Generos de musica popular brasileira

Música Brasileira

No Brasil, a música é uma das mais importantes manifestações da Arte e da Cultura nacional. A música brasileira é respeitada e apreciada nacional e internacionalmente. A música do Brasil reflete a diversidade cultural do país. Há um número praticamente incontável de nomes e estilos que fazem parte da história da música brasileira. Surgem novas tendências musicais e os ritmos se renovam, mas a criatividade musical característica do Brasil sempre se mantém.

A música brasileira foi muito influenciada pelos povos africanos e europeus. Ao longo do tempo, houve a mistura dos sons indígenas, africanos e europeus. Estes se misturaram e influenciaram a música brasileira atual. Cada grupo influenciou a música brasileira, com seus instrumentos, danças e ritmos.

A história da música brasileira se inicia com os indígenas e os jesuítas. O encontro entre a música dos jesuítas e dos indígenas constituiu o início da música popular brasileira. A evolução desses ritmos, como o cateretê ou o cantochão, evidencia-se ainda hoje, pois são tocados em festas populares.

A música popular brasileira cresceu significativamente apenas no final do século XVII e durante o século XVIII, com o aparecimento dos primeiros centros urbanos.

A chegada da Família Real ao Brasil, em 1808, transformou a produção musical e mudou os parâmetros estéticos brasileiros. A Coroa Portuguesa se estabeleceu no Rio de Janeiro e essa cidade recebeu a biblioteca musical da família Bragança – uma das melhores bibliotecas da Europa na época.
A música brasileira floresceu principalmente a partir do século XX.

O Brasil, que tem pouco mais de 500 anos, é um país relativamente jovem, mas conseguiu desenvolver diversos ritmos diferentes. Alguns dos gêneros musicais populares que se originaram no país são o Samba, o Choro, a Bossa Nova e a Música Popular Brasileira.

Estilos Brasileiros

Há diversos tipos de música brasileira: Axé, Baião, Bossa Nova, Choro, Forró, Frevo, Funk Carioca, Gospel, Lambada, MPB, Pagode, Samba, Sertanejo e o Xote.

Choro

O Choro, popularmente chamado de chorinho, é um gênero musical, uma música popular e instrumental brasileira que já existe há mais de 130 anos. O choro é considerado a primeira música popular urbana típica do Brasil.

Esse gênero de música foi criado a partir da mistura de elementos das danças de salão da Europa e da música popular portuguesa, com influências africanas. Inicialmente, era considerado nada mais que uma forma abrasileirada de os músicos tocarem os ritmos estrangeiros que eram populares na época, como o xote, valsa e polca (ritmos europeus) e o lundu (ritmo africano).

Os conjuntos que executam esse gênero de música são chamados de regionais. Os músicos, compositores ou instrumentalistas denominados chorões. Apesar do nome, o gênero costuma ser de ritmo agitado e alegre. É caracterizado pelo virtuosismo e pelo improviso dos participantes, que precisam ter muito conhecimento e técnica, pois é um gênero difícil de ser executado. O choro utiliza instrumentos como a flauta, o bandolim, o cavaquinho, o violão e o pandeiro.

Entre os chorões, destacam-se os seguintes nomes: Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo e Altamiro Carrilho.

Samba

O Samba, cujo ritmo descende do lundu, é a principal forma de música de raízes africanas que surgiu no Brasil. O nome “samba” provavelmente origina do nome angolano semba, um ritmo religioso.

O samba se tornou um dos grandes símbolos do Brasil. O samba cresce continuamente e se reinventa. Hoje, há muitas variações do samba, como o samba canção, o samba de breque, o samba de roda, o samba enredo, o samba rock e o samba reggae. Os instrumentos mais utilizados no samba são o cavaquinho, o pandeiro e o violão.

O samba enredo é o estilo cantado pelas escolas de samba durante os desfiles de carnaval. Essa variante de samba foi originada no Rio de Janeiro, na década de 1930, com o desfile das escolas de samba. O samba enredo é caracterizado por apesentar canções com temas de caráter histórico, cultural ou social. A letra do samba enredo serve de enredo para o desenvolvimento da apresentação da escola de samba. A música é geralmente cantada por um homem e é sempre acompanhada por um cavaquinho e pela bateria da escola de samba. Isso produz uma textura sonora complexa e densa, conhecida como batucada. O carnaval é, sem dúvida, uma das festas de maior destaque para o samba.

