Como explicar que na moral convivem polos opostos como o dever e a liberdade

  • Josineia
  • 08/04/2022
  • Enem
  • 32

Como explicar que na moral convivem pólos opostos como o dever e a liberdade


Responder!

- Como explicar que na moral convivem polos opostos como o dever (a obrigação) e a liberdade? O entendimento da moral, corresponde a ambiguidade do ser humano estabelecida de fato entre a liberdade e seus deveres.

36 Usuários buscaram por essas respostas para seus exercícios no mês passado e 56 estão buscando agora mesmo. Vamos finalizar seu dever de casa!

Essa Resposta do exercício é de nível Ensino médio (secundário) e pertence à matéria de Filosofia.

Essa resposta recebeu 178 “Muito obrigado” de outros estudantes de lugares como Coluna ou Açu.

Pergunta

Como explicar que na moral convivem polos opostos como o dever(a obrigação) e a liberdade?

Resposta

Diante do exposto, a moral corresponde a ambiguidade do ser humano estabelecida de fato entre a liberdade e seus deveres.Deste modo, fica claro observar que a moral deve estar adequada a ética e a razão, para que assim esteja diretamente ligada ao questionamento filosófico do homem.Resumindo: a moral tem normas (deveres) que orientam o comportamento humano tendo como base os valores próprios de um indivíduo. Mas a moral da liberdade para que o ser possa escolher suas ações em meio desse grupo a partir do seu julgamento de certo e errado.Bons estudos!.

Estudantes também estão buscando por

  • Para aplicar uma pesquisa de marketing é preciso que algumas etapas sejam seguidas
  • O que devo fazer perante a indicação dada pelo agente regulador de trânsito?
  • Numa região, devido a uma campanha de revitalização das áreas verdes, observou-se que a taxa de

Se você tem mais exercícios para fazer, use a barra de busca para encontrar a resposta para seu dever de casa: 150 pessoas fizeram isso hoje e 85 na última hora.

Ajude seus amigos a fazer o dever de casa deles compartilhando a página Principais Respostas de Exercícios com eles, é completamente gratuito e fácil de usar!

Página 1 de 50 - Cerca de 500 ensaios

  • 311 palavras | 2 páginas

    reprimenda.2) Explique esta afirmação: O ser humano, diferentemente do animal, é capaz de produzir interdições. Resposta: 3) Por que não é contraditório afirmar que a moral autêntica supõe a aceitação livre das normas, ao mesmo tempo que a moral tem um caráter histórico e social ? Resposta: 4) Como explicar que na moral convivem polos opostos como o dever (a obrigação) e a liberdade? 5) Mesmo considerando a tolerância um valor máximo da convivência humana, qual é a dificuldade em aceitar a moral de grupos como Máfia, Klu-Klux-Klan ou neonazista ? Resposta: 6) Durante a ditadura militar no Brasil, vários filmes foram censurados por serem considerados atentatórios à moral (como o Último tangoem Paris, de Bernardo Bertolucci), ou à religião (como Je vous salve Marie, de jean-luc Godard). Discuta a questão da relação entre moral e estética. Resposta: 7) Timoty Mc Veigh foi um terrorista que matou 168 pessoas em um atentado a bomba em Oklahoma City (1995). Foi executado seis anos depois com injeção letal. Pouco antes de morrer, recitou o poema Invictus (o que não foi vencido), do inglês William Ernest Henley, e que termina assim: “Eu sou o mestre do meu destino e o comandante da minha alma”. Comente essa declaração a partir do conceito de moral. Resposta: 8) Explique por que há moral do desejo, uma vez que só é moral o ato voluntário.

