UEM -- Inverno 2008Em termos sociológicos, assinale o que for correto

Prova 3 QUESTÕES OBJETIIVAS N ọ DE ORDEM: NOME DO CANDIDATO: N ọ DE INSCRIÇÃO: IINSTRUÇÕES PARA A REALIIZAÇÃO DA PROVA 1. Confira os campos N ọ DE ORDEM, N ọ DE INSCRIÇÃO e NOME, que constam da etiqueta fixada em sua carteira. 2. Confira se o número do gabarito deste caderno corresponde ao constante da etiqueta fixada em sua carteira. Se houver divergência, avise, imediatamente, o fiscal. 3. É proibido folhear o Caderno de Questões antes do sinal, às 9 horas. 4. Após o sinal, verifique se este caderno contém 20 questões objetivas e/ou qualquer tipo de defeito. Qualquer problema, avise, imediatamente, o fiscal. 5. O tempo mínimo de permanência na sala é de 2 horas e 30 minutos após o início da resolução da prova. 6. No tempo destinado a esta prova (4 horas), está incluso o de preenchimento da Folha de Respostas. 7. Transcreva as respostas deste caderno para a Folha de Respostas. A resposta será a soma dos números associados às alternativas corretas. Para cada questão, preencha sempre dois alvéolos: um na coluna das dezenas e um na coluna das unidades, conforme o exemplo ao lado: questão 13, resposta 09 (soma das proposições 01 e 08). 8. Este Caderno de Questões não será devolvido. Assim, se desejar, transcreva as respostas deste caderno no Rascunho para Anotação das Respostas, constante abaixo, e destaque-o, para recebê-lo hoje, no horário das 13h15min às 13h30min. 9. Ao término da prova, levante o braço e aguarde atendimento. Entregue ao fiscal este caderno, a Folha de Respostas e o Rascunho para Anotação das Respostas. 10. São de responsabilidade do candidato a leitura e a conferência de todas as informações contidas no Caderno de Questões e na Folha de Respostas. Corte na linha pontilhada.... RASCUNHO PARA ANOTAÇÃO DAS RESPOSTAS PROVA 3 INVERNO I 2014 N ọ DE ORDEM: NOME: 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 UEM Comissão Central do Vestibular Unificado

Questão 01 SOCIOLOGIA A partir do momento em que as duas grandes coletividades da tradição modernista, a sociedade e a natureza, foram diluídas, quero dizer, redistribuídas e divididas por causa das crises práticas da ecologia, a noção de reunião ou reconstituição desses coletivos sejam eles humanos ou não humanos tornou-se a questão política mais importante. A separação entre esses dois conjuntos era, antes também, uma questão política. A ecologia não modificou isto, ela continua definindo os campos da sociedade e da natureza, salvo pelo fato de que a isso ela adicionou a ideia que os americanos chamam de bioprocess, uma forma legítima de inventar a questão da ecologia política. De fato, o importante agora depois de abandonar as duas coletividades a que me referi de um lado, a natureza, de outro, a sociedade é se interessar na questão da produção das instituições que permitem pesquisar essas associações. Essa é a grande questão da ecologia política que encontramos agora por todos os lados: o caso dos parques naturais, do aquecimento global, dos problemas das cidades. Essa é a própria visão do global. (Entrevista com Bruno Latour, Revista Cult, n. o 132). Segundo o texto acima e a partir da adoção de pontos de vista sociológicos, é correto afirmar que 01) a ecologia política pretende abordar fenômenos a partir de perspectivas que não analisem separadamente a natureza e a sociedade. 02) a análise em separado dos fenômenos humanos e dos fenômenos da natureza, assim como a posição contrária a essa, está associada à adoção de um posicionamento político. 04) os parques naturais, o aquecimento global e os problemas das cidades devem ser analisados por uma perspectiva exclusiva: ou a social ou a natural. 08) a tradição moderna é a proposição mais correta para as práticas científicas e intelectuais e, por isso, não deve ser questionada. 16) a análise da sociedade ou da natureza são exercícios puramente racionais e nada têm a ver com questões políticas. Questão 02 Desde meados da década de 1990, o Estado brasileiro vem criando uma série de Comissões a fim de examinar e de esclarecer arbitrariedades cometidas pelo próprio Estado durante os governos militares. Em 1995, foi instalada a Comissão de Mortos e Desaparecidos, com o objetivo de estabelecer a responsabilidade do Estado por mortes e por desaparecimentos de pessoas que tenham sido acusadas de participação em atividades políticas, entre os anos de 1961 e 1988. Em 2001, surgiu a Comissão da Anistia, com o intuito de analisar os pedidos de indenização das pessoas que solicitaram anistia política, entre os anos de 1946 e 1988. Recentemente, em 2011, também foi criada a Comissão Nacional da Verdade, com a finalidade de examinar e de esclarecer as graves violações de direitos humanos, ocorridas entre 1937 e 1985. Considerando o papel político dessas Comissões e os estudos sociológicos sobre o impacto do militarismo na política brasileira, assinale o que for correto. 