Por que whatsapp esta fora

Saber se o WhatsApp está fora do ar para todos ou se caiu só para você é uma situação pela qual muita gente já passou. Como identificar se o problema é com todo mundo ou se apenas o seu app não está funcionando?

O AppGeek reuniu as melhores dicas para ajudar a descobrir se o WhatsApp parou. Confira também o que pode ser feito para o mensageiro voltar ao normal se a dificuldade for só em seu aparelho.

Não consegue enviar ou receber qualquer mensagem no WhatsApp? Saiba que há diversos sites que monitoram e mostram se o app caiu, e em qual país.

A maioria deles funciona de forma colaborativa, através de informações de usuários que vivem nesses locais. Também acompanham reclamações em outras plataformas, como o Twitter. Assim, fazem um balanço desses levantamentos e, quando encontram uma falha relevante, divulgam.

O Downdetector e o Outage Report são os dois principais sites que oferecem o serviço e englobam o Brasil. Caso o problema seja generalizado ou na sua região, não há nada a fazer, a não ser esperar a situação normalizar.

O WhatsApp virou um dos principais meios de comunicação para pessoas em vários países. Portanto, quando a ferramenta dá problema, é comum que os usuários pesquisem na internet sobre o que pode estar acontecendo ou desabafem sobre a situação nas redes sociais.

Se estiver com dificuldades para usar o app, o Google Trends e os Trending Topics do Twitter podem funcionar como fontes de informação.

No Google Trends, basta inserir a palavra WhatsApp como termo de pesquisa. Para ter um resultado mais preciso, utilize os filtros de busca. Coloque o Brasil como país, e Nas últimas 4 horas ou Na última hora no filtro de Período.

Role a tela e verá, no lado direito, as consultas relacionadas que estão em alta. Essas são as pesquisas que muitas pessoas estão fazendo dentro daquele período definido.

Se por acaso houver alguma instabilidade, é provável que termos como WhatsApp fora do ar, WhatsApp caiu, WhatsApp com problemas ou similares estejam relacionados.

Os Trending Topics do Twitter exibem os assuntos que estão sendo mais falados na rede social. O usuário pode optar por ver as tendências mundiais ou da sua região. Para acompanhar se há algum problema com o WhatsApp, o ideal é decidir por resultados locais.

Para isso, basta tocar sobre o ícone de engrenagem ao lado de Tendências de Mundial e ir em Alterar localização. Então, defina Brasil como o local desejado. Se quiser algo ainda mais específico, pode filtrar por sua cidade ou estado, digitando na barra de pesquisa.

Caso algo esteja errado, é provável que apareçam menções a WhatsApp caiu ou #whatsappdown na ferramenta.

Se preferir, também pode pesquisar por esses termos pela ferramenta de busca na página inicial e ver quantas pessoas estão falando sobre isso. Na página de resultados, no lado direito da tela, filtre a localização para Perto de você.

Por que o WhatsApp saiu do ar?

Se ao checar as dicas acima percebeu que, de fato, o mensageiro não está funcionando em sua região, deve estar tentando entender o porquê de o serviço ter caído. Em geral, as instabilidades são as principais causas.

Elas podem ocorrer por problemas de conexão, por muitos acessos simultâneos, erros nos servidores do mensageiro, entre outros motivos. Em geral, essas falhas são corrigidas em poucas horas e podem afetar um grande número de usuários.

Outra razão, porém menos comum, para o app parar de funcionar são as ações judiciais. Nesses casos, ocorre a ordem de algum juiz para que o serviço seja bloqueado ou suspenso até que os responsáveis pelo aplicativo cumpram alguma solicitação da Justiça.

No Brasil, o WhatsApp já foi bloqueado ao menos quatro vezes. Em todas elas por não conceder informações solicitadas para investigações policiais.

Mas não é só por aqui que o programa é tirado do ar por instituições. De acordo com uma pesquisa feita pelo Top10VPN, em 2019 o app ficou fora do ar, deliberadamente, por mais de 6200 horas. O principal motivo foram ações de governos autoritários, como os do Sri Lanka e Sudão.

Por que o WhatsApp não está funcionando corretamente?

O WhatsApp parece estar funcionando normalmente no mundo todo, menos para você? Então o problema pode estar em seu aparelho, na conexão com a internet ou até mesmo com a versão de seu sistema operacional.

