O que é uma pessoa soberba

O que é uma pessoa soberba
 Nota: Para outros significados, veja Soberba (desambiguação).

Soberba (do latim superbia, "arrogância") é o sentimento caracterizado pela pretensão de superioridade sobre as pessoas, levando a manifestações ostensivas de arrogância, por vezes sem fundamento algum em fatos ou variáveis reais.

O que é uma pessoa soberba

Alusão da Soberba, 1788.

As manifestações de soberba podem ser individuais ou grupais. Em termos grupais, podemos exemplificar o nacionalismo xenófobo como uma faceta da soberba. Também todos os tipos de racismo, corporativismo, elitismo, doutrina de povos escolhidos ou eleitos e outras concepções semelhantes, em que um grupo se firma na crença de que é superior, demonstram matizes da soberba.

A manipulação da soberba, do orgulho e da pretensão de superioridade de um grupo ou nação pode mobilizar conflitos armados, onde tais sentimentos de uma massa humana pouco crítica servem aos interesses políticos, econômicos, ideológicos ou religiosos de seus líderes. Exemplo recente encontra-se na doutrina de superioridade da raça ariana, que serviu de base ideológica para arregimentar uma nação e desencadear uma Guerra Mundial. Além deste, podem ser citados o regime de apartheid que vigorou na África do Sul, a atitude dos colonizadores europeus nos séculos XIX e XX, a atitude recíproca da parcela radical de árabes e judeus, o sistema de castas da sociedade indiana, a Ku Klux Klan norte-americana, entre inúmeros outros. Também observa-se processo semelhante na grande maioria das guerras religiosas registradas na História, o que vem contabilizando um sem-número de mortes, mutilações, retaliações, revanchismos e hostilidades de vários gêneros.

Para a Igreja Católica, a soberba é um dos sete pecados capitais (CIC, n. 1866), sendo o mesmo pecado associado à orgulho excessivo, arrogância e vaidade.

A soberba não é privilégio dos ricos. Os pobres também podem experimentar a soberba ao se considerarem especiais e buscando fingir serem o que não são. Não só através de bens materiais, pois muitas vezes a pessoa pode se sentir superior aos outros por acreditar que é o melhor no que faz, no que decide, na sua capacidade de resolver situações.

Enquanto o invejoso guarda tal sentimento para si, se remoendo internamente (talvez até com medo das denotações negativas que tal sentimento pode compor), o soberbo tende a se mostrar, pois está enamorado com a própria existência. O soberbo se sente autorrealizado (dentro dos conceitos propostos na pirâmide de Maslow), querendo mostrar-se para os outros a todo preço, querendo despertar a inveja e a admiração dos outros, como se isso elevasse sua estima ao máximo e lhe trouxesse prazer.

O soberbo quer superar sempre os outros, mas quando é superado, logo se deixa dominar pela inveja. Para o soberbo, ele deve sempre estar no topo, sendo o parâmetro mais alto para as pessoas, despertando interesse e curiosidade de todos. Quando é superado, logo o soberbo se sente ameaçado, atingido, sendo tomado pela inveja, querendo depreciar os outros e vangloriar-se, sem que para isso se estruture para se superar ou até fazer uma avaliação da vida, dando-se em determinado momento por satisfeito.

A correção da soberba ocorre única e simplesmente por meio da humildade. É agindo com simplicidade que se consegue combater a soberba nas suas mais diversas formas, evitando a ostentação, contendo as vaidades e olhando o mundo não apenas a partir de si, mas principalmente ao redor de si. O soberbo vê o mundo começando a partir de si, enquanto o correto seria que ele olhasse ao redor, comparasse, analisasse e traçasse seu caminho individualmente, com virtude e solidariedade.

Mas algumas vezes também pode-se perceber que a falsa humildade é sinal de uma soberba focada na inferioridade. Ou seja, o soberbo não aceita ser como a média, não aceita ser como os demais. Ele precisa se destacar dos outros sendo o "mais" "maior". Se não consegue ser o mais inteligente, ele então desejará ser o mais ignorante, falando o tempo todo sobre isso para que seu interlocutor, ao ouvir a depreciação, passe a elogiar o soberbo, mesmo por educação. Mas isso bastará ao soberbo que quer destacar-se dos outros que são medianos.

