Como estudar pela internet ensino medio

Fonte: Centro Paula Souza

Começaram nesta quarta-feira, 18, as inscrições para o curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) on-line de Ensino Médio gratuito a distância do Centro Paula Souza. Trata-se de uma iniciativa inédita que promete ser uma alternativa prática para quem pretende fazer um curso técnico ou ingressar no Ensino Superior obter a sua certificação de nível médio.

A versão on-line do supletivo tem duração de três semestres, com material didático das aulas composto por vídeos e apostilas à disposição do aluno via internet. Apenas os exames para aprovação de módulo são presenciais e ocorrem duas vezes por semestre. Inicialmente, as provas serão aplicadas em três Escolas Técnicas Estaduais (Etecs): Martin Luther King (São Paulo – Tatuapé), Bento Quirino (Campinas) e Fernando Prestes (Sorocaba).

De acordo com a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, o curso representa uma oportunidade para quem precisou largar os estudos e deseja retomar sua formação para buscar melhores posições no mercado: “O ensino a distância permite maior autonomia de horário e facilita o acesso do aluno que não tem condição de frequentar regularmente o EJA em uma escola presencial”. Para o diretor do Grupo de Estudo de Educação a Distância do Centro Paula Souza, Rogério Teixeira, além de contribuir para a democratização do acesso ao Ensino Médio, a iniciativa pretende incentivar o estudante a ingressar no ensino profissional: “O curso já nasce com o padrão de qualidade do Paula Souza e servirá como suporte para quem busca uma carreira nas áreas técnicas e tecnológicas”.  

Como se matricular


O interessado deve acessar o site www.cps.sp.gov.br, clicar no link “EaD” e escolher a opção “Ensino Médio – EJA”.  Ao acessar a página, deverá imprimir o formulário e enviá-lo preenchido pelos Correios, ou entregar pessoalmente, junto com cópias autenticadas dos seguintes documentos: certificado de conclusão do Ensino Fundamental, RG, CPF e comprovante de residência no Estado de São Paulo. A documentação deverá ser encaminhada para o Grupo de Estudo de Educação a Distância do Centro Paula Souza: Praça Coronel Fernando Prestes, 74, CEP 01124-060, São Paulo – SP.

Após verificação dos documentos, o aluno receberá a confirmação de sua matrícula por e-mail com login e senha para acesso ao sistema. Cada uma das três séries do curso é composta por sete ou oito disciplinas. Para avançar de série, o estudante deverá se inscrever pessoalmente para as provas presenciais em uma das três Etecs polo. A taxa de inscrição para o exame é de R$ 10 por disciplina.

O aluno poderá se inscrever no máximo em até quatro componentes por vez. As avaliações ocorrerão nos meses de abril, junho, setembro e novembro. A primeira avaliação será em abril de 2016 e certificará somente a primeira série. Os módulos seguintes entrarão gradativamente nos próximos exames. Ao obter aprovação final na terceira série, o estudante recebe o certificado de conclusão.   

Outros cursos EaD


Com carga horária, conteúdo, avaliação e diploma iguais ao formato presencial, o Centro Paula Souza conta com cursos na modalidade a distância em nível técnico e superior tecnológico, além de cursos livres. Há também os cursos livres on-line, lançados em junho de 2015, com duração média de 30 horas, voltados a aprimorar o conhecimento sobre temas diversos ligados ao exercício profissional. Os primeiros cursos disponíveis são AutoCad e Mercado de Trabalho. 

São oferecidos os cursos técnicos em Administração, Comércio e Secretariado nos formatos semipresencial, aberto e on-line. Neste segundo semestre de 2015, mais dois novos cursos semipresenciais de Eletrônica e Informática foram lançados pela instituição. Para concorrer a uma vaga nos cursos técnicos semipresenciais, é preciso se inscrever no www.vestibulinhoetec.com.br.

