Estudo bíblico Como aproveitar o tempo

Não sei se isso já aconteceu com você, mas você falha muito nas suas leituras da Bíblia ou ainda tem muita dificuldade de compreender aquilo que está lendo na Palavra de Deus? Se sua resposta é SIM, saiba que isso é algo muito comum de ocorrer na vida de todo servo de Deus! Porém, o que você faz quando isso acontece? Apenas fica se lamentando ou toma ATITUDES para não aceitar isso em sua vida? A boa notícia é que se você NÃO ACEITA mais ter uma leitura FRACA da Bíblia, não aceita mais ficar falhando em seus estudos da Bíblia, eu posso te ajudar... Sou professor de Bíblia e posso te ensinar a Bíblia toda, começando de Gênesis, em vídeo-aulas, ai mesmo na sua casa, de seu celular, Tablet ou computador! Vou ainda te ajudar em todas as suas dúvidas, com contato diretamente comigo pelo ZAP, serei seu professor particular de Bíblia! Quer saber mais como melhorar seu entendimento da Palavra de Deus? Acesse o link a seguir sem compromisso! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui mais informações sem compromisso)…

“Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto e ali orava.” (Marcos 1. 35)

O mundo tem experimentado grandes transformações todos os dias. Essas transformações sempre têm visado agilizar processos, modernizar e facilitar de alguma forma as nossas vidas. Quem não tem hoje algum equipamento moderno que te faz ganhar tempo e facilita a vida? Por exemplo, antigamente se lavava roupas “no braço”, era uma tarefa que levava horas e mais horas. Hoje temos máquinas de lavar moderníssimas que lavam, torcem e até secam as roupas. Uma grande economia de tempo e esforço, não acha?

Estudo bíblico Como aproveitar o tempo

Mas apesar dos avanços tecnológicos, da automatização de processos e da constante modernização para agilizar as tarefas, o homem tem tido dificuldades em arrumar tempo para dedicar às coisas mais importantes da sua vida, por exemplo, para a sua vida espiritual, para a família e até para si mesmo.

Parece que o tempo para dedicar às coisas prioritárias da vida está cada vez mais escasso ou sequer existe. Estranho isso, não é? Agilizamos processos, modernizamos coisas, mas ficamos com cada vez menos tempo!

O ponto a se considerar não é a modernização das coisas, mas o que estamos fazendo com nosso tempo em meio a essa modernização toda. Essa pergunta incomoda, mexe conosco, nos deixa impacientes, especialmente os mais atarefados, que não tem tido tempo nem para sua família quanto mais para Deus!

Jesus nos ensina que precisamos fazer o nosso tempo. Na verdade não existe falta de tempo, mas existe má administração dele. Jesus era um homem atarefado, um mestre, alguém muito concorrido, seguido por multidões que exigiam muito de sua energia e atenção. Uma pessoa típica que provavelmente reclamaria que não tem tempo para algumas coisas que gostaria de fazer na vida!

Porém, o que vemos relatado sobre Jesus é que Ele fazia com que coisas importantes fizessem parte de seu tempo, não importando se isso exigisse Dele que sacrificasse algumas coisas como, por exemplo: “Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto e ali orava.” (Marcos 1.35).

Jesus sabia que não existiam soluções mágicas. O tempo é algo matemático, é algo exato, não há como ter mais dele, não há como pará-lo, não há como recuperá-lo. Ou o tempo é usado de forma sábia para nos trazer edificação ou o tempo é desperdiçado nos fazendo tolos.

Jesus nos ensina um grande e importante princípio que, mesmo na vida moderna em que vivemos, é aplicável e muito eficiente na boa aplicação do nosso tempo de vida.

É o princípio da administração e do senhorio.

Precisamos aprender a analisar se nosso tempo está sendo gasto com qualidade e se as atividades prioritárias para nossas vidas estão contidas em nossas 24 horas. Fazer cortes necessários, organizar nossa agenda e desprezar atividades que “roubam” nosso tempo, são atitudes importantes a ser tomadas.

Observe que nesse dia citado no versículo acima, Jesus precisou planejar seu tempo. Um dia antes provavelmente escolheu um lugar deserto para onde gostaria de ir, planejou a distância a ser percorrida, o tempo que gastaria para chegar lá, quanto tempo passaria ali, a que horas precisaria acordar, quais objetivos queria alcançar, etc. Isso é administrar o nosso tempo, sermos senhores e donos dele. Jesus mostrou que era dono de Seu tempo! Mesmo sendo ocupado sabia que algumas atividades teriam de fazer parte de seu tempo.

Analisemos agora nossa agenda diária. Em qual das 24 horas do nosso dia está o tempo para buscar a Deus, ler a Bíblia, orar, jejuar, ajudar o próximo, ficar a sós com Deus, servir na igreja, dedicar-se a família ou outras atividades importantes?

Somos os donos do nosso tempo ou temos deixado outras coisas mandarem em nossa vida, administrá-la por nós e nos fazer viver como tolos, priorizando as coisas erradas e deixando as coisas certas de lado?

A escolha é de cada um! Ou você será dono de seu tempo ou outras coisas serão as donas dele.