  • 337 palavras | 2 páginas

    01 - Por que não é contraditório afirmar que a moral autêntica supõe a Aceitação livre das normas, ao mesmo tempo em que tem um caráter histórico e social? 02 - Como explicar que na moral convivem pólos opostos como o dever (a obrigação) e a liberdade? 03 - Explique por que não há moral do desejo, uma vez que só é moral o ato voluntário? 04 – Explique a definição de liberdade, segundo o filósofo grego Aristóteles. Respostas: 01: podem admitir-se muitas das concepções, as…

  • 320 palavras | 2 páginas

    2) Explique esta afirmação:O ser humano, diferentemente do animal, é capaz de produzir interdições. Resposta: 3) Por que não é contraditório afirmar que a moral autêntica supõe a aceitação livre das normas, ao mesmo tempoque a moral tem um caráter histórico e social ? Resposta: 4) Como explicar que na moral convivem polos opostos como o dever (a obrigação) e a liberdade? Resposta: 5) Mesmo considerando atolerância um valor máximo da convivência humana, qual é a dificuldade em…

  • 348 palavras | 2 páginas

    Explique esta afirmação: O ser humano, diferentemente do animal, é capaz de produzir interdições. Resposta: 3) Por que não é contraditório afirmar que a moral autêntica supõe a aceitação livre das normas, ao mesmo tempo que a moral tem um caráter histórico e social ? Resposta: 4) Como explicar que na moral convivem polos opostos como o dever (a obrigação) e a liberdade? Resposta: 5) Mesmo considerando a tolerância um valor máximo da convivência humana, qual é a dificuldade em…

  • 329 palavras | 2 páginas

    não indiferença é a essência do valer”? 2. Explique esta afirmação: O ser humano, diferentemente do animal, é capaz de produzir interdições. 3. Porque não é contraditório afirmar que a moral autêntica supõe a aceitação livre das normas, ao mesmo tempo em que moral tem um caráter histórico e social? 4. Como explicar que na moral convivem polos opostos como o dever (a obrigação) e a liberdade? 5. Mesmo considerando a tolerância um valor máximo da convivência humana, qual é dificuldade…

  • 320 palavras | 2 páginas

    indiferença, logo o contrário dela, ou seja a não-indiferença, ou oamor, o carinho, a atenção, a solidariedade, o companheirismo, a cumplicidade. #1. O que significa dizer “a não indiferença é a essência do valer”? 2. Explique esta afirmação: O ser humano,diferentemente do animal, é capaz de produzir interdições. 3. Porque não é contraditório afirmar que a moral autêntica supõe a aceitação livre das normas, ao mesmo tempo. #2- Explique está afirmação: O serhumano,diferentemente do…

  • 414 palavras | 2 páginas

    seja, ao elogio ou àreprimenda. 2) Explique esta afirmação: O ser humano, diferentemente do animal, é capaz deproduzir interdições. Resposta: 3) Por que não é contraditório afirmar que a moral autêntica supõe a aceitação livredas normas, ao mesmo tempo que a moral tem um caráter histórico e social ? Resposta: 4) Como explicar que na moral convivem polos opostos como o dever (a obrigação) ea liberdade? Resposta 1) O autor refere-se ao grande espaço reservado aos temas…

  • 418 palavras | 2 páginas

    é impossível relacionar-se sem normas de condutaoerção física, quando alguém é preso por um crime, ou seja, ao elogio ou à reprimenda. 3) Por que não é contraditório afirmar que a moral autêntica supõe a Aceitação livre das normas, ao mesmo tempo em que tem um caráter histórico e social? podem admitir-se muitas das concepções, as concepções usualmente admitidas são as da sua origem natural e puramente social. A consciência moral é então desmascarada como um sentido que o homem…

  • 656 palavras | 3 páginas

    logo o contrário dela, ou seja a não-indiferença, ou o amor, o carinho, a atenção, a solidariedade, o companheirismo, a cumplicidade. #1. O que significa dizer “a não indiferença é a essência do valer”? 2. Explique esta afirmação: O ser humano, diferentemente do animal, é capaz de produzir interdições. 3. Porque não é contraditório afirmar que a moral autêntica supõe a aceitação livre das normas, ao mesmo tempo. #2- Explique está afirmação: O ser humano,diferentemente do animal,é…

  • 452 palavras | 2 páginas

    lógico, prejudica sua própria espécie. 3-Por que não é contraditório afirmar que a moral autentica supõe a aceitação livre das normas,ao mesmo tempo que a moral tem um caráter histórico e social? R= A moral autentica seria a moral que aceita,entende a importância das normas independente de quem as criou e a época em que foi criada ,o caráter histórico e social influencia na importância e validade das normas .mas as normas que realmente fazem sentido não deixam ter valor e importância…