Por que o Oriente Médio é uma região estrategicamente importante

Características Gerais

O Oriente Médio é uma região do planeta localizada predominantemente no continente asiático – e por isso também denominada por Ásia Ocidental. Sua área também ocupa outros dois continentes: uma pequena porção do sudoeste da Europa e do norte da África. Os países que fazem parte do Oriente Médio são: Afeganistão, Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria e Turquia. Sua população total está estimada em cerca de 260 milhões de habitantes.

Aspectos Físicos

O relevo costuma apresentar baixas altitudes em praticamente todo o seu território, excetuando-se a região Norte, mais especificadamente a Turquia, que apresenta algumas regiões montanhosas. É composto por muitos planaltos, com destaque para o planalto de Anatólia na Turquia e algumas planícies, com destaque para a planície da Mesopotâmia.

A sua extensão é quase toda delimitada por mares: O Mar Negro e o Mar Cáspio ao norte, os Mares Vermelho e Mediterrâneo a oeste e o Mar Atlântico ao sul. Apenas a leste é que sua área é delimitada por terra: pela Ásia do Sul e do Sudeste e pela China, mais ao oriente.

Os dois rios mais importantes da região são os Rios Tigres e Eufrates, ambos quase inteiramente localizados no território pertencente ao Iraque e que desaguam no Golfo Pérsico.

Clima

Seu território é atravessado pelo Trópico de Câncer e, por isso, apresenta duas grandes faixas climáticas, uma é a Zona Temperada Norte, que ocupa a maior parte de sua área, e a Zona Intertropical, localizada na porção sul. Os principais climas da região são o árido e o semiárido.

Vegetação

Em razão dos dois grandes tipos climáticos predominantes, o Oriente Médio exibe dois tipos predominantes de vegetação: as espécies xerófilas, localizadas nas regiões de clima árido, e as estepes e pradarias, localizadas nas regiões de clima semiárido.

Economia

A economia do Oriente Médio está quase toda voltada para a produção e exportação de Petróleo, por conta desse combustível fóssil estar predominantemente localizado nessa região. Estima-se que mais de 60% do petróleo produzido no mundo seja do Oriente Médio. Por conta de tal abundância e também pelo fato de o petróleo ser a principal matéria-prima e fonte energética do mundo, vários conflitos políticos ocorreram e ainda ocorrem tendo esse elemento como plano de fundo.

Além da exportação de petróleo, também existe uma pequena produção agropecuária, que não consegue se expandir por conta dos baixos investimentos e pelos tipos de clima predominantes. A industrialização na região é muito tímida e não representa grande impacto na economia local. A atividade econômica mais rentável para a região, depois do petróleo, é o turismo, concentrado nas cidades de Jerusalém, Nazaré e Tel Aviv.

Religião

A religião predominante é o islã, religião aderida por cerca de 90% da população total. Registra-se que ela tenha sido originada em tribos da península arábica e caracterizada por ser monoteísta, em que o único Deus é Alá, e pelo seu caráter messiânico, ou seja, a crença em um Messias (salvador), o profeta Maomé. O Islã compreende hoje em mais de 1 bilhão de pessoas em todo mundo e, desse total, 230 milhões são do Oriente Médio. Além dos muçulmanos, existem ainda cerca de 6 milhões de Judeus, quase todos concentrados em Israel, e mais de 13 milhões de cristãos.

Geopolítica

O Oriente médio é caracterizado pela ocorrência de muitos conflitos geopolíticos ao longo de sua história. É, de longe, o local com maior tensão no mundo. Em tempos históricos, muitos povos invadiram essa região, como os Persas, o Império Árabe e os Turcos Otomanos. Sua localização na divisa de três continentes, a posição geográfica de suas nações, conflitos religiosos e, principalmente, o petróleo estão na base desses conflitos.

O principal conflito do Oriente médio é entre Israel e Palestina, trata-se de uma guerra entre Árabes e Judeus em busca da formação de seus respectivos territórios e pela ocupação da cidade considerada sagrada para ambas as nações: Jerusalém.