Confira a versão do seu sistema operacional

WhatsApp: como saber se fui clonado e o que fazer para resolver

Todos os anos o WhatsApp atualiza a lista de aparelhos nos quais deixará de funcionar. O app encerra o suporte a versões mais antigas dos sistemas operacionais móveis e, com isso, deixa de oferecer correções para erros e atualizações.

Por isso, nesses casos, é possível que certas funções parem de operar corretamente (e não serão corrigidas). Além disso, usuários desses sistemas defasados também não terão acesso a novos recursos novos do app.

Em 2020, todos os aparelhos com Windows Phone OS perderam o suporte do aplicativo, assim como os smartphones com iOS 7 ou inferior e Android igual ou abaixo da versão 2.3.7. Se por acaso seu aparelho se enquadra em alguma dessas categorias, esse pode ser o motivo pelo o qual o WhatsApp não esteja funcionando corretamente.

Veja sua conexão com a internet

Pode parecer uma dica óbvia, mas, muitas vezes, uma simples conferida na conexão com a internet pode resolver o problema. Listamos abaixo algumas sugestões do WhatsApp que podem sanar possíveis contratempos.

  • Ativar o modo avião durante 10 segundos e desativar;
  • Se estiver em uma rede Wi-Fi, ative e desative a conexão com a rede;
  • Reinicie seu roteador,
  • Se não estiver no Wi-Fi, confira se seus dados móveis estão ativos;
  • Se estiver usando Wi-Fi administrado por terceiros, como no caso de ambientes corporativos ou educacionais, é possível que o uso do aplicativo esteja bloqueado nesta rede;
  • Atualize seu sistema operacional Android ou iOS para o mais recente disponível para o seu aparelho.

Atualize o WhatsApp

Uma versão desatualizada do mensageiro pode conter erros e falhas que já foram corrigidas e disponibilizadas na edição mais recente do app. Portanto, é possível que os problemas que tem tido sejam reparados ao atualizar o WhatsApp.

Permita o uso de dados em segundo plano

Se for usuário de dispositivos Android, o WhatsApp recomenda desativar a opção Restringir dados em segundo plano para que o app funcione corretamente. Em alguns aparelhos, basta ativar o uso de dados em segundo plano.

Acesse o app Configurar e vá em Apps e notificações ou Aplicativos. Depois siga o caminho: Aplicativos ou Ver todos os apps → WhatsApp → Permissões → Uso de dados → Ativar chave Dados em segundo plano ou desativar chave de Restringir dados em segundo plano.

Desligue a VPN

Se por acaso utiliza algum aplicativo de VPN em seu smartphone, verifique se ele está desativado. “O WhatsApp não foi desenvolvido para funcionar com serviços de proxy ou VPN e, desse modo, não é compatível com essas configurações”, explica o mensageiro.

De acordo com a empresa, aplicativos que oferecem gerenciamento de memória ou otimização de desempenho também podem afetar o funcionamento do WhatsApp.

Force a parada do app e limpe o cache

Forçar a parada e limpar o cache do WhatsApp é um recurso simples que pode resolver o problema de travamentos ou erros. Ao realizar os processos, o app é encerrado e arquivos temporários são eliminados do sistema.

Para isso, vá em: Configurar → Apps e notificações → Ver todos os apps → WhatsApp → Forçar fechamento → OK. Depois, volte à tela WhatsApp, toque em Armazenamento e cache e opte por Limpar cache.

Reinstale o WhatsApp

Se nada adiantar, a última medida a ser tomada será desinstalar o WhatsApp e reinstalar novamente. Para isso, basta abrir a loja de aplicativos do Android ou iPhone, pesquisar pelo app e optar pela desinstalação. Reinicie o celular e, em seguida, instale novamente o app.

AppGeek recomenda:

  • Aprenda como compactar vídeo para WhatsApp online

No mesmo período em 2017, foram 694 milhões de contas removidas | Foto: Justin Sullivan/Getty Images North America/AFP

O aplicativo WhatsApp caiu no início da tarde desta segunda-feira (4). Segundo o site Down Detector, que reúne dados sobre a instabilidade em serviços na internet, recebeu mais de 50 mil notificações sobre problemas no serviço até 12h46. Também houve falhas no Instagram e no Facebook.

Os relatos no Twitter apontam que os serviços do Facebook enfrentam instabilidade não só no Brasil, mas também nos Estados Unidos, Reino Unido, Índia e Portugal. Outros serviços também ficaram fora do ar.

