Escolha a alternativa na qual todas as características pertencem aos seres do reino monera

Você está em Só Biologia > Reino Monera

O reino monera é formado por bactérias, cianobactérias e arqueobactérias (também chamadas arqueas), todos seres muito simples, unicelulares e com célula procariótica (sem núcleo diferenciado). Esses seres microscópios são geralmente menores do que 8 micrômetros (1µm = 0,001 mm).

Observação: o termo "monera" na classificação atual encontra-se obsoleto. Seus integrantes foram divididos entre os reinos Bacteria e Archaea. O reino Bacteria representa o maior número de espécies, pois engloba as bactérias e as cianobactérias. Já o reino Archaea abrange um pequeno número de espécies. As arqueias são organismos procariontes, porém não são mais classificados com as bactérias porque apresentam características que os deixam também próximos aos eucariontes.

Apesar dessa nova classificação, como o termo "monera" ainda é adotado em livros didáticos, continuamos apresentando aqui sua definição.

As bactérias (do grego bakteria: 'bastão') são encontrados em todos os ecossistemas da Terra e são de grande importância para a saúde, para o ambiente e a economia. As bactérias são encontradas em qualquer tipo de meio: mar, água doce, solo, ar e, inclusive, no interior de muitos seres vivos.

Exemplos da importância das bactérias:

  • na decomposição de matéria orgânica morta. Esse processo é efetuado tanto aeróbia, quanto anaerobiamente;
  • agentes que provocam doença no homem;
  • em processos industriais, como por exemplo, os lactobacilos, utilizados na indústria de transformação do leite em coalhada;
  • no ciclo do nitrogênio, em que atuam em diversas fases, fazendo com que o nitrogênio atmosférico possa ser utilizado pelas plantas;
  • em Engenharia Genética e Biotecnologia para a síntese de várias substâncias, entre elas a insulina e o hormônio de crescimento.

Estrutura das Bactérias

Bactérias são microorganismos unicelulares, procariotos, podendo viver isoladamente ou construir agrupamentos coloniais de diversos formatos. A célula bacterianas contém os quatro componentes fundamentais a qualquer célula: membrana plasmática, hialoplasma, ribossomos e cromatina, no caso, uma molécula de DNA circular, que constitui o único cromossomo bacteriano.

A região ocupada pelo cromossomo bacteriano costuma ser denominada nucleoide. Externamente à membrana plasmática existe uma parede celular (membrana esquelética, de composição química específica de bactérias).

é comum existirem plasmídios - moléculas de DNA não ligada ao cromossomo bacteriano - espalhados pelo hialoplasma. Plasmídios costumam conter genes para resistência a antibióticos.

Escolha a alternativa na qual todas as características pertencem aos seres do reino monera
 

Algumas espécies de bactérias possuem, externamente à membrana esquelética, outro envoltório, mucilaginoso, chamado de cápsula. É o caso dos pneumococos (bactérias causadoras de pneumonia). Descobriu-se que a periculosidade dessas bactérias reside na cápsula em um experimento, onde ratos infectados com pneumococo sem cápsula tiveram a doença porém não morreram, enquanto pneumococos capsulados causaram pneumonia letal.

A parede da célula bacteriana, também conhecida como membrana esquelética, reveste externamente a membrana plasmática, e é constituída de uma substância química exclusiva das bactérias conhecida como mureína (ácido n-acetil murâmico).

Escolha a alternativa na qual todas as características pertencem aos seres do reino monera

Como referenciar: "Reino Monera" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2022. Consultado em 06/07/2022 às 02:12. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/biomonera.php

Escolha a alternativa na qual todas as características pertencem aos seres do reino monera

Lana Magalhães

Professora de Biologia

O Reino Monera é um dos reinos dos seres vivos, caracterizado por organismos procariontes, unicelulares, autótrofos ou heterótrofos.

O grupo do monera compreende as bactérias e as cianobactérias (algas azuis ou cianofíceas).

Os primeiros fósseis encontrados na natureza são de procariontes: micro fósseis de cianobactérias, presentes na Austrália, com 3,5 bilhões de anos e também de bactérias, na África do Sul, com idade estimada em 3 bilhões e 100 milhões de anos.

Bactérias

As bactérias são microrganismos unicelulares que estão entre os menores, mais simples e mais abundantes organismos do planeta. A maioria não ultrapassa um micrômetro – a milésima parte do milímetro.

