A cura filme por que os idosos nao fogem

O cinema é a paixão de muitos… Para outros, é no mínimo uma boa forma de passar o tempo e se divertir. Quem é que não gosta de assistir a um bom filme, não é mesmo? Hoje preparamos uma lista com 12 filmes que falam sobre o Alzheimer. A doença está presente em todos eles, seja como tema principal ou como pano de fundo da trama. Confira a lista abaixo e pegue seu balde de pipocas!

1 – Iris (2001)

Iris é um filme que mostra as mudanças no percurso de vida com relação à Doença de Alzheimer. Ele conta a história da novelista e filósofa Iris Murdoch (intepretada por Kate Winslet/Judi Dench) e seu marido, John Bayley (Hugh Bonneville/ Jim Broadbent), que era professor em Oxford.

A narrativa se divide em duas partes: mostra os personagens ainda jovens e depois quando chegam à terceira idade. É nesse momento que Iris é diagnosticada com Alzheimer, trazendo novos desafios para o casal.

2 – Meu pai, um estranho (1970)

Gene Hackman (interpretado pelo ator Gene Garrison) está prestes a se casar e mudar para o estado americano da Califórnia. Porém, às vésperas do casamento sua mãe morre, e ele precisa cuidar de seu pai, que tem Alzheimer. Um filme incrível que foi indicado ao Oscar de melhor roteiro em 1971.

3 – Aurora Boreal (2005)

Duncan é um rapaz de 25 anos com sérias dificuldades de conseguir e manter um emprego. Sua história começa a mudar com a morte de seus pais. Para ficar perto de seus avós, ele passa a trabalhar no lar de idosos onde eles vivem, descobrindo novos e emocionantes significados para sua vida.

A cura filme por que os idosos nao fogem

4 – Longe dela (2006)

Gordon Pinsent e Julie Christie interpretam um casal casado a 40 anos. Quando ela é diagnosticada com Alzheimer, o marido a interna em uma clínica, embora não tenha certeza de que esta é a melhor decisão.

A questão é que, segundo as regras do local, ele só pode visitá-la depois de 1 mês. Quando Gordon encontra Julie novamente, precisa lidar com o fato dela não se lembrar mais dele. O filme foi indicado ao Oscar de melhor roteiro e melhor atriz.

5 – A moment to remember (2004)

Um filme coreano muito emocionante, A Moment to Remeber fala sobre um romance entre a filha de um empreitero e um carpinteiro que trabalha para seu pai. A improvável história de amor tem um desafio extra: a mulher desenvolve Alzheimer precoce, mudando a situação de todos os envolvidos na trama.

6 – Amor (2012)

Com um Globo de Ouro e 5 indicações ao Oscar, Amor é um drama tocante e sensível. O filme conta a história de um casal de idosos franceses. Anne, a esposa, sofre um derrame que a deixa com um lado do corpo paralisado. Além disso, ela começa a ter os primeiros sintomas de Alzheimer e passa a ser cuidada por seu marido, que precisa encarar sozinho essa tarefa.

7 – A família Savage (2007)

A família Savage conta a história de dois irmãos que nunca se deram bem com o pai. Depois de ter seguido caminhos diferentes em suas vidas, eles precisam cuidar do idoso, diagnosticado com Alzheimer. Mesmo falando sobre a doença, um assunto delicado, o filme tem seus momentos bem humorados, garantindo um pouco de leveza à trama.

8 – Para sempre Alice (2014)

Para Sempre Alice, é claro, não poderia faltar nessa lista – este é um dos filmes mais famosos sobre o Alzheimer. Julianne Moore, que ganhou o Oscar pelo papel, interpreta a Dra. Alice Rowland, uma linguista que aos poucos vê sua vida se modificar totalmente. Ela é diagnosticada com Alzheimer precoce, e precisa, junto com sua família, encarar a doença.

9 – O filho da noiva (2001)

Este filme argentino tem uma história delicada e inusitada. O pai do protagonista, interpretado pelo conhecido ator Ricardo Darin, pretende realizar seu sonho de finalmente se casar na igreja com sua esposa. O único problema é que a idosa é diagnosticada com Alzheimer, e a doença começa a avançar – fazendo com que o casamento precise ser apressado.

10 – A song for Martin (2001)

A Song for Martin é um filme sueco é considerado pela crítica como uma obra pesada, porém muito bonita. Ele fala sobre um casal de músicos que, durante uma turnê, se apaixonam. Como já eram casados, separam-se e passam a viver esse amor. Anos depois, Martin, o marido, é diagnosticado com Alzheimer, mudando completamente a relação dos dois.

11 – O caso Alzheimer (2003)

O Caso Alzheimer conta a história diferente das que estamos acostumados em filmes sobre a doença, já que trata-se de um filme policial. O personagem principal é um assassino profissional que precisa fazer um último trabalho. Porém, ele começa a sentir os primeiros sintomas do Alzheimer, o que pode mudar muita coisa em sua vida.