  • Orgulho
  • Arrogância
  • Vaidade

 

O Wikcionário tem o verbete soberba.

Obtida de "https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Soberba&oldid=61829325"

            Soberba é uma manifestação de orgulho, de pretensão, de superioridade ilegítima.

            A palavra soberba é um substantivo feminino que vem do latim superbia e tem como alguns sinônimos:

-orgulho;

-arrogância;

-sobrançaria;

-altivez;

-presunção;

-elevação.

            Soberba também pode ser usada como adjetivo, para designar uma pessoa que acredita estar acima de outra, que crê ter mais capacidades do que realmente tem.

Soberba na filosofia

            Tanto no estudo da filosofia quanto da teologia, a soberba aparece como um dos sete pecados capitais. A soberba é o pecado que corresponde à virtude da magnanimidade.

Segundo a ética de Aristóteles, soberba é o extremo oposto da pusilanimidade. O significado aristotélico de soberba se tornou o mais comum e o mais utilizado por outros pensadores. Para ele, o homem soberbo é aquele que engana a si mesmo ao empreender tarefas honradas achando que é digno delas quando na verdade não o é; desta forma, a insensatez do homem soberbo o leva a expor sua própria fragilidade.

Para Spinoza, a soberba é um sentimento do homem que sente ser mais do que realmente é; é uma sensação de alegria por acreditar-se superior às outras pessoas, um orgulho exagerado.

Soberba individual X soberba em grupo

A soberba não é apenas um vício individual. Há grupos de pessoas que se creem superiores a outros grupos. Na história da humanidade, temos vários exemplos de grupos que, carregados de preconceito, acreditaram ser superiores.

É assim que nascem sentimentos como racismo, elitismo, xenofobia, homofobia, machismo entre outros tipos de orgulho infundado. 

O significado de Soberba está na categoria Geral

Soberba, substantivo feminino e derivado do latim. É caracterizada por uma certa prepotência e superioridade de uma pessoa em relação a outra. Não é difícil de encontrarmos exemplos dessa atitude nas relações interpessoais. Não à toa, a soberba é a última dos 7 pecados capitais.

Quais as características de uma pessoa soberba?

Um dos sinônimos para soberba é orgulho. Mas um orgulho extremamente elevado em que a pessoa se entende como melhor que os outros.

Veja também – Significado de Rosa dos Ventos

Essa atitude manifesta-se em pequenas ações, como:

  • Humilhações a alguém;
  • Agressão física ou verbal;
  • Extrema arrogância;
  • Se achar superior a o outro;
  • Prepotência;
  • Dizer que pode fazer algo melhor que você quando não pode;
  • Excessiva vaidade;
  • Não medir esforços e não pensar nas consequências para chegar a um ponto que deseja.

As pessoas soberbas gostam de se aparecer. Possuem a necessidade de a todo momento reafirmarem que são melhores. Podem também dizer que possuem mais dinheiro, são mais inteligentes, mais capazes do que você.

Não é difícil diagnosticar uma pessoa que seja assim. Provavelmente você já pensou em algum exemplo de alguém com quem convive.

Entretanto, não deixe se afetar por isso. E também tenha o cuidado para você não se tornar soberba.

O que é uma pessoa soberba

Caso você esteja perguntando-se se é uma pessoa soberba ou não, tente ver ao seu redor e o efeito de suas ações. Aqui seguem algumas dicas:

  • As pessoas afastam-se de você quando começa a falar sobre seus méritos?;
  • Você sente a necessidade de a todo momento dizer como é capaz de fazer algo?;
  • Alguém conseguir fazer algo que você não sabe te ofende?;
  • Você precisa estar sempre na primeira posição da hierarquia social?.

Questionando-se sobre isso, você começara a pensar sobre suas ações. Às vezes temos necessidade de sermos elogiados pelas pessoas. Isso é normal. Entretanto, querer ser sempre o centro das atenções passa a ser um problema.

