As plantas nas quais ocorre o que está representado no gráfico tendem a

01) (Enem/2013) Sabe-se que o aumento da concentração de gases como CO2, CH4 e N2O na atmosfera é um dos fatores responsáveis pelo agravamento do efeito estufa. A agricultura é uma das atividades humanas que pode contribuir tanto para a emissão quanto para o sequestro desses gases, dependendo do manejo da matéria orgânica no solo.
ROSA, A.H.; COELHO, J.C.R. Cadernos Temáticos da Química Nova na Escola. São Paulo, n.5. nov.2003 (adaptado).

De que maneira as práticas agrícolas podem ajudar a minimizar o agravamento do efeito estufa? A) Evitando a rotação de culturas.

B) Liberando o CO2 presente no solo.

C) Aumentando a quantidade de matéria orgânica do solo. D) Queimando a matéria orgânica que se deposita no solo.

E) Atenuando a concentração de resíduos vegetais do solo.

02) (Albert Einstein/2017) Uma certa solução de coloração rósea, indicadora de pH, torna-se amarela em meio ácido e roxa em meio alcalino.

Em um experimento, uma quantidade desta solução é colocada em tubos de ensaio, que são hermeticamente fechados por rolhas. No interior de cada tubo coloca-se uma folha, que fica presa à rolha, conforme mostrado no esquema abaixo. Alguns desses tubos são mantidos no escuro (lote A) e outros ficam expostos à luz (lote B).

Após algum tempo, espera-se que a solução nos tubos do lote A torne-se A) amarela, devido à liberação de gás carbônico pela folha e a do lote B roxa, devido ao consumo de gás carbônico pela folha. B) roxa, devido ao consumo de gás carbônico pela folha e a do lote B amarela, devido à liberação de gás carbônico pela folha. C) amarela, devido ao consumo de oxigênio pela folha e a do lote B roxa, devido à liberação de gás carbônico pela folha.

D) roxa, devido à liberação de oxigênio pela folha e a do lote B amarela, devido à liberação de gás carbônico pela folha.

03) (VUNESP/2016) Em 1883, Theodor W. Engelmann iluminou um filamento de alga fotossintetizante com uma luz decomposta através de um prisma, expondo-o a diferentes comprimentos de onda. Além disso, adicionou bactérias aeróbicas ao meio, obtendo o resultado mostrado na imagem.

Sobre o experimento, é correto afirmar que: A) próximo ao comprimento de onda 550 nm, não há aglomeração de bactérias devido à produção de gás oxigênio, que é tóxico para esses micro-organismos. B) entre os comprimentos de onda 500 e 600 nm, o processo fotossintético é mais eficiente, pois a alta concentração de gás carbônico afasta as bactérias. C) na região cujo comprimento de onda é próximo de 450 nm, há muito acúmulo de bactérias devido à maior disponibilidade de glicose. D) nas regiões com maior disponibilidade de gás oxigênio, oriundo da fotossíntese realizada pelo filamento de alga, há maior aglomeração de bactérias.

E) na região onde o comprimento de onda equivale à luz verde, há pouco acúmulo de bactérias devido à intolerância delas à exposição a esta cor de luz.

04) (Albert Einstein/2016.2) Analise o esquema abaixo, que se refere, de forma bem simplificada, ao processo de fotossíntese. Suponha que uma cultura de algas verdes seja iluminada e receba gás carbônico com o isótopo C-14 e água com o isótopo O-18.

Pode-se afirmar que: A) o gás carbônico participa das etapas A e B e prever que ocorra produção de glicose com o isótopo C-14 nas duas etapas. B) o gás carbônico participa apenas da etapa A e prever que ocorra produção de glicose com o isótopo C-14 nesta etapa. C) a água participa das etapas A e B e prever que ocorra liberação de oxigênio com o isótopo O-18 nas duas etapas.

D) a água participa apenas da etapa A e prever que ocorra liberação de oxigênio com o isótopo O-18 nesta etapa

05) (Unicamp/2016) A concentração de CO2 na atmosfera em uma floresta varia ao longo de um dia e está intimamente associada com a fisiologia (fotossíntese e respiração) das espécies presentes. A concentração de CO2 na atmosfera também varia em função da disponibilidade de água no ambiente. Considerando o gráfico abaixo, é correto afirmar que

A) a fotossíntese das plantas é maior no início e no final do período diurno. B) as plantas respiram mais na estação chuvosa. C) na estação seca, há um pico de respiração às 12 horas.

