Qual e o maior questionamento deles quanto ao local

Às vezes não sabemos por onde começar, então separamos 50 perguntas que nos inspiram a pensar sobre nossa vida, nossa personalidade, nossos gostos, valores, vontades, qualidades de si mesmo… Tendo em vista a importância do autoconhecimento, separe um tempo neste seu dia para se conhecer melhor.

Compartilhe a lista de perguntas para autoconhecimento com seus amigos que também procuram se conhecer melhor.

Veja abaixo as 50 perguntas.

Existem dois tipos de pessoas: umas que acham que se autoconhecem e outras que, de fato, se autoconhecem. Pesquisas mostram que, das 95% de pessoas que acreditam se auto conhecer, apenas 10 a 15% de fato se autoconhecem. Este resultado não é raro, pois estamos acostumados a viver em uma sociedade na qual, geralmente, olhamos para fora, procurando nas prateleiras produtos que garantem felicidade e enxergando, nos outros, aquilo que queremos ou pensamos querer para nós mesmos. Assim, vivemos em um ambiente de materialização de tudo e de todos, e precisamos nos autoconhecer, nos aproximar de nós mesmos, para fugir desse sistema que provoca angústia, ansiedade e insatisfação. Observa-se que as pessoas, por vezes, não são capazes de produzir empatia nas relações pessoais, possivelmente, já que não se autoconhecem, não conseguem se pôr no lugar do outro. Basicamente, o autoconhecimento ocorre por meio de tempos de prática para olhar para si. Neste olhar para si, é possível descobrir nossos limites econômicos, financeiros, nossos desejos, e entender que os desejos estão alinhados aos valores de cada sujeito. Por fim, compreender que a vida que se leva é escrita por nós mesmo e, por isso, é preciso ter consciência de que somos seres históricos. Sendo assim, o autoconhecimento é uma descoberta de si mesmo, entender as fraquezas e as virtudes de nossas vidas, como e porque elas ocorrem. Tendo isso em mente, é possível buscar melhorias para tornar a vida pessoal mais harmônica.

Existem diferentes formas para alcançar o autoconhecimento. Alguns por exemplo, podem chegar lá através da meditação e da ioga, outros buscam orientadores, coachings. De qualquer maneira, as práticas para atingir o autoconhecimento envolvem vontade, concentração e dedicação, assim em seguida, desenvolvemos autoconfiança e o autoconhecimento começa a demonstrar os benefícios que ele oferece às nossas vidas. Ademais, o não se conquista o autoconhecimento apenas por meio de práticas, mas também refletindo sobre como refletimos, isto é, perceber como estamos pensando sobre nós mesmos para, enfim, compreender quem somos, como somos vistos e como nos encaixamos no mundo. Embora o autoconhecimento dói, ou seja, nem sempre gostamos de saber quem somos, a descoberta abre caminho para o começo de mudanças em nossas atitudes, por isso, pessoas que se auto conhecem costumam ter relações mais fortes, ser mais criativas, confidentes, comunicativas e realizadas com a vida.

Por isso, separamos 50 perguntas de autoconhecimento, perguntas para conhecer a si mesmo, veja abaixo as perguntas para autoconhecimento:

  1. O que te faz relaxar?
  2. Quais são os principais talentos que você possui?
  3. Quais são os talentos que você precisa desenvolver?
  4. Qual é a sua definição de sucesso?
  5. Quais são as suas três atividades favoritas?
  6. Com que frequência você as exerce?
  7. Quais atividades você gostaria de fazer mais frequentemente?
  8. Quais são as pessoas com quem você gosta de passar o seu tempo?
  9. Qual é o seu objetivo de vida?
  10. Quais são as pessoas mais especiais para você?
  11. Você sabe os seus valores de vida?
  12. Você sente que está vivendo de acordo com os seus valores?
  13. O que você gostaria de aprender, que ainda não aprendeu?
  14. Quais as 3 coisas que você gostaria de aprender neste ano?
  15. O que o estressa?
  16. O que o deixa triste?
  17. O que o deixa feliz?
  18. O que o deixa furioso?
  19. O que o deixa apavorado?
  20. O que o deixa motivado?
  21. Como você enxerga a si mesmo mesmo?
  22. Como você gostaria que os outros o vissem?
  23. Quais foram os três pontos mais positivos da sua infância?
  24. Quais foram os três pontos mais negativos da sua infância?
  25. Em ambos os casos, por que eles foram significativos para você?
  26. Quais foram os melhores períodos da sua vida?
  27. Quais são as suas cinco qualidades mais preciosas?
  28. Você as está colocando em prática hoje?
  29. Quais são os seus três maiores defeitos?
  30. Qual deles é o mais nocivo à sua vida, atualmente?
  31. Os problemas causados afetam mais a você ou aos outros?
  32. Quais são as três pessoas que você mais admira?
  33. Quais são as três principais qualidades que você admira nelas?
  34. Você possui alguma dessas características?
  35. Quais são as duas situações em potencial que mais o amedrontam?
  36. Por que tais situações lhe parecem tão assustadoras?
  37. Quais são as suas três características físicas que você admira?
  38. Você sempre as admirou ou trata-se de algo recente?
  39. Você tende a procurar pessoas parecidas ou diferentes de você? Por quê?
  40. Onde você conheceu a maior parte dos seus amigos?
  41. Quais são as características que você não aprecia nos outros?
  42. Quais dessas qualidades estão presentes em você?
  43. Quais são os seus objetivos para este ano?
  44. Como você se vê daqui a 5 anos?
  45. A vida que você está levando é condizente com tais objetivos?
  46. O que você mais gosta em relação ao seu trabalho?
  47. O que você menos gosta em relação ao seu trabalho?
  48. Quais os conselhos que daria a si mesmo há três anos?
  49. Quais os conselhos que daria a si mesmo há dez anos?
  50. Quais os conselhos que daria a si mesmo para o futuro?

Consequências da falta de autoconhecimento

Para que, de fato, as pessoas busquem atividades de autoconhecimento, é importante entender como a falta dele pode causar sofrimento, abaixo estão alguns exemplos:

  • Sentimo-nos inseguros, ansiosos ou facilmente abalados pelas nossas circunstâncias
  • A menos que desenvolvamos o autoconhecimento, sempre seremos inseguros, pois desconhecendo os valores pelos quais vivemos, nos avaliamos constantemente em comparação aos valores de outras pessoas. Dessa maneira, eventos que parecem negativos podem afetar facilmente, deixando-nos ansiosos.
  • Teremos problemas para quebrar hábitos indesejados
  • Não é imediatamente óbvio o porquê, mas a falta de autoconhecimento está por trás de muitos comportamentos compulsivos ou de dependência. Parte da psicologia, acredita que os vícios surgem devido a um padrão inicial de rechaçar os sentimentos, quando precisamos praticar a aceitação deles.

Quais os benefícios do autoconhecimento

Diversas melhorias são promovidas pelo autoconhecimento. Aqui estão apenas algumas: Capacidade de fazer mudanças positivas na vida, pois nos tornamos conscientes de como nos controlamos.

Responsabilidade pelas emoções, o que facilita os relacionamentos por meio da investigação dos próprios comportamentos para resolver o que for necessário.

Menor probabilidade de frustração no trabalho, pois embora possamos não ter o emprego perfeito, pelo menos procuramos um trabalho que possamos fazer com conforto. Além disso, ficamos imunes à insegurança ou competição, podendo lidar bem com as críticas.

Empatia e compassividade. Quando paramos de evitar nossas próprias deficiências, podemos ser mais empáticos quando outras pessoas mostram as suas. Nossa compaixão melhora em todas as áreas.