Outra questão é a dos curdos, um povo atualmente formado por cerca de 30 milhões de habitantes dispersos por todo o Oriente Médio, mais conhecidos por ser a maior nação sem pátria do mundo. Reivindicam junto a ONU o seu território e, por isso, são muito perseguidos.

Além disso, muitas das nações dessa região, ao longo da história, guerrearam em busca de expansão de seus territórios. A intensificação dessas batalhas se deu após o processo de ocupação realizado pelas grandes potências europeias, que dividiram esse espaço em territórios diversos conforme suas vontades e necessidades.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Por que o Oriente Médio é uma região estrategicamente importante

O Oriente Médio é uma região importante historicamente porque há uma disputa de territórios entre palestinos e israelenses, sobre quem tem mais direito a aquela região; isso também envolve a questão de religião, porque os judeus querem um Estado próprio para eles.

Porque o Oriente Médio é tão importante economicamente?

Os países do Oriente Médio estão entre os maiores produtores e exportadores de petróleo do mundo. Os países com maior Produto Interno Bruto (PIB) da região são Arábia Saudita, Turquia e Irã, além de Catar e Emirados Árabes, que se destacam pela renda per capita.

Por que o Oriente Médio é uma região muito árida o que se explica?

O clima predominante no Oriente Médio é seco (desértico) e a região apresenta poucos rios. ... Mesmo atravessando uma região árida, de poucas chuvas, os rios Tigre e Eufrates não secam, porque suas nascentes encontram-se numa região de muita chuva na Turquia. A água é um recurso natural muito escasso no Oriente Médio.

Qual a importância histórica da região do Oriente Médio?

Historicamente, o Médio Oriente é considerado o berço das grandes civilizações do passado. Religiosamente, possui uma grande importância porque é o berço do Cristianismo, Islamismo e Judaísmo.

Por que o Oriente Médio possui uma grande importância política e econômica no mundo atual?

Explicação: O oriente médio possui as maiores reservas de petróleo do mundo. Além disso, faz interligação com o continente africano, europeu e asiático (Egito, Irã e Turquia), possuindo uma importante posição geográfica.

Quais fatores contribuem para que essa região seja umas das áreas mais conflituosas do mundo?

O Oriente Médio é considerado pela ONU como uma das áreas mais conflituosas do mundo. Os conflitos são originados por questões religiosas, territoriais e por conta das reservas de petróleo. As guerras são as principais causas de morte, fome e desigualdade social na região.

Qual é a importância do petróleo para a região do Oriente Médio?

Porque ele é o principal produto utilizado pelos asiaticos, com isso ele se torna um dos produtos responsáveis pela economia do oriente medio.

Como o Oriente Médio era chamado?

Introdução. O Oriente Médio é uma região em torno das costas sul e leste do mar Mediterrâneo que engloba os países situados na confluência de três continentes: a Europa, a Ásia e a África. ... Quando não se consideram os países mais a leste (o Afeganistão e o Irã), o Oriente Médio também é chamado de Oriente Próximo.

Como é caracterizado o Oriente Médio?

  • O Oriente Médio é caracterizado como uma sub-região da África-Eurásia, sobretudo da Ásia, e partes da África setentrional.

Por que o Oriente Médio é um território das civilizações?

  • O Oriente Médio é uma das regiões consideradas como “berço das civilizações”, pois foi território de civilizações antigas, como a Mesopotâmia, o Egípcio e o Árabe.

Qual o relevo predominante do Oriente Médio?

  • O relevo predominante é de planaltos, com destaque Para o Planalto do Irã e o da Turquia. Há poucas planícies, porém, entre elas, pode-se citar a da Mesopotâmia, localizada entre o Iraque e o Irã. Na região existem, também, poucas cadeias montanhosas. A população do Oriente Médio é majoritariamente formada por árabes, persas, turcos e judeus.

Qual a atividade econômica mais importante no Oriente Médio?

