Como fazer grafico de comparativo

O negócio é o seguinte, um gráfico de comparação interativo pode ajudá-lo a classificar na página 1 do Google, aumentar o tráfego do site em 28% e aumentar a sua receita em 37%. 

São números perversos, não são?  

E antes que você pense, "Oh, eles tiraram isso do nada", deixe-me esclarecer. Venho armado com provas.

A prova disso veio de um parceiro afiliado, Remy Tennant compartilhou com a equipe da Visme sobre o uso de gráficos de comparação interativos para aumentar seu site, tráfego e receita.

Remy não é o único colhendo tais resultados. De fato, 88% dos profissionais de marketing concordam que o conteúdo interativo os faz se destacar em sua concorrência.

Vale a pena replicar para o seu negócio, certo?

É por isso que montamos este post sobre gráficos interativos de comparação. Abordaremos quais são os gráficos de comparação interativos, a maneira fácil de criá-los com os modelos de gráficos de comparação da Visme e juntar tudo o que você precisa fazer para projetar um gráfico de comparação épico.

Já que temos muito chão para cobrir, vamos começar. Chop-chop.

O que é um gráfico de comparação?

Para obter uma boa aderência em gráficos de comparação interativos, vamos dividir o nome e explorar seus componentes – gráficos de comparação em si e os interativos neles. 

Então, o primeiro.

Um gráfico de comparação também combina com o nome de um diagrama de comparação. Gráficos de linha, gráficos de tortas e gráficos de barras também se enquadram em diagramas de comparação.

A única coisa é que todos esses outros tipos de gráficos requerem dados para a plotagem. Não é o caso de um gráfico de comparação. Você pode simplesmente pesquisar as diferenças entre Coca-Cola e Pepsi e desenhar um gráfico de comparação sem procurar dados numéricos rígidos.

Então você pode dizer que um gráfico de comparação é um pouco simples e fácil de fazer membro da família de diagramas de comparação.

Quanto à definição obrigatória agora.

Um gráfico de comparação é um gráfico que traça uma comparação entre dois ou mais itens em diferentes parâmetros.

Você pode comparar dois itens, como no exemplo abaixo.

Ou, você pode usar vários parâmetros ou pontos de comparação para pesar dois ou mais itens. Como fizemos neste gráfico de comparação, transmitindo as diferenças entre Visme e Venngage para fazer infográficos.

Fizemos essa comparação pensando em nós mesmos e no Venngage ao longo de certos parâmetros, como custo, layouts de slides, editor de gráficos e muito mais.

Gráficos de comparação são incríveis para orientar os clientes através da paralisia de escolha, oferecendo uma comparação lado a lado entre produtos que eles estão confusos.

Em seguida, esses gráficos são rápidos. Normalmente, você precisaria ler parágrafos após parágrafos (ou provavelmente páginas após páginas se a informação não estiver em um só lugar) para ter uma ideia das diferenças entre duas coisas.

Como aqui.

Em contraste, os gráficos de comparação tornam tudo isso fácil.

Você tem pontos contrastantes nas mordidas. Assim como comer mordidas de frango crocante ao invés de ter que consumir uma poderosa tábua de frango no metrô.

Aqui está o mesmo exemplo de PayPal vs. Paysafe abaixo, mas em um formato de tabela comparativa.

Portanto, em poucas palavras, gráficos de comparação:

  • Oferecem informações em um formato fácil de ler e lanchar
  • Não exige muita energia mental para interpretar o ponto que você está fazendo
  • Engaja visualmente seus leitores para que eles sejam fisgados

Para ser completamente honesto aqui, embora nem todas as comparações sejam estrelas deslumbrantes. Alguns deles podem ser um pouco sem graça e chatos.

Quer saber como fazer um excelente gráfico de comparação? Adicione uma pitada de interatividade e voilà! Você tem um gráfico de comparação que seu público vai adorar.

Vamos investigar qual conteúdo interativo é o próximo.

O que é conteúdo interativo?

O conteúdo interativo permite que os usuários interajam com seu design. Ao contrário do design estático, as pessoas podem clicar para abrir um link entre outras ações. 

Teo Siang, da Interaction Design Foundation, define o conteúdo interativo como "o desenho da interação entre usuários e produtos".

Simplificando, estas são maneiras sutis de engajar os usuários por qualquer ação seja tocando, clicando, deslizando ou mais.

