A alternativa que apresenta uma interpretação correta sobre o que é etnocentrismo é

A alternativa que apresenta uma interpretação correta sobre o que é etnocentrismo é

à presidência dos Estados Unidos com insultos contra o México, que acusou de enviar "drogas" e "estupradores" através da fronteira. Além disso, Trump prometeu que se chegar à presidência construirá um muro na fronteira (que são mais de 3.000 quilômetros) e que fará com que "o México pague por ele". Trump entra, com essas palavras, na corrida republicana, na qual há outros 11 candidatos, apelando ao discurso mais visceral contra a imigração em um momento no qual a mobilização do voto latino, para o qual as políticas de imigração são uma prioridade, pode decidir eleições nos Estados mais importantes". O discurso proferido pelo candidato à presidência dos Estados Unidos expressa uma postura: Relativista, pois classifica a cultura mexicana a partir dos visão de mundo sua e de seus seguidores. Etnocêntrica, pois classifica a cultura mexicana a partir dos visão de mundo dos prórios mexicanos a respeito de si mesmos.   Etnocêntrica, pois classifica a cultura mexicana a partir dos visão de mundo sua e de seus seguidores. Relativista, pois classifica a cultura mexicana a partir dos visão de mundo dos prórios mexicanos a respeito de si mesmos. Relativista, pois os mexicanos são relamente mais atradados e perigosos que os norte-americanos. Explicação: Trata-se de uma postura etnocêntrica, que hieraquiza padrões culturais a partir da visão de mundo de quem avalia outras culturas, e não leva em consideração nenhuma variável interveniente e relativista.    7a Questão A sociologia surge no século XIX intimamente relacionada com o processo de industrialização, com o fortalecimento do capitalismo, com o aumento da população das cidades e com o surgimento da classe operária e de novas formas de governo. Tudo isso pode ser considerado como fruto das revoluções burguesas. É nesse contexto que nasce a sociologia e o interesse do homem burguês de compreender o mundo social no qual é inserido. ¿Nossas próprias atitudes frente a outros grupos sociais com os quais convivemos nas grandes cidades são, muitas vezes, repletas de resquícios de atitudes etnocêntricas. Rotulamos e aplicamos estereótipos através dos quais nos guiamos para o confronto cotidiano com a diferença. As ideias etnocêntricas que temos sobre as ¿mulheres¿, os ¿negros¿, os ¿empregados¿, os ¿paraíbas de obra¿, os ¿colunáveis¿, os ¿doidões¿, os ¿surfistas¿, as ¿dondocas¿, os ¿velhos¿, os ¿caretas¿, os ¿vagabundos¿, os ¿gays¿, e todos os demais ¿outros¿ com os quais temos familiaridade, são uma espécie de ¿conhecimento¿, um ¿saber¿ baseado em formulações ideológicas que, no fundo, transforma a diferença pura e simples num juízo de valor perigosamente etnocêntrico.¿ (ROCHA, Everardo P.G. O que é Etnocentrismo. São Paulo: Brasiliense, 1988. Adaptado) A alternativa que apresenta uma interpretação correta sobre o fenômeno do etnocentrismo é: Relativizamos o significado de um ato que é visto não na sua dimensão absoluta, mas no contexto em que acontece; a verdade está mais no olhar que naquilo que é olhado   Criamos um conjunto de "outros" que servem para reafirmar, por oposição, uma série de valores de um grupo dominante que se autopromove como modelo. Compreendemos o ¿outro¿ nos seus próprios valores e não nos nossos e, então, vemos que a riqueza está na homogeneidade cultural.   Compreendemos o ¿outro¿ nos seus próprios valores e não nos nossos e, então, vemos que a riqueza está na diferença Vemos que as verdades da vida são menos uma questão de essência das coisas e mais uma questão de posição e da relação entre elas. Explicação: Etnocentrismo consiste em julgar "o outro" a partir da lógica do julgador, sem compreender a lógica do "outro". Assim, a lógica do julgador se coloca como um padrão absoluto.    8a Questão (Adaptada Concurso - IFTO ¿ 2014) O método de coleta de dados utilizado pelo pesquisador no campo antropológico, através do qual se produz a análise e a descrição do grupo estudado é chamado de: Antropologia Etimologia   Etnografia Etnocentrismo Antropofagia 1a Questão "O grande mérito de Malinowiki será, no entanto, demonstrar que não se pode estudar uma cultura analisando-a do exterior, e ainda menos a distância. Não se satisfazendo com a observação direta "em campo", ele sistematizou o uso do método etnográfico chamado de "observação participante" (expressão criada por ele), único modo de conhecimento em profundidade da alteridade cultural que poderia escapar ao etnocentrismo." (Cuche; 2002: 73-74) Bronislaw Malinovski (1884-1942) trouxe grande contribuição aos estudos da cultura no que se refere à metodologia do trabalho de campo. De acordo com o texto, é correto afirmar que alteridade e etnocentrismo são termos complementares na pesquisa. o método etnográfico reforça o etnocentrismo.   