Generos de musica popular brasileira

O samba de roda surgiu por volta de 1860 entre os escravos na Bahia. Essa variante de samba está ligada ao culto de orixás e caboclos e à capoeira. O samba de roda é uma forma de preservação da cultura dos negros africanos que foram escravizados no Brasil. É caracterizado por palmas e cantos e por instrumentos como a viola, o pandeiro, o chocalho e o berimbau. Geralmente, esse tipo de samba é iniciado apenas após a conclusão das rodas de capoeira, visando ao entretenimento dos espectadores. Os sambistas formam um círculo e se alternam, dançando dentro da roda uma dança que é semelhante à capoeira, com gingados e rodopios.

Generos de musica popular brasileira

Obra de Carybé

Levou tempo para que o samba fosse reconhecido como um dos mais genuínos ritmos brasileiros. Por ter surgido entre os escravos, havia certo preconceito contra ele. Contudo, no início do século XX, o samba foi adotado por compositores como Noel Rosa, Ernesto Nazareth, Cartola e Donga, que o legitimaram na cultura oficial. Há vários sambistas famosos, entre eles, Beth Carvalho, Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho e Martinho da Vila.

Bossa Nova

A Bossa Nova adveio do samba. A Bossa Nova é um estilo original de samba brasileiro, originado no final da década de 1950. Inicialmente, era apenas uma forma diferente de cantar o samba, mas logo incorporou elementos do jazz e desenvolveu um contorno baseado na voz e no piano ou no violão.

Diferentemente do samba, não originou nas favelas, e sim, nos bairros de luxo do Rio de Janeiro.

A palavra “bossa” era uma gíria carioca, que, no final da década de 1950, significava “maneira “, “modo” ou “jeito”. A Bossa Nova foi lançada por João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e por jovens compositores de classe média da Zona Sul carioca.

A Bossa Nova se caracteriza por uma maior integração entre melodia, harmonia e ritmo e por letras mais elaboradas e uma maneira de cantar mais despojada do que o estilo que havia vigorado até então. A Bossa Nova era mais refinada, alegre e otimista. Ela surgiu em um momento singular da cultura brasileira, em uma época em que havia muita esperança quanto ao futuro do Brasil. Esse sentimento de esperança e euforia foi simbolizado pela construção da nova capital do Brasil – Brasília.

Hoje, a Bossa Nova é um dos estilos mais comuns em todo o país. É tocada em festas, restaurantes, etc.

Entre os maiores nomes da Bossa Nova estão Nara Leão, Carlos Lyra, João Gilberto, Vinícius de Moraes e Tom Jobim. Algumas das músicas mais renomadas são Chega de Saudade, Garota de Ipanema e Desafinado.

Primeira página Última página

Avalie a aula

Generos de musica popular brasileira

Vamos começar esse texto com uma afirmação importante: não existe nada como a música brasileira.

Poucos países podem ser orgulhar de ter uma história musical tão incrível, que influenciou o resto do mundo, como a do Brasil.

Generos de musica popular brasileira
Roda de Samba do artista Carybé / Créditos: Divulgação

Pensa com a gente: de Tom e Vinícius ao Clube da Esquina, passando por Cartola, Gonzaguinha, Elis Regina, Tião Carreiro e Pardinho… Quantos artistas e estilos incríveis existem na nossa terra!

Esse é o nosso papo de hoje — vamos falar um pouco dos estilos musicais que mais marcaram o Brasil nos últimos tempos, além de seus principais nomes. Vem ver! 

Estilos musicais brasileiros

Talvez um fator importante tenha sido a mescla de culturas que formaram o nosso país: com os ritmos e cantos africanos, as músicas eruditas europeias e até os ritos tradicionais indígenas, a história da nossa música já começou cheia de influências. 

Outra coisa que pode ter estimulado a diversidade de estilos é a própria diversidade de paisagens, afinal o campo pede uma trilha sonora um pouco diferente da praia, que pede uma trilha diferente da caatinga, né?

Generos de musica popular brasileira
Caatinga / Créditos: Divulgação

Fato é que existem vários estilos musicais no Brasil, alguns adaptados de tendências lá fora e outros bem a cara da nossa terra. Como não teria espaço no nosso texto para listar tooooodos os estilos, selecionamos os 6 principais:

Sertanejo

Um dos maiores gêneros na música brasileira, o sertanejo surgiu como uma representação do povo do interior, especialmente do sertão, como o nome sugere. 