Em um gráfico de comparação, isso significa que seus espectadores podem ir para outra página se você adicionar um link interativo a ele. Ou, seu espectador pode passar o mouse sobre um elemento e descobrir que ele responde a ele.

Essa interatividade aumenta as taxas de engajamento e conversão em contraste com o conteúdo estático. Também incentiva uma "maior absorção cognitiva de conteúdo".

Além disso, outro estudo nos conta que a área cerebral responsável pela visão também está envolvida na tomada de decisões. Então você sabe o que isso significa, certo? 

Um gráfico de comparação visualmente atraente e fácil de entender contrastando diferentes produtos pode fazer maravilhas ao mover a agulha em favor do seu produto.

Como fazer um gráfico de comparação interativo

Então você sabe o que são gráficos de comparação e como a interatividade pode dar vida a eles.

Mas como você os faz?

Vamos ver como dividir a tarefa em duas partes – coisas a fazer antes de criar um gráfico de comparação e passos a serem tomados para projetá-la:

Requisitos de pré-projeto

Você precisa reunir algumas coisas antes de começar a fazer um gráfico de comparação interativo.

Começando com:

1. Dois ou mais conjuntos de dados para comparar.

O ponto de um gráfico de comparação é comparar, certo?

Isso pode estar comparando duas opções diferentes como comparamos Visme com PowerPoint. Ou pode estar comparando vários itens.

De qualquer forma, você precisa decidir os ponteiros do gráfico para comparar valores.

2. O tipo de gráfico de comparação com o qual você deseja trabalhar.

Gráficos de comparação vêm em uma variedade. Escolha entre os seguintes:

Uma Folha de Comparação

Esta é uma folha visualmente atraente que compara vários itens. Pense nisso como um parente distante de uma folha de excel. Exceto que é muito mais bonito, portanto, envolvente.

Aqui está um exemplo de uma folha de comparação.

Se você quiser embelezar isso ainda mais, experimente um modelo de gráfico de comparação da Visme. Você pode facilmente adicionar colunas às nossas folhas de comparação se você planeja comparar mais de dois itens, como no exemplo abaixo.

Uma tabela de comparação

Esta é uma tabela simples que coloca dois conceitos ou outros conjuntos de dados um contra o outro. Você reconhecerá este melhor como uma mesa v/s.

Aqui está um exemplo de modelo de gráfico de comparação familiar.

Personalize este modelo de gráfico de comparação e deixe ele com a sua cara!Editar e Baixar

Um gráfico de comparação de produtos

Este gráfico compara dois produtos para ajudar a tirar os consumidores da paralisia escolhida. O que enfrentamos ao decidir escolher entre o iPhone 11 e o Galaxy S10.

Você teria visto muito esses gráficos de comparação ao fazer tais escolhas.

Personalize este modelo de gráfico de comparação e deixe ele com a sua cara!Editar e Baixar

 

Um gráfico de comparação de recursos

Este é bem semelhante a um gráfico de comparação de produtos. Mas ele se volta para a singularidade, comparando vários produtos ao longo de várias características. Ao fazer isso, o gráfico de comparação compara vários produtos mostrando como eles diferem em termos de recursos.

No modelo de gráfico de comparação abaixo, você notará que as características de pelo menos quatro bancos são comparadas entre si.

Personalize este modelo de gráfico de comparação e deixe ele com a sua cara!Editar e Baixar

3. A cópia do seu gráfico de comparação.

Gráficos de comparação não são apenas palavras por natureza. O objetivo deles é transmitir seu ponto de vista com o menor número possível de palavras.

Mas você ainda precisa de palavras assim como precisa de uma copy convincente para infográficos.

Em certos casos, você só precisa adicionar um parágrafo de introdução para explicar o que seu gráfico está comparando. Os números fazem o resto da conversa.

Aqui está um bom exemplo de modelo mostrando a necessidade de cópia minimalista, cuja maior parte vai para a introdução.

Personalize este modelo de gráfico de comparação e deixe ele com a sua cara!Editar e Baixar

Alternativamente, você pode escrever uma intro para e continuar a explicar as diferenças entre o que você está comparando.

Isso é exatamente o que é feito no modelo de gráfico de comparação abaixo.

