaforte, Baixio e Umari. No sábado e no domingo vai haver atendimento no município de Marco.

A programação encerra nos dias 11 e 12 de abril em Santana do Acaraú.

A meta do Programa CNH Popular é atender a mais 25 mil pessoas em 2022 com a carteira de habilitação para moto e carro.

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Tiago Stille - Fotos Yuri Leonardo - Infográfico

Governo do estado do ceará cnh popular

Até o fim do ano, 200 mil pessoas terão sido beneficiadas pelo programa. As inscrições já podem ser feitas no site do Detran Ceará

A população cearense será beneficiada com mais 25 mil vagas para habilitações gratuitas até o fim de 2022. A informação foi divulgada pelo Governo do Ceará, na manhã desta terça-feira (22), que lançou nova etapa do Programa CNH Popular 2022. O anúncio contou com a presença do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela, do secretário da Infraestrutura do Ceará, Lúcio Gomes, e do superintendente do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), Maximiliano Quintino.

O governador destacou que todos os 184 municípios serão contemplados. “Serão 25 mil unidades, sendo 20 mil para o Interior, e 5 mil para a Capital. A distribuição das vagas é pelo número de habitantes”, detalhou Camilo Santana, ressaltando que somando as duas últimas fases, 2021/2022 e 2022, o Estado soma 50 mil habilitações distribuídas de forma gratuita. O público-alvo é formado, principalmente, por beneficiários do programa federal Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família).

Governo do estado do ceará cnh popular

Por meio do programa, é possível obter a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A (moto) ou B (automóvel). “Destaco a importância de garantir apoio e equidade na aquisição da carteira de motorista, que é tão importante para tantas pessoas, inclusive uma fonte e oportunidade de trabalho, além de outras possibilidades. E o Governo do Estado chega principalmente para apoiar quem mais precisa. Esse tem sido um compromisso de todos nós”, enfatizou a vice-governadora Izolda Cela.

Criado em 2009, o programa, executado por meio do Detran-CE, estima chegar a 200 mil cearenses beneficiados ao fim de 2022. “Eu diria que até o fim do ano serão 200 mil oportunidades, porque serão 200 mil CNHs, e que a gente sabe que essas pessoas vão utilizar essa ferramenta para buscar oportunidade de emprego e atravessar essa vida”, reforçou o secretário Lúcio Gomes.

Governo do estado do ceará cnh popular

Este novo volume de CNHs gratuitas se soma a outras 25 mil lançadas ainda em 2021, cujo atendimento está sendo realizado. Com o incremento, portanto, serão 50 mil novas CNHs considerando os dois anos.

O superintendente do Detran também ressaltou a importância do programa para garantir um trânsito mais seguro. “Dentro desse processo de habilitação, as pessoas vão se capacitar para poder conduzir um veículo com mais segurança, e também capacitação pela importância de inserção desse cidadão no mercado de trabalho”, complementou.

Os novos condutores que se habilitam na categoria A recebem um capacete, garantido através da Lei nº 15.931 de dezembro de 2015, e que atende às exigências legais vigentes.

Inscrições

Os interessados devem realizar cadastro no site do Detran, registrando as informações solicitadas e anexando documentos exigidos. Em seguida, os dados passam por análise do Detran-CE.

Após verificação e aprovação do cadastro, será agendada a comissão para onde os candidatos serão direcionados pelo Detran para as autoescolas, que serão responsáveis pela preparação dos respectivos alunos do programa.

Os interessados devem se inscrever somente no site oficial do Detran-CE e não devem levar em consideração qualquer e-mail e nenhum tipo de link através de redes sociais ou aplicativos de mensagens, como WhatsApp, para evitar fraudes ou tentativa de golpe.

  • Acompanhe as ações do Governo pelo Telegram
  • Acompanhe as ações do Governo pelo Whatsapp