É um estilo super tradicional, que teve um começo simples: eram os caipiras que entravam com a roda de viola e começaram a compor o tal modão, cantando sobre as alegrias e angústias da vida na roça.

Hoje, o estilo já se transformou bastante e deu origem a subgêneros que o Brasil adora, como o sertanejo universitário. Mesmo se você não curte ouvir um modão no bar, não dá pra negar que nomes como Chitãozinho & Xororó e até Marília Mendonça são gigantes na música brasileira.

Samba 

O samba é outro gênero que tem uma história muito antiga no Brasil: nasceu na Bahia, com influência africana, nas chamadas rodas de samba, muito parecidas com rodas de capoeira, e desembarcou pouco tempo depois no Rio, onde rapidamente se popularizou e foi se tornando parte até da nossa identidade nacional. 

Tudo isso começou como uma campanha do então presidente Getúlio Vargas, que queria que o samba virasse um símbolo brasileiro — e funcionou! Afinal, quem nunca dançou um sambinha ou curtiu aquele som do cavaquinho e do pandeiro?

Quando chegaram os Carnavais e vieram as escolas de samba, então, o estilo ficou gigante. E dele veio o samba-canção, os sambas-enredo, a bossa, o pagode e vários gêneros que a gente ama. E muitos nomes do samba são grandes ídolos da música: Noel Rosa, Cartola, Pixinguinha, Martinho da Vila…

Bossa Nova

Há quem diga que a bossa é parte do samba e há quem diga que são coisas diferentes.

A gente separou porque, de qualquer forma, a bossa nova é importante demais pra não ganhar seu próprio espaço no nosso texto. Afinal, foi ela que nos deu João Gilberto, Tom e Vinícius, com essa misturinha de jazz e samba. 

Além do som delicioso, a bossa é um dos elementos que os gringos mais amam (e tentam imitar) na nossa música. E afinal, poucas coisas na cultura brasileira do século XX são mais icônicas que aquela música… sabe qual? Sim, essa mesma.

Funk

O funk carioca é outro gênero totalmente brasileiro, que hoje acompanha o reggaeton como um dos estilos latinos mais exportados atualmente.

Tudo começou como uma expressão da cultura da periferia, com samples do hip-hop e letras explícitas, mas que mostravam um pouco do dia a dia dos bailes. 

Goste ou não, o funk virou uma potência e hoje toca em todo o Brasil, principalmente com cantores como Anitta, Ludmilla e Kevinho. O estilo segue se transformando: temos o 150 BPM e as misturas entre funk e eletrônico, botando todo mundo pra dançar.

Rap

O rap brasileiro cresceu muito nas últimas décadas e ocupa uma grande parte do que toca nas rádios. E é claro que teria a cara do Brasil: são letras que falam da realidade de quem mora no nosso país, especialmente nas periferias.

Dos duelos de MC’s nas capitais, já saíram nomes importantíssimos pra gente hoje, como Criolo e Emicida.

O rap também se mistura muito com o pop, MPB, e gera colaborações entre vários artistas fenomenais. 

MPB

Como definir a música popular brasileira? Talvez a melhor explicação é que não há definição: a MPB representa a junção de vários estilos e influências, com artistas diversos. 

Mas o que a gente conhece como MPB surgiu lá na época da ditadura militar, com alguns gigantes da música: Caetano, Gilberto Gil, Chico Buarque, Elis Regina e por aí vai.

A música popular brasileira nos deu canções de protesto, movimentos como Jovem Guarda e Tropicália e também muita música pra curtir a vida. 

E tem o que muita gente chama de nova MPB: Tiago Iorc, Anavitória, Maria Gadú e mais. Aquela música brasileira pra curtir com seus amigos em um festival, sabe?

Nossa seleção: o Brasil brasileiro

Ai, dá até vontade de sair ouvindo tudo, né? Esses estilos são só alguns dos gêneros que fazem a nossa música ser incrível!

Foram artistas que sempre andaram lado a lado com a nossa história, movimentando a cultura, levantando discussões e botando várias gerações pra dançar.

Pensando nesses gêneros que listamos, fizemos uma seleção de canções brasileiríssimas pra curtir uma das coisas que o nosso país tem de melhor: a música. Dê play na playlist Brasil brasileiro e cante a plenos pulmões!

Generos de musica popular brasileira