Explique o que fazer quando estiver perdido

  • Sente-se, mantenha a calma e descanse.   O Panico é o pior inimigo de quem esta perdido. Entenda melhor porque: De forma indevida, a amígdala - mecanismo de alerta e defesa do cérebro que prepara o indivíduo para a fuga ou luta - é acionada. A mente e o corpo saem de sintonia: a mente não reconhece a situação de perigo, mas o corpo sente-se ameaçado. A ansiedade faz com que o organismo libere adrenalina, a pessoa entra em pânico e cria-se um círculo vicioso. Esse quadro faz com que a pessoa tenha taquicardia (aceleração dos batimentos cardíacos), falta de ar, boca seca, tremores, suor excessivo, mal-estar na barriga ou no peito, sensação de sufocamento e tonturas. Algumas pessoas sentem vertigem, náuseas e chegam a desmaiar. Muitas pensam se tratar de um ataque cardíaco. Em situação como esta manter a calma é evidentemente primordial. Depois que se acalmar, reconstrua o trajeto e relembre os últimos pontos por onde você passou.
  • E se estiver em grupo. Após o descanso, quando todos estiverem acalmados. Distribua tarefas para cada membro do grupo, isso trara a sensação de utilidade e dispersará a mente da situação real, evitando novas instabilidades emocionais. Transmita confiança ao grupo, insegurança gera insegurança, o líder tem que ter certeza do que esta fazendo, para que os membros do grupo sintam-se confortáveis com suas decisões. Se alguém estiver ferido ou machucado, preste os primeiros socorros. Se estiver anoitecendo busque um local seguro para se abrigar e passar a noite, acenda uma fogueira para os aquecer do frio noturno. 
  • Não saia do lugar onde você está antes de marca-lo bem. Você pode marcar os locais que você estará passando, com uma estaca, marcando árvores com o facão ou faca, com pedaços de pano se possível ou abrindo clareiras ou utilizando os sinais de pistas que geralmente aprendemos nas especialidades dos desbravadores.
  • Suba em uma arvore alta ou colina e procure algum marco familiar para você. Busque sinal de fumaça. Não se apresse. Se tiver bússola, cheque sua posição, trace um azimute e siga cuidadosamente nesta direção. 
  • Tente voltar seguindo suas pegadas. Cheque constantemente sua posição, para não perder seu ponto de referencia. Deixe sinais de pista para poder guiar-se ao ponto de referencia caso necessite voltar.
  • Base provisória. Se nada disso funcionar, faça um abrigo numa arvore ou no solo e uma fogueira segura, colocando ramos e algumas folhas verdes para fazer fumaça. Se houver possibilidade, inicie um diário anote as condições e posições geográficas em que se encontra e etc. Com certeza no limiar da situação alguém já deve estar a sua procura, e isso indicará sua posição.
  • Providencie alimento e água. Plantas comestíveis frutos silvestres e peixes se houver rio ou lago por perto. (OBS. Sobre plantas comestiveis iremos produzir um novo material para que possa ter mais informações)
  • Não desista, jamais. Na manhã seguinte. Produza fumaça,e fique atento aos gritos da equipe de busca, enquanto isso procure lembrar em que ponto cardeal esta o acampamento, a estrada ou outra base qualquer de apoio naquelas redondezas. Uma dica é você seguir a lembrança de que lado do seu rosto o sol batia quando você se perdeu. Se tiver sucesso nesta tentativa as chances de sair desta situação são boas.
  • Siga sempre segurança. Sem pre suba em um local alto ou arvore para verificar se você está andando na direção certa. As chances de andar em circulo em uma mata fechada são boas. Não corra qualquer acidente pode complicar ainda mais sua situação.

Essas são as dicas mais utilizadas por aqueles que são amantes do sobrevivencialismo. Em breve teremos novos materiais para dar suporte a você que é desbravador.


Page 2


Olá Desbravadores, sou Lina e hoje trago para você o requisito de Arte de Acampar, que diz:

“Apresentar dez regras para uma caminhada e explicar o que fazer quando estiver perdido”.

Este requisito é simples as regras deixarei aqui abaixo, beleza? Mas é importante que vocês aprendam!

As 10 regras para uma caminhada são:

Explique o que fazer quando estiver perdido


*Planejamento (a caminhada deve ser bem planejada)

*Calma (é importante ter calma porque a caminhada é uma caminhada não corrida.)

*Saúde (é importante que antes de ir a caminhada você verificar se estar bem de saúde).

* Segurança (em todo lugar, leve o kit de primeiros socorros).

*Vestimenta (Importantíssimo usar roupas e calçados adequados).