Não é ruim você ter orgulho de seus feitos, mas pode causar problemas para a sua vida social se quiser desmerecer alguém por conta deles.

As pessoas se afastam de quem é soberba. E, muitas vezes, alguém soberba acredita que pode fazer qualquer coisa. Possui uma extrema autoconfiança. Quando não consegue realizar o que pretendia ou mente falando que conseguiu e novamente se portando melhor que os outros, ou cai em depressão.

Quando for contar a alguém sobre seus feitos, sempre pense se está sendo arrogante. Ou se quer contar apenas para se sentir melhor que o outro.

Nunca se esqueça que as pessoas são diferentes e cada uma possui uma habilidade. Você não precisa ser melhor que todo mundo e nem querer aparentar ser. Ser você mesmo sem querer ser superior a ninguém é uma ótima atitude.

Até mesmo a Bíblia já condenava a soberba. Um bom fiel cristão é aquele que prega a humildade. Assim, só lhe é superior Deus. Ser soberba é querer ser superior e o oposto a ser humilde. Algo completamente diferente do que previa a Bíblia.

Sendo a soberba um pegado capital, vemos que ela está presente há muitos anos. E até hoje tem sido uma dificuldade como evita-la. Mas lembre-se sempre de que respeitar os outros e os seus limites já é um gesto de humildade e um meio de evitar a soberba.

Não posso me amar?

Ao contrário. Você deve se amar sempre. E nutrir tal sentimento também em relação ao próximo.

Se amar é fundamental para que a pessoa se aceite, desde sua aparência física até outras limitações que possa ter.

Normalmente uma pessoa soberba é alguém que não se ama. Por isso ela tem necessidade em ficar reafirmando que é melhor que alguém. Precisa contar inúmeras histórias para provar que pode fazer algo.

Também é alguém inseguro pois tem medo de falhar. Acaba lidando mal com as frustrações, o que atrapalha os seus relacionamentos.

O que é uma pessoa soberba

O excesso de orgulho leva ao sofrimento. Quando uma pessoa não consegue ser tão boa quanto ela imagina que é, sofre. Isso pode gerar agressividade também. Por exemplo, um chefe que falha sempre buscará um culpado em sua repartição. Nunca admitirá a culpa. Sempre dirá que o outro que deixou de fazer algo ou que o prejudicou.

Caso seja contrariado, esse chefe pode apelar para alguma punição ao trabalhador. Ou também dizer que ele quem sabe, que ele detém a verdade.

Os soberbos não sabem escutar críticas. Pois imaginam que essas sempre querem o destruir. Quando, ao contrário, saber lidar com as críticas é uma oportunidade de crescimento. Um amigo que o crítica quer vê-lo crescer e não te destruir.

O desejo de querer estar sempre no lugar mais alto, em se destacar é muito diferente de amar a si próprio. Quem ama a si mesmo sabe que não há porque humilhar o outro dizendo que é superior. Para que competir sendo que todos se complementam?

Assim, se você convive com muitas pessoas soberbas, tenha atenção para não desanimar com a postura delas. Saiba que você pode fazer inúmeras coisas amando a si mesmo. E, certamente será mais feliz vivendo sua vida sem querer ser melhor que o outro.

Não caminhe para o orgulho e vaidade. Do que lhe adianta ter o melhor tênis? Apenas para comparar com o do seu amigo e dizer que o teu é melhor? Isso não lhe trará grande crescimento.

Também não significa que por ser chefe você é melhor que alguém, mas apenas que teve uma oportunidade e batalhou por ela. Até mesmo um professor não é melhor que os alunos. Ele somente tem mais conhecimento que eles. Por isso, não deve jamais ser arrogante ou agressivo com aquele que o escuta, mas respeitá-lo

Ocupar uma posição ou ter algo que o outro não tem não faz ninguém melhor que ninguém. Ser arrogante também não fará com que as pessoas te amem mais. Somente te temerão ou te desprezarão. Seja você mesmo sem desrespeitar qualquer um.

Combata a soberba e a ganância em ser melhor que o outro. Aceite seus defeitos, suas limitações e seja feliz! Você terá uma vida mais leve e proveitosa.