01) A restrição de qualquer direito civil, político ou social é considerada como uma violação à própria cidadania de um povo, uma vez que limita as possibilidades de organização, de participação e de intervenção social das pessoas. 02) Os crimes que ocorreram durante os governos militares não modificam o fato de que, durante esse período, foram conquistados os melhores índices de desenvolvimento social e fortalecida a cultura democrática no Brasil. 04) Um dos principais efeitos dessas Comissões para a sociedade brasileira é a identificação e a punição dos agentes repressores e torturadores que atuavam a mando do Estado durante os governos militares. 08) Ao tornar públicos os registros, os depoimentos e os documentos do período, tais Comissões têm a capacidade de contribuir para modificar o modo como a sociedade percebe o papel do Estado e de seus agentes na vida política do país. 16) Além do golpe político que instaurou uma ditadura militar no Brasil, o período também ficou marcado pela imposição de Atos Institucionais, pelo bipartidarismo (ARENA e MDB), pela repressão e pela censura. 2

Questão 03 Considerando os estudos sociológicos sobre o tema da democracia, assinale o que for correto. 01) A noção de democracia pode ser caracterizada como uma forma de governo que possibilita a ampla participação popular. 02) É denominada de democracia direta uma organização na qual todos os cidadãos podem manifestar suas opiniões a respeito dos assuntos da sua coletividade e deliberar sobre eles. 04) A eleição de representantes para tomar decisões políticas que afetam a vida de uma coletividade é definida como democracia indireta ou representativa. 08) O conceito de democracia deve ser compreendido como uma forma de organização política que elimina os conflitos e as disputas de interesse entre os diferentes grupos sociais. 16) A existência de diversos partidos políticos que concorrem pelo poder é considerada como um fator que impede a atividade democrática moderna. Questão 04 Se o futebol tem a possibilidade de ser percebido e vivido como um relevante índice de identificação de grupos sociais distintos, mobilizando um grande sentimento coletivo a cada Copa do Mundo, isso foi resultado da apropriação inventiva, negociada, confrontada e conquistada pelos diversos agentes mobilizados em torno de sua prática, ritual e cotidiana. (TOLEDO, L. H. No país do futebol. Rio de Janeiro: Zahar, 2000, p. 08). De acordo com a citação e com os estudos sociológicos sobre o futebol brasileiro, assinale o que for correto. 01) O futebol brasileiro pode ser compreendido como um fenômeno cultural no qual diversos agentes sociais dirigentes, jogadores, cronistas e torcedores constroem projetos identitários sempre negociados e inacabados. 02) O futebol se espalhou no Brasil e produziu os melhores jogadores do mundo devido ao clima e à constituição genética do nosso povo, naturalmente inclinado à prática desse esporte. 04) No Brasil, o futebol pode ser encarado como um ritual que transcende os limites espaciais e temporais da prática esportiva, tornando-se um evento que repercute em outras esferas da vida social. 08) O futebol brasileiro é um exemplo de democracia e de igualdade, pois se trata de uma atividade lúdica que é desprovida de interesses políticos, disputas sociais e conflitos culturais. 16) Os casos de racismo e de homofobia veiculados pela imprensa nacional são exemplos de como o universo do futebol contém disputas e conflitos de uma sociedade desigual e repleta de preconceitos. 3

