Como parar de comparar o atual com o ex

Todo relacionamento passa por momentos difíceis. Às vezes, as dificuldades surgem por conta dos relacionamentos anteriores da outra pessoa. Se está pensando muito nos ex-namorados da sua parceira, é preciso resolver essa situação para que vocês consigam seguir em frente. Trata-se de uma questão séria que deve ser resolvida caso não queira magoar ou perder essa pessoa querida.

  1. 1

    Viva o presente! Lembre-se de que os relacionamentos anteriores estão no passado e há um motivo para não terem dado certo! Utilize técnicas de consciência plena para treinar o seu cérebro a focar no momento atual e controlar seus pensamentos quando eles divagarem para o passado.[1] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • Experimente uma atividade sensorial. Comece dando nome a todas as coisas do presente que consegue ver, sentir, ouvir, tocar, experimentar e cheirar.[2] X Fonte de pesquisa Ir à fonte
    • Repita afirmações que ajudem a focar no presente, como: "Estou feliz no meu relacionamento e não vou dar ouvidos aos pensamentos de ciúmes".[3] X Fonte de pesquisa Ir à fonte
    • Pratique a apreciação consciente. Encontre cinco coisas positivas no seu relacionamento que normalmente passam despercebidas.[4] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

  2. 2

    Altere a forma com a qual observa o presente.[5] X Fonte de pesquisa Ir à fonte A ideia é mudar como pensa sobre as coisas. Por mais que esteja focando no passado da sua namorada, lembre-se de que você é o presente dela e que tem algo que ela nunca teve nos relacionamentos anteriores. A garota o escolheu por quem você é. Escolha ela também!

    • Pergunte o que ela mais dá valor no relacionamento de vocês e veja se ela fala do futuro. Se a resposta for positiva, sinal de que ela está pensando em vocês juntos!

  3. 3

    Faça alguns exercícios de substituição de pensamento. Sempre que um pensamento sobre um relacionamento anterior surgir na sua cabeça, tente substituí-lo por algo positivo, como coisas que ama na sua namorada e no relacionamento de vocês. Goste ou não, o passado dela faz parte de quem ela é: lembre-se de que tudo o que aconteceu contribuiu para a pessoa que ela é hoje.[6] X Fonte de pesquisa Ir à fonte Aceite-a por inteiro e tente fazer uma substituição de pensamento para conseguir isso.[7] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • Pense em uma imagem positiva que tem dela, seja uma memória de algo que fizeram juntos ou um sentimento que tem sobre o relacionamento.

  4. 4

    Criem novas memórias juntos. Dedique a sua energia na criação de momentos significativos para vocês como um casal. Conforme seguem em frente, distanciando-se do passado, construam um futuro juntos com atividades, fotografias e memórias. Assim, vai ser mais fácil focar no presente e no futuro, esquecendo o passado dela. Algumas sugestões:

    • Viajem juntos.
    • Planejem um passeio a dois que queriam fazer há um tempo.
    • Finjam ser turistas na sua própria cidade.
    • Aprendam algo novo juntos.

  1. 1

    Descubra quando e por que os pensamentos sobre relacionamentos anteriores ocorrem. Pergunte-se por qual motivo está pensando nos ex-namorados da sua parceira. Isso está acontecendo por conta de um comportamento específico dela, como sempre mencionar os namorados durante as conversas? Ou o problema ocorre por conta de um comportamento seu, como se comparar mentalmente aos outros rapazes?

    • Para entender a situação, escreva uma lista de tudo que vier à cabeça. Ao lado de cada item, escreva o que estava acontecendo no momento anterior ao pensamento, o que fez por conta disso e o que poderia ter feito diferente.[8] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

  2. 2

    Identifique temas nos seus pensamentos ou nas conversas. Tente se lembrar do passado, de quando discutiram sobre relacionamentos antigos ou ficou pensando muito sobre eles, e encontre alguns padrões ou temas.[9] X Fonte de pesquisa Ir à fonte Identificar esses temas o ajudará a descobrir por que essa situação o está incomodando ou por qual motivo ela continua se repetindo. Quando vocês discutem relacionamentos antigos, quais são os temas tratados?[10] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • As conversas são mais focadas em experiências sexuais? Talvez haja alguma coisa no relacionamento de vocês que ela gostaria de melhorar.
    • Os papos têm algo a ver com o que ela sentia pelo ex? Talvez você esteja se sentindo inseguro no relacionamento ou ela esteja sentindo falta de intimidade.
    • Tem a ver com como a família dela lidava com um relacionamento antigo? É possível que você não se sinta confortável com os familiares dela ou que ela esteja ansiosa com a relação de vocês.