Personalize este modelo de gráfico de comparação e deixe ele com a sua cara!Editar e Baixar

Antes de passar para o último requisito de pré-design, porém, aqui estão algumas dicas para escrever cópias para seus gráficos.

  • Procure escrever cópia curta e rápida para o seu gráfico de comparação
  • Adicione números, adjetivos e palavras-chave às suas manchetes para torná-los promissores
  • Não se esqueça de revisar seu trabalho

4. O conteúdo que entra em um gráfico de comparação interativo.

Isso inclui todos os dados que fazem a vida e a alma do seu gráfico de comparação interativo.

Se você tem pesquisa original, diga os resultados da sua pesquisa, então colete as entradas de dados para assá-las em seu gráfico de comparação interativo.

Caso você estiver usando um modelo de gráfico de comparação da Visme, então você só precisará adicionar seus dados em seu gráfico e você estaria pronto para ir. 

Se você não tiver dados originais, você pode vasculhar a web para encontrar alguns. No entanto, uma coisa de nota particular aqui – não se esqueça de creditar as fontes.

Agora, como você faria isso?

Assim como os créditos são lançados quando um filme termina, o lugar para creditar suas fontes é a seção final ou de notas de rodapé do seu gráfico de comparação.

Se você está criando um gráfico de comparação interativo no Excel ou assim, você sempre precisará estar atento a dedicar a parte inferior do seu gráfico de comparação a créditos.

Mas se você está usando um modelo, você não precisa se preocupar, pois cada modelo já vem com uma seção de crédito na parte inferior de cada gráfico.

Veja você mesmo:

Personalize este modelo de gráfico de comparação e deixe ele com a sua cara!Editar e Baixar

 

Projete um gráfico de comparação interativo

Agora você já sabe o tipo de gráfico de comparação que você precisará e tem sua cópia e dados no pronto. Vamos até a parte de design já.

1. Escolha um esquema de cores para o seu gráfico de comparação interativo.

O primeiro passo para começar com o design é escolher o esquema de cores do seu gráfico. 

Você não pode montar uma mistura de cores e assumir que você está pronto para ir. Há muito mais acontecendo ao escolher cores.

Na verdade, é um ponto bem explicado neste vídeo:

Com um modelo de gráfico de comparação Visme, você não precisa ficar obcecado em encontrar os contrastes de cores perfeitos. Você já os tem no modelo.

Se você gosta do modelo, mas as cores não combinam com sua marca ou você escolheu outro tema, basta personalizar as cores.

Se você está projetando seu gráfico do zero, certifique-se de que a combinação de cores que você escolher é uma harmonia de cor comprovada. Estas são combinações de cores que observam as regras definidas pela roda de cor.

Na verdade, este é um dos princípios básicos de design para infográficos que se aplica a fazer gráficos também. Além disso, você também precisa tocar na psicologia das cores para entender o impacto que as cores deixam em seus telespectadores antes de finalizar seu esquema de cores.

Por fim, não se perca com as cores. Atenha-se a cores principais 1-2 emparelhadas com 1-2 tons complementares. Esse é um aspecto de qualquer projeto que você simplesmente não pode ignorar.

No entanto, se você já tem uma identidade visual de marca no lugar, então suas escolhas de cores serão óbvias e você pode pular essa etapa completamente.

2. Trabalhe no cabeçalho do seu gráfico de comparação.

A seção de cabeçalho em seu gráfico anuncia o que cobre.

Vai mostrar os resultados de uma pesquisa recente? Ou vai delinear as diferenças entre X e Y?

Já que você já planejou sua cópia, você não precisa se preocupar com isso. Sua preocupação deve ser o projeto neste momento.

Use a cor em seu cabeçalho.

Você pode escolher uma cor contrastante do seu tema de cor principal, como este modelo oferece.

Personalize este modelo de gráfico de comparação e deixe ele com a sua cara!Editar e Baixar

Ou uma cor totalmente diferente como neste caso.

Personalize este modelo de gráfico de comparação e deixe ele com a sua cara!Editar e Baixar

Adicione padrão para fazer seu design pop.

Se as cores simples não forem sua geleia, você pode criar um espaço de cabeçalho padronizado como este modelo faz.

Personalize este modelo de gráfico de comparação e deixe ele com a sua cara!Editar e Baixar

Agora você tem um projeto para o seu cabeçalho. Uma última coisa antes de passarmos para a próxima seção – a fonte.