Questão 05 Os estudos contemporâneos nas áreas da Biologia e da Genética confirmam a inexistência de raças humanas. Contudo, no universo conceitual das Ciências Sociais, ainda se utiliza a noção de raça no plural. Sobre o uso sociológico desse conceito, assinale o que for correto. 01) As pesquisas realizadas nas áreas da Biologia e da Genética sobre a questão racial são ignoradas pelas Ciências Sociais, pois se trata de disciplinas diferentes. 02) As Ciências Sociais reconhecem a ideia de raça como uma categoria socialmente construída e ainda utilizada pelas pessoas para o reconhecimento dos outros e de si mesmas. 04) As Ciências Sociais defendem a noção de raça enquanto uma divisão natural entre as populações mundiais. 08) As Ciências Sociais discordam das pesquisas nas áreas da Biologia e da Genética, alegando que a divisão racial ainda é a melhor forma de hierarquizar uma população. 16) As Ciências Sociais compreendem que a ideia de raça sustenta ideologias racistas que propagam a superioridade biológica, cultural ou moral de determinados grupos sociais sobre outros. Questão 06 É muito comum, nas escolas, a visão da juventude tomada como um vir a ser, projetada para o futuro, ou o jovem identificado com um hedonismo individualista ou mesmo com o consumismo. Quando se trata de jovens pobres, ainda mais se forem negros, há uma vinculação à ideia de risco e violência, tornando-os uma classe perigosa. Diante dessas representações e estigmas, o jovem tende a ser visto na perspectiva da falta, da incompletude, da irresponsabilidade, da desconfiança, o que torna ainda mais difícil para a escola perceber quem ele é de fato, o que pensa e é capaz de fazer. (DAYRELL, J. A escola faz as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. In: Educação e Sociedade. Campinas, Vol. 28, n. o 100, 2007, p. 1117). Considerando a citação e a compreensão sociológica das relações entre juventude e escolarização, assinale o que for correto. 01) O principal problema da juventude atual é a falta de consciência de que os jovens não estão prontos para a vida social e, por isso, precisam ficar reclusos em instituições escolares que lhes ensinem como se portar em sociedade. 02) As instituições escolares ocupam um papel importante na socialização das juventudes contemporâneas, pois abrigam práticas culturais heterogêneas que concorrem para a constituição de diferentes identidades juvenis. 04) A falta de esforço individual e a dificuldade que alguns jovens têm em se perceber como alunos que devem se dedicar aos estudos estão na base das desigualdades escolares enfrentadas pelo sistema educacional brasileiro. 08) Pobreza, violência e marginalização fazem parte da vida de muitos jovens que chegam às escolas levando consigo os conflitos e as contradições de uma estrutura social desigual e excludente. 16) A representação homogênea dos alunos dificulta a percepção das diferentes experiências e trajetórias que compõem a variedade de condições juvenis presentes na escola. 4

Questão 07 Desde a implementação da Lei Federal n.º 11.684, de 2008, a disciplina de voltou a compor os currículos do ensino médio no Brasil, levando um novo conjunto de conteúdos e de discussões às salas de aula. Sobre os estudos acerca do ensino de, assinale o que for correto. 01) Após um longo período ausente das grades curriculares da educação básica, o retorno do ensino de representou uma conquista política de grupos e de movimentos sociais interessados na transformação da educação básica. 02) Alguns dos principais objetivos do ensino de dizem respeito às práticas do estranhamento e da desnaturalização das relações sociais, culturais e políticas que constituem as sociedades modernas. 04) Uma das características atuais do ensino de é a moralização da sociedade por meio da transmissão de valores e de ideologias que contribuam para o fortalecimento de um tipo de solidariedade cívica e cristã. 08) O retorno da disciplina de ao ensino médio produziu um amplo mercado de trabalho para a atuação de profissionais formados nos cursos de Ciências Sociais que se dedicam ao ensino escolar. 16) Os atuais livros didáticos de distribuídos pelo Estado na rede pública de ensino do país representam uma forma contemporânea de seleção, de sistematização e de veiculação de conteúdos acadêmicos das Ciências Sociais. Questão 08 Segundo o filósofo francês Félix Guattari, a cultura é o tipo de fenômeno que pode ser considerado uma mercadoria (um bem cultural, por exemplo), um valor (a cultura erudita ou a cultura científica) ou a alma coletiva (o sentimento de pertencimento a determinado grupo). Do ponto de vista antropológico, é correto afirmar, sobre as concepções de cultura, que 01) fazem parte dos debates sobre as relações entre cultura e território as reflexões sobre questões tais como as migrações, a globalização e os processos de desterritorialização, ou seja, a emergência de um mundo virtual do qual participam pessoas pertencentes às mais diversas culturas. 02) tanto a dimensão local quanto a dimensão cultural da vida coletiva são concebidas como contextos adequados para a expressão de demandas sociais e de reivindicações políticas. 04) o local está sendo tratado como espaço transversal para onde convergem tanto fenômenos locais quanto fenômenos globais, podendo, inclusive, ser chamado de glocal. 