  • Essa grande quantidade de petróleo, aliada a fatores econômicos e políticos, criou as condições para a formação, em 1960, de um dos mais importantes cartéis do mundo atual, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). Outra atividade econômica importante no Oriente Médio é a agropecuária.

Por que o Oriente Médio é uma região estrategicamente importante

(Unesp) O Oriente Médio é uma área estratégica do mundo atual, não só por ser uma região de passagem entre a Europa, a Ásia e a África, mas também por possuir mais da metade das reservas de petróleo do mundo. Esta riqueza não está igualmente distribuída pelos países que o constituem.

Qual é a importância geopolítica do Oriente Médio?

O Oriente Médio permanece sob atenção mundial por ser uma das mais instáveis regiões do mundo, ocupando uma posição de destaque na geografia, por ser uma encruzilhada de três continentes (Europa, Ásia e África), e na geopolítica mundial.

Qual é a importância econômica e geopolítica do Oriente Médio?

A região é responsável por mais da metade de toda a produção mundial de petróleo, portanto, apresenta uma grande importância em termos econômicos e geopolíticos para o mundo. Os principais países exportadores de petróleo são: Arábia Saudita.

Quais as principais características da região do Oriente Médio?

O Oriente Médio é uma porção territorial do continente asiático. Nessa região a superfície terrestre (relevo) é constituída principalmente por planaltos, como o Planalto de Anatólia e o Planalto da Arábia. ... Esses não são as únicas unidades de relevo, inclui ainda as planícies, que compreende a planície da Mesopotâmia.

Por que o termo Oriente Médio?

A região do Oriente Médio ou Médio Oriente recebe esse nome por causa da sua localização geográfica. Ela está na porção oeste do continente asiático, mas em uma área que faz fronteira com a Europa e África, ou seja, bem na divisão entre oriente e ocidente. Não é atoa que esta região pode ser chamada de Ásia ocidental.

Qual é a importância econômica dos países do Oriente Médio?

Os países do Oriente Médio estão entre os maiores produtores e exportadores de petróleo do mundo. Os países com maior Produto Interno Bruto (PIB) da região são Arábia Saudita, Turquia e Irã, além de Catar e Emirados Árabes, que se destacam pela renda per capita.

Quais são as principais características da economia do Oriente Médio?

A economia dos países que compõem o Oriente Médio está vinculada diretamente com a extração e o refino do petróleo. ... Dentre os países do Oriente Médio, os maiores produtores de petróleo são Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Catar e Bahrain.

Quais são as principais características da agricultura no Oriente Médio?

As culturas de aspectos mediterrâneos, como cítricos, uvas e azeitonas, são cultivadas em regiões conflituosas do Oriente Médio, que envolvem os países da Síria, Líbano, Jordânia e Israel. ... Cerca de 50% da produção agrícola de Israel é oriunda dessas propriedades agrícolas.

Qual a região do Oriente Médio?

  • Atualmente, a região do Oriente Médio engloba parte da África e da Eurásia. O Oriente Médio apresenta clima árido e semiárido. Por conta disso, a principal vegetação dos países que compõem a Ásia Ocidental é a xerófilas – plantas com características para sobreviver em lugares extremamente secos e quentes.

Qual a atividade econômica mais importante no Oriente Médio?

  • Essa grande quantidade de petróleo, aliada a fatores econômicos e políticos, criou as condições para a formação, em 1960, de um dos mais importantes cartéis do mundo atual, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). Outra atividade econômica importante no Oriente Médio é a agropecuária.

Por que o Oriente Médio é um território das civilizações?

  • O Oriente Médio é uma das regiões consideradas como “berço das civilizações”, pois foi território de civilizações antigas, como a Mesopotâmia, o Egípcio e o Árabe.

Qual a diversidade cultural entre os habitantes do Oriente Médio?

  • A diversidade étnica e cultural entre os habitantes do Oriente Médio é enorme, fator responsável pelos conflitos naquela região. Um dos elementos diversificados é a religião, com crenças diferentes e disputa por territórios considerados sagrados. As três principais religiões monoteístas, ou seja, crença na existência de um único Deus, ...