Há uma regra de ouro simples que você precisa seguir aqui.

Escolha uma fonte de título simples, ousada e proeminente. Uma fonte de título cursiva não ficará clara ao transmitir sua mensagem. Mas uma fonte reta e sóbria será.

Além disso, certifique-se de que o título escolhido seja ousado ou use a versão em negrito de uma fonte se você selecionar uma fonte mais fina.

O objetivo aqui é simples – seja claro. Faça todas as outras opções relacionadas à fonte para atender a este fim. 

Uma vez que escolher em um mar de fontes pode ser difícil, escolha entre 50 das melhores fontes gratuitas.

3. Desenhe o corpo do seu gráfico de comparação.

Esta seção cobre a carne da matéria (comparativa). Então é melhor manter o fundo livre de qualquer padrão ou imagem para manter as coisas livres de desordem.

Elementos que você precisa adicionar ao seu gráfico de comparação passam por cima de um fundo de cores simples – uma dica importante entre outros que você precisa tirar do nosso guia sobre a criação de infográficos sem desordem.

Na prática, é assim que isso pareceria.

Personalize este modelo de gráfico de comparação e deixe ele com a sua cara!Editar e Baixar

Se você planeja ir mais fundo do que apenas comparar duas ou mais ponteiros, você precisará gastar mais tempo planejando a estrutura do corpo do seu gráfico de comparação.

Nesse caso, é melhor você expor as diferenças comparativas primeiro. Continue adicionando mais elementos depois disso.

Por exemplo, você pode usar mapas para elaborar seu ponto ou pode usar um gráfico de barras para ilustrar seu ponto como este modelo faz.

Personalize este modelo de gráfico de comparação e deixe ele com a sua cara!Editar e Baixar

Você também pode incluir outros tipos de gráficos.

Para esta seção, vou deixá-lo com um recurso digno de marcador: 5 dicas de storytelling de dados para criar tabelas e gráficos mais persuasivos

4. Adicione elementos interativos ao gráfico de comparação.

Agora, a parte mágica. Um que vai ofuscar seu gráfico de comparação – interatividade.

Design interativo leva seu gráfico de comparação de zero a herói. É uma excelente maneira de chamar a atenção enquanto engaja seu público.

Quer saber como você pode tornar seu gráfico interativo? 

Vamos dividir para você:

Inclua um vídeo em seu gráfico.

Os vídeos podem ajudar a construir seu caso de comparação ainda mais. Digamos que você pode incorporar um link de vídeo para avaliações de produtos em seu gráfico de comparação interativo. 

Ou se você está comparando conceitos, você pode direcionar seu leitor para vídeos para um mergulho aprofundado nos conceitos.

Esse recurso ajudará seu gráfico a se destacar em comparação com outros gráficos por oferecer vários formatos (texto + vídeo) em vez de um único formato baseado em texto.

Além disso, se o seu espectador está lendo seu gráfico de comparação em seu telefone, você está com sorte com o link de vídeo em seu gráfico interativo. Porque o consumo de vídeo móvel aumentou 100% a cada ano

Então, por que não aproveitar ao máximo?

Você pode usar o Visme para adicionar um vídeo em poucos cliques indo para a seção Mídia no lado esquerdo extremo do painel. A partir daí, selecione Inserir vídeo para adicionar um link ao vídeo que deseja incluir em seu gráfico de comparação.

É também aqui que você pode decidir se você quer que o vídeo para reprodução automática.

Adicione um arquivo de áudio ou dois.

Um arquivo de áudio é uma versão mini podcast para seus telespectadores que querem dar uma pausa de toda essa leitura e assistir.

Vamos admitir. Nossos olhos podem se cansar com todo esse streaming.

Seu gráfico de comparação não precisa acabar no canto muito cansado para equilibrar por essa razão.

Adicionando um arquivo de áudio a ele, você pode dizer aos seus espectadores para ouvir a comparação que você está fazendo.

Se você não for capaz de gravar notas de áudio, ainda pode fazer uso do recurso de interatividade de áudio em seu gráfico. Como?

Inclua um arquivo de música. O mesmo que você adicionaria música em uma apresentação interativa

O Visme permite que você carregue clipes de música, bem como arquivos de áudio para que você possa melhorar a experiência de seus espectadores.