08) fazem parte das dinâmicas culturais contemporâneas o surgimento de identidades híbridas e de incertezas. 16) os debates atuais sobre sustentabilidade e inclusão social excluem sempre os aspectos relacionados a dinâmicas culturais e às condições sociais locais e globais. Questão 09 Considerando os estudos sociológicos acerca das desigualdades sociais, assinale o que for correto. 01) A noção de desigualdades sociais refere-se às diferentes formas pelas quais os indivíduos são classificados e hierarquizados no interior de uma sociedade. 02) As desigualdades sociais não podem ser reduzidas às diferenças na renda entre os indivíduos, pois elas também são construídas por meio de diferenças culturais e de poder. 04) As desigualdades sociais são manifestações típicas das sociedades subdesenvolvidas que ainda não alcançaram os patamares de desenvolvimento econômico dos países do primeiro mundo. 08) O conceito de desigualdade social é utilizado para representar a diferença de esforço e de competência entre os indivíduos de um mesmo grupo social. 16) As desigualdades sociais se manifestam socialmente por meio de múltiplas expressões de gênero, de etnia, de status e de classe. 5

Questão 10 Tudo o que no resto do mundo seria considerado como vilarejo, povoado, aldeia, etc. isto é, as formas rurais do território no Brasil é oficialmente classificado de urbano. E como fica cada vez mais lógico e racional que agricultores, pecuaristas, extrativistas, pescadores e até povos indígenas prefiram residir nas simplórias sedes de seus municípios ou distritos, são imensos os contingentes das populações rurais que incham essa cômica ficção de que o Brasil seria 81,2% urbano (VEIGA, J.E. Dos povoados, aldeias, vilas, cidades e municípios. In: Jornal O Estado de São Paulo, 20/05/2002). A partir da reflexão acima sobre os espaços rurais e urbanos no Brasil, é correto afirmar que 01) há muitas regiões e significativas parcelas da população que reproduzem relações sociais, econômicas, políticas e culturais sob forte influência das condições típicas do meio rural e dos pequenos conglomerados humanos. 02) a questão agrária já foi praticamente resolvida no Brasil a partir do deslocamento da população do campo para a cidade. 04) o agronegócio promoveu o desaparecimento de tipos humanos, como agricultores familiares, extrativistas, pescadores, boias-frias e povos indígenas. 08) um percentual significativo da população brasileira considerada urbana, de fato, não o é, porque vive em lugares em que não tem acesso a equipamentos e a serviços públicos e privados encontrados nas cidades. 16) a ampliação da mancha urbana no território brasileiro levou a um aumento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em todo o país. Questão 11 Os tempos mudaram, porque a informação pode agora mover-se independentemente dos corpos físicos. Com isso, a velocidade das comunicações já não é mantida pelos limites a ela impostos por pessoas e objetos materiais. Para todos os fins práticos, a comunicação é agora instantânea, e, assim, as distâncias não importam, pois qualquer canto do globo pode ser alcançado ao mesmo tempo. No que diz respeito ao acesso e à propagação da informação, estar perto e estar longe já não tem a importância de outrora. (BAUMAN, Z. e MAY, T. Aprendendo a pensar com a sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010, p. 178-179). Considerando a citação e os estudos sociológicos sobre a globalização, assinale o que for correto. 01) Os processos de globalização não modificam radicalmente as relações de poder, pois se estabelecem a partir dos desequilíbrios socioeconômicos e das desigualdades existentes. 02) A integração social e cultural promovida pela globalização levará ao desaparecimento das sociedades tradicionais, pois emergirá um tipo de cultura universal e homogênea. 04) Todas as economias nacionais participam igualmente, em termos de compromisso e de vantagens, do processo de globalização. 08) As sociedades globalizadas alcançaram um padrão de bem-estar e de desenvolvimento social nunca antes visto na história, pois conseguiram emancipar as pessoas. 16) A atual velocidade das comunicações, o acesso e a propagação de informação não acarretam processos de homogeneização cultural. 6