Elas são encontradas em um grande diversidade de ambientes, como no solo, na água doce, no mar, no ar, na superfície e no interior dos organismos e nos materiais em decomposição.

As bactérias podem viver isoladamente ou construir agrupamentos coloniais de diversos formatos. De acordo com a forma que apresentam recebem uma denominação específica:

  • Bacilos: apresentam formas alongadas;
  • Cocos: com formas esféricas. Porém, eles podem se associar formando diversos tipos de colônias: diplococos, estafilococos, estreptococos, pneumococos e tétrade.
  • Espirilos: apresentam forma de espiral;
  • Vibriões: em forma de vírgula.
Escolha a alternativa na qual todas as características pertencem aos seres do reino monera
Formatos e organização das bactérias

Muitas bactérias são úteis ao homem, como o ácido acético, usado para a fabricação do vinagre, os lactobacilos usados na fabricação de iogurtes, queijos e coalhadas, como também as que vivem no trato digestivo e produzem vitaminas essenciais à saúde.

As bactérias decompositoras permitem a decomposição da matéria orgânica morta, colaborando na reciclagem de diversos elementos.

Cianobactérias

Escolha a alternativa na qual todas as características pertencem aos seres do reino monera
As cianobactérias apresentam diversos formatos e podem realizar fotossíntese

As cianobactérias são organismos unicelulares, que podem viver isoladamente ou em colônias. Elas medem apenas alguns micrômetros, só podendo ser visualizados com a ajuda de um microscópio.

Elas realizam fotossíntese, mas a clorofila não está organizada nos cloroplastos como nas plantas, e sim dispersa pelo citoplasma assim com outros pigmentos.

Os formatos das cianobactérias variam entre esferas, bastões ou filamentos e podem ser encontradas no solo úmido, na água doce e no mar. O acúmulo de matéria orgânica nesses ambientes favorece o aparecimento e desenvolvimento das cianobactérias, que se proliferam rapidamente produzindo um fenômeno chamado de eutrofização.

Algumas espécies produzem e liberam toxinas na água, as hepatotoxinas e neurotoxinas, que podem causar o envenenamento de animais que vivem no mesmo ambiente, e até mesmo causar doenças ao ser humano que utilizar essa água.

Monera ou Eubactérias e Arqueobactérias?

A classificação dos seres vivos mudou muito ao longo do tempo, e principalmente depois que se conheceu mais a respeito da estrutura dos organismos, a origem e evolução das espécies.

Importante notar que dependendo do sistema de classificação adotado, o Reino Monera atualmente é considerado por uns e desconsiderado por outros cientistas.

Assim, e alguns estudos, o Reino Monera poderia ser substituído por dois grupos:

  • Eubactérias: Engloba as bactérias verdadeiras e cianobactérias;
  • Arqueobactérias ou arqueas: Algumas espécies que vivem em ambientes extremos.

Conheça também sobre os outros Reinos dos Seres Vivos:

  • Reino Protista
  • Reino Fungi
  • Reino Vegetal
  • Reino Animal
  • Os 5 Reinos Biológicos

Doenças causadas por bactérias

Como vimos, as bactérias podem causar problemas de saúde. As Doenças Causadas por Bactérias ocorrem através da transmissão por alimentos contaminados ou contato com pessoas doentes.

Alguns exemplos são:

  • Botulismo: causada pela bactéria Clostridium botulinum, encontrada no solo e em alimentos de origem vegetal e animal.
  • Brucelose: infecção causada por bactérias do gênero Brucella.
  • Clamídia: é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que afeta os órgãos genitais masculinos e femininos.
  • Cólera: doença infectocontagiosa causada pela bactéria Vibrio cholerae.
  • Coqueluche: doença respiratória infectocontagiosa causada pela bactéria Bordetella pertussis.
  • Difteria: é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Corynebacterium diphtheriae.
  • Febre Tifoide: é uma doença aguda causada pela bactéria Salmonella enterica sorotipo Typhi.
  • Hanseníase: doença crônica causada pela bactéria Mycobacterium leprae.
  • Pneumonia: doença respiratória causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae.

Teste seus conhecimentos com Exercícios sobre Bactérias.

Escolha a alternativa na qual todas as características pertencem aos seres do reino monera

Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.