Em nível superior, o Centro Paula Souza criou em 2014 o curso tecnológico de Gestão Empresarial – EaD. Atualmente, mais de 4,2 mil alunos estão matriculados em 51 Fatecs credenciadas no Estado. Para concorrer a uma vaga no curso, é preciso se inscrever no www.vestibularfatec.com.br.

Como estudar pela internet ensino medio

concluir o ensino médio com uma prova

Concluir o Ensino Médio com uma prova… Muitas pessoas sonham em terminar o Ensino Médio rápido para conquistar uma vaga melhor de emprego ou entrar na faculdade e gostariam de concluir o Ensino Médio com uma prova.

Mas o problema é que nem todo mundo tem tempo de frequentar as aulas todos os dias. Por isso não conseguem terminar os estudos pelos métodos tradicionais de ensino (EJA e o CEEBJA).

Portanto tenho uma boa notícia é que você pode concluir o ensino médio com apenas uma prova!

Como assim? Bom, antes era possível terminar os estudos pelo ENEM, mas desde 2017 a prova de supletivo oficial é o Encceja. Quer saber mais sobre esse modelo de avaliação? Então é só continuar a leitura!

Mas como concluir o Ensino Médio com uma prova?

O método oficial para terminar o Ensino Médio rápido é a prova do Encceja. Ela serve para as pessoas que não concluíram o Ensino Fundamental e o Médio. É verdade isso? Sim!

Se você estudou até o sexto ano, por exemplo, pode conseguir o certificado do Ensino Médio, terminar os seus estudos só com uma prova. O mesmo acontece com quem frequentou a escola até o primeiro ou segundo ano do Ensino Médio.

A prova do Encceja é realizada pelo Inep (Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Ele é um órgão ligado ao governo, por isso a prova é segura e confiável e quem conquista a nota mínima necessária para passar no exame pode buscar a certificação do Ensino Médio.

Para concluir Ensino Médio com uma prova, é necessário que o candidato acerte uma média de 12 questões fáceis (das 30 disponíveis) nas áreas do conhecimento:

  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Quer saber mais sobre a prova do Encceja e ser avisado quando as inscrições forem abertas? É só cadastrar o seu e-mail abaixo!

A prova para terminar o Ensino Médio rápido usa o método TRI (Teoria de Resposta ao Item) para avaliação. Essa é uma metodologia diferente, que tem como objetivo avaliar se as respostas do candidato fazem sentido, tem coerência.

Sendo assim, é mais importante acertar questões fáceis e médias do que apenas as difíceis, porque isso é considerado um chute.

A grande vantagem de concluir o Ensino Médio com uma prova é a rapidez para receber o certificado. Porque você estuda por alguns meses, faz o exame e se tirar a nota necessária só precisa aguardar até o diploma ficar pronto. Simples e fácil!

Importância de se preparar bem para a prova

A prova do Encceja só é realizada uma vez por ano. Por isso, é muito importante o candidato se preparar bem para o exame. Em vez de frequentar aulas longas e cansativas do método tradicional, é possível estudar pela internet para concluir o Ensino Médio com uma prova.

Esse é um modelo de estudo a distância que permite ao candidato dar atenção aos conteúdos na hora em que é melhor para ele. Ou seja, é possível estudar no intervalo do almoço ou depois do trabalho, por exemplo.

Afinal, é só acompanhar aulas em vídeo pela internet com dicas de professores experientes.

Ao estudar para o Ensino Médio online você economiza tempo e aprende muito mais rápido. Pois com poucos minutos por dia de dedicação, você consegue absorver tudo que é necessário para conquistar a nota mínima para concluir Ensino Médio com uma prova.

Se inscreva no nosso Instagram, Facebook e Youtube. 

Quer deixar seu comentário ou sugestão sobre o texto? Ou contar para a nossa equipe os assuntos que você gostaria de ler aqui no blog? Então encaminhe um e-mail para