a pesquisa participante permite reconhecer a alteridade cultural. a observação direta em campo é uma postura investigativa etnocêntrica. a pesquisa participante permite estudar a cultura a distância. Explicação: Etnografia  é a metodologia de pesquisa da Antropologia. A etnografia diferencia as formas de construção de conhecimento em Antropologia em relação a outros campos de conhecimento das ciências humanas e é composta de técnicas e de procedimentos de coletas de dados associados a uma prática do trabalho de campo a partir de uma convivência mais ou menos prolongada do pesquisador junto ao grupo social a ser estudado. A prática da pesquisa de campo etnográfica produz seus dados para a construção de conhecimento antropológico, exigindo como requisito primordial o convívio do pesquisador com os pesquisados no contexto estudado e recorrendo as técnicas de pesquisa da observação direta, de conversas informais e formais, as entrevistas não-diretivas, entre outras, a fim de fazer uma descrição exaustiva, portanto detalhada daquilo que está sendo investigado. Portanto constitui-se em um exercício de reconhecimento da alteridade.    2a Questão O __________________ colocava o homem numa condição de submissão aos aspectos naturais (a natureza é que determina a ação humana), ou seja, sugeria que é o meio ambiente em que uma pessoa vive que define suas características físicas e psicológicas. (disponível em: http://www.clickescolar.com.br ) O tema Antropológico que completa a lacuna acima seria:   Determinismo geográfico multiculturalismo Positivismo de Augusto Comte iluminismo Determinismo biológico Explicação: O determinismo geográfico, teoria desenvolvida por geógrafos do século XIX e início do XX, afirmava que as diferenças do ambiente condicionam a diversidade cultural. (Livro Didático, p.34)    3a Questão (ENEM 2012) No final do século XIX, as Grandes Sociedades carnavalescas alcançaram ampla popularidade entre os foliões cariocas. Tais sociedades cultivavam um pretensioso objetivo em relação à comemoração carnavalesca em si mesma: com seus desfiles de carros enfeitados pelas principais ruas da cidade, pretendiam abolir o entrudo (brincadeira que consistia em jogar água nos foliões) e outras práticas difundidas entre a população desde os tempos coloniais, substituindo-os por formas de diversão que consideravam mais civilizadas, inspiradas nos carnavais de Veneza. Contudo, ninguém parecia disposto a abrir mão de suas diversões para assistir ao carnaval das sociedades. O entrudo, na visão dos seus animados praticantes, poderia coexistir perfeitamente com os desfiles. PEREIRA, C. S. Os senhores da alegria: a presença das mulheres nas Grandes Sociedades carnavalescas cariocas em fins do século XIX. In: CUNHA, M. C. P. Carnavais e outras frestas:

A alternativa que apresenta uma interpretação correta sobre o que é etnocentrismo é
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é que acabamos olhando a cultura do outro a partir de nossas próprias lentes. Isso quer dizer que, quando conhecemos uma forma de viver diferente da nossa, tendemos a achá-la “estranha”, “fora do normal” e até mesmo incorreta. A atitude de julgar os outros pelo nosso próprio ponto de vista, tomando a própria cultura como a correta chama-se etnocentrismo. O etnocentrismo faz com que julguemos a cultura do outro como fora do padrão e consideremos somente a nossa própria cultura, ou a nossa forma de viver como a “normal”. A atitude etnocêntrica acaba levando ao preconceito e a intolerância já que nos impede de compreender que a nossa forma de pensar e viver é apenas uma entre milhares e que todas estão corretas por mais que, de nossas lentes ou do nosso ponto de vista, possa parecer diferente. 15 É natural que achemos estranho o que não nos é familiar e não faz parte da nossa cultura. Porém, é importante que vejamos a cultura do outro como uma forma diferente de ver o mundo, tão correta como a nossa. Atualmente, infelizmente, vivenciamos em nossa sociedade várias situações de intolerância com a forma de viver, agir e pensar do outro que leva ao preconceito, discriminação e até mesmo a violência. Um exemplo, são os casos de violência contra homossexuais que sofrem com a intolerância daqueles que não respeitam os que tem opções e ações diferentes da sua. Outro exemplo de uma atitude etnocêntrica é também a intolerância religiosa. Devemos evitar o etnocentrismo que leva a intolerância, ao preconceito e a discriminação e respeitar as diferenças e as diversas formas de ver o mundo! Candomblé - Disponível em http://www.brasilescola.com/religiao/candomble.htm Acesso em 25 de agosto de 2013 Hinduísmo - http://www.brasilescola.com/religiao/as-cinco-maiores-religioes.htm Acesso em 25 de agosto 2013. http://www.brasilescola.com/religiao/candomble.htm http://www.brasilescola.com/religiao/as-cinco-maiores-religioes.htm 16 Rito da eucaristia presente na religião Católica Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Cat%C3%B3lica Acesso em 25 de agosto de 2013. Ao olhar para uma cultura diferente da nossa, é preciso compreender o ponto de vista do outro a partir da sua própria cultura, da sua própria forma de pensar e ver o mundo do outro e não da nossa. Chamamos esta atitude de relativismo cultural, quando percebemos que os pontos de vista são relativos ao contexto cultural, ou seja, dependem da cultura a qual o indivíduo faz parte. 