D) as plantas fazem mais fotossíntese e respiram menos na estação chuvosa

06) (UFSCar) No gráfico, estão representadas as taxas de fotossíntese e respiração de uma determinada planta, quando submetida a diferentes intensidades luminosas.

A partir do ponto A, com o aumento da intensidade luminosa pode-se dizer que a planta está
A) produzindo e consumindo o mesmo volume de CO2. B) produzindo e consumindo matéria orgânica em iguais quantidades.

C) aumentando a taxa de respiração e produção de CO2.


D) diminuindo a taxa de fotossíntese e reduzindo a produção de CO2.
E) produzindo mais matéria orgânica do que consumindo.

Gabarito das Questões sobre Fotossíntese – Parte 1

01) Durante o processo de fotossíntese, os vegetais retiram CO2 da atmosfera e o convertem em matéria orgânica reduzindo, assim, a concentração de um dos gases responsáveis pelo efeito estufa.
Resp.: C

02) No lote A, devido à ausência de luz, ocorre somente respiração celular, o que ocasiona um aumento da concentração de gás carbônico no meio, reduzindo o pH (meio torna-se ácido). Na presença de luz (lote B), ocorre consumo de gás carbônico, uma vez que a folha realiza a fotossíntese. Isso reduz a acidez do meio (aumenta o pH), deixando a solução com coloração roxa.
Resp.: A

03) Como as bactérias são aeróbicas, exigem O2 no processo respiratório. Dessa forma, concentrarão nas regiões com maior disponibilidade desse gás.
Resp.: D

04) A água participa da fase fotoquímica da fotossíntese (na fotofosforilação acíclica), como doadora de elétrons para clorofilas e doadora de H+ para produção de NADPH. A quebra da água (fotólise da água) libera gás oxigênio (O2) para o meio.
Resp.: D

05) Analisando o gráfico, observa-se que a taxa respiratória na estação chuvosa é maior que na estação seca (o fluxo de CO2 no período noturno é maior na estação chuvosa, indicando maior taxa respiratória).
Resp.: B

  • Vestibular e ENEM: receba informações e material gratuito no WhatsApp

06) A partir do ponto indicado por A a taxa fotossintética supera a taxa respiratória. Isso significa que a planta está produzindo mais matéria orgânica que consumindo.
Resp.: E

Questão 01. Fotossíntese das Plantas: U. Uberaba-MG/Pias – A fotossíntese é um processo composto por duas séries de reações químicas. Uma delas é dependente de luz e se chama “reações de claro”, enquanto a outra independe de luz sendo por isso chamada “reações de escuro”.
A figura abaixo resume esses fenômenos principais da fotossíntese.

As plantas nas quais ocorre o que está representado no gráfico tendem a

As afirmativas abaixo se relacionam a acontecimentos da fotossíntese, representados na figura acima:
I. As setas nº. 1, 2 e 3 indicam acontecimentos que fazem parte das “reações de claro”.

II. O ATP necessário para a síntese dos açucares é produzido pelas “reações de escuro”.

III. Sem a presença de luz faltam íons hidrogênio para a síntese de açúcares;

IV. A luz solar é necessária para as reações identificadas pelos nº. 4 e 5.

V. O desmatamento indiscrimindado compromete, principalmente, a retirada do CO2 atmosféricos, que é utilizado nas “reações de escuro”.

VI. O “efeito estufa” causado pelo desmatamento, origina-se da redução na liberação de oxigênio, resultante das “reações de claro”.

Com base na análise da figura e nos seus conhecimentos, assinale a alternativa cujas afirmativas estão corretas:a) I, V e VIb) II, III e IVc) III, IV e VI

d) I, III e V

Questão 02. U.E. Ponta Grossa-PR – Sobre o processo da fotossíntese, assinale o que for correto.
01. Em condições de alta luminosidade, os cloroplastos tendem a formar grandes quantidades de açúcares.

02. Em condições de baixa luminosidade, os cloroplastos tendem a produzir grandes quantidades de aminoácidos.

04. Temperaturas superiores a 45ºC estimulam o aumento da taxa de fotossíntese em plantas mantidas em condições ideais de luminosidade e concentração de gás carbônico.

08. No ambiente natural, em condições ideais de luminosidade e temperatura, o CO2 é fator limitante do processo de fotossíntese.

16. Luzes de cores diferentes, com diferentes comprimentos de onda, influem igualmente no processo fotossintético.
Dê como resposta a soma das alternativas corretas.

Questão 03. UFRS – O gráfico abaixo refere-se às taxas de fotossíntese de uma planta em duas diferentes situações (A e B) em um determinado período de tempo e em condições não limitantes de luz e de CO2.

As plantas nas quais ocorre o que está representado no gráfico tendem a

Com base no gráfico, analise as afirmações a seguir:
I. Na situação A, a temperatura provavelmente foi insuficiente para a realização de fotossíntese.

Estude também sobre:  Exercícios de Embriologia sobre a Espermatogênese

II. A temperatura da situação B é mais alta do que em A.

III. A taxa fotossintética é praticamente constante na situação A, devido à desnaturação enzimática que ocorre em torno dos 25ºC.

IV. Freqüentemente, em temperaturas superiores a 40ºC costuma ocorrer um declínio rápido da taxa fotossintética, como na situação B.

Quais estão corretas?a) Apenas I e II.b) Apenas I e III.c) Apenas II e III.d) Apenas II e IV.

e) Apenas II, III e IV.

Questão 04. Fotossíntese das Plantas: UFRJ – As plantas, para realizar a fotossíntese, absorvem a luz do sol de comprimento de onda entre 400 e 700 nanômetros. Essa absorção é feita na maioria dos casos através de pigmentos de clorofila. Na figura é mostrado o percentual de luz absorvido pela clorofila a de uma planta e a taxa de fotossíntese dessa planta, que é proporcional à quantidade de luz absorvida.

Na figura, duas setas indicam dois pontos onde ocorre um aumento da taxa de fotossíntese fora de correspondência com a taxa de absorção da clorofila a.

As plantas nas quais ocorre o que está representado no gráfico tendem a

Como pode ser explicado o aumento da taxa de fotossíntese nos pontos indicados pelas setas?

Questão 05. Fotossíntese das Plantas: Mackenzie-SP – O processo de fotossíntese é considerado em duas etapas: a fotoquímica ou fase de claro e a química ou fase de escuro. Na primeira fase NÃO ocorre:

a) produção de ATPb) produção de NADPH2c) produção de O2d) fotólise da água

e) redução do CO2

Questão 06. F.M. Itajubá-MG – Em relação à fotossíntese é incorreto afirmar que:

a) É afetada por vários fatores tais como a intensidade luminosa, a temperatura e a concentração de CO2 no ar.b) As plantas conseguem utilizar com a mesma eficiência todas as cores da radiação visível, que formam a luz branca.c) A eficiência com que a fotossíntese ocorre depende do quanto a luz é absorvida pela clorofila.d) A intensidade de luz que determina que a quantidade de O2 consumida na respiração equivalha à quantidade deste gás produzida na fotossíntese é denomina de ponto de compensação fotótico.

e) A integridade dos cloroplastos é fundamental para a fotossíntese.

Questão 07. PUC-SP – Os trechos I e II, abaixo, referem-se ao processo de fotossíntese.

I. Em 1937, Robin Hill, da Universidade de Cambridge, trabalhou com cloroplastos isolados em lugar de plantas intactas. Forneceu às organelas mantidas “in vitro” água, luz e um aceptor de hidrogênio.

II. Na década de 1940, Melvin Calvin, da Universidade da Califórnia, forneceu a uma alga gás carbônico marcado com o isótopo 14. Esse carbono radioativo foi encontrado em moléculas orgânicas 30 segundos após iniciada a fotossíntese.

Ao ler atentamente os trechos indicados por I e II, um estudante do Ensino Médio fez cinco afirmações. Assinale a única incorreta.a) Em I temos resumida uma etapa denominada “fotólise da água”.b) Em I descreve-se uma etapa onde há desprendimento de oxigênio.c) Em II descreve-se uma etapa onde há produção de glicose.d) Em I e II temos resumidas etapas da fotossíntese que obrigatoriamente se realizam em presença de luz.

e) Em I e II temos resumidas etapas que ocorrem no interior de cloroplastos.

🔵 >>> Confira nossa lista completa com todos os exercícios sobre Botânica.

Gabarito com as respostas das atividades de Botânica sobre a Fotossíntese das Plantas:

01. d;02. 1 + 2 + 8 = 11;

03. d;

04. Além da clorofila a as plantas possuem a clorofila b, cujos máximos de absorção da luz do Sol ocorrem nos comprimentos de onda 450 a 500 nm e 625 a 650 nm.

05. a;06. b;

07. b

Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL

Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos: