Quem são os autores do documento e a quem eles se dirigem

Americae publica artigos originais, inéditos, sobre pesquisas arqueológicas, etnológicas e etnohistóricas, realizadas em todas as regiões da América do Norte, Central, do Sul e das Caraíbas. Três tipos de documentos são aceitos para publicação:

  • Artigos. Esses artigos se dirigem a um largo público e apresentam trabalhos recentes sobre questões específicas. Eles podem ter uma abordagem metodológica e/ou teórica, ou/e apresentar resultados de maior importância para o conjunto da comunidade científica.
  • Notas de pesquisa. Esses artigos, mais curtos, são dirigidos a um público mais especializado, e têm por vocação apresentar fatos precisos: descrições detalhadas de um contexto de escavação, apresentação de um novo protocolo metodológico, análise de uma peça de museu específica etc.
  • Dossiê. Eles agrupam os artigos sobre temáticas específicas que poderiam ter sido tratados no contexto de um evento científico anterior. O coordenador será o responsável pela submissão dos artigos e será também o intermediário entre a equipe editorial e os autores. Todos os manuscritos devem ter sido editados antes de serem submetidos. É desejável uma seleção de artigos, se necessário. As pessoas que desejarem submeter este tipo de documento devem contactar a redação da revista previamente.

Os três tipos de documentos terão o mesmo processo de avaliação.

  • Notas de leitura. Além da publicação de artigos, Americae favoriza a difusão de trabalhos científico publicando resenhas de obras. Os textos submetidos serão revisados pelo comité editorial que decidirá de suas publicações ou não.

Língua de publicação

O objetivo da Americae é atingir os leitores de maneira ampla no seio da comunidade científica. Para facilitar a comunicação, a revista encoraja os autores a submeter seus manuscritos em inglês ou em espanhol, as duas línguas mais lidas entre os pesquisadores americanistas. Americae aceita igualmente documentos em português e em francês.

Processo editorial

Avalição dos manuscritos

Todos os manuscritos submetidos serão avaliados por pelo menos dois avaliadores anônimos selecionados entre os membros do comitê de leitura e externos. Eles dispõem de um formulário de avaliação que abrange elementos de forma e de fundo, o qual deve ser complementado com uma opinião detalhada. A qualidade científica e a característica inédita do manuscrito são as principais exigências. Os avaliadores examinam em particular a originalidade do assunto e a sua problemática, a solidez dos dados e da argumentação, assim como a adequação dos métodos. Os resultados devem constituir uma contribuição significativa à pesquisa.

Os especialistas dispõem de um mês para enviar o relatório de avaliação. O comité editorial leva em consideração as recomendações dos avaliadores. Em caso de fortes diferenças de apreciações entre os dois avaliadores, um terceiro será solicitado.

As versões corrigidas dos artigos aceitos sob reserva de modificações terão uma segunda avaliação pelos mesmos avaliadores ou por outros escolhidos entre o comité editorial.

Preparação dos manuscritos

Os artigos aceitos pelo comitê são verificados do ponto de vista editorial e podem ser reenviados aos autores para revisão de acordo com as normas da revista (referências bibliográficas, ilustrações etc.). Em seguida, são revisados pela equipe editorial da revista e preparados para os diversos meios de distribuição (HTML, PDF).

Uma vez on line no site da revista, os artigos, as notas de pesquisa e os relatórios são depositados no arquivo aberto HAL (criação de uma notícia e depósito da versão em PDF pelo editor).

Recomendações aos autores

Procedimentos de submissão

Os manuscritos deverão ser submetidos por via eletrônica. Por gentileza especifique se o documento enviado é um artigo ou nota de pesquisa. Os arquivos devem estar em formato DOC, ODT ou RTF. Os textos impressos ou em formato PDF não serão aceitos. Não esquecer de anexar os arquivos iconográficos (ver a rubrica “Ilustração”).