  3. 3

    Descubra o que está sentindo.[11] X Fonte de pesquisa Ir à fonte Quando se pega pensando nos relacionamentos antigos da sua namorada, o que sente? As emoções podem guiá-lo até o problema real. Alguns exemplos de como identificar o que está sentindo pode ajudá-lo a alcançar uma questão mais profunda. Você:[12] X Fonte Confiável Harvard Business Review Ir à fonte

    • Está se comparando aos antigos namorados dela? Talvez isso signifique que está se sentindo inadequado ou pra baixo. Avalie sua autoestima e dê um jeito de levantá-la.
    • Está preocupado achando que ela vai "voltar" para o ex? Isso pode ser sinal de ansiedade. Avalie o nível de confiança entre vocês e veja se é possível lidar com alguma dessas questões.
    • Fica irritado ou nervoso sempre que ouve sobre os relacionamentos anteriores ou coisas que ela fez no passado? Talvez você esteja com ciúmes. Analise o nível de segurança que sente no relacionamento e discuta essas inseguranças.

  4. 4

    Avalie o efeito dessa situação no relacionamento.[13] X Fonte de pesquisa Ir à fonte O que esses pensamentos constantes estão fazendo com a relação de vocês?[14] X Fonte de pesquisa Ir à fonte O problema o incomoda o suficiente a ponto de querer consertá-lo, afinal, você está lendo este artigo. É bem provável que, mesmo que você não tenha falado nada, ela saiba que algo o incomoda. Pense bem em como essa situação faz com que os dois se sintam.

    • Isso tudo faz com que ela se sinta culpada? Lembre-se de que o passado ficou para trás e que ela não pode mudar o que já aconteceu. Você também não pode.
    • A situação está causando brigas entre vocês? A raiva e o ressentimento podem resultar desses pensamentos e das complicações causadas na relação.
    • Vocês estão felizes com o relacionamento atual? O que estão fazendo para melhorar a situação?

  1. 1

    Saiba que você não está sozinho. Este é um problema comum nos relacionamentos e que causa muita ansiedade. É bem provável que sua namorada também esteja passando por algo parecido, mesmo que o relacionamento de vocês esteja indo bem.[15] X Fonte de pesquisa Ir à fonte [16] X Fonte de pesquisa Ir à fonte Saiba que tocar no assunto, apesar de difícil, vai ser melhor para a relação.

  2. 2

    Expresse o que sente com relação a essa situação. É muito importante não suprimir o que está sentindo, pois se esses sentimentos estiverem causando problemas ou distrações, não é uma boa ideia tentar esquecê-los ou ignorá-los.[17] X Fonte de pesquisa Ir à fonte Você deve ser sincero e lidar com tudo o que está sentindo dentro do relacionamento, pois é preciso estar confortável e confiar na sua namorada.

    • Tentar ignorar ou suprimir suas emoções só aumentará o risco de elas voltarem ainda mais fortes no futuro. Ao se fechar para sua namorada, não vai ser possível lidar com o problema e você acabará criando mais problemas entre vocês.

  3. 3

    Discuta a questão do ciúmes. Depois de identificar que os padrões, o foco e o comportamento estão sendo causados por você, é uma boa ideia tocar no assunto e conversar sobre ele com sua namorada. Assim, você a deixará ciente do que está pensando e de como se sente. Mantenha a cabeça aberta e ouça o que a garota tem a dizer sobre o assunto.

    • Diga o que sente e o que o incomoda: "Oi, eu estou pensando muito em algo ultimamente e isso está me incomodando. Podemos conversar um pouco?".
    • Converse sobre qualquer coisa do passado que possa contribuir para sua reação:[18] X Fonte de pesquisa Ir à fonte "Talvez isso esteja me incomodando por que no passado, eu...".
    • Pergunte a opinião dela: "O que você acha?".
    • Peça ajuda: "Sinto que talvez eu precise de mais amor e apoio para superar essa questão. Acho que ia ajudar bastante se você...".

  4. 4

    Encontre uma solução. Se acredita que está obcecado com o assunto pelo fato da sua namorada ter falado sobre ele, é hora de conversar. Deixe-a ciente de como se sente sempre que ela fala do ex, e permita que ela se explique. A conversa deve ser tranquila, seguindo lentamente na direção de um acordo sobre como os dois podem mudar e como podem seguir em frente.[19] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • Abra-se sobre o tema: "Notei uma coisa e ia me ajudar muito se a gente pudesse conversar sobre isso, para eu entender melhor a situação".
    • Demonstre que entendeu o que ela disse repetindo tudo e dizendo "Certo, entendo...".
    • Fale sobre como se sente: "Quando você fala do Marcos ou dos seus relacionamentos anteriores, eu sinto que...".
    • Encontrem um meio termo: "O que podemos fazer para seguir em frente?".

Este artigo foi coescrito por Connell Barrett. Connell Barrett é um Especialista em Relacionamento e Fundador e Coach Executivo da Dating Transformation, seu próprio negócio de assessoria em relacionamentos fundado em 2017 em New York City. Connell dá conselhos com base no seu Sistema de Namoro A.C.E: Autenticidade, Clareza e Expressividade. Também age como coach de namoro através do aplicativo The League. Seu trabalho já foi destaque na Cosmopolitan, The Oprah Magazine e Today. Este artigo foi visualizado 23 542 vezes.

Categorias: Namoro

Esta página foi acessada 23 542 vezes.