Como desenvolver o autoconhecimento

Primeiramente, é fundamental levar o autoconhecimento a sério. Em seguida, além das perguntas acima que podemos fazer, existem outras práticas para buscá-lo, basta encontrar a mais adequada. No entanto, nessas práticas é importante a aceitação, a atenção e a responsabilidade, para que possamos alcançar novas perspectivas:

  • Atenção plena. Se resistimos a entrar no piloto automático em nosso cotidiano, aos poucos tornamos começamos a observar nossos impulsos mais rudes, e podemos parar de agir com eles.
  • Responsabilidade. Paramos de culpar outras pessoas pelo motivo de estarmos chateados e tentamos descobrir o que em nosso pensamento está nos chateando. Esta também é uma maneira de olhar por outros pontos de vistas, tornando as situações mais tranquilas de lidar.
  • Aceitação. Trabalhamos para perceber e aceitar as coisas boas e as ruins, em vez de nos deixar levar pela distração e pela procrastinação.

Gostou de pensar nas respostas? Caso queira ir além, existem muitos cursos para se aprimorar pessoalmente, explore e se inspire no nosso guia de cursos e eventos de educação: www.aprimoramente.com

E caso você ofereça aulas, cursos, palestras ou conheça alguém que ofereça, pode adicionar gratuitamente no guia através do link: aprimoramente.com/divulgue

Todo vendedor se sente pronto para encarar todos os desafios até que começa a se deparar com diversos nãos.

Muitas vezes, por mais automotivado e confiante que um vendedor seja, quando seu cliente vem com objeções sobre seu trabalho, ele perde o pique e, muitas vezes desanima.

Um grande problema sobre a objeção é que muitos vendedores acreditam na venda e no processo como um embate: de um lado, o vendedor, de outro o comprador.

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários. 🙂

E acham que precisam vencer essa batalha a todo custo. Quando, na verdade não é nada disso. Eles precisam apenas saber como lidar com objeções dos clientes.

Uma objeção é, muitas vezes, um sinal de que o cliente tem interesse em fazer negócios com você, mas ainda falta algo para confirmar a sua decisão.

Mas, a objeção não é um embate, nem uma briga. Aqui está um passo a passo para ajudar você a lidar com qualquer tipo de objeção de preço que seus clientes levarem até a você.

Ao final, veja algumas objeções e respostas a elas que funcionam!

Veja também: Exemplos de inbound marketing para ajudar vendedores a contornar objeções

Passo a passo: objeções e repostas para contornar questionamentos de preços

Como responder a clientes que compram com base em preço? Siga esses passos!

Passo #1: Conte até 3

Sempre que você se deparar com uma questão difícil ou objeção, a primeira coisa que você precisa fazer é respirar fundo, fazer contato visual com seu prospect e silenciosamente contar até 3.

É incrível como muitos clientes vão responder às suas próprias objeções, ou pelo menos dar-lhe algumas informações muito necessárias quando você simplesmente não diz nada. Não tenha medo do silêncio.

Praticar a pausa dos 3 segundos se torna uma das ferramentas mais eficazes de seu arsenal.

Algum tempo atrás, estávamos comprando um novo laptop. O vendedor estava claramente com medo de me falar o preço do laptop que gostamos e, por conta disso, chegou ao ponto de escrever no orçamento, o preço, em vez de me falar.

Só que o preço nem era tão caro assim, quando eu fui buscar o talão de cheques na mochila, para comprar (o preço era realmente muito bom), ele rapidamente deu 10% de desconto no valor, encarando a minha atitude como uma objeção.

Essa transação aparentemente pequena foi uma grande demonstração do poder do silêncio e, os comprimentos que a maioria das pessoas tem a fim de preencher esse silêncio.

Em vendas, você pode usar o silêncio para lidar com praticamente qualquer objeção, particularmente aquelas relacionadas ao preço.

Sempre que um cliente lhe diz que seu preço é muito alto, apenas respire e fique quieto. Você vai descobrir que cerca de 40% de todos os prospects irão preencher esse silêncio com informações que você pode usar para fazer a venda.

Não responda a objeção de seu cliente imediatamente. Espere, porque muitas vezes seus clientes se justificam.

Saiba mais: Sem medo de contornar objeções em vendas

Passo #2: Faça perguntas

A segunda etapa de como responder a clientes que compram com base em preço é sobre fazer perguntas.

Você pode fazer até 3 perguntas antes de ter que responder a uma objeção – desde que você faça as perguntas certas do jeito certo.

A chave é reconhecer o que o cliente está dizendo e, em seguida, oferecer-lhes um elogio antes de fazer sua pergunta.