Quais aplicativos e serviços estão fora do ar? Quando começou?

WhatsApp, Instagram e Facebook

Os serviços do Facebook estão fora do ar desde o início da tarde. Segundo o Down Detector, que reúne notificações sobre problemas nos aplicativos, milhares de casos foram reportados na últimas três horas. Os relatórios apontam para uma "interrupção generalizada" no Facebook

Telegram

Principal alternativa para o WhatsApp fora do ar, o Telegram também apresentou instabilidade na tarde desta segunda-feira. A reportagem de O TEMPO entrou em contato com o aplicativo para saber se a oscilação foi causada pela migração de usuários do WhatsApp, mas ainda não teve resposta.

Nubank, Itaú, Bradesco e outros

O aplicativo do Nubank também teve oscilações no pagamento de boletos nesta tarde. No Twitter, usuários relataram o problema e foram respondidos pela fintech. Em nota enviada a O TEMPO, o Nubank informou que o problema foi corrigido pouco antes das 17h e lamentou o ocorrido.

Também houve relatos de falhas pontuais nos aplicativos dos bancos Itaú, Bradesco e Santander.

AT&T, Verizon e T-Mobile

Nos Estados Unidos, além dos serviços do Facebook e outros, operadoras de telefonia celular também tiveram os serviços afetados, segundo informações do jornal Metro. A causa do problema ainda é desconhecida.

Twitter e Tiktok

Twitter e Tiktok também aparecem entre os aplicativos com problemas. No caso do Twitter, as instabilidades foram relatadas nos Estados Unidos. No Brasil, a rede tem sido usada para espalhar memes sobre a situação caótica da internet sem muitos de seus principais serviços.

Por que o WhatsApp está fora do ar?

A reportagem de O TEMPO entrou em contato com o Facebook, responsável por todos os serviços, e aguarda retorno para saber o que causou o problema. No Twitter, por meio de sua conta oficial, a empresa disse que está trabalhando para que tudo volte ao normal o mais rápido possível e pediu desculpas aos usuários.

Contudo, uma das hipóteses mais prováveis é de que um erro no servidor de DNS tenha sido causador das quedas. 

O que é DNS?

O Sistemas de Nomes de Domínios, tradução livre para Domain Name System (DNS), é um protocolo que traça uma relação entre o endereço de um site ou aplicativo – neste caso, o “nominal”, que é aquele digitado nas barras de navegação, ou acionados quando se abre um app – ao endereço real, do número IP, “Internet Protocol”. 

Em suma, há uma tradução entre o digitado ou acessado pelo usuário, e o que é entendido nos bancos de dados quando se usa algum site ou aplicativo. Os servidores de DNS identificam o endereço nominal e, em seguida, permitem acesso ao endereço real.

Quando ocorre um erro em uma das pontas dessa tradução, há as “quedas” dos serviços. Essas falhas podem ocorrer poder diversos motivos, que vão desde mudanças físicas nos servidores – como um cabo fora do lugar, por exemplo – até alguma atualização que trouxe consequências indesejadas. Daí, há um efeito cascata entre a incongruência nos dois endereços e, a partir disso, queda nos aplicativos ou sites.

Como continuar em contato com amigos e colegas de trabalho?

Usado por muitos como ferramenta de trabalho, o aplicativo pode ser substituído por concorrentes, em especial quando para de funcionar – o que não é incomum. O principal deles é o Telegram, que têm mais funções e é mais personalizável do que o Whatsapp. (Versão para iPhones, versão para usuários de Android)

Outras duas ferramentas são o Slack (versão para iPhones, versão para usuários de Android) e o Microsoft Teams (versão para iPhones, versão para usuários de Android), ambos focados para o mercado de trabalho. Apesar disso, caso não haja costume de usá-los no ambiente empresarial, é possível que a comunicação demore um pouco a ser retomada a partir deles.

O Signal (versão para iPhones, versão para usuários de Android), conhecido por ser focado em privacidade, também é uma opção para quando o app do Facebook para de funcionar. Menos comum em 2021, o Skype (versão para iPhones, versão para usuários de Android) também pode ser uma forma de manter o contato com colegas de trabalho.

Focado em games e comunidades diversas, o Discord (versão para iPhones, versão para usuários de Android) é, ainda, possibilidade para substituir mensageiros mais comuns. Por fim, a Google tem o "Meets", integrado ao Gmail.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.