A preparação do manuscrito

Os manuscritos, de preferência, não devem ultrapassar 12 000 palavras (exceto a bibliografia)

Organização do manuscrito

A submissão de um manuscrito deve se organizar da seguinte maneira:

  • página de título;
  • resumos e palavras-chaves (abaixo maiores detalhes) em três línguas;
  • agradecimentos (imediatamente após os resumos e as palavras-chaves e antes do texto);
  • texto
  • as legendas das figuras são colocadas dentro do corpo do texto o mais próximo de onde são chamadas;
  • os quadros são colocados dentro do corpo do texto com suas respectivas legendas o mais próximo de onde são chamados;
  • referências bibliográficas;
  • anexos (eventualmente).

A página de título

A página de título deve indicar:

  • o título do manuscrito no mínimo em três línguas
  • o(s) nome(s) do autor(es);
  • a conexão institucional de cada autor (agrupar os autores da mesma instituição): nome do Laboratório e/ou do Departamento, da Universidade ou Instituto, cidade, estado, país (Ex. Laboratório de Tecnologia Lítica, UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil);
  • endereço eletrônico de cada autor.

Sob a forma: Prenome Nome Nome da Instituição, cidade, estado, país

Exemplo: Maria Silva Departamento de Arqueologia e Antropologia, UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Os resumos

Buscando facilitar o acesso ao conteúdo da Americae, todos os manuscritos devem ser acompanhados por pelo menos três resumos (francês, inglês, espanhol). Um artigo em português deve fornecer a mais um resumo na sua língua.

Americae pode também publicar resumos em outras línguas faladas no continente americano.

Cada resumo deve ser precedido do título do artigo e apresentar cinco palavras-chaves. Ele não deverá ultrapassar 200 palavras.

Atualmente a revista não tem a possibilidade de fornecer um trabalho de tradução. Assim, a preparação dos resumos, títulos e palavras-chaves são de responsabilidade dos autores.

O texto

Atenção para não utilizar guias, espaços ou saltos de páginas ao formatar o seu texto, pois estes recursos desaparecerão quando o texto será colocado on line. O texto deve ser apresentado em interlinha simples.

  • o texto: Times New Roman, corpo 12;
  • os títulos: utilizar “título 1, título 2 etc.”, acessível sobre a barra de instrumentos da seguinte maneira:

Quem são os autores do documento e a quem eles se dirigem

  • os hyperlinks devem enviar a sítios acessíveis no World Wide Web; eles não devem estar ligados a documentos conservados no computador do autor;
  • as tabelas devem ser criadas utilizando o menu “Tabela + inserção” no Word;
  • os gráficos devem ser realizados no Excel e devem estar em XLS;
  • as notas devem ser numeradas e aparecer no pé de página. Elas são aceitas, mas devem ser concisas e não devem ser numerosas;
  • as referências citadas devem ser colocadas no final do texto.
Referencias cronológicas

Para as datas históricas, Americae utiliza AEC (antes da era comum) e CE (Era Comum). Ex. de 500 AEC a 100 CE.

Os séculos serão escritos em letras pequenas: século IV de nossa era.

Os milênios: IIIo milênio AEC ou EC (em letras grandes).

Os dados em raciocarbono deverão ser expressos em BP.

Datas não calibradas: 1535 ± 50 BP.

Datas calibradas: cal. AEC 240-266 (1 σ), cal. CE 540-595 (2 σ).

A cada data radiocarbono fornecer a identificação do laboratório de análise, o código da amostra e o tipo de material que foi analisado.

Não se deve abreviar as datas: escrever 1914-1918 e não 1914-18.

Ilustrações

Formato das figuras

As figuras (fotos, desenhos, cartas, gráficos etc.) devem ser inseridos diretamente no texto, mas eles devem também ser fornecidos sob a forma de arquivo separados. Recomenda-se verificar a qualidade das figuras para a impressão.