Questão 12 A concepção de Estado-Nação atravessa o debate político nos últimos séculos, de modo a ser tanto um tema clássico quanto um tema contemporâneo. Nesse sentido, sobre os temas Estado-Nação e identidade nacional, assinale o que for correto. 01) A identidade nacional é um tema que facilita a classificação de grupos humanos distintos a partir de critérios de raça e de cor da pele. 02) A conquista e a defesa de territórios continuam sendo uma prática constitutiva dos Estados Nacionais contemporâneos. 04) Nação e nacionalismo podem ser percebidos como sentimentos de pertencimento a uma comunidade política imaginária. 08) A concepção de Estado-Nação serve apenas para classificar a origem nacional das pessoas e para facilitar os fluxos migratórios. 16) Um Estado-Nação forte é a expressão da superioridade moral e intelectual de um povo. Questão 14 É social toda maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou então, ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter. (DURKHEIM, É. As regras do método sociológico. São Paulo: Editora Nacional, 1971, p. 11). Considerando a citação e as ideias de Émile Durkheim, assinale o que for correto. 01) A sociedade deve ser estudada a partir da ação particular de um indivíduo. 02) Os sentimentos são pessoais; por isso, não devem ser estudados pela. 04) Os fenômenos sociais representam a estrutura social que os produz. 08) Ao estudar os fatos sociais, deve-se afastar qualquer pré-noção sobre eles. 16) A ordem social se impõe sobre os indivíduos e não permite a sua contestação. Questão 13 Há mais de 60 anos, a escritora Simone Beauvoir iniciou seu livro O Segundo Sexo (1949/2009) perguntando-se: O que é uma mulher? Com essa pergunta, contribuiu para uma série de questionamentos sobre o papel e o lugar da mulher nas sociedades humanas. Segundo as perspectivas sociológicas sobre o tema Gênero, assinale o que for correto. 01) Dado que as características anatômico-fisiológicas femininas são universais, cultura, etnia, classe social ou opção política não são fatores que diferenciam essencialmente as mulheres entre si. 02) A igualdade das condições de trabalho e de salários é uma pauta de reivindicações relacionada à igualdade de gêneros que é antiga e não plenamente atendida. 04) Os movimentos feministas promoveram reivindicações distintas que se estendem do direito à participação política e ao voto, ao direito à liberdade do uso do corpo em relação à sexualidade e à reprodução e ao questionamento da heterossexualidade. 08) Os movimentos feministas não promoveram a crítica da sociedade patriarcal baseada na dominação masculina da família e da sociedade. 16) Gênero é uma categoria sociocultural e histórica que surgiu a fim de indicar que as diferenças entre homens e mulheres não se restringem aos sexos feminino e masculino. 7

Questão 15 Considerado como um autor clássico nas Ciências Sociais, Max Weber desenvolveu uma vasta obra que influenciou fortemente o desenvolvimento do pensamento sociológico no século XX. Sobre as ideias desse autor, assinale o que for correto. 01) Segundo Weber, a é uma disciplina interessada nas estruturas sociais e não nas ações práticas dos indivíduos. 02) Para Weber, a é uma ciência voltada para a compreensão interpretativa da ação social. 04) Conforme Weber, a ciência não é capaz de ensinar alguém sobre aquilo que deve fazer, apenas pode indicar o que pode ser feito. 08) Os processos de dominação, em Weber, envolvem a capacidade de certos agentes em obterem a obediência de outros. 16) Conforme Weber, os principais motivos que levam as pessoas a agirem nas sociedades modernas são o lucro econômico e o acúmulo de capital. Questão 17 Assinale o que for correto em relação à escola como uma instituição social. 01) Pode-se afirmar, em relação à escola e à educação formal, que a educação é simultaneamente um direito e um dever, conforme a legislação vigente. 02) Segundo Émile Durkheim, a escola tem a função de adequar os indivíduos aos valores da sociedade da qual eles fazem parte. 04) A socialização escolar não representa uma ruptura em relação à socialização familiar, já que escola e família são instituições pertencentes à mesma sociedade. 08) A heterogeneidade e a diversidade étnica, social e cultural da sociedade são encontráveis também no ambiente escolar. 16) As escolas são instituições que seguem exclusivamente suas normas internas e, portanto, não precisam prestar contas ao poder público nem à sociedade. Questão 16 Publicado por Karl Marx e Friedrich Engels, em 1848, o Manifesto do Partido Comunista ainda hoje pode ser considerado como um influente tratado de ideias políticas que dirige severas críticas ao modo de produção capitalista. Considerando essa obra e os estudos sociológicos sobre o marxismo, assinale o que for correto. 