Por exemplo, tente dizer algo como:

“isso é realmente uma ótima pergunta”, “eu entendo como você se sente” ou “boa observação, eu nunca pensei  algo sobre isso”.

Incluir uma declaração agradável em frente de sua pergunta irá incentivar o seu cliente a atendê-lo, porque eles vão se sentir como se estivesse dando-lhes algo em primeiro lugar.

O elogio é um presente. Faça sentir que eles são especiais, que você está prestando atenção ao que eles dizem e que você realmente se preocupa com eles. Assim, eles serão mais propensos a responder na mesma moeda.

Quais perguntas fazer? Lista de objeções e respostas

Uma vez que você pagou o cliente com um elogio, faça uma pergunta que, ao mesmo tempo é direta e formulada para obter mais informações.

A seguir estão algumas respostas que você pode usar para responder a algumas das objeções mais comuns.

É importante fazer perguntas certas para entender o ponto da objeção e dar respostas adequadas.

Veja como responder a clientes que compram com base em preço:

Objeções e respostas 1:

Objeção:

“seu preço é muito alto”

Algumas respostas para essa objeção podem ser:

  • Obrigado por compartilhar isso. Quanto muito alto nós estamos?
  • Agradeço você dizer isso. Você já encontrou um produto mais barato?
  • Você está certo, nós somos mais caros do que alguns de nossos concorrentes. Quanto você estava esperando pagar?
  • Você tem razão, não somos os mais baratos. O preço é sua única consideração?
  • Obrigado por compartilhar isso. O nosso preço é um desmancha-prazeres?
  • Eu aprecio sua honestidade. Será que o nosso preço atual significa que nunca seremos capazes de fazermos negócios juntos?
  • Muito alto? É mesmo?
  • O que você sugere que façamos?
  • Obrigado por me avisar. Estou curioso em saber, o quanto você estava esperando investir?
Objeções e respostas 2:

Objeção:

“não temos qualquer orçamento”.

Algumas respostas para essa objeção podem ser:

  • Orçamento?
  • Oh! Compreendo que isso torna difícil comprar. Quando terá orçamento para sua renovação ou revisão?
  • Obrigado por me avisar. O seu orçamento é renovado anualmente ou trimestralmente?
  • Será que não ter um orçamento significa que nunca vamos ter a chance de fazermos negócios juntos este ano?
Objeções e respostas 2:

Objeção:

“eu preciso de um desconto”.

Algumas respostas para essa objeção podem ser:

  • Desconto?
  • É bom você estar procurando o melhor negócio. Quanto de um desconto que você precisa? Por que tudo isso?
  • Certificar de que você está recebendo o melhor negócio para a sua empresa é uma boa ideia. Se não podemos ceder no preço, isso significa que está tudo acabado entre nós?

Confira: Exemplos de objeções em vendas mais comuns e como contorná-las

Agora que você já tem as objeções e respostas para começar a conversar e contornar dilemas junto a seus clientes, sabe por onde continuar a conversa e mostrar ao cliente os benefícios de seu produto.

Conclusão: agora você já sabe como lidar com objeções dos clientes

Uma objeção não é o fim. Encara apenas como um pequeno conflito empresarial.

Na verdade, ela pode ser o início de uma conversa sincera em que ambas as partes colocam suas expectativas na mesa e entendem o que saiu errado para que possa ser corrido.

Com esse novo começo, o vendedor pode adaptar a sua proposta às necessidades do cliente e, assim alinhar expectativas.

Muitas vezes o problema não é o preço, necessidades ou expectativas dos clientes, mas sim uma proposta em desacordo com o que ele precisa.

Ouvir a objeção do cliente é a melhor maneira de alinhar necessidades e mostrar ao seu cliente que ele terá o melhor pelo que poderá pagar.

Agora que você já sabe como lidar com objeções dos clientes, que tal estudar ainda mais o tema? Baixe nosso e-book gratuito: Guia: Negociações de Sucesso – Como vencer as objeções de clientes e chegar ao SIM

#Gestão de objeções #Topo

Última postagem

Tag