12 – Diário de uma paixão (2004)

Todos os dias, Noah visita uma senhora em um lar de idosos. Por causa do Alzheimer, ela não se lembra de detalhes de sua vida. O persistente senhor lê anotações de uma caderno para ela, ajudando-a a inclusive a relembrar sua própria juventude – com uma grande e emocionante surpresa no final!

E então, qual desses filmes você vai assistir? São vários estilos para todos os gostos, e ainda vão te garantir mais informação sobre a Doença de Alzheimer. Aproveite!

A cura filme por que os idosos nao fogem

A cura filme por que os idosos nao fogem
AdoroCinema

Você assistiu Ella e John ?

5

A cura filme por que os idosos nao fogem

1 crítica

4

2 críticas

3

4 críticas

2

0 crítica

1

1 crítica

0

0 crítica

Usando o antigo furgão da família, John e Ella Spencer fazem sua última viagem. De Boston, eles planejam cruzar os EUA até a famosa casa de Ernest Hemingway, nas Florida Keys, isso tudo antes que o Alzheimer dele e o câncer dela os atinjam de vez.

um filme simplesmente maravilhoso com atuações impecáveis e uma história que comove do começo até o fim acho que Todos deveriam assistir para se emocionar com essa grande história de amor⭐⭐⭐🌟

Ótimos atores, Donald e Helen fazem um casal já no inverno da vida. Ela tem doença terminal e ele sofre com a demência, mas juntos pegam seu trailer e saem em uma última viagem até Key West. Tipico road movie, com revelações sobre o passado e as dificuldades da velhice, com doses de bom humor e drama. Vale a pena.

Um delicado roadie movie da melhor idade que aborda o tema de como a velhice pode ir nos tirando a liberdade de fazer as coisas por conta própria, infelizmente. Permeado por uma belíssima trilha sonora e uma fotografia de encher os olhos, o filme caminha de maneira leve e dócil da aventura dos protagonistas, levando a um final daqueles que te enchem os olhos de lágrimas. Enfim um grande filme delicioso de assistir, principalmente pela atuação de duas grandiosas estrelas como Helen Mirren e Donald Sutherland numa química perfeita. SUPER RECOMENDO!!!

O roteirista está muito desatualizado: o final deveria estar em acordo com a física quântica, que já mostrou claramente que não somos só matéria mas sim energia. Portanto, o problema de saúde da velhice não se cura por meio do suicidio. O roteirista foi imensamente infeliz no final infeliz dado ao filme.

Ah que filme bom, doce, forte, humano e real. Que atuações fantásticas também dessas duas grandes lendas. Uma reflexão sobre as nossas escolhas e sobre o fim da vida
.

Filme deprimente. Como se a única saída para problemas de saúde da velhice fosse o suicídio. Imagino uma pessoa que está com câncer ou tem alguém com Alzheimer na família vendo esse final patético.
Me decepcionei com esse desfecho horrível

Pode um filme falar sobre problemas da velhice sem soar chato ou didático demais? É extremamente difícil, mas pode. ELLA & JOHN consegue. Sem ser um grande filme, emociona e faz pensar. Domando a pieguice, o diretor tem sob sua batuta dois memoráveis intérpretes. Mesmo se fosse ruim, já valeria a pena por Donald Sutherland e Helen Mirren. A partir de temas delicados como o câncer e a senilidade, tem momentos de grande ternura e de fino humor. Donald, discreto, dá o tom exato a um homem sempre com ar perdido e carente. Helen, inglesa de nascimento, faz uma tenaz dona-de-casa norte-americana, lidando com o lento alheamento de seu marido e, de quebra, a sua própria despedida de uma vida feliz. Grandes interpretações num filme pequeno, mas de tocante simplicidade.

Um filme realista quanto ao envelhecimento do casal e o desafio da convivência e a importância do amor e companheirismo.
Uma visão do viver o momento presente, as formas de conviver com doenças terminais com alegria e coragem e um pouco de picardia.

  • As últimas críticas do AdoroCinema
  • Melhores filmes
  • Melhores filmes de acordo a imprensa

Vídeos associados a este filme

A cura filme por que os idosos nao fogem
1:38

A cura filme por que os idosos nao fogem
2:14

2 vídeos associados a este filme

Melhores filmes em cartaz

A cura filme por que os idosos nao fogem

A cura filme por que os idosos nao fogem

A cura filme por que os idosos nao fogem

A cura filme por que os idosos nao fogem

A cura filme por que os idosos nao fogem

A cura filme por que os idosos nao fogem

Todos os melhores filmes em cartaz

Últimos trailers

A cura filme por que os idosos nao fogem

A cura filme por que os idosos nao fogem

A cura filme por que os idosos nao fogem

A cura filme por que os idosos nao fogem

A cura filme por que os idosos nao fogem

A cura filme por que os idosos nao fogem

Últimos trailers

Filmes mais esperados

  • A cura filme por que os idosos nao fogem
  • Top Gun: Maverick
  • Jurassic World Domínio
  • Pantera Negra: Wakanda Para Sempre
  • Avatar: O Caminho da Água
  • Não Se Preocupe, Querida
  • Assassino Sem Rastro
  • A Médium
  • DC Liga Dos Super Pets
  • Amor & Gelato
Filmes mais esperados