Quando se tratar de fotografias: elas devem vir em formato tiff, 300 dpi, modo colorimétrico CMJN (em último caso serão aceitas em jpeg). Em caso de utilização de Photoshop, é indicado “Registrar sob” e evitar “Registrar pela Web”.

Quando se trata de documentos em formato vetorial (planos, cartas, esquema, pranchas etc.): eles devem vir somente em formato .ai, .eps ou .svg unicamente e no modo calorímetro CMJN (e não em RVB).

Os traços negros/hachuras devem vir em C = 0%; M = 0%; J = 0%; N = 100%.

Os arquivos congelados ou achatados não podem ser utilizados.

É desejável que os planos e cortes apareçam em escalas coerentes e adaptados ao formado da revista (1/100e, 1/250e, 1/3 etc.).

Para inseri-los corretamente na versão impressa do artigo (versão PDF), as figuras podem ser fornecidas em dois formatos de dimensões: seja medir uma largura de 8,5 cm (largura de uma coluna), seja uma largura de 18 cm (página inteira). As alturas não podem ultrapassar 25 cm. Os formatos intermediários podem ser utilizados no caso de coerência das escalas, por exemplo.

O único tipo de letra aceito para as legendas das ilustrações é Arial. A dimensão mínima aceita é 6 pts. A espessura dos traços e dos contornos devem ser no mínimo de 0,25 pt.

No caso de utilizar diferentes tons de cinzas, espaçar cada nível de pelo menos 15% ou 20% (exemplo: 20%, 40%, 60%, 80%).

O formato PNG deve ser unicamente utilizado para os manuscritos com muitas poucas figuras, pois ele produz arquivos muito voluminosos. Se as imagens a serem utilizadas comportam zonas transparentes, não utilizar o formato PNG.

Localização das figuras dentro do texto

Cada figura deve ser inserida a partir de uma chamada no texto (Figura 1) e deve ser apresentada da seguinte maneira:

  • figura;
  • título da figura numerado por ordem de aparição (exemplo: Figura 1, Figura 2 etc.). O título deve estar situado abaixo e não deve ser inserido na figura ela mesma;
  • é obrigatório inserir a origem da figura;
  • todas as figuras de objetos (desenhos ou fotos) devem apresentar uma escala;
  • todos os planos, croquis e cartas devem estar munidos de uma escala e flecha de orientação do Norte cartográfico;
  • o estilo da escala e/ou flecha de orientação deve ser o mesmo para todas as figuras.
Origem da figura

É obrigatório colocar na legenda os créditos de cada uma das figuras. É necessário indicar claramente a origem da figura (se ela pertence ao autor ou não) e/ou a proveniência dos dados utilizados para a produção da imagem (por exemplo, recenseamento americano, 2001). Verifique atentamente se o autor do artigo tem o direito de citar ou de reproduzir a figura antes de submeter o artigo. O autor deverá pagar, se necessário, os direitos de reprodução das ilustrações para que elas sejam colocadas on line.

A revista Americae utiliza os seguintes termos:

  • “DAO” para Desenho assistido por computador (refere-se a todos os planos, pranchas, calques etc., executados por programas de tratamento de imagem);
  • “clichê” para todas as fotografias tomadas durante uma escavação, um estudo etc.
  • “de acordo com” após uma referência bibliográfica, seguida do número original e da paginação da figura utilizada.
A localização dos quadros dentro do texto

Os quadros devem ser integrados dentro do texto e numerados (exemplo, Quadro 1, Quadro 2 etc.).

Referências citadas

As instruções a seguir devem ser respeitadas para a apresentação das referências dentro do texto e na bibliografia. É fundamental levar em conta as regras tipográficas da língua utilizada no artigo.

Citações no texto

As referências bibliográficas citadas dentro do texto devem ter as seguintes formas:

Um autor
Taylor (1964); (Taylor 1964); (Taylor 1964: 23-25); (Taylor 1964: quad. 2).