1. Certa vez, o governo de estado da Virginia, nos EUA, sugeriu a uma tribo de Índios que enviasse alguns dos seus jovens para estudar nas escolas dos brancos. Na carta- resposta o cacique indígena recusa. Eis um trecho da carta: “(...) Nós estamos convencidos, portanto, de que os senhores desejam o nosso bem e agradecemos de todo o coração. Mas aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa idéia de educação não é a mesma que a nossa. (...) Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência. Mas, quando eles voltaram para nós, eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportar o frio e a fome. Não sabiam caçar o veado, matar o inimigo ou construir uma cabana e falavam nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, inúteis. (...) Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora não possamos aceitá-la, para mostrar a nossa gratidão concordamos que os nobres senhores de Virgínia nos enviem alguns de seus jovens, que lhes ensinaremos tudo que sabemos e faremos deles homens.” (BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1984) Atividade 3 http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Cat%C3%B3lica 17 Neste trecho da carta-resposta dos indígenas ao governo do estado da Virginia percebemos diferentes pontos de vista e diferentes formas de ver o mundo. Como podemos ver a diversidade cultural e o etnocentrismo presentes neste trecho da carta? _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ 18 1) Uerj 2012 A abordagem apresentada no texto foi desenvolvida a partir do início do século XX e originou uma nova perspectiva das ciências sociais em relação ao estudo das culturas. Essa perspectiva é denominada: (A) relativismo (B) materialismo (C) evolucionismo (D) etnocentrismo 2) (Unimontes 2012) “Nossas próprias atitudes frente a outros grupos sociais com os quais convivemos nas grandes cidades são, muitas vezes, repletas de resquícios de atitudes etnocêntricas. Rotulamos e aplicamos estereótipos através dos quais nos guiamos para o confronto cotidiano com a diferença. As ideias etnocêntricas que temos sobre as “mulheres”, os “negros”, os “empregados”, os “paraíbas de obra”, os “colunáveis”, os “doidões”, os “surfistas”, as “dondocas”, os “velhos”, os “caretas”, os “vagabundos”, os “gays”, e todos os demais “outros” com os quais temos familiaridade, são uma espécie de “conhecimento”, um “saber” baseado em formulações ideológicas que, no fundo, transforma a diferença pura e simples num juízo de valor perigosamente etnocêntrico.” (ROCHA, Everardo P.G. O que é Etnocentrismo. São Paulo: Brasiliense, 1988. Adaptado) A alternativa que apresenta uma interpretação correta sobre o que é etnocentrismo é: a) Vemos que as verdades da vida são menos uma questão de essência das coisas e mais uma questão de posição e da relação entre elas. Avaliação 19 b) Relativizamos o significado de um ato que é visto não na sua dimensão absoluta, mas no contexto em que acontece; a verdade está mais no olhar que naquilo que é olhado. c) Criamos um conjunto de “outros” que servem para reafirmar, por oposição, uma série de valores de um grupo dominante que se autopromove como modelo. d) Compreendemos o “outro” nos seus próprios valores e não nos nossos e, então, vemos que a riqueza está na diferença. 3) (Ueg 2012) “Não quero que a minha casa seja cercada de muros por todos os lados, nem que minhas janelas sejam tapadas. Quero que as culturas de todas as terras sejam sopradas para dentro de minha casa, o mais livremente possível. Mas recuso-me a ser desapossado da minha por qualquer outra.” GANDHI, M. Relatório do desenvolvimento humano 2004. In: TERRA, Lygia; COELHO, Marcos de A. Geografia geral. São Paulo: Moderna, 2005. p.137. Considerando-se as ideias pressupostas, o texto: a) afirma que a globalização aumentou, de modo sem precedente, os contatos e a união entre os povos e seus valores, reforçando o respeito às diferenças socioculturais. b) critica a intolerância com relação a outras culturas, gerando assim os conflitos comuns neste novo século. c) indica o reconhecimento à diversidade cultural, além das necessidades de afirmação e de identidade, seja étnica, seja cultural, seja religiosa. d) nega a existência da exclusão cultural e ressalta a homogeneização mundial e a superação/eliminação de fronteiras culturais. 4) QUESTÃO 3 (UEL-2007) “A cultura constitui, portanto, um processo pelo qual os homens orientam e dão significado às suas ações através de uma manipulação simbólica, que é atributo fundamental de toda prática humana. Nesse sentido, toda análise de fenômenos culturais é necessariamente análise da dinâmica cultural, isto é, do processo permanente de reorganização das representações na prática social, representações estas