A antropologia tem como principal objetivo estudar os comportamentos

Continue lendo após a publicidade

Derivada dos termos gregos “antrophos” (homem, ser humano) e “logos” (razão, conhecimento ou estudo), Antropologia é o estudo do homem. Sendo assim, da mesma forma que a Filosofia e a Sociologia, a Antropologia é uma ramificação das Ciências Sociais.

Embora “estudo do homem” seja uma definição bastante abrangente, a ciência em questão é majoritariamente focada na cultura. Logo, cabe à Antropologia imergir nas relações humanas entre si e com o ambiente. Assim, esse estudo tem como objeto características físicas, comportamentais, comunicacionais, sociais e afins.

Em suma, a Antropologia busca compreender a construção do ser humano e seus grupos sociais. Portanto, toda e qualquer particularidade pertinente à formação do indivíduo é significativa para essa ciência interdisciplinar.

História, objeto de estudo e método

A antropologia tem como principal objetivo estudar os comportamentos
Dois nativos de uma tribo de Bali, Indonesia

Originária da Europa, a Antropologia surgiu em um contexto no qual o povo desse continente se considerava mais importante que os demais, esse fenômeno é denominado etnocentrismo. Como consequência dessa linha de pensamento, houveram muitas situações de exploração humana justificadas pela mesma.

Continue lendo após a publicidade

Embora já houvesse argumentos em prol de uma supremacia étnica, algo que serviu como desculpa para o neocolonialismo, o conhecimento antropológico demorou a ser consolidado. Só para ilustrar, até o século XVIII, os estudos do homem eram resumidos a relatos de cronistas, viajantes, soldados, missionários e comerciantes.

Todavia, desde a Grécia Antiga, já havia tanto interesse em estudar o outro quanto a si mesmo. Por isso, da mesma forma que a Antropologia, a Filosofia é uma imprescindível ciência social. Pois bem, diante do interesse de compreender o homem e seu processo de evolução, o antropólogo se tornou uma espécie de historiador.

Primeiros passos antropológicos e seus equívocos

A antropologia tem como principal objetivo estudar os comportamentos
Os primeiros passos da Antropologia foram influenciados pela Teoria da Evolução de Charles Darwin

Inicialmente a Antropologia estava fortemente relacionada às Ciências Biológicas. Inclusive, os primeiros estudos antropológicos foram liderados por biólogos ingleses chamados Edward Burnett Tylor e Herbert Spencer. Ao passo que a teoria da evolução de Charles Darwin estava em alta na época, a Antropologia foi associada ao evolucionismo.

Dessa maneira, na Europa do século XIX, a teoria de Darwin passou a ser aplicada na sociedade. Como resultado disso, o denominado Darwinismo Social motivou uma noção etnocêntrica. A mesma defendia que havia “raças humanas” superiores e inferiores, já que supostamente algumas haviam evoluído mais do que outras.

Continue lendo após a publicidade

Assim, os europeus passaram a se considerar uma cultura evoluída. Esse errôneo pensamento acabou motivando ideias eugênicas, racistas, imperialistas, fascistas e nazistas que têm força ainda hoje, já que infelizmente se tornaram parte da estrutura social.

Principal objeto de estudo

A antropologia tem como principal objetivo estudar os comportamentos
Pessoas celebrando em Kolkata, Índia

Visto que a Antropologia tem como objetivo compreender como o indivíduo se forma e se relaciona com o ambiente e seus semelhantes, o antropólogo busca as raízes do ser humano. Dessa forma, essa ciência é considerada interdisciplinar por se apoiar em outras, como linguística, história, geografia, sociologia, e afins.

Logo, seguindo uma vertente de compreensão cultural, a Antropologia estuda costumes, crenças, hábitos, mitos, leis, relações sociais, processos históricos, linguagens e tudo que contribui para a cultura. Afinal, essa última é o principal objeto de estudo dessa ciência.

Vale lembrar que os mais diversos povos que constituem a humanidade contam com particularidades. Logo, a Antropologia atual, contrariando aquela do século XIX, respeita a subjetividade de cada cultura, sem sobrepor uma à outra.

Continue lendo após a publicidade

Método antropológico

A antropologia tem como principal objetivo estudar os comportamentos
Berberes descansando no Deserto do Saara

Visto que é uma ciência e conta com um objeto de estudo, a Antropologia também possui seu próprio método. Assim como mencionado acima, para identificar as particularidades de uma cultura, o antropólogo se insere completamente na mesma através de um processo de imersão.

Dessa forma, o método antropológico consiste basicamente em duas frentes:

  • Etnografia: na qual há observação e descrição do trabalho em campo;
  • Etnologia: na qual existe uma análise de conteúdo e interpretação de fenômenos culturais.
A antropologia tem como principal objetivo estudar os comportamentos
Curumin da Aldeia Guarani Rio Silveira no Brasil

Apesar de inicialmente ter sido associada às Ciências Biológicas, atualmente a Antropologia conta com vários segmentos. Sendo assim, os estudos antropológicos podem seguir diversas alternativas, sendo elas:

  • Biológica ou física: estuda a formação do ser humano em seus aspectos físicos, caminha junto com a biologia e geografia;
  • Cultural: se trata de uma vertente mais ampla e se propõe a compreender o processo de formação das diferentes culturas que compõem a humanidade;
  • Linguística: estuda a linguagem de uma sociedade e, através disso, determina as raízes de um povo;
  • Arqueológica: estuda a formação do ser humano com base nos objetos materiais deixados por ele.

A diferença entre Antropologia e Sociologia

A antropologia tem como principal objetivo estudar os comportamentos
Pessoas na rua de Shinjuku no Japão

A princípio, a Antropologia como uma extensão da Sociologia. No entanto, com o passar do tempo, o estudo cultural do homem se tornou uma ciência autônoma. Embora ainda seja fortemente atada à Sociologia e suas especificidades, a Antropologia hoje a utiliza como uma disciplina de suporte.

Enquanto a Antropologia estuda a formação do indivíduo e suas relações sob uma ótica cultural, a Sociologia analisa a sociedade no tempo presente.

Continue lendo após a publicidade

E então, o que achou da matéria? Se gostou, confira também: O que é Sociologia? Definição, origem, características e finalidade.

Fontes: Toda Matéria, Brasil Escola, Educa Mais Brasil, Beduka.

Imagens: Ian Macharia, Surya Prakosa, Hulki Okan Tabak, Debashis RC Biswas, Tatiana Zanon, Tatiana Zanon, Sérgio Rola.

Continue lendo após a publicidade