01) A obra de Marx e de Engels foi escrita em um período de ascensão do capitalismo e de crescimento das desigualdades sociais entre burgueses e proletários. 02) Em Marx e Engels, a história das sociedades é descrita por meio da história das lutas de classe que têm levado ao enfrentamento entre dominantes e dominados. 04) Para Marx e Engels, a divisão social do trabalho na sociedade capitalista foi capaz de emancipar os homens, mas não as mulheres. 08) De acordo com Marx e Engels, os conflitos sociais, políticos e econômicos devem ser evitados para que a revolução proletária seja pacífica e não violenta. 16) Segundo Marx e Engels, o conhecimento da realidade social deve estar orientado para a transformação da sociedade. Questão 18 Sobre a Revolução Tecnológica em curso em nossa sociedade, é correto afirmar, a partir de uma perspectiva sociológica, que 01) as transformações decorrentes do uso de alta tecnologia nas comunicações e na realização de tarefas representam um avanço que coloca as sociedades ocidentais à frente das outras. 02) a substituição de humanos por robôs demanda a necessidade de se avaliar, debater e equacionar os problemas éticos e de desemprego decorrentes disso. 04) a substituição tecnológica nos campos da comunicação e da realização de tarefas pode transformar profundamente a sociabilidade, a cultura e o modo de organizar a vida pessoal. 08) as máquinas, mesmo as de mais alta tecnologia, estão sujeitas a panes e a violações de segurança, e isso representa enormes riscos aos sistemas de segurança pública, de saúde, de comunicação, de prestação de serviços essenciais e de gerenciamento de recursos. 16) a possibilidade de que a inteligência artificial implantada em certos robôs e computadores se torne tão desenvolvida e complexa quanto a dos seus criadores não pode ficar exclusivamente a cargo dos especialistas e deve ser amplamente discutida por todos os setores sociais. 8

Questão 19 Se o bisonte desenhado na parede da caverna préhistórica se identificava com o bisonte real, garantindo, assim, ao pintor, a posse do animal através da posse da imagem e envolvendo, assim, a imagem numa aura sagrada, não é muito diferente o que hoje acontece quando o novo automóvel, construído o mais possível segundo modelos formais escorados numa sensibilidade arquetípica, torna-se a tal ponto signo de um status econômico, que com ele se identifica. (ECO, U. Símbolos e cultura de massa. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva, 1993, p. 242). A partir do texto acima e das abordagens sociológicas sobre indústria cultural e consumo, é correto afirmar que 01) o homem moderno não é comparável ao homem que pintava paredes de cavernas na pré-história, ou seja, as formas de expressão de cada um deles são completa e radicalmente distintas. 02) gostar ou não de um automóvel de luxo é uma questão exclusiva de escolha pessoal e não se relaciona a fenômenos sociais ou econômicos. 04) há semelhanças entre as capacidades simbólicas do humano que pintava bisontes nas paredes das cavernas e os humanos que projetam automóveis de luxo e manipulam sua imagem. 08) objetos que representam luxo e alto status em nossa sociedade são projetados e produzidos deliberadamente com essa intenção e são socialmente reconhecidos como tal. 16) as mídias e a publicidade têm um papel central na construção e na divulgação de ideias e de valores associados a determinados objetos de consumo. Questão 20 Considerando as concepções antropológicas de cultura, é correto afirmar que 01) a cultura, por meio dos processos de socialização e de produção de sentidos para o mundo social e natural, condiciona a visão de mundo dos seres humanos a ponto de fazê-los acreditar que o seu modo de vida é o único bom, adequado, belo ou correto. A antropologia chama esse fenômeno de Etnocentrismo. 02) as diferenças de sexo e de idade, bem como de especialização em relação a habilidades e à realização de tarefas, levam os membros de uma mesma cultura a vivenciá-la diferentemente. 04) a cultura pode interferir no funcionamento da fisiologia dos organismos humanos e pode até influenciar a morte ou a sobrevivência dos membros de um determinado sistema cultural. 08) há, no presente, culturas humanas que podem ser consideradas pré-lógicas porque seus membros não conseguem alcançar o desenvolvimento pleno de suas capacidades artísticas e intelectuais, tal como é verificado nas grandes civilizações. 16) as culturas humanas são dinâmicas. Por isso, transformam-se a partir de si mesmas, da passagem do tempo e do contato com outras culturas. 9