Dois ou três autores
Jones e Wilson (1971); (Jones e Wilson 1971); (Jones, Dupont e Wilson 1971: 215-216).

A partir de quatro autores
Fisher et al. (2003); (Fisher et al. 2003); (Fisher et al. 2003: 49-57).

Várias referências (classificá-las por ordem alfabética)
Jones e Wilson (1971: fig. 1) e Taylor (1964); (Jones e Wilson 1971; Taylor 1964); (Jones e Wilson 1971: 215-216; Taylor 1964: quad. 2).

Apresentação de referências citadas

Sob a rubrica “Referências”, listar todas as referências citadas dentro do manuscrito utilizando o formato apropriado (ver abaixo). Não incluir as referências que não foram citadas no texto. Os prenomes dos autores devem aparecer inteiramente e não abreviados.

Artigos de revista EECKHOUT Peter e Lawrence STEWART OWEN

2008, “Human Sacrifice at Pachacamac”, Latin American Antiquity, 19 (4): 375-398.

Capítulos de livros ALIX Claire

2009, “Persistence and change in Thule wood use, AD 1100-450”, in Herbert Maschner, Owen K. Mason e Robert McGhee (orgs.), The Northern World, AD 900-1400, University of Utah Press, Salt Lake City, 125-135.

Livros BAUDEZ Claude

1994, Maya Sculpture of Copán. The Iconography, University of Oklahoma Press, Norman (OK).

Tese ou dissertação PEREIRA Grégory

1997, Potrero de Guadalupe : anthropologie funéraire d’une communauté pré-tarasque du nord du Michoacán, Mexique, Tese de doutorado em arqueologia, université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, Paris.

Artigos eletrônicos HOFMAN Corinne L., Alistair J. BRIGHT e Reniel RODRÍGUEZ RAMOS

2010, “Crossing the Caribbean Sea: towards a holistic view of Pre-Columbian mobility and exchange”, Journal of Caribbean Archaeology [online], Publicação especial 3 (Mobility and Exchange from a Pan-Caribbean Perspective, Corinne L. Hofman e Alistair J. Bright [orgs.]), https://www.flmnh.ufl.edu/files/7313/9445/7981/Hofman_etal.pdf, consultado em 05/01/2021.


Notar que inserir a data da consulta permite indicar que o site está acessível no momento da publicação.

Artigo de uma revista publicado em um dossiê BÉLIGAND Nadine

2016, “El señorío matlatzinca, una manera de abordar el altepetl”, Americae [online], 1 (Dossiê “Altepetl”), http://www.mae.parisnanterre.fr/americae-dossiers/americae-dossier-altepetl/el-senorio-matlatzinca-una-manera-de-abordar-el-altepetl/, consultado em 05/01/2021.

Outros tipos de referências

Suplemento de uma revista NOME Prenome (org.)

data, Título, editor (suplemento ou Título da revista, número), lugar da edição.

Coleção e reedição NOME Prenome (org.)

data [data 1ra ed.], Título, editor (coleção, no), lugar da edição.

NOME Prenome (org.)

data, Título, editor (coleção, no), lugar da edição [2e ed.].

NOME Prenome (org.)

data, Título, editor (coleção, no), lugar da edição [data reedição].

Atas de colóquio/Catálogos de exposição NOME Prenome (org.)

data, Título, atas da mesa redonda [lugar do colóquio, data], editor, lugar da edição.

NOME Prenome e Prenome NOME (orgs.)

data, Título, catálogo da exposição [cidade da exposição, data], editor, cidade da edição.

Relatório de escavação NOME Prenome (org.)

data, Título, relatório de escavação, editor ou Instituto que redigiu o relatório, cidade da edição ou lugar onde ele está conservado, vol. 1, xx p.


Mencionar sistematicamente a natureza do relatório em romano (relatório de escavação, relatório de operação…).