*Obedecer ( Tanto a seu instrutor como as regras de segurança).

*Limpeza ( Levar sempre sacos plásticos para guardar o lixo).

* Comida leve ( É importante levar comidas leves, práticas).

*Água, sempre levar água!

*Informar-se ( Informe antecipadamente sobre o percurso).

E quando estiver perdido, lembre desta palavra PASOCOLA.

Explique o que fazer quando estiver perdido


Uma das coisas mais aterrorizantes, na vida é estar perdido. Seja no mar, em uma cidade, num deserto ou em uma floresta. Algumas coisas devem ser levadas a sério neste caso. 

Esta postagem será um pequeno "feedback" para que você possa sair dessa.

Aceitar que está perdido.

A primeira coisa que se deve acontecer é você entender que pode sim estar ou já estar nesta situação. Quanto antes você entender e aceitar que está perdido, antes conseguirá trabalhar e agir para encontrar o caminho ou socorro. 

Amigo, tudo começa em nossa cabeça, e existem varias situações em que podemos estar e demorar muito para entender que estamos perdidos. Identificar e aceitar é tão importante quanto os outros passos.

Explique o que fazer quando estiver perdido

Estou perdido! E agora?  

Existe uma série de ações em uma ordem inteligente para que o "perdido" possa se organizar e fazer todo o possível para sair disso. O conhecido PASOCOLA , mas antes de falar sobre isso veja abaixo 10 dicas depois o pasocola.  

1. Sente-se, mantenha a calma e descanse: O pânico é o pior inimigo de quem está perdido. Reconstrua sua trajetória, relembrando o último ponto conhecido da trilha.

2. Se estiver em grupo: Após o descanso, distribua as tarefas a cada pessoa. Transmita confiança. Se alguém estiver machucado, preste os primeiros socorros.

3. Não saia do lugar onde você está antes de marcá-lo bem: Seja com estaca, algum pano, abrindo uma clareira, assinalando uma árvore grande. Esse será seu novo marco de referência.

4. Suba a um lugar elevado, uma colina próxima ou uma árvore alta e procure algum marco familiar, ou sinal de fumaça: Não se apresse. Se tiver uma bússola, cheque sua posição, trace um azimute e siga cuidadosamente nessa direção.

5. Tente voltar, seguindo suas pegadas: Mas cheque constantemente sua posição para não perder o ponto de referência. Esteja certo de poder voltar a ele. Deixe sinais de pista para guiar-se.

6. Base provisória: Se nada disso funcionar, faça um abrigo numa árvore ou no solo e uma fogueira segura colocando ramos e algumas folhas verdes para fazer fumaça. Inicie um diário. Anote as condições e posição geográfica em que se encontra, etc. A essa altura alguém já deve estar procurando por você e isso indicará sua posição.

7. Providencie alimentos e água: Plantas comestíveis, frutos silvestres e peixe, se houver um ria ou lago por perto.

8. Não desista: Na manhã seguinte espere ajuda. Produza fumaça e fique atento aos gritos da equipe de busca. Enquanto isso, procure se lembrar em que ponto cardeal está o acampamento, a estrada, ou outra base qualquer de apoio naquelas redondezas. Se o dia estava ensolarado, você poderá estabelecer a direção em que seguia até estar perdido, pela lembrança do lado do rosto que o sol batia nas diferentes horas da caminhada. Se você tiver sucesso nessa tentativa, suas chances de sair-se bem são boas. 

9. Siga com segurança (1): Se depois de várias horas, a ajuda não chegar, suba novamente ao lugar elevado e, olhando para o lado que você pensa que deve caminhar, estabeleça um ponto de referência (pode ser uma árvore, rocha, morro, etc.) e caminhe naquela direção. Antes de sair, deixe alguma indicação de sua presença e direção que seguiu. Não corra; qualquer acidente pode complicar ainda mais a situação.

 
10. Siga com segurança (2): Se a mata for cerrada e você não puder ver constantemente seu ponto de referência, de vez em quando suba em uma árvore para conferir a direção. É fácil andar em círculos quando se está perdido.


       História do PASOCOLA - Como Surgiu?      

PASOCOLA

P – Parar (no lugar de estacionar)

A – Acalmar-se (adicionado para desbravadores)

S – Sentar-se (permaneceu igual)

O – Orar (adicionado para desbravadores)

C – Comer (no lugar de alimentar-se)

O – Orientar-se (permaneceu igual)

L – Lembrar (alerta o desbravador a se recordar)

A – Andar (no lugar de navegar)

EM BREVE UM VÍDEO EXPLICATIVO


Page 2