Carregue-os da mesma forma que você adiciona um vídeo no modelo de gráfico de comparação da Visme. Você encontrará a opção Adicionar áudio em inserir vídeo na guia Mídia.

Inclua um teste no seu gráfico de comparação.

E se seu gráfico pudesse responder às perguntas do seu leitor?

Isso poderia levá-los através de um teste que os ajuda a descobrir qual dos produtos que estão sendo comparados é adequado para eles.

Parece legal, não é?

Isso nos leva a uma terceira maneira de tornar seu gráfico interativo – adicione um teste valioso, solucionador de problemas ou simplesmente divertido ao seu gráfico de comparação.

O Visme pode vincular objetos em uma página para que, quando o leitor clicar em um elemento, outro apareça. Ao fazê-lo, você pode levá-lo à resposta.

Apenas certifique-se de adicionar uma placa de sinalização como CTA que diz, "clique aqui para encontrar sua resposta" para deixar o espectador saber que ele pode interagir com o gráfico. 

Anime seu gráfico de comparação.

Animações são movimentos sutis para chamar a atenção do seu público. Além disso, eles ajudam a deixar uma impressão inicial.

Por exemplo, se houver um texto "VS" que desliza em um segundo atrasado em um gráfico de comparação, ele capturará instantaneamente o foco. Na verdade, ele vai ter melhor atenção do que o elemento estático como o cérebro não é provável para empurrá-lo para o fundo. É um fato comprovado.

Para jogar com animação, você pode aproveitar uma tonelada de opções que a Visme oferece.

Vamos dizer que queremos animar a palavra "solo" neste modelo.

Basta selecioná-lo e clicar em Animar no lado direito do painel. Uma vez que você faz isso, você pode escolher entre opções como fazer o texto Voar de esquerda ou voar da direita, Fade In ou Pop Out e assim por diante.

Adicione links ao seu gráfico de comparação.

Ok, então você tem a atenção do seu público com elementos animados. O conteúdo de vídeo ou áudio no gráfico de comparação também fez seu trabalho – conquistou o coração dos usuários. E o teste ajudou o público a dar as ordens. 

Resumindo, você fez o seu caso com a comparação. E seu leitor está pronto para dar o próximo passo. Talvez ele esteja pronto para comprar o produto que você queria.

Mas espere…

Isso significa que essa pessoa precisa deixar seu prontuário e ir até a página do produto com alguns cliques?

É um processo demorado.

E um que vem com o risco de seu leitor perder o interesse só porque ele tem que fazer todo esse trabalho extra.

A solução, você pergunta?

Adicione um link ao seu gráfico e leve diretamente seus espectadores ao produto ou quaisquer recursos adicionais que serão benéficos para eles.

Usando o Visme, adicione links ao seu gráfico em duas etapas simples. Primeiro, selecione o texto que deseja hiperlink. Em segundo lugar, insira o link para o texto selecionado clicando no sinal de link ao lado do ícone de caixa de exclusão. 

Você pode optar por vincular a um site, canal de mídia social ou endereço de e-mail. Você também pode ativar o efeito hover na mesma seção para indicar ao seu visualizador que o link é clicável. 

5. Inclua uma seção de rodapé no final.

Por último, você precisará desta seção para concluir seu gráfico. Mas o que você adiciona aqui?

Seu nome e o nome da sua empresa. Porque você precisa compartilhar quem projetou o gráfico de comparação interativo ao lado de seus ícones sociais.

Se você está fornecendo dados, esta seção também é o lugar para dar crédito às fontes.

Eis o que quero dizer.

Personalize este modelo de gráfico de comparação e deixe ele com a sua cara!Editar e Baixar

Se necessário, você também pode adicionar uma conclusão. Um que compartilhe o veredicto ou resumo da comparação que você fez. 

Este modelo tem uma seção de conclusão incorporada, se é isso que você está planejando fazer.

Personalize este modelo de gráfico de comparação e deixe ele com a sua cara!Editar e Baixar

Comece a projetar gráficos de comparação interativos incríveis hoje

Uma vez que o Visme facilita o design gráfico interativo, não há razão para ficar fazendo um gráfico de comparação simples.

Inscreva-se hoje e explore como você pode levar seu gráfico a um novo nível de. Palmas e vivas  para um bom design com  interatividade!