Caso tenha interesse em aprofundar mais esse tema de organização de tempo, eu escrevi um e-book grátis que o ajudará a pensar mais sobre esse assunto e vencer o mau uso do tempo. Baixe clicando aqui

Você acha isso impressionante? Percebe que está acontecendo diante de nossos olhos? Sim, sinais dos FINAIS DOS TEMPOS acontecendo em nossos dias! É por isso que Deus nos deixou o livro de Apocalipse! Ele quer que conheçamos bem as profecias para nos prepararmos para esses dias! MAS O LIVRO DE APOCALIPSE É BEM COMPLICADO DE ENTENDER, NÃO É MESMO? E se eu te ajudar a entender Apocalipse INTEIRO? A boa notícia é que sou professor de Bíblia há cerca de 20 anos e acabei de lançar um comentário em vídeo-aulas de todos os 404 versículos de Apocalipse, frase por frase, palavra por palavra! Por isso, quero te convidar a conhecer um pouco mais a respeito desse projeto único, onde além de estudar cada verso de Apocalipse, EU ainda vou tirar suas dúvidas pelo ZAP! Quer ver como funciona? QUERO SABER MAIS sobre Apocalipse - Versiculo por Versículo (clique)…

Estas são algumas das perguntas que mais precisamos fazer com frequência àqueles que discipulamos e aconselhamos:
Você tem separado um tempo diário para estar a sós com Deus?
Como você tem aproveitado seu tempo diário a sós com Deus? Manter essa disciplina espiritual, e tirar bom proveito dela, é essencial para todos nós se quisermos conhecer cada vez mais o Senhor e crescer na vida cristã. O que descobrimos, porém, é que muitos não sabem do que estamos falando ou não têm ideia de como proceder.

Em How to Have a Quiet Time with God, Paul Tautges oferece um esboço que você pode utilizar para ensinar sobre o tempo diário a sós com Deus. É um estudo que deve ser feito com a Bíblia em mãos. E por que não aproveitar e fazê-lo no seu tempo a sós com Deus, antes de usá-lo no seu ministério?

Alguns falam em hora silenciosa, outros preferem usar o termo devocional. Independentemente do nome que você costume dar a esse momento, uma das disciplinas mais comuns para os crentes que estão com fome de crescimento espiritual é ter um tempo pessoal com Deus, todos os dias. Para incentivar a disciplina de manter esse momento pessoal e diário de devoção, tenho usado muitas vezes,  ao longo dos últimos 25 anos, o esquema de estudo bíblico que dou a seguir. Talvez você também o ache encorajador e útil.

Uma definição do tempo a sós com Deus É um momento tranquilo de comunhão íntima com o Senhor, durante o qual o Espírito nos fala por meio da Palavra, a Bíblia, e nós falamos com nosso Pai celestial por meio da oração.

• Isso exige que sejamos ouvintes (Salmo 27.8).


• Isso exige que sejamos aprendizes (Lucas 11.1).
• Isso exige que sejamos pessoas que oram (1Tessalonicenses 5.16-18).

Alguns exemplos de pessoas que tinham tempo a sós com Deus Considere dois exemplos de homens de destaque que mantinham regularmente seu momento a sós com Deus.

• Davi (Salmos 5.3; 88.13; 143.8).


• Moisés (Êxodo 19.3; 24.13). Mais exemplar do que todos, evidentemente, é Jesus, o Filho de Deus. Se para Ele era “necessário” ter tempo a sós com o Pai, quanto mais não o é para nós?

• Jesus (Marcos 1.35; Lucas 6.12).

Os benefícios do tempo diário a sós com Deus São muitos os benefícios de manter regularmente o seu tempo devocional, dia após dia. Considere alguns deles.

• Contribui para que você veja seu novo dia de uma perspectiva eterna (Colossenses 3.2).


• Provê alimento espiritual para o seu crescimento (Mateus 4.4; Hebreus 5.12-14; 2Timóteo 3.16, 17).
• Permite que você busque a direção de Deus (Salmo 119.105).
• Ajuda-o a se manter longe do pecado (Salmo 119.11).
• Traz alegria ao seu coração desanimado (Salmo 16.11).
• É fonte de água espiritual límpida para renovar a sua mente (Romanos 12.1, 2; Efésios 5.26; Filipenses 4.8).
• Provê um horário regular para uma autoconfrontação bíblica (Hebreus 4.12; 2Coríntios 13.5).
• Encoraja a confissão, ajudando-o a se manter em dia com Deus (1João 1.9; Salmo 51. 1-7).
• Ele o mantém andando passo por passo com o Espírito (Romanos 8.5; Efésios 5.18; Colossenses 3.16).

Os obstáculos para manter um tempo diário a sós com Deus Quando se trata de cultivar esse hábito diário, há várias outras atividades que competem para ganhar nossa atenção e nós mesmos falhamos de diferentes maneiras. Considere cinco obstáculos.

• A preguiça (Provérbios 13.4; 2Pedro 1.5).


• A falta de apetite espiritual (1Pedro 2.2).
• Outros livros que não a Bíblia (Eclesiastes 12.12).
• Nossos pecados de estimação (Salmo 66.18).
• A vida agitada (Lucas 10.38-42).

Sugestões práticas Aqui estão alguns passos práticos que você pode dar. • Marque especificamente esse tempo em sua agenda diária. • Escolha um lugar em que você esteja livre de distrações. • Se você for casado, entre em acordo com o seu cônjuge sobre manterem cada um seu momento a sós com Deus. • Tenha alguém a quem prestar contas da sua fidelidade. • Mantenha anotações diárias do seu tempo a sós com Deus e uma lista de oração por escrito. • Tenha cartões [em papel ou digitais] com versículos para memorizar.

Estas são apenas algumas sugestões para você iniciar ou reiniciar um antigo hábito que morreu. Dê ao seu hábito aquela forma que melhor favorecerá para que você seja bem-sucedido, e vá em frente. A chave é alimentar regularmente a sua alma com a Palavra e falar com o Senhor em oração.

Aproveite seu tempo a sós com Deus para ler, entender e aplicar a Palavra de Deus
Se você precisa de mais instruções sobre como ler e entender a Bíblia para poder aplicá-la diariamente em sua vida e ministério, acesse Estudo e Aplicação da Bíblia.

Você também pode consultar mais recursos sobre as disciplinas espirituais, que contribuem para o seu crescimento cristão.