A educação visa a transmissão e a preservação da cultura na qual o indivíduo encontra-se inserido

  • Julliagatinhappank
  • 17/02/2022
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Ensino médio estabelece 5 e itinearios informativos apenas 3 disciplinas obrigatórias identifique quais são elas

(a ) alfabetização deve ter inicio antes dos 4 ano de idade.

Aresposta certa é a letra c.

Alternativa 4 á uma clara infantilizaçã

  • durcelinocorrea
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Como as teorias da Psicologia da Educação podem auxiliar o Educador no desenvolvimento de ações para minimizar os impactos do período de isolamento social em decorrência do Covid-19 no processo de aprendizagem do aluno? Cite pelo menos duas teorias e seus autores, e explique como elas poderão ajudar.

Não respondam se não souber, A educação visa à transmissão e à preservação da cultura na qual o indivíduo encontra-se inserido. Tem como objetivo que a cultura se mantenha viva por meio da sua aquisição pelas novas gerações. Nessa perspectiva, privilegia-se o elemento externo – sociedade – que se impõe ao interno – aluno. Essa concepção se encontra, de forma extrema, naquele que é considerado o pai da sociologia: Resposta Correta: B
Émile Durkheim.

A educação visa a transmissão e a preservação da cultura na qual o indivíduo encontra-se inserido

aç ão : M ár ci o - 10 -0 8- 20 12 FUndamentos de FIlosoFIa e edUcação Esse tipo de cultura implica elevado rigor na sua produção e, devido a isso, acaba se restringindo a um público reduzido. Em geral, em sociedades desiguais, a maioria das pessoas não tem oportunidade e/ou não são incentivadas a participarem, tanto da produção como do consumo desse tipo de cultura. A cultura popular possui um conceito complexo, mas, de um modo geral, [...] consiste na cultura anônima produzida pelos habitantes do campo, das cidades do interior ou pela população suburbana das grandes cidades. No sentido mais comum, a cultura popular é identificada ao folclore, que constitui o conjunto de lendas, contos, provérbios, práticas e concepções transmitidas oralmente pela tradição (ibidem, p. 62). Isso não significa que o folclore seja uma realidade pronta imutável, porque toda cultura implica certa dinâmica, implica transformação. A cultura de massa, por sua vez, [...] resulta dos meios de comunicação de massa, ou mídia. São considerados meios de comunicação de massa o cinema, o rádio, a televisão, o vídeo, a imprensa, as revistas de grande circulação, que atingem rapidamente um número enorme de pessoas pertencentes a todas as classes sociais e de diferente formação cultural (ibidem, p. 63). Figura 12 – Ícone TV Essa cultura tem como diferencial a figura do produtor cultural, que não realiza um trabalho individual, nem anônimo, mas, sim, coletivo, trabalho de equipe, de um conjunto de especialistas. Ao contrário da cultura popular, a cultura de massa é produzida “de baixo para cima”, impõe padrões e homogeneíza o gosto por meio do 48 Unidade II Re vi sã o: C ris tin a - Di ag ra m aç ão : M ár ci o - 10 -0 8- 20 12 poder de difusão de seus produtos. Em linhas gerais, é também uma produção estandardizada que visa ao passatempo, ao divertimento e ao consumo (ibidem). Já a cultura popular individualizada [...] se caracteriza por ser produzida por escritores, compositores, artistas plásticos, dramaturgos, cineastas, enfim, intelectuais que não vivem dentro da universidade (e, portanto, não produzem cultura erudita) nem são típicos representantes da cultura popular (que se caracteriza pelo anonimato), tampouco da cultura de massa (que resulta do trabalho de equipe) (ibidem, p. 64). É nesse tipo de cultura que podemos classificar, por exemplo, a música de Caetano Veloso ou de Tom Zé, o teatro de Plínio Marcos, a poesia de Manoel Bandeira, entre outros. De acordo com o que foi abordado, fica evidente a diversidade cultural, tanto nas diferentes sociedades como dentro de cada uma delas, nas suas diferentes manifestações. 7.2 Pluralidade cultural e educação3 A educação formal se faz de modo sistemático e busca ter clareza em relação às questões: o que ensinar, como ensinar, a quem ensinar, para que ensinar, por que ensinar. Isso surge quando a educação passa a ser vista como um problema e, dessa forma, faz‑se necessária a sua organização. Um dos desafios que a educação enfrenta é em relação à dialética conservação/transformação. Quais elementos da cultura devem ser conservados? Por que são valorizados? Quais devem ser transformados? Por que são considerados ultrapassados? A própria etimologia latina da palavra educação remete também a um processo dialético do par conservação‑transformação. Segundo Haydt, a educação, [...] do ponto de vista social, é a ação que as gerações adultas exercem sobre as gerações jovens, orientando sua conduta, por meio da transmissão do conjunto de conhecimentos, normas, valores, crenças, usos e costumes aceitos pelo grupo social. Nesse sentido, o termo educação tem sua origem no verbo latino educare, que significa alimentar, criar. Esse verbo expressa, portanto, a ideia de que a educação é algo externo, concedido a alguém (2001, p. 11). 3 O texto desse item foi extraído de: Fernandes, 2006. 49 Re vi sã o: C ris tin a - Di ag ra m aç ão : M ár ci o - 10 -0 8- 20 12 FUndamentos de FIlosoFIa e edUcação Figura 13 – Emile Dukheim (1858‑1917) Nesse sentido, a educação visa à transmissão e à preservação da cultura na qual o indivíduo encontra‑se inserido. Tem como objetivo que a cultura se mantenha viva por meio da sua aquisição pelas novas gerações. Nessa perspectiva, privilegia‑se o elemento externo – sociedade –, que se impõe ao interno – aluno. Essa concepção se encontra, de forma extrema, naquele que é considerado o pai da sociologia, Émile Durkheim. Para ele, “a educação é a ação exercida, pelas gerações adultas, sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social (...)” (1978, p. 41), e deve preparar as crianças para a integração harmônica ao social. Na sua visão funcionalista do social, a educação é entendida como um elemento externo coercitivo, que deve integrar os indivíduos à sociedade existente, independentemente das suas vontades. Contudo, há outro sentido para o termo educação, ainda segundo Haydt (2001, p. 12): Do ponto de vista individual, a educação refere‑se ao desenvolvimento das aptidões e potencialidades de cada indivíduo, tendo em vista o aprimoramento de sua personalidade. Nesse sentido, o termo educação se refere ao verbo latino educare4 que significa fazer sair, conduzir para fora. O verbo latino expressa, nesse caso, a ideia de estimulação e liberação de forças latentes. Nessa abordagem, privilegia‑se o interno, e o externo deve propiciar as condições favoráveis para que os educandos desenvolvam sua própria personalidade, sua singularidade, para que cada um se torne aquilo que pode ser. Nessa perspectiva, possibilita‑se que cada um se constitua como um sujeito ativo 4 Alguns autores usam o termo educare para o primeiro sentido e o termo educere para esse segundo sentido (cf. Libâneo, 2001, p. 64 ). 50 Unidade II Re vi sã o: C ris tin a - Di ag ra m aç ão : M ár ci o - 10 -0 8- 20 12 e criativo, que não adote uma postura apenas passiva em relação à cultura vigente, mas também crítica e produtora. Outro desafio que a educação enfrenta é o de como lidar com a pluralidade cultural, referida nos itens anteriores. Há uma tendência de muitos em considerarem sua própria cultura como a única válida e verdadeira, concebendo, consequentemente, as outras são como “estranhas”, “exóticas” ou mesmo “inferiores”. Tal concepção revela uma postura etnocêntrica, ou seja, uma visão de mundo que tem como centro sua própria cultura, e isso pode implicar xenofobia, isto é, aversão e ódio pelo diferente, sustenta práticas de violência e dominação em relação aos considerados “outros”. É necessário considerar a diversidade entre as várias culturas, e, dentro de uma mesma sociedade cultural, a diversidade pessoal, e ainda mais: lembrar que não existem raças, apenas a raça humana do animal symbolicum, que constrói diferentes interpretações simbólicas para o mundo. Daí a necessidade da tolerância. Tolerar que a criatividade do ser simbólico, que é o homem, leva a uma diversidade de respostas diante do existente e do não existente, ou do não empírico. Dito de outro modo, os seres humanos, diante do existente, produzem diferentes interpretações, escolhem diferentes perspectivas; dessa forma, a diversidade do produzir atesta a igualdade na capacidade humana de produção. Logo, tolerar implica reconhecer o outro como outro eu, como um animal symbolicum, e buscar entender sua perspectiva. Eis um desafio para a educação: preparar para a diversidade cultural. 8 KANT, HANNAH ARENDT E A EDUCAÇÃO 8.1 Kant – educação para autonomia: a saída da menoridade5 Esclarecimento [Aufklärung] é a saída do homem da sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de se servir do entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a sua causa não reside na falta de entendimento, mas na falta de decisão e de coragem em se servir de si mesmo sem a direção de outrem.

A educação visa a transmissão e a preservação da cultura na